Uruguaiana (RS) – No dia 8 de abril, a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada recebeu as Comitivas do Exército Argentino e do Exército Brasileiro para a 1ª reunião de coordenação do Exercício Combinado ARANDU – ciclo 2024/2026 –, que será realizado no Rio Grande do Sul. A Operação Arandu é um exercício que visa consolidar a cooperação militar e reforçar os laços de união, cooperação e amizade entre os exércitos do Brasil e da Argentina.

Em 2023, o exercício ocorreu na Argentina, com a participação de 300 militares do Exército Brasileiro e 348 do Exército Argentino. Naquela oportunidade, o Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, acompanhou as ações e ressaltou a importância do exercício para o fortalecimento da parceria entre as duas nações. “É uma grande satisfação estar aqui e ter a possibilidade de assistir tantos meios mobilizados, tanto esforço recompensado”.

Do lado brasileiro, participam da reunião de coordenação os representantes do Estado-Maior do Exército, do Comando de Operações Terrestres, do Comando de Aviação, do Comando de Operações Especiais, do Comando Militar do Sul, da 3ª Divisão de Exército, da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, da Brigada de Infantaria Paraquedista e da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Já do lado argentino, estão presentes nas discussões o Adido Militar da Argentina no Brasil, Coronel De La Vega, e integrantes das organizações militares empenhadas no Exercício Combinado Arandu pelo Exército Argentino.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edimur
Edimur
12 dias atrás

Bodoque X Estilingue kkkkk

Natan
Natan
12 dias atrás

O Br desembarca do seu Urutu, enquanto recebe a poderosa cobertura de fogo dos Tam argentinos, a cobertura anti aérea é feito pelos “precisos” iglas, nos céus, esquilos rasgam o ar usando seus foguetes de 70mm contra o inimigo.

Ao chegar no ponto de combate ambos os lados dão seus tiros de fal até começar a travadeira e as panes.

Tudo muito bom se estivéssemos nos anos 70.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Natan
12 dias atrás

Faltou o Cascavel e um Marruá com FN MAG na carroceria, pra dar cobertura…

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
12 dias atrás

Bardini, RDX, editores e amigos Off: estava lendo aqui que as brigadas de infantaria mecanizada prevê um batalhão de engenharia ao invés de uma companhia que era praticada pelas brigadas motorizadas, além da criação de uma companhia anticarro e uma bateria antiaérea, ou seja, o programa guarani não afetaria só em material mas também um aumento no efetivo de pessoal, novas OM, etc…. É interessante estudar o que foi planejado (o EB fez a parte dele), mas é triste ver na prática o que a falta de verba faz e quase impossível mensurar o amanhã, dúvidas surgem se esse programa… Read more »

Last edited 12 dias atrás by Rafaelvbv
joao
joao
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
12 dias atrás

Prezado

Aumenta o efetivo da Bda que se tornou Mec, mas diminui de outras. Nem q alguma OM diminua de Tipo.
Por exemplo, um Btl de Inf de uma Bda q não é prioridade, e tem 3 Cia Fuz, passa a ter 2, sendo a 3ª Cia mobilizável. Os claros dele passam pro Btl Eng sendo criado.

No fundo, o EB precisa reestruturar seu efetivo.
Proporcionalmente, tá até adequado, pois são 219 mil pra 25 Bda de manobra, o que dá bem menos q países da OTAN, mas tem que readequar.

Franz A. Neeracher
Reply to  joao
12 dias atrás

Caro João

Tenho uma dúvida e talvêz você ou algum outro entusiasta possa me ajudar a esclarecer:

Por quê o EB possui 3 “Regiões Militares”, a 4 Quarta, a Sexta e a Décima RM?
Pelo visto, todas possuem 3 Batalhões de Infantaria entre outras unidades…..não seria mais lógico converte-las em Brigadas?
Existe algum motivo para isso?

Joao
Joao
Reply to  Franz A. Neeracher
11 dias atrás

Prezado Boa noite Regiões Militares são Grandes Comandos Logísticos, Administrativos e Territoriais. São responsáveis por mobilizar pessoal, meios (de fábricas e empresas), adquirir combustível, parte da alimentação, fardamento e equipamentos, fiscalizar produtos controláveis, cuidar do serviço militar, inativos e pensionistas e saúde, dentre outras obrigações. Perceba, que as Regiões Militares não estão mais sob o mesmo comando das Divisões de Exército, como era a 5ª RM/DE, 7ª RM/DE, por exemplo. Para justamente desvincular o Comando Operativo (que luta) do comando que gera o poder de combate, que são as Regiões. As Brigadas são Grandes Unidades com as Funções de Combate… Read more »

Franz A. Neeracher
Reply to  Joao
11 dias atrás

Boa noite João

Obrigado pelos esclarecimentos.

Sim, as funções RM e Brigadas estão claras…..a dúvida era mesma dessas 3 RM.

Mas pelo jeito, o motivo seja mesmo financeiro e histórico….creio que algum dia serão transformadas em Brigadas, como a Sétima Bgd em Natal ou a Décima em Recife…..

Outra coisa estranha….usar o nome “Caçadores”..

Abs!

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Joao
11 dias atrás

Ao meu ver, e de muitos colegas, essas Unidades poderiam deixar de existir, ou diminuir bastante”

Essas brigadas motorizadas poderiam ser desativadas, se por alguma situação crítica (escalada de conflito), poderia ser recriado facilmente em pouco tempo em um esforço de guerra (armamento leve, jipes e caminhões)…já uma brigada mecanizada, blindada ou leve que necessite de treinamento especializado (PQD, Montanha, Caatinga, Selva) o buraco é mais embaixo…fizeram isso na segunda guerra por ambos os lados.

Fëanor
Fëanor
12 dias atrás

A camuflagem do EB é muito feia, até quando comparado com outro exército sulamericano bananeiro.

O problema não é só a falta de material bélico de ponta; mas também estético.

Last edited 12 dias atrás by Fëanor
Welington S.
Welington S.
Reply to  Fëanor
12 dias atrás

Qual deveria ser a camuflagem para o EB?

Fotos, pessoal.

Dworkin
Dworkin
Reply to  Welington S.
12 dias atrás

Cara, qualquer uma mais moderno do que esse camuflado desbotado.

Joao
Joao
Reply to  Welington S.
11 dias atrás

Quando fazemos exercício e operações com outras nações, elas sempre elogiam nosso camuflado. Muitas até comentam da originalidade dela, não sendo cópia de alguém.
Mas…. Tem gente q acha q temos de copiar dos outros… mesmo sem saber se ela é boa ou não no terreno, que é o que interessa.

Allan C M
Allan C M
Reply to  Fëanor
10 dias atrás

A camuflagem do EB não foi desenvolvida pra ser bonita, foi feita pra ser funcional, especialmente nos ambientes onde nossas matas são mais escuras como o caso da Amazônia, porem há de se concordar que nossa camuflagem em ambientes urbanos não é muito funcional.

Bispo
Bispo
12 dias atrás

Jogarão War , edição especial…quem vencer leva o Uruguai..rs

comment image … a Ucrânia já foi incorporada 😈

Felipe M.
Felipe M.
12 dias atrás

Como foi gigante o dano à imagem das FAs pelos acontecimentos dos últimos anos. Pesquisa após pesquisa, de 10 anos para trás, colocavam as FAs no topo da credibilidade perante à sociedade brasileira. Hoje, vemos o que se pode ver nesses comentários jocosos sobre as forças. Que fique a lição e nunca mais se envolvam na politicagem de quinta do Brasil, especialmente considerando que a maior parte da população está completamente imersa em um fla flu político patético, com uma suposta “ideologização”, que, no fundo, não passa do constante endeusamento de pessoas. Apesar de todos os problemas inerentes às forças,… Read more »

Nativo
Nativo
Reply to  Felipe M.
12 dias atrás

O dano foi feito por eles mesmos, oficiais e principalmente a turma da alta patente, que se pontue(pois tem peão que se acha coronel nas críticas) e a base desses interesses eram por ganhos e mordomias maiores ainda do que já possuem.

Last edited 12 dias atrás by Nativo
Carlos Pietro
Carlos Pietro
Reply to  Nativo
12 dias atrás

Verdade.