800px-Vladimir_Putin_and_Sergey_Shoigu_-_Saint-Petersburg_2017-07-30_(1).jpg

800px-Vladimir_Putin_and_Sergey_Shoigu_-_Saint-Petersburg_2017-07-30_(1).jpg

Andrei Belousov servirá agora como ministro da defesa do país enquanto a Rússia continua a sua guerra contra a Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs no domingo substituir Sergei Shoigu como ministro da defesa e nomeou-o secretário do conselho de segurança nacional da Rússia.

A nomeação ocorre depois que Putin propôs nomear Andrei Belousov como ministro da Defesa do país no lugar de Shoigu, que ocupa o cargo há anos. A remodelação ocorre no momento em que Putin inicia o seu quinto mandato presidencial e enquanto a guerra na Ucrânia se arrasta pelo terceiro ano.

De acordo com a lei russa, todo o Gabinete russo renunciou na terça-feira, após a posse de Putin no Kremlin.

O anúncio ocorreu no momento em que milhares de civis ucranianos fugiam da renovada ofensiva terrestre da Rússia no nordeste da Ucrânia, que atingiu cidades e vilarejos com uma saraivada de artilharia e morteiros, disseram autoridades no domingo.

Na tarde de domingo, a cidade de Vovchansk, uma das maiores do Nordeste, com uma população pré-guerra de 17 mil habitantes, emergiu como ponto central na batalha.

Volodymyr Tymoshko, chefe da polícia regional de Kharkiv, disse que as forças russas estavam nos arredores da cidade e se aproximavam por três direções. “Os combates de infantaria já estão ocorrendo”, disse ele.

Um tanque russo foi avistado ao longo de uma estrada principal que leva à cidade, disse Tymoshko, ilustrando a confiança de Moscou em mobilizar armamento pesado.

Uma equipe da Associated Press, posicionada em um vilarejo próximo, viu nuvens de fumaça subindo da cidade enquanto as forças russas disparavam projéteis. As equipes de evacuação trabalharam sem parar durante todo o dia para evacuar os residentes, a maioria dos quais eram mais velhos.

Pelo menos 4.000 civis fugiram da região de Kharkiv desde sexta-feira, quando as forças de Moscou lançaram a operação, disse o governador Oleh Syniehubov em um comunicado nas redes sociais. Fortes combates ocorreram no domingo ao longo da linha de frente do nordeste, onde as forças russas atacaram 27 assentamentos nas últimas 24 horas, disse ele.

Analistas dizem que a iniciativa russa visa explorar a escassez de munições antes que os suprimentos ocidentais prometidos possam chegar à linha de frente.

Soldados ucranianos disseram que o Kremlin está a usar a tática russa habitual de lançar uma quantidade desproporcional de fogo e ataques de infantaria para esgotar as suas tropas. Ao intensificar os combates no que antes era uma zona estática da linha da frente, as forças russas ameaçam imobilizar as forças ucranianas no nordeste, ao mesmo tempo que levam a cabo intensos combates mais a sul, onde Moscovo também está a ganhar terreno.

Isto ocorre depois de a Rússia ter intensificado os ataques em Março contra infra-estruturas energéticas e assentamentos, que os analistas previram ser um esforço concertado para moldar as condições para uma ofensiva.

Já do outro lado da fronteira, na cidade russa de Belgorod, um edifício de apartamentos de 10 andares desabou parcialmente matando pelo menos oito pessoas e ferindo outras 20. As autoridades russas disseram que o edifício desabou após o bombardeio ucraniano. A Ucrânia não comentou o incidente.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que deter a ofensiva da Rússia no nordeste era uma prioridade e que as tropas de Kiev continuavam as operações de contra-ofensiva em sete aldeias ao redor da região de Kharkiv.

“Interromper as intenções ofensivas russas é a nossa tarefa número 1 agora. O sucesso nessa tarefa depende de cada soldado, cada sargento, cada oficial”, disse Zelenskyy.

O Ministério da Defesa russo disse no domingo que as suas forças capturaram quatro aldeias na fronteira ao longo da região ucraniana de Kharkiv, além de cinco aldeias que teriam sido capturadas no sábado. Essas áreas provavelmente eram mal fortificadas por causa dos combates dinâmicos e dos constantes bombardeios pesados, facilitando o avanço russo.

As táticas russas em Vovchansk refletem as usadas nas batalhas por Bakhmut e Avdiivka na região de Donetsk, disse ele, nas quais ataques aéreos pesados ​​foram acompanhados por ataques e infantaria.

“Agora os russos estão simplesmente varrendo Vovchansk da face da terra e avançando com o método da terra arrasada. Ou seja, eles primeiro destroem uma área específica e depois entram com a infantaria, e avançam sempre dessa forma”, disse.

Uma unidade ucraniana disse que foi forçada a recuar em algumas áreas e que as forças russas capturaram pelo menos mais uma aldeia na noite de sábado.

Num vídeo no sábado à noite, a unidade Hostri Kartuzy, parte do destacamento de forças especiais da guarda nacional da Ucrânia, disse que estava lutar pelo controlo da aldeia de Hlyboke.

“Hoje, durante combates intensos, os nossos defensores foram forçados a retirar-se de mais algumas das suas posições, e hoje, outro assentamento ficou completamente sob controle russo. A partir das 20h, os combates pela vila de Hlyboke continuam”, disseram os combatentes no clipe.

O Instituto para o Estudo da Guerra disse no sábado que acredita que as alegações de que Moscou capturou Strilecha, Pylna, Pletenivka e Borsivika eram precisas, e que imagens geolocalizadas também pareciam mostrar que as forças russas capturaram Morokhovets e Oliinykove. O think tank com sede em Washington descreveu os recentes ganhos russos como “taticamente significativos”.

FONTE: NBC

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Moita Jr
João Moita Jr
14 dias atrás

“Pelo menos 4.000 civis fugiram da região de Kharkiv desde sexta-feira”.
Que bom, que fujam mais. O regime de Kiev está forçando até crianças, idosos, inválidos e mulheres grávidas a morrer nas trincheiras.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  João Moita Jr
14 dias atrás

Que legal, gosto como defendem os agressores por aqui!

Os culpados são as vítimas que tiveram suas cidades e suas casas invadidas e bombardeadas.

Tá cada dia mais parecendo plano barril

Fernando
Fernando
Reply to  Rui Chapéu
14 dias atrás

Diga isso para os Israelenses.

Jose
Jose
Reply to  Fernando
13 dias atrás

E o que tem a ver com o tópíco em questão ? Se um faz tem que ser desculpa para outros fazerem ?

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Reply to  Jose
13 dias atrás

Tem a ver que eu não li vc falando de Israel. Ou só as casas Ucranianas devem ser preservadas na sua opinião?

Jose
Jose
Reply to  Fernando Rodrigues Martins
13 dias atrás

Óbviamente que não. Só comentei pq não tem absolutamente nada a ver com a guerra na Ucrânia. Se gor por esse lado de sempre “Fala para fulano…se joao fez pode…e por ai vai” nunca teremos solução pra nenhum tipo de agressão porque sempre vai ter uma desculpinha dessas.

Antônio Palhares
Antônio Palhares
Reply to  Jose
13 dias atrás

Não . Desde que os dois sejam condenados

KarlBonfim
KarlBonfim
Reply to  Rui Chapéu
14 dias atrás

Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.
Oscar Wilde

Lopes
Lopes
Reply to  Rui Chapéu
13 dias atrás

Seu comentário só não vale se for Israel/EUA ou Europeu ..

KarlBonfim
KarlBonfim
Reply to  João Moita Jr
14 dias atrás

“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.” A frase de Albert Einstein infelizmente é mais atual do que nunca!

Carlos
Carlos
Reply to  João Moita Jr
14 dias atrás

Creio que ninguém compreendeu seu comentário.

KarlBonfim
KarlBonfim
Reply to  Carlos
13 dias atrás

Isso é compreensível, realmente e muito difícil compreender a estupidez de uma guerra como a da Ucrânia!

Carlos
Carlos
Reply to  KarlBonfim
13 dias atrás

Acho que ele quis dizer que civis devem fugir (o que é natural) por suas vidas, ainda mais sem preparo nenhum. Vão lutar contra soldados treinados? Melhor não…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  João Moita Jr
13 dias atrás

Com certeza a vida do civis devem ser preservado ao máximo.

Henrique
Henrique
Reply to  Nilton L Junior
12 dias atrás

Só a Rússia pode sair da Ucrânia, vai preservar a vida de muitos civis

C G
C G
Reply to  João Moita Jr
13 dias atrás

Todo mundo esta vendo seu —— EDITADO —— disfarçado!

Henrique
Henrique
Reply to  João Moita Jr
12 dias atrás

“O regime de Kiev está forçando até crianças, idosos, inválidos e mulheres grávidas a morrer nas trincheiras.”
KKKKKKKK
fonte: russo

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
14 dias atrás

Uma das coisas mais injustas em uma guerra é essa ‘acepção’ entre a vida civil e política. Por quê a segunda vale mais do que a primeira? Vidas são vidas, por isso indissociáveis.

Bispo
Bispo
14 dias atrás

Shoigu nunca foi militar de carreira , antes de ser nomeado ministro da defesa era bombeiro. Agora ele passa a ser secretário do Conselho de Segurança e se tornará vice-presidente da comissão do complexo militar-industrial. 𝐀𝐧𝐝𝐫𝐞𝐢 𝐁𝐞𝐥𝐨𝐮𝐬𝐨𝐯 𝐧𝐨𝐯𝐨 𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐝𝐞𝐟𝐞𝐬𝐚 𝐭𝐞𝐦 𝐮𝐦 𝐜𝐮𝐫𝐫í𝐜𝐮𝐥𝐨 𝐦𝐮𝐢𝐭𝐨 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐚𝐩𝐭𝐨 𝐚𝐬 𝐧𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐚𝐭𝐮𝐚𝐢𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐬ã𝐨, 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐠𝐫𝐚çã𝐨 𝐢𝐧𝐝𝐮𝐬𝐭𝐫𝐢𝐚𝐥 𝐦𝐢𝐥𝐢𝐭𝐚𝐫 𝐧𝐚 𝐞𝐜𝐨𝐧𝐨𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐩𝐚í𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐜𝐨𝐫𝐫𝐞𝐬𝐩𝐨𝐧𝐝𝐚 à 𝐬𝐮𝐚 𝐝𝐢𝐧â𝐦𝐢𝐜𝐚. Em 1981 graduou-se com louvor na Faculdade de Economia da Universidade Estadual Lomonosov de Moscou. De 1981 a 1986 – estagiário de pesquisa, pesquisador júnior do laboratório de modelagem de sistemas homem-máquina do Instituto Central… Read more »

Last edited 14 dias atrás by Bispo
Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Bispo
13 dias atrás

Interessante… 𝐁𝐞𝐥𝐨𝐮𝐬𝐨𝐯 é um acadêmico de exatas especialista na interface FFAA-Complexo industrial. Parece que o objetivo e ainda mais azeitar a maquina, o que sugere um foco no longo prazo, reforçando a percepção que Moscou não tem a pressa como objetivo primário.

Bispo
Bispo
Reply to  Sergio Machado
13 dias atrás

São Mestres em Xadrez. 🙃

Bigliazzi
Bigliazzi
Reply to  Sergio Machado
13 dias atrás

???? Cada dia que passa são centenas de mães russas a chorar por seus filhos que morrem no meio do nada… numa luta sem sentido. Não tem pressa??? 3 dias em Kiev, 3 semanas em Paris… não tem pressa? Alguém acha que a juventude russa está felizona por essa estupida e criminosa invasão???? Não tem pressa??? Tem um monte de gente que se expressa nesse blog que estaria com o c… na mão se vivesse na Russia… essa turminha de 18 a 27 anos estaria na fila do abate para servir para a mãe russia nessa guerra idiota. Não tem… Read more »

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Bispo
11 dias atrás

Shoigu caiu para cima, ou seja, foi promovido.

BraZil
BraZil
14 dias atrás

Putim sempre surpreendendo o Ocidente. De novo, um civil, economista, no comando do poderoso Ministério da Insdustria da guerra. Será que o Jack Ryan tinha previsto essa jogada?

Macgaren
Macgaren
14 dias atrás

Mais um candidato a cair de escada o Shoigu.

Fábio CDC
Fábio CDC
Reply to  Macgaren
13 dias atrás

Não duvido porque sabe demais. Ah, se sabe.

C G
C G
Reply to  Macgaren
13 dias atrás

Da janela, o problema sao as janelas!

Wagner
Wagner
14 dias atrás

Recente prenderam um militar envolvido em corrupção,será que Shoigu está no meio? Outro ponto especulativo é que Soruvikin está voltando para a Ucrânia ele e Shoigu não se “bica”.

Diego
Diego
Reply to  Wagner
13 dias atrás

Tem bastante tempo que não se vê notícias desse senhor

Carvalho
Carvalho
14 dias atrás

Só se pode especular o motivo da demissão.
Uma hipótese é dança das cadeiras. Só Putin controla a hora da parada da música.
O motivos da dança? …são óbvios…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
14 dias atrás

Os russos estão fazendo grande pressão em Chasov Yar.
Ou os ucranianos mantem Chasov e deixam o resto “descoberto”, ou saem de Chasov pra tentar “estancar a sangria”, com o grande risco de perder ambos.

Aquelas tropas e equipamentos perdidos naquela contra-ofensiva fracassada fazem falta, né?

Jose
Jose
Reply to  Willber Rodrigues
13 dias atrás

Estão?

Luís Henrique
Luís Henrique
14 dias atrás

Em mídias pró-rússia estão divulgando como uma promoção, Shoigu deixará o ministério da defesa e assumirá o conselho de segurança nacional, ou seja, será o número 2, atrás de Putin.

Elisandro
Elisandro
Reply to  Luís Henrique
14 dias atrás

No Conselho de Segurança da Federação Russa tem também o Medvedev, que é o vice-presidente, enquanto o Putin é o presidente. No papel este é apenas um conselho consultivo, como se fossem os assessores de Putin em questões de segurança e afins… Claro que estes possuem acesso direto e influência junto ao presidente russo, mas me parece que tanto o Shoigu quanto o Medvedev foram “promovidos” a cargos de menor importância porque sempre foram aliados fiéis de Putin, embora sua acomodação anterior não estivesse mais agradando…

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Elisandro
13 dias atrás

Foram promovidos ao status de Chiwawas que ladram bravatas nucleares. No organogramas corporativos dizem que o cidadão cai para cima, quando deixa uma função importante e vai para uma função decorativa em nível superior. Kiev continua longe de Moscow …

RODES
RODES
14 dias atrás

O acidente fatal do Shoigu será por:

1- Caiu da janela?
2- Caviar estragado?
3- Escorregou no sabonete?
4- Chá de Arsênio?
5- Outra causa?

Felipe
Felipe
Reply to  RODES
13 dias atrás

Shoigu não foi demitido, vai assumir outra função…

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Felipe
13 dias atrás

Confia ….

Fábio CDC
Fábio CDC
Reply to  RODES
13 dias atrás

Já escrevi mas não me custa repetir: Shoigu é um perigo ambulante porque sabe demais e convém muito a morte dele a curto prazo, ainda esse ano. Poderiamos, inclusive, criar um “bolão” para apostar se morre até o final do ano ou chega em 2025.
.
Já dou o cemitério como destino dele, embora espere estar enganado.

Emerson
Emerson
Reply to  RODES
12 dias atrás

Faltou o Polonio no encosto da cadeira.

Elisandro
Elisandro
14 dias atrás

A saída de Shoigu era dada como certa após um vice-ministro dele ser preso por corrupção, embora se especule que privadamente foi também acusado de traição. Esse movimento teria sido visto como uma tentativa de enfraquecer a posição de Shoigu, já que a corrupção não é o mais grave dos crimes no governo russo…

BraZil
BraZil
13 dias atrás

Bom dia. Como só nos resta especular. Também especularei. Creio que se trata mais de uma renovação. Shoigu sai após muitos anos no comando do MIG e para um cargo em tese, superior (administrativamente), mas fora da linha de frente decisória de combate. Se fora assim, sua experiência deverá ser aproveitada, mas o comando será oxigenado, lembremos que a Rússia passou para o modo guerra (declarada) recentemente e a economia de produção de materiais de defesa foi modificada. Em 2001 quando Putim assumiu ele também nomeou um civil como primeiro chefe nesse cargo. Se for de outro modo, só o… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
13 dias atrás

Nos canais do TLG Russos há divergência sobre se é uma demissão por conta da sua gestão no MD e sua ligações com corrupção (Timur) ou apenas uma alteração pragmática.

naval762
naval762
13 dias atrás

Amigão, vai lá dar uma relaxada na sua dacha que vc tá chamando muita atenção. Depois tu volta.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
13 dias atrás

O futebol tem um ditado que se aplica bem nessa situação: em time que está ganhando não se mexe. Isso significa que algo não vai bem na campanha russa na Ucrânia. E essa troca de técnico chega no momento em que a Rússia abriu uma nova frente de batalha em Karkhyv, antevendo as dificuldades que terão após a chegada do novo pacote de ajuda da OTAN, que começou a desembarcar na Ucrânia hoje. Os F-16 começarão a chegar em julho e também já estão incomodando o Kremlin. Kiev continua longe de Moscow …

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Marcelo De Luca Penha
13 dias atrás

Usando essa sua mesma “lógica”…

A troca de general que o Zé fez no final do ano passado, e todas as trocas que o Zé fez em seus ministérios desde então, significam o quê?
🤔🤔🤔🤔

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Willber Rodrigues
13 dias atrás

Só tem um pequeno detalhe … a Rússia é a ex-superpotência, que está em guerra há mais de dois anos e a Ucrânia é a ex-república soviética, que está defendendo bravamente seu território há mais de dois anos. Só que a ajuda da OTAN voltou a fluir e os F-16 estão chegando. A Rússia corre contra o tempo, Kiev continua longe de Moscow e em time que está ganhando não se mexe. Capiche?

Last edited 13 dias atrás by Marcelo De Luca Penha
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Marcelo De Luca Penha
13 dias atrás

“A Rússia corre co lntra o tempo”

“e os F-16 estão chegando”

Bom, não serei eu o adulto que direi as crianças que Papai Noel não existe, deixa eles acreditarem no que querem…

🤣🤣🤣🤣

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Willber Rodrigues
13 dias atrás

“e em time que está ganhando não se mexe”

Volto a perguntar: se em time que tá ganhando não se mexe, porque o Zé despediu o último comandante? Ué?

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Willber Rodrigues
12 dias atrás

A Rússia continua correndo contra o tempo, os F16 estão chegando e o Tio Sam está mandando ATACMSs com alcance de 300 Km no novo pacote de ajuda. Infelizmente para o gnomo do Kremlin, Papai Noel não existe.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Marcelo De Luca Penha
12 dias atrás

“F-16 estão chegando”

3 anos, e ainda estão chegando? Pombas, tá parado na central dos Correios em Curitiba?

🤣🤣🤣

“e o Tio Sam está mandando ATACMSs com alcance de 300 Km”

Ué, e os ATACMS que já tinham sido enviados? Aconteceu o quê com eles?

🤔🤔🤔🤔

PS: tú não respondeu ainda minha pergunta do “em time que se ganha, não se mexe”…

Last edited 12 dias atrás by Willber Rodrigues
Henrique
Henrique
Reply to  Willber Rodrigues
12 dias atrás

ue a ajuda pra ReGiMe De KiUvi não tinha acabado?
mas ainda tem pacotes chegando, cadê o super avanço da Rússia que a guerra ta indo pro 3 ano?
Nessa incrível velocidade que rusisa ta agindo a ucrânia pode começar a treinar os pilotos pro tempest que ainda da tempo

quem deve ta preso em Curitiba deve ser a super vitória da Rússia e o inicio da NOM que ate agora não deu as caras

Last edited 12 dias atrás by Henrique
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Henrique
12 dias atrás

“mas ainda tem pacotes chegando, cadê o super avanço da Rússia que a guerra ta indo pro 3 ano?”

Não sei, deve estar junto com aquela contra-ofensiva ucraniana ultra-milagrosa, que prometia libertar a Criméia e empurrar os russos de volta as suas fronteiras originais, que começou com toda a pompa, showmícios e shows nas redes sociais…

Henrique
Henrique
Reply to  Willber Rodrigues
12 dias atrás

pois é né.. a ucrânia não recebeu os matérias, não fez a ofensiva e ainda assim a Rússia ta atolada na mesma linha de frente do 1º ano da guerra

isso pq segundo um ai a ucrânia ta usado crianças, idosos, inválidos e mulheres grávidas… pareces que os bebes aprenderam a pilotar mecha ou russo é incompetente mesmo

Last edited 12 dias atrás by Henrique
BraZil
BraZil
Reply to  Willber Rodrigues
12 dias atrás

kkkk boa. Espero que cheguem logo os F15, F35, Rafale e Typhoon, pois só faltam praticamente eles do arsenal regular da OTAN e será ótimo ver mais esses game changers em exibição no parquinho em Moscou…

fjuliano
fjuliano
Reply to  Marcelo De Luca Penha
13 dias atrás

O futebol tem um ditado que se aplica bem nessa situação: quem não faz leva! Isso significa que todo o aparato de inteligência da OTAN funcionando 24/7 para o governo do boneco, somado a todo aparato entregue em material militar e logístico (incluindo os rios de dinheiro) não deram fruto algum, pelo contrário, o governo do boneco está tentando criar o quinto ou sexto exército, raspando o tacho do tacho. Logo logo vão tentar recrutar os torcedores de internet também vez que até doentes mentais estão sendo admitidos no exército do boneco, e isso por lei.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  fjuliano
13 dias atrás

Não deram fruto algum … pequeno gafanhoto … a Ucrânia vem sangrando a Rússia há mais de dois anos e agora tem capacidade para atacar alvos na Criméia e em território russo. As perdas russas na Ucrânia são colossais, tanto em militares quanto em mão de obra. A Rússia precisou recorrer à ajuda da Coréia do Norte, do Irã e da China, por debaixo dos panos, para manter sua capacidade militar. Apesar da vantagem numérica, em contingente e em artilharia, os russos só fizeram avanços pífios durante a janela de redução da ajuda da OTAN, que já está se fechando… Read more »

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Marcelo De Luca Penha
13 dias atrás

—— EDITADO ——. Que discurso Apaixonado

Jose
Jose
Reply to  Orivaldo
13 dias atrás

Vale para os “russos” daqui também né ?Rs

fjuliano
fjuliano
Reply to  Marcelo De Luca Penha
12 dias atrás

https://www.dn.pt/4252322315/demitido-chefe-militar-da-regiao-ucraniana-de-kharkiv/ estão sangrando sim sim sim… Atenha se aos filmes mesmo meu caro pq a realidade vai continuar a te deixar pirado.

Lochi
Lochi
Reply to  Marcelo De Luca Penha
12 dias atrás

Só mais 72 horas…

Machado
Machado
12 dias atrás

Rolo compressor russo

Bueno
Bueno
11 dias atrás