Coreia do Sul critica tratado Coreia do Norte-Rússia e sugere potencial fornecimento de armas à Ucrânia

44

O conselheiro de segurança nacional sul-coreano, Chang Ho-jin

SEUL, 20 de junho (Yonhap) – O governo sul-coreano anunciou nesta quinta-feira que irá reconsiderar sua posição sobre o fornecimento de armas à Ucrânia após a Coreia do Norte e a Rússia assinarem um tratado que envolve um compromisso mútuo de fornecer assistência militar imediata caso um deles seja atacado.

O Conselheiro de Segurança Nacional, Chang Ho-jin, também condenou “o tratado estratégico abrangente” assinado durante a cúpula entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Pyongyang na quarta-feira.

“O governo expressa profunda preocupação e condena a assinatura do acordo abrangente de parceria estratégica entre Coreia do Norte e Rússia, que visa fortalecer a cooperação militar e econômica mútua”, disse Chang em uma coletiva de imprensa no gabinete presidencial.

Chang afirmou que qualquer cooperação que auxilie direta ou indiretamente o aprimoramento militar da Coreia do Norte é uma violação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e estará sujeita a escrutínio e sanções internacionais, e prometeu tomar medidas correspondentes.

“Planejamos reconsiderar a questão do apoio em armas à Ucrânia”, disse Chang, sugerindo uma mudança na política da Coreia do Sul de não fornecer ajuda letal à Ucrânia.

Um funcionário presidencial afirmou que a Coreia do Sul manterá ambiguidade estratégica em relação aos tipos de armas que poderiam ser fornecidas à Ucrânia.

“Medidas específicas serão reveladas posteriormente, e será interessante ver como a Rússia responde, em vez de revelar nossos planos com antecedência”, disse o funcionário a repórteres.

Sistemas de defesa aérea podem estar na lista, já que a Ucrânia precisa desesperadamente de escudos antimísseis para conter os ataques aéreos russos, de acordo com fontes governamentais.

A Coreia do Sul também aplicará sanções adicionais a quatro navios russos, cinco organizações e oito indivíduos envolvidos na transferência de armas e petróleo entre a Rússia e a Coreia do Norte, disse Chang.

Existem 1.159 itens sujeitos a controles de exportação para a Rússia após a guerra na Ucrânia, e a Coreia do Sul adicionará 243 novos itens, elevando o total para 1.402 itens sob sanções.

Chang disse que é “preocupante” que a Coreia do Norte e a Rússia, com seu histórico de iniciar a Guerra da Coreia e a guerra na Ucrânia, respectivamente, tenham prometido cooperação militar com base no cenário hipotético de um ataque preventivo.

“Este é um argumento falacioso e irracional que desconsidera a responsabilidade e as normas internacionais”, afirmou.

Em vista do aprofundamento dos laços entre Pyongyang e Moscou, o governo prometeu responder severamente a qualquer ameaça à segurança em coordenação com a comunidade internacional.

“Fortaleceremos ainda mais a dissuasão estendida da aliança Coreia do Sul-EUA e a cooperação em segurança entre Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão para deter as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte”, disse Chang.

FONTE: Yonhap

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mcruel
Mcruel
28 dias atrás

Nunca estivemos tão perto da 3a guerra mundial. Quando digo próximo, imagino algo em torno de 3 anos. Os blocos opositores já estão formados (Otan/ocidente vs. Russia, China, Coreia do Norte e Irã). Já temos dois conflitos regionais sérios acontecendo Israel x Irã (não pense que estão guerreando contra o Hamas…) e a guerra na Ucrânia; logo a China estenderá suas forças contra Taiwan. Posto isso, ou os EUA defendem Taiwan, e teremos o início da 3a guerra, ou os americanos baixam a bola e sucumbem à nova ordem de poder estabelecida, encabeçada pela China. A história se repete com… Read more »

santiago
santiago
Reply to  Mcruel
28 dias atrás

Eu acho que a China está se enrolando muito em não apaziguar isso. Tinha que deixar o tempo passar um pouco e continuar com um crescimento, absurdo mas sustentável, por mais um tempo. A china tem crescido muito com o desenvolvimento interno mas já viu que isso é frágil, as últimas crises com construtoras mostraram isso e impactaram inclusive a economia mundial. Mas, além disso, ela ainda é dependente do consumo do ocidente. Se ocorre uma guerra, nessa sua visão, ela entra em colapso. Talvez prevendo isso, seja a razão para comprar tanto ouro .

Mcruel
Mcruel
Reply to  santiago
28 dias atrás

Não só estão comprando ouro como estão vendendo os títulos de tesouro americano que detinham, para não sofrer o mesmo congelamento de ativos que a Rússia está exposta.
Se isso não é uma preparação para enfrentamento à maior economia do mundo (USA), não sei o que é.

J-20
J-20
Reply to  santiago
26 dias atrás

O problema do seu raciocínio é que você acha que o crescimento da China não vai interferir com os interesses dos EUA na esfera global. Além disso, a China é cercada de bases militares dos EUA desde a revolução em 49 e tem aumentado em quantidade nos últimos 40 anos, já que não conseguiram aplicar um golpe através de uma revolução colorida, e que culminou no incidente da Praça da Paz Celestial.

Yuri
Yuri
Reply to  J-20
26 dias atrás

*massacre da praça da paz celestial

J-20
J-20
Reply to  Yuri
25 dias atrás

Massacre cujo o perpetrator morreu na mesma quantidade que suas supostas vítimas. Hoje a China ve isso como um erro, mas para mim, PNC desses “estudantes”. Mereceram muito mais. Aliás, não é assim que vocês, conservadores, enxergam professores e estudantes em protestos aqui? Então sejam coerentes.

Yuri
Yuri
Reply to  J-20
25 dias atrás

1) aonde que o perpetrator morreu na mesma quantidade que as vítimas? Eram estudantes que estavam fazendo protestos PACIFICOS, sem armas, contra uma ditadura sanguinaria que até hoje não tem o menor respeito pelo proprio povo, e você me manda um PNC deles? Sério? Aquele garotos e garotas mereceram a morte horrível que tiveram? Queria ver você falar isso na frente das mães desses garotos, que inclusive, lutam até hoje contra a desinformação do governo chinês sobre esse evento. Não, não foi um erro, foi um massacre. 2) nós, conservadores, defendemos que quem depreda patrimônio público( o que não foi… Read more »

Last edited 25 dias atrás by Yuri
J-20
J-20
Reply to  Yuri
24 dias atrás

1 – morreram quase a mesma quantidade de soldados. 2 – pacíficos? Tão pacíficos quanto os golpistas tibetanos que estavam sendo armados com rifles pelos EUA? 3 – sim, PNC deles. Quem entra em conluio com o inimigo deve ser visto como traidor e o que vem depois é previsto. E eu vou falar sim na cara dos pais deles que os filhos eram traidores de quinta. 4 – faço a piada do espião soviético e americano para você? 5 – e de novo, nada foi pacífico. Era uma tentativa de golpe no estilo revolução colorida, da mesma forma que… Read more »

Yuri
Yuri
Reply to  J-20
24 dias atrás

1- mentira.
2 – os “golpistas” do tibet sequer lutaram contra o exército chinês.
3 – se um dia o brasil virar uma ditadura, você for participar de um Protesto pacífico pedindo democracia( o mínimo que se espera de um país decente, por sinal ), acabar morto pelo governo e o governo criar uma narrativa falsa sobre você, eu vou lembrar disso.
4 – sim, foi pacífico. E não, não tem nada haver com as revoluções coloridas do leste europeu e da África( que foram legítimas, por sinal.

Werner
Werner
Reply to  Mcruel
28 dias atrás

A cada batendo mais forte na porta e caso não abram,possivelmente irá arrombá-la.
Num mundo governado por políticos medíocres e progressistas da ideologia woke a la Macron,Trudeu,Biden,Olaf,Sanchez e cia o mundo está perdido,pois o China,Rússia,Irá e CN não iriam encontrar um campo fértil e fácil para reagir à uma Europa e EUA e suas agendas não tão ocultas.

Nativo
Nativo
Reply to  Werner
26 dias atrás

Misturou alhos com bugalhos, nessa analise de conspiração de pastorzinho.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Reply to  Mcruel
27 dias atrás

Já estoquei arroz e macarrão..rs

Então lembrei…se a água se tornar radioativa..terei antenas em 06 meses 😆

Sorry people ..não resisti.. se tiver III-W … estamos todos Fuuu..

Last edited 27 dias atrás by Bispo de Guerra
JPonte
JPonte
28 dias atrás

A Coreia do Sul já está ensaiando uma política externa e uma política de defesa mais agressiva e independente dos ditames americanos …. A Coreia do Sul tem capital , tecnologia mas lhe falta quantidade , quantidade de gente , de soldado , de tanques / aviões / artilharia / navios …. então pode um pouco mas não pode latir muito alto pois na guerra quantidade conta …. quantidade conta e determina a vitória levando em conta uma simetria tecnológica e técnica de combate . Coreia do Sul , Japão e Austrália são o vórtice de um lado da força… Read more »

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Reply to  JPonte
28 dias atrás

Filipinas tem um tratado de defesa recíproca como os EUA e seu território é fundamental para a estratégia dos EUA na defesa da 1ª cadeira de ilhas. Há hoje 9 bases dos EUA nas Filipinas.

JPonte
JPonte
Reply to  Jacinto Fernandes
28 dias atrás

É verdade que as Filipinas são importante para o EUA ….
Mas a Coreia do Sul e seus vizinhos não fazem alianças com ela por ser fraca militarmente e politicamente na região já que estão sob o guarda chuva americano ; jogam na conta dos EUA a defesa das Filipinas .

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Reply to  JPonte
28 dias atrás

Sim, o papel das Filipinas é existir e permitir aos EUA o uso de seu território.

Franz A. Neeracher
Reply to  Jacinto Fernandes
28 dias atrás

O que muita gente esquece, é que durante décadas os EUA tinham uma forte presença militar nas Filipinas…. Depois que certos políticos assumiram o poder, notadamente políticos simpatizantes da China, o contrato de leasing das bases não foi renovado e os EUA praticamente foram convidados a se retirarem do país…..coisa de uns 25 anos atrás. Várias bases foram assim fechadas, notadamente a base aérea de Clark e a base naval de Subic Bay. Como de alguns para cá a China começou a anexar várias ilhas na região na cara dura e transformar várias dessas ilhotas em bases militares, expulsando pescadores… Read more »

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Reply to  Franz A. Neeracher
27 dias atrás

Isso foi na época do Duterte que tinha uma visão anti-americana e anti-colonialista. Ele chegou a romper com os EUA e notificar a retirada das Filipinas do tratado com os EUA, buscando se aproximar da China. Mas ai ele percebeu que pior do que ser aliado de uma potência do outro lado do oceano, é ser aliado de uma potência vizinha que tem pretensões territoriais sobre o seu território. E resolveu voltar à sua aliança com os EUA. O território das Filipinas é um bloqueio naval natural à China e permite o controle do estreito de Luzon, que é uma… Read more »

Franz A. Neeracher
Reply to  Jacinto Fernandes
27 dias atrás

Exatamente!!

Rodrigo G C Frizoni
Rodrigo G C Frizoni
Reply to  JPonte
28 dias atrás

Coreia do Sul fraca ? Oi ? kkk

Romão
Romão
28 dias atrás

O que os coreanos poderiam oferecer aos ucranianos que eles já não tenham acesso, em equivalência, junto à OTAN ?

Realista
Realista
Reply to  Romão
28 dias atrás

Prótese, bengala , muletas e cadeira de roda …

Romão
Romão
Reply to  Realista
28 dias atrás

Olho de vidro, recorte de platina para caixa craniana…

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Realista
28 dias atrás

Sim. Foi bem isso que os Poloneses compraram deles rsrs

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Reply to  Romão
28 dias atrás

O mesmo que os norte coreanos têm a oferecer à Rússia – milhões de projeteis de artilharia. A Coreia do Sul tem milhões de projeteis de artilharia estocadas e capacidade de produzir mais.

Heinz
Heinz
Reply to  Romão
27 dias atrás

k9 thunder, um dos obuseiros de artilharia mais modernos do mundo. Defesas AA modernas, pricinpalmente móveis, tanques de combate T80U e BMP3, já que os ucranianos estão mais familiarizados com isso, caças de combates avançados, drones de observação e kamikazes, e muitas e muitas munições de artilharia (se fala muito no estoques norte coreanos, mas a CS também tem um estoque absurdo.

deadeye
deadeye
Reply to  Romão
27 dias atrás

Munição de 155mm, a Coreia do Sul e Japão, produzem grandes quantidades por ano e ainda tem grandes estoques.

Gilson Elano
Gilson Elano
28 dias atrás

CS, vou te dar uma sugestão: faz logo a tua bomba nuclear!

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Reply to  Gilson Elano
28 dias atrás

Naquele região, Japão, CS e Taiwan são potências nucleares latentes: têm capacidade técnica, base industrial e insumos para produzir armas nucleares, bastando uma decisão política. Mas sempre acreditaram estar sob o guarda chuva nuclear dos EUA. Se uma delas começar a construir, os outros também vão. E se isso ocorrer, a China ficará literalmente cercada de potências atômicas.

Joao
Joao
Reply to  Jacinto Fernandes
28 dias atrás

E é o q pode acontecer.
Existe algo que ninguém quer. Guerra.
Se ter um artefato nuclear ou radiológico for a única saída, há um grande risco de terem.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Reply to  Joao
27 dias atrás

Eu acho que é a direção para a qual o mundo está indo. O fato é que, no fim das contas, a única verdadeira proteção que um país tem é a capacidade de arrasar quem o ataque, e isso as armas nucleares fazem.

Fábio Vargas
Fábio Vargas
Reply to  Jacinto Fernandes
27 dias atrás

Salvo Taiwan, todos têm armas nucleares dos EUA implantadas em seus países.

Franz A. Neeracher
Reply to  Fábio Vargas
27 dias atrás

Não é verdade….mais uma lenda da internet!!

Maurício.
Maurício.
28 dias atrás

A Coreia do Sul não fornece armas para a Ucrânia, ela só fornece munições de artilharia para os EUA, que por sua vez, forcem para a Ucrânia…😂

Rodrigo G C Frizoni
Rodrigo G C Frizoni
28 dias atrás

Coreia do Sul pode fornecer grande quantidade de misseis de curso alcance (antiaereo e antitanque), munição 155 mm que não explode o cano do obus igual do seu vizinho do norte.

BraZil
BraZil
27 dias atrás

Eles temem o que? A Rússia nem potência é…está sem armas, tropas e uniformes a dois anos e ainda tem tropas combatendo na África e Eurásia, fornece armamentos para Iranainos, Houthis e Palestinos e começará a fornecer para Norte Coreanos e talvez, Cubanos. Contra os Sul Coreanos eles não terão nenhuma chance…

Victor Filipe
Victor Filipe
27 dias atrás

(Off) realmente o exercito precisa de 2% do PIB, casas de 3,5 milhões para general é extremamente necessario para a segurança nacional.

https://www.sociedademilitar.com.br/2024/06/a-nova-casa-para-os-generais-custo-de-3-5-milhoes-4-quartos-suites-e-comodos-simples.html

BraZil
BraZil
Reply to  Victor Filipe
23 dias atrás

Os Generais tem que ser pagos, pela cumplicidade com o maidantupiniquim. Haja afagos agora..

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
27 dias atrás

O mau quando não é cortado pela raiz permanece…, lá atras Na Guerra da Coreia os EUA tiveram uma chance mais não conseguiram cortar esse mau , Hoje ele esta mais forte e também equipado com mísseis intercontinentais.

Henrique
Henrique
27 dias atrás

Não bastou o Putin ir lá mendigar armas pra KN ele ainda ameaçou gratuitamente a KS kkkk e ainda puxou o Japão pra zona…

cara é uma maquina de arrumar problema kkkkk

RFA: “carai Putin, vc tem que parar de arrumar essas confusão!!!”

Emmanuel
Emmanuel
27 dias atrás

Manda um grupo feminino de k-pop que tem mais resultado para acabar com o conflito.

Manus Ferrum
Manus Ferrum
24 dias atrás

Não vejo os sul coreanos lutarem por um pais como o deles que é basicamente governado para o benefício dos grandes conglomerados privados (chaebols) como a Samsung e a LG.

Manus Ferrum
Manus Ferrum
Reply to  Manus Ferrum
24 dias atrás

E se tiverem juízo deveriam se livrar da tutela dos EUA.

Yuri
Yuri
Reply to  Manus Ferrum
24 dias atrás

Ao contrário dos norte coreanos, eles tem liberdade e não passam fome. Claro que lutariam, para defender isso.