Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

43

Brasília (DF), 9/4/2024 – As Forças Armadas, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal (PF), destruíram um helicóptero e prenderam um homem suspeito de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY). Com cerca de 130 militares e 20 veículos – entre viaturas, aeronaves e embarcações -, essa foi a primeira atuação da Defesa na operação Catrimani II, iniciada em abril para combater a atividade ilícita e inutilizar as infraestruturas de suporte ao garimpo.

Nos últimos dois dias, as ações ocorreram em três regiões da TIY (Homoxi, Xitei Pupunha e Rangel), para desarticular pontos centrais de garimpo ilegal. Além da aeronave, foram inutilizados cinco acampamentos e apreendidos diversos equipamentos, como motores, geradores, bombas d’água, freezers e aparelho de comunicação e conexão de internet via satélite.

“Esse tipo de ação continuará ocorrendo em cooperação com a Casa de Governo, para a desintrusão do garimpo ilegal no território indígena Yanomami e apoio à emergência de saúde pública de interesse nacional, enquanto for necessário”, afirmou o Chefe do Estado-Maior da operação Catrimani II, Contra-Almirante Luis Manuel de Campos Mello.

Catrimani II – A nova fase da operação, prevista para seguir até 31 de dezembro deste ano, foi instituída por meio da Portaria GM-MD Nº 1511, de 26 de março. Cerca de 800 militares das Forças Armadas foram mobilizados, além de meios fluviais, terrestres e aéreos, para as ações de enfrentamento ao garimpo ilegal na TIY, nos estados do Amazonas e de Roraima. As Forças Armadas atuam em articulação com a Casa de Governo, em Roraima, além de agências e órgãos de segurança para fortalecer a proteção dos indígenas.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR
Gabriel BR
20 dias atrás

A pergunta é: Qual a razão das forças armadas fazerem papel de policia se estamos em tempos de paz ?

Joao
Joao
Reply to  Gabriel BR
20 dias atrás

As FFAA tem capacidades, de efetivo armado e treinado, transporte, inteligência e comando e controle, que as Polícias não tem. Além disso, há um grande risco de garimpos terem proteção armada, por gente com formação de guerrilha, contra os quais os Órgãos de Segurança Pública não tem capacidade, dado o efetivo e tipo de armamento que podem ter. Talvez não saiba, mas é comum a destruição de garimpos fortemente protegidos por armamento pesado com grandes efetivos. E não é um problema de ilícitos somente na Amazônia. Já ocorreu de uma certa Marinha “de Rio” executar disparos contra nossa PF, q… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gabriel BR
19 dias atrás

A operação é da Polícia Federal e do Ibama, que podem pedir ajuda logística para o ministério da defesa.

Quem faz o papel de policia é a PF. Tá lá no texto

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
Reply to  Gabriel BR
16 dias atrás

EDITADO

miguel
miguel
Reply to  Gabriel BR
15 dias atrás

Esta pergunta não tem o menor senso lógico face a seguinte premissa: elas fazem papel de polícia, justamente por estarmos em tempos de paz. Já passamos do tempo de termos uma Guarda Nacional para este tipo de serviço. A PF é uma polícia judiciária a PRF é ostensiva e poderia constituir-se no embrião de uma uma Guarda Nacional, desde que fosse tutelada por membros da FAA (generais de infantaria das três Forças) num Ministério de Segurança Interna (neologismo do Ministério do Interior). A Força Nacional de Segurança é necessária para ações muito específicas e pontuais em zonas urbanas. Dinheiro para… Read more »

Ander
Ander
Reply to  miguel
14 dias atrás

Guarda nacional pra que amigo? Pra tirar o pouco de ação que o exército tem com essas ações?

Bispo
Bispo
20 dias atrás

Muito do maquinário usado pelo garimpo ilegal pode ser travado por satélite …

A PF tem como saber por onde e como o mercúrio usado no garimpo chega…

Por fim , quem compra o ouro extraído….o receptador ?

Resumindo o combate ao mesmo …garimpo ilegal…. começa na ponta final, sem maquinário , insumos para purificar o mesmo …e principalmente quem financia….a atividade é asfixiada.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Bispo
20 dias atrás

Concordo.
Destruir o maquinário e prender os garimpeiros é importante.
Porém, mais importante do que isso, é descobrir e prender quem REALMENTE financia isso ( esse maquinário usado nisso não é barato, e duvido que os garimpeiros tenham grana pra isso…), quem se beneficia, e quem compra isso.
O problema´´ é que, se for ver isso a fundo, vai ser descoberto ´´gente graúda´´ em esferas graúdas´´, em todos os setores da sociedade, inclusive das FA´s…

Alguém quer realmente mexer no vespeiro?

Cleiton
Cleiton
Reply to  Willber Rodrigues
19 dias atrás

Eu moro em uma regiao de garimpos. Na verdade a maioria que trabalha com uma equipe de máquina de garimpo consegue sim comprar seu equipamento “não helicóptero ” eu digo escavadeira. Não se pode julgar se estão fazendo o certo ou erado garimpando ilegalmente pois os estragos de um garimpo pequeno e de uma mineradora são iguais . Alguns conseguiram legalizar e trabalham outros não conseguem e alguns mesmo não procuram querer se legalizar.Na verdade a legalizaçao existe o problema é conseguir e como no Brasil muito é na base da propina então fica difícil conseguir.Agora criminalizar geral a classe… Read more »

SteelWing
SteelWing
Reply to  Cleiton
18 dias atrás

Não é trabalhão igual qualquer outro, devasta o meio ambiente local, com as populações destes locais com taxas elevadíssimos de mercúrio no sangue, em crianças, o efeito é ainda pior.

Cleiton
Cleiton
Reply to  SteelWing
18 dias atrás

Você é contra as multinacionais de mineração de ouro aqui no Brasil também ou acha que somente os brasileiros que garimpam usam esses produtos e devastam o meio ambiente. Lembrando que oque uma mineradora grande destroi vovê precisa juntar todos os garimpeiros para dar o mesmo tanto de destruição.

Henrique
Henrique
Reply to  SteelWing
16 dias atrás

Ser o problema é a poluição. Pq vcs não usam bicicletas, ao invés de motores a combustíveis, já ajudaria muito, muito fácil julgar uma população onde a única fonte de renda é o garimpo

Bernardo
Bernardo
Reply to  Cleiton
18 dias atrás

no caso esse é o garimpo ilegal. extração de minérios não é proibida no brasil. muito embora a atividade do garimpo (essa mais “artesanal”) tenha algumas proteções constitucionais específicas (174, §3 e 4) n tem praticamente nd regulamentando isso e pouca “vontade política” (como dizem). pq pela constituição era pro garimpo ter apoio estatal (sendo formado em cooperativas) e de forma que tivesse o mínimo de interferência possível no meio ambiente (existem outros métodos além do mercúrio). mas n tem, então a realidade é essa msm. sem a autorização é ilegal e o lobby ali é mto forte (pra que… Read more »

Cleiton
Cleiton
Reply to  Bernardo
18 dias atrás

Concordo bem com oque você falou. O negocio é a criminalização geral da classe como fazem os brasileiros .eu já vi várias vezes extração de ouro,desde essas que o Ibama queima até em mineradoras e sobre a destruiçao são as duas formas iguais .agora quando se acha um helicóptero e outros meios de muito valor aí sim podem ir ao fundo que tem muita gente “forte” por trás do negócio.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Bispo
20 dias atrás

Falando em termos de inteligência, é recomendável deixar o traficante/garimpeiro operante por algum tempo, até mesmo para aprender seu modus-operandi, rastrear contatos, apurar suas fontes de financiamento e fornecimento para só então entrar em campo e estourar o aparelho.
Tenho certeza que essa operação não foi obra do acaso, mas justamente consequencia de um longo trabalho de inteligencia e levantamento de informação.

Last edited 20 dias atrás by Dr. Mundico
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bispo
19 dias atrás

Não dá para rastrear mercúrio assim.

Ainda que o garimpo seja uma fonte de contaminação por mercúrio, não dá para rastrear, até porque a região é rica em minerais e existe uma quantidade de mercúrio nas águas que são de origem natural.

Agora, o uso de aviões da FAB e de images de satélite funcionam bem.

Jose
Jose
Reply to  Bispo
19 dias atrás

Não se iluda caro Bispo, nossos literalmente caríssimos parlamentares estão mais interessados em classificar como “vitimas” quem alimenta o crime, sejam receptadores, consumidores de drogas, corruptores, etc… enquanto aqueles que seguem a lei obviamente pagam a conta.

Edimur
Edimur
20 dias atrás

Legal,mas enquanto isso o Crime organizado toma conta do País e só vejo PM dando a cara a tapa, hoje aqui em São Paulo prenderam vário de empresa de ônibus lavando dinheiro para o Pcc !!! Só não vê quem não quer por ideologias ou falta de cérebro mesmo que o Brasil já está dominado !!! Aí vem nego falar que Forças Armadas e para combater ameaças externas kkkkk blz o Crime organizado agradece, talvez quando chegar na sua porta vc mude de ideia .

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Edimur
20 dias atrás

Usar FA´s pra combater crime interno e crime organizado NUNCA deu certo em nenhum lugar do mundo. Nunca. O México e Colômbia são excelentes exemplos do que acontece quando você usa F´s pra combater crime organizado. Mas não é preciso ir longe, é só lembrar das vezes em que mandaram o EB subir favela no RJ pra combater traficante. No melhor´´ dos casos, enxugaram gelo. No pior dos casos, teve aquele carro do músico com sua família que tomou 90 tiros, além do tráfico se infiltrar nos quartéis das FA´s do RJ. Ajudaria mais se tirassem a maioria dos quartéis… Read more »

Charle
Charle
Reply to  Willber Rodrigues
19 dias atrás

Perfeito. Essa grande quantidade de quartéis na periferia dos centros urbanos brasileiros pobres, miseráveis, inchados, favelizados, desornados e caóticos atende perfeitamente aos interesses do crime organizado. E a mais ninguém.

Enquanto isso, em pleno ano de 2024, fronteiras desguarnecidas.

Isso é estranho e curioso ao mesmo tempo.

Last edited 19 dias atrás by Charle
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Charle
19 dias atrás

Deve ter mais bases militares e paióis na cidade do RJ, do que em toda região Norte. Curiosamente, a cidade do RJ é a cidade aonde mais se vê traficantes e milicianos portando armas que, “supostamente”, seriam de uso apenas das FA’s BR… Coincidência, certo? Já deram a idéia de fazer igual aos EUA: tirar esse monte de bases militares, paióis e depósitos de suprimentos, que aqui ficam espalhados, muitas vezes dentro de grandes cidades, e concentrar tudo isso em poucos locais, verdadeiras cidades militares, fechadas, com controle de quem entra e quem sai. De preferência, que essa “cidades militares”… Read more »

Farias
Farias
Reply to  Willber Rodrigues
18 dias atrás

Levantei essa ideia aqui uns meses atrás, acredito que justamente na ocasião de uma notícia sobre o roubo das .50. Estabelecimento de cidades militares, nem precisa ser no meio do nada nem perto da fronteira, basta ter controle absoluto de quem entra e quem sai. Constrói essas cidades adjacentes a rodovias federais e próximas a aeroportos para facilitar a mobilidade da tropa (ou até mesmo, constrói uma base aérea anexa a cada “cidade”, na ausência de alternativa próxima). Além disso, transforma os postos de fronteira em locais com rotação de tropas, todo ano o militar passa 3 meses lotado em… Read more »

Joao
Joao
Reply to  Willber Rodrigues
18 dias atrás

As FFAA nunca enxugaram gelo. Mas também foram empregadas, na maioria das vezes, sem necessidade, já que o certo da GLO é em caso extremo. O município, o estado e a união que não aproveitaram a oportunidade para se fazer presentes e desperdiçaram a oportunidade. O caso do músico não teve absolutamente nada com segurança pública. Foi em área de segurança da vila militar, local perigosíssimo, onde vários militares e civis são baleados e assaltados, quando não há patrulha do EB. Ocorreu logo após uma Vtr ser quase destroçada por fogo de bandidos, próximo dali. Infelizmente, o Ten errou, mas… Read more »

Nativo
Nativo
Reply to  Edimur
19 dias atrás

E onde estao os governadores que não combatem a violência em seus estados.
No Rio de Janeiro o governador não aparece nem pra mentir sobre os atos de traficantes, milicianos,março milicianos e afins.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nativo
19 dias atrás

Olá Nativo. Você está certo.

Os governadores são, em última análise, os responsáveis pela leniência das investigações e pela violência da polícia.

Se a polícia deixa de investigar, ignorando provas, adiando depoimentos, etc.. há algo errado na cúpula da polícia que aceita isso

Se a polícia começa agir com violência desmedida sem que os policiais sejam punidos, porque violência policial é crime, a cúpula da política também é criminosa.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Edimur
19 dias atrás

Caro. Quem faz a investigação é a polícia civil. A PM, como força ostensiva é quem faz a operação.

No caso das operação contra o garimpo ilegal, a investigação é da PF. As forças armadas estão dando suporte, assim como a FAB faz com os aviões que invadem o espaço aéreo.

Seria um desperdício de recursos manter o sistema de defesa do espaço aéreo apenas acompanhado os aviões do tráfico e ter que equipar as PM estaduais com A29

Colocar forças armadas para combater o tráfico de drogas é um erro,

Tutor
Tutor
19 dias atrás

Precisa mesmo destruir a aeronave??!!!
Não seria mais pertinente apenas confiscar e leiloar ou destinar à algum órgão governamental?

Heinz
Heinz
Reply to  Tutor
19 dias atrás

Não, se não o nosso “supremo”, pode mandar devolver, assim com já fizeram em outra ocasião RS.

paulo
paulo
Reply to  Heinz
18 dias atrás

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Tutor
19 dias atrás

Melhor destruir, vai que descobrem de quem é o Helicóptero

Heli
Heli
Reply to  Orivaldo
19 dias atrás

Descobriram de quem era o famoso Helicoca (novembro de 2013 no estado do Espirito Santo) e também a fazenda na qual ele pousou e mesmo assim não deu em nada….

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Tutor
19 dias atrás

Depende da possibilidade de retirar o equipamento do local. Se foi possível retirá-lo com segurança e a um custo razoável. Caso contrário, os equipamentos são destruídos no local para inviabilizar seu uso posterior

No caso de um helicóptero ou avião, o mais importante é a segurança da equipe que irá conduzir o aparelho até um local, como uma base militar ou um posto da PF. Caso não exista garantia de segurança para o piloto ou para a equipe que irá conduzir o helicóptero, a opção é sua destruição.

Bernardo
Bernardo
Reply to  Tutor
18 dias atrás

por incrível que pareça, o que o colega falou abaixo é parte do problema. mesmo com alterações recentes na lei, com recursos e mais recursos isso tem um custo de transporte, vai pra um pátio (muitas vezes da união pq os estados dificilmente tem espaço) e ficam 10, 15, 20 anos parados. ao fim do processo são sucata e o custo foi maior que o material recuperado, sem contar a possibilidade de, sim, ter que devolver o material apreendido (após todo o custo). por isso, nesse tipo de operação, muitas vezes, se julga por bem destruir no local na hora… Read more »

Werner
Werner
19 dias atrás

Eles precisam mostrar serviço para os donos da terra ,afinal o Macron veio ver de perto .

Marcos Bishop
Marcos Bishop
19 dias atrás

Alguem viu alguma coisa sobre a Argentina estar adquirindo 9 unidades do LAV III (conhecido como NZLAV  construídos no Canadá pela General Dynamics Land Systems ) excedentes do Exército da Nova Zelândia e aproximadamente 180 Stryker 8×8 dos EUA?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Marcos Bishop
19 dias atrás

Essa história de Stryker pra Argentina é da mesma época em que eles cogitavam adquirir Guaraní.
Dependendo do “humor” argentino, o Stryker vira a opção 1, ou opção 2. Aparentemente, virou opção 1, já que eles não encontraram nenhum BR disposto a arriscar essa venda e tomar calote.
De qualquer modo, F-16 ou Stryker pra Argentina, eu só acredito vendo.

Bernardo
Bernardo
Reply to  Willber Rodrigues
18 dias atrás

f-16 acho muito possível, pq não acredito que os EUA vão perder essa venda pra China. mesmo que eles percam dinheiro na venda, eles vão financiar a perder de vista nas melhores condições possíveis e tomando um risco razoável mesmo. pq a chance é essa, se o milei sair, nunca mais. basta ver o espaço que a china ocupou com negócios lá e o espaço que os EUA perderam. eles vão dar coisa de graça pra argentina se puderem (já tão dando). 9 LAV (nas msms condições) nao acho ns dificil. 180 stryker é dinheiro demais, já acho que aí… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Bernardo
18 dias atrás

Eu também acredito que os EUA vão facilitar ao máximo a venda desses F-16 pra Argentina, pra evitar que a China ocupe esse lugar.
Vão fazer no Carnê das Casas Bahia´´ com prestações até perder de vista, pra evitar que a FAA e a Casa Rosada olhe a China como opção mais atraente.
Eu acredito que esses F-16 vão pra Argentina, mas eu só acredito quando o 1º deles voar com o cocar da FAA na cauda.
Qualquer outro equipamento além desse, como os Stryker´s, eu duvido, e duvido muito.

Last edited 18 dias atrás by Willber Rodrigues
Thiago Marques
Thiago Marques
19 dias atrás

Perfeito. Precisamos desestimular criminosos que agiam impunemente.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
19 dias atrás

Quem gostava muito do resultado deste trabalho de garimpo ilegal era o presidente do Pl. Tinha uma pepita. Tem que prender tambem os compradores do ouro ilegal .

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
18 dias atrás

“operação….prevista para seguir até 31 de dezembro deste ano” Pela estrutura do acampamento, parece que este funcionava há meses (talvez anos)…deem uma olhada na foto como o chão está batido. Fazer uma operação temporária e depois “sumir” não adianta, precisa existir uma presença constante do Estado…chega até ser engraçado fazermos PEF olhando um possível inimigo que viria de fora, quando na realidade muito deles estão entre a sociedade….eu sinceramente duvido que esse tipo de produto saí ilegalmente pela fronteira, presumo que deve sair em container e ainda com nota fiscal. Obvio que é caro manter tropa na Amazônia, se é… Read more »

BraZil
BraZil
18 dias atrás

Bom dia. Seria mais produtivo tornar o garimpo ilegal, legal e administrado pelos índígenas. Acabaria a guerra. Seria tributado, geraria receita para o governo e para calar a boca de quem reclamaria é só colocar entidades ligadas ao indígenismo e ONG´s para coordenar localmente o processo e claro, alguém no Confresso levando o seu. O estado forneceria a proteção externa das áreas, bem delimitadas e dentro das reservas a coisa “se acertaria entre todos”. Mas o x da questão é: não temos soberania suficiente para tomarmos essa medida.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  BraZil
17 dias atrás

Caro. Existem diversas áreas nas quais é possível obter licença para garimpo. Só que isso representa custo, visto que a exploração passa a ser acompanhada e demandado impostos.

O garimpo é ilegal porque o objetivo é sonegar. A escolha das reservas como local é para fugir da fiscalização.