Loongson da China planeja lançar CPU com desempenho comparável aos chips avançados da Intel

11

Presidente da Loongson afirma que próxima geração de CPUs 3B6600 com 8 núcleos competirá com chips de médio-alto desempenho da 12ª e 13ª geração da Intel

Em uma entrevista à CENA (China Electronics), o fundador e presidente da Loongson, Hu Weiwu, falou sobre o próximo produto da empresa para o mercado consumidor doméstico da China. A mais recente continuação do 3A6000 chegará no início do próximo ano na forma do 3B6600, que promete um grande aumento de desempenho.

Começando com o 3A6000, a Loongson demonstrou um desempenho impressionante, mostrando uma IPC (Instruções por Ciclo) superior à dos chips de 10ª geração da Intel e da série Zen 2 da AMD. Em um teste comparativo, quando foi overclockado para 3 GHz, o CPU conseguiu alcançar um desempenho equivalente ao do Core i5-14600K. Sabendo que possui um chip potente em mãos, a Loongson está acelerando o desenvolvimento de seus próximos processadores, e o 3B6600 será o primeiro de muitos em seu roadmap.

Em termos de especificações, os processadores Loongson 3B6600 contarão com a arquitetura LA864, que será baseada em um nó de processo localizado, provavelmente SIMC. O chip contará com 8 núcleos utilizando um design híbrido BIG.little em uma configuração 4+4 e terá uma velocidade de clock de 3,0 GHz. Os núcleos BIG devem melhorar o desempenho em mais de 20%, principalmente devido a otimizações estruturais. Além dos núcleos da CPU, o chip também incorporará a GPU integrada LG200, que permitirá capacidades gráficas mais decentes sem a necessidade de uma GPU discreta.

Weiwu afirma estar muito confiante nos produtos de próxima geração 3B6600, e que a CPU competirá facilmente com as CPUs de 12ª e 13ª gerações da Intel (segmento de médio a alto desempenho). Além do desempenho, a Loongson também otimizará ainda mais o suporte ao sistema operacional Windows e às aplicações em sua plataforma Linux.

A fabricante chinesa de chips também planeja lançar suas futuras CPUs 3A7000 e 3B7000, que contarão com a mesma arquitetura de núcleo, mas incorporarão tecnologias de processo avançadas e velocidades de clock de até 3,5 GHz. Esses chips também contarão com fortes capacidades de I/O, como PCIe4, USB3, HDMI, GMAC e mais. Se a Loongson realmente conseguir alcançar o desempenho das CPUs Intel de 12ª e 13ª gerações com seus processadores de próxima geração que chegam no início do próximo ano, isso representará um grande avanço para os consumidores chineses no segmento de clientes domésticos. A fabricante de chips também está desenvolvendo CPUs para servidores com até 64 núcleos, com desempenho equivalente às plataformas “Xeon” Ice Lake de 10 nm da Intel.

FONTE: wccftech.com

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JHF
JHF
28 dias atrás

No início deste ano comentaram por aqui que demorariam 10 anos para apresentar alguma coisa que se comparasse a processadores atuais de mercado. Eu discordei e falei em alguma coisa como 3 a 5 anos para ter desempenho geral comparativo. Sem falar de preço mais competitivo e atendimento irrestrito ao mercado interno da China. PCs corporativos serão atendidos sem problemas com estes 8cores. Falta agora o desenvolvimento de sinergia com placa gráfica dedicada e atendimento ao ecossistema CUDA (ou similar) para adentrar no mercado “gamer” e HPC de entrada.

Natan
Natan
Reply to  JHF
28 dias atrás

Não conheço fabricante chines de chip gráfico dedicado. Acho que eles querem começar pelo segmento mainstream, que no caso é CPU. Depois migrar para segmentos em outros nichos. Já existem concorrentes chineses da Qualcomm, TSMC, ASML e agora vai ter da intel. Acho que é questão de tempo pra surgir concorrente de Nvidia e AMD.

JHF
JHF
Reply to  Natan
28 dias atrás

Tem anunciado alguma coisa para o mercado interno no nível de GTX 3060. É um bom começo.

JS666
JS666
Reply to  Natan
27 dias atrás

Eles tem a Moore Threads, fabricante de chips gráficos. Mas é nessa área onde estão mais atrás.
https://www.adrenaline.com.br/hardware/gpus-chinesas-moore-threads-s80-e-s70-ganham-100-de-desempenho-com-drivers/

Richard Stallman
Richard Stallman
28 dias atrás

Irrelevante, porque ninguém nunca tem acesso a essas coisas e fica no diz-que-me-diz.

Felipe Augusto
Felipe Augusto
Reply to  Richard Stallman
28 dias atrás

Olhe o canal Gamers Nexus no Youtube, eles tem vários testes de CPUs chineses comparados com processadores Intel e AMD.

Natan
Natan
Reply to  Richard Stallman
28 dias atrás

Só no mercado doméstico chinês já são 1,45 bilhão de consumidores, sem contar os mercados em outros países.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Natan
28 dias atrás

Isso aí chegando em mercados como o brasileiro, mexicano e no resto da AL com bom desempenho e baixo preço, vai vender mais que cerveja em dia de praia cheia

Adiposo do Bitcoin
Adiposo do Bitcoin
28 dias atrás

Quanto mais concorrência melhor. Que os chineses tenham muito sucesso na área de tecnologia e coloquem pressão nas empresas ocidentais que querem lacrar com DEI, ESG, Agenda 2030, Planeta 50/50, etc. Não vai ter mais espaço pra políticas afirmativas e inclusão, a gordura que sustentava essa mamata era o quase-monopólio americano na tecnologia.

Sensato
Sensato
28 dias atrás

Seja como for, no que me diz respeito, o fato é que estou com uma placa mãe chinesa na mochila pra mandar de volta para o vendedor já que veio com componente solto.

JHF
JHF
Reply to  Sensato
27 dias atrás

Qual placa de qual vendedor?