Exército Brasileiro conclui modernização da frota de helicópteros Pantera K2

Brasília (DF) – O Exército Brasileiro recebeu o último dos 34 helicópteros Pantera K2 modernizados, em cerimônia realizada em Brasília, nessa terça-feira, 26 de novembro. O evento simbólico celebrou o processo de modernização da frota dessas aeronaves, iniciado em 2009, que tem contribuído para o incremento da operacionalidade da Aviação do Exército.

A entrega do último helicóptero modernizado ocorreu em frente ao Quartel-General do Exército, com a presença do Comandante da Força, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que destacou a importância da aeronave nas operações. “O Pantera é uma aeronave versátil e que já demonstrou sua capacidade de emprego. Temos observado como a aeronave vem contribuindo em nossas operações. Na Catrimani, em Roraima, levou assistência às comunidades ianomâmis. Na Taquari, foi essencial no resgate de pessoas e transporte de materiais voltados para a missão de auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Na nossa fronteira oeste, contribui nas operações como a Ágata, de manutenção da soberania. Não há como cumprirmos as diversas missões de defesa da Pátria, de combate de ilícitos transfronteiriços, de ajuda humanitária, entre outras, sem a versatilidade da Aviação do Exército”.

Também participaram da cerimônia, entre outras autoridades, os oficiais-generais do Alto Comando do Exército, presentes na Capital Federal para a 360ª reunião desse colegiado, e representantes da Helibras, Airbus e Safran, empresas contratadas pelo Comando Logístico para o processo de modernização dos helicópteros. O Presidente da Helibras, Alberto Duek, salientou que “a modernização do Pantera permitirá ao Exército atuar nos ambientes mais inóspitos, sendo capaz de transportar até 13 combatentes armados e equipados, mesmo com a capacidade plena de combustível; para nós, como indústria nacional de defesa, é uma honra muito grande ter recebido essa confiança do Exército Brasileiro para participar desse projeto e poder servir aqueles que servem ao país”.

O escopo da modernização do Pantera envolve melhorias como a substituição do painel analógico por digital; compatibilidade total com o uso de óculos de visão noturna; instalação de novos sistemas de comunicação e gerenciamento de rádios; substituição dos motores por versão mais potente (697 Kw); substituição do rotor de cauda para 10 pás, mais silencioso; e modernização das caixas de transmissão principal e traseira. As intervenções renovaram o ciclo de vida das aeronaves para mais 25 anos de emprego.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

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Heinz
Heinz
10 dias atrás

É uma excelente aeronave, de extrema importância para o EB, já o vi de perto, parece pequeno, mas não é. O que me assusta foi o processo de modernização ter começado em 2009 e ter terminado em 2024…..

Amarante
Amarante
Reply to  Heinz
10 dias atrás

Te assusta? Há quanto tempo tu é Brasileiro?

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Amarante
10 dias atrás

heheheheheheh

Heinz
Heinz
Reply to  Amarante
10 dias atrás

Me assusta porque até para os padrões de ineficiência brasileira esse prazo foi demasiadolongo

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Heinz
10 dias atrás

O que assusta é você não ouvir ele chegar perto, é um helicóptero bem silencioso.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Heinz
10 dias atrás

Eu me assustei por ele ter sido concluído.
O normal é parar mais ou menos no meio das aeronaves que se pretende modernizar.

RSmith
RSmith
Reply to  Heinz
10 dias atrás

O primeiro a ser modernizado já deve esta precisando ser modernizado denovo :o)

Natan
Natan
10 dias atrás

Quando o último foi entregue, o primeiro já está ultrapassado de novo.

Lucas
Lucas
Reply to  Natan
10 dias atrás

Definitivamente, não.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
10 dias atrás

Seria possível modernizar um pequeno lote deles pra armá-los com pod’s de foguetes ou ATGM’s?

Tomcat4,6
Tomcat4,6
Reply to  Willber Rodrigues
10 dias atrás

A atual configuração deles já os deixa aptos a serem armados com poucas modificações, só depende do EB, pra variar. Espero ve-los com lançador do missil Max no futuro, assim como os Fennecs .

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Tomcat4,6
10 dias atrás

Para usar o max teria que aproximar muito a aeronave expondo-a bastante, teria que ser uma versão melhorada com um alcance maior, note que alguns ATGM como Spike tem versões específicas para lançamento de aeronaves.

RDX
RDX
Reply to  Tomcat4,6
10 dias atrás

O Max não presta para helicópteros.
Aliás, existe um projeto para instalar o Spike no Fennec.

Caloro
Caloro
Reply to  Tomcat4,6
8 dias atrás

Isso eu posso falar com propriedade, por ter sido o vendedor dessa modernização e posterior gerente do projeto, mas precisa de muitas modificações, não vou entrar no detalhe, mas não foi por falta de vontade do Exército.

vinicius buranello
vinicius buranello
10 dias atrás

servi no E.B e tive a oportunidade de voar em um desses, cumpriu bem o que foi proposto naquele momento, me parecia ser um heli muito bom, em requisitos técnicos nao tenho conhecimento para palpitar ou comparar com outros, mas fiquei feliz com a modernização, só decepcionado com o tempo que levou desde 2009. . . .
Como qualquer outro entusiasta do meio militar, ficamos no sonho de ver as Forças operando alem do pantera, Black haw outros helis que complementam como Chinok os Heli de ataque. . . sera que esse dia chegara????

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  vinicius buranello
10 dias atrás

“sera que esse dia chegara????” O substituto direto do Pantera é o H-160, assim como o H-135 é do Esquilo…temos que pensar que tudo um dia se acaba e uma hora teremos que trocar as células, mas nossa realidade é diferente da realidade europeia, ainda há muito mercado para essa geração de helicópteros da airbus/helibras, acho que as FA no geral tendem a seguir o que é mais fácil de se manter operacional na região sulamericana, é o mais sensato a se fazer. Lembrando que não temos dinheiro a ponto de se dar o luxo de errar como aconteceu com… Read more »

paulop
paulop
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
10 dias atrás

Rafael, o H160 é peixe grande. Nas forças armadas francesas vai ser utilizado em pelas forças terrestre, aérea, naval, gendarmeria e há uma ideia de mobiliar a alfândega também.
Na minha singela visão, seria muito mais interessante o uso do H145M(que pode transportar mais pessoal, além de poder receber significativa quantidade de armamentos, incluídos no sistema HForce da Airbus Helicopters), além de ser financeiramente mais acessivel. Porém, se, num futuro distante, nós operarmos H160 será uma grande salto.
Abraço

Maurício.
Maurício.
Reply to  vinicius buranello
10 dias atrás

“sera que esse dia chegara????”

Chinook e helicópteros de ataque? Não, esse dia não chegara, o negócio é usar Esquilo com foguetes skyfire 70.

Juggerbr
Juggerbr
10 dias atrás

Enquanto os gastos não forem revistos, cortando o que não é absolutamente indispensável, teremos essas atualizações de longo prazo, ou que acabam no meio, como foi com o AMX.

eder
eder
10 dias atrás

Iniciativa maravilhosa para o transporte de tropas, porem precisamos de helicópteros de combate (ah-1Cobra,Agusta,Tiger e etc) para complemento da infantaria e escolta de blindados.

Vinicius Soares
Vinicius Soares
Reply to  eder
10 dias atrás

Helicópteros de ataque não são uma prioridade. Acompanha a guerra da Ucrânia?? Fora que o EB necessita de mais helicópteros para cobrir o território nacional e nunca operamos um pesado (gargalo pesado em regiões de difícil acesso).

Tutor
Tutor
10 dias atrás

Modernização de 34 (trinta e quatro) helicopetros, iniciada em 2009, concluída agora.
15 anos!!!!! QUINZE anos !!!! para concluir isso.
E vão à Brasília “comemorar” isso? Meeeeeeeeeeeee
O dó dessa nação!!

Caloro
Caloro
8 dias atrás

Negativo, em 88 foram compradas 36 celulas, sendo que a modernização foram de 2 novas e mais 32 da frota, sendo que dessas 34, duas foram perdidas em acidentes.