Operação Catrimani - 2

Ação utilizou TNT para explodir as estruturas usadas no garimpo ilegal Comando Conjunto Catrimani II

Boa Vista (RR) – No dia 6 de março, o Comando Conjunto Catrimani II, em coordenação com a Casa de Governo, conduziu uma operação com o objetivo de desarticular estruturas vinculadas ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

A ação foi integrada por militares do Exército, que foram transportados pela aeronave H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB). As equipes partiram de Boa Vista em direção a locais onde foram identificadas dragas usadas pelo garimpo ilegal. Uma draga é uma embarcação usada para escavar, remover ou transportar sedimentos e materiais do fundo de rios.

Após o deslocamento aéreo, os militares desembarcaram e iniciaram o vasculhamento da região para encontrar trilhas de acesso às dragas. Foram localizados um motor, uma antena de internet via satélite, uma bateria de caminhão, um painel solar e equipamento de mergulho.

COMANDO CONJUNTO CATRIMANI II 
A “Catrimani II” é definida como uma ação de emprego temporário e episódico de meios das Forças Armadas, em apoio às ações governamentais na TIY. Sua renovação cumpre a Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que alterou a Portaria nº 1.511, de 26 de março de 2024 (publicação que dava início à missão).

Saiba mais sobre a Operação Catrimani II:

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Inscrever-se
Notificar de
guest

12 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Cristiano Salles (Taubaté-SP)
1 mês atrás

Pensei que eram os FE…, más estão com fuzil M1A2 convencional…, e…, boots de selva…, facão de guerra na selva…

São tropas de selva…

Tô percebendo que a cobertura de selva deles, está voltando no modelo americano de selva…, aquela brasileira menor com a aba fechada só dentro dos batalhões…

Abraço a todos…

Mauricio Siqueira
1 mês atrás

Pq foram transportados pela FAB de H-60 Black Hawk? o Exercito não tem a sua frota de Super Cougar H225M??

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Responder para  Mauricio Siqueira
1 mês atrás

Já ouvi dizer que os super gatos não são bons helicópteros para ambientes quentes e úmidos como a Amazônia. Seria por isso que o EB quis comprar melaço hawk ao invés de mais super gatos, mesmo que esses sejam fabricados aqui.

DRoig
DRoig
1 mês atrás

Impressionante como tem ouro nessas terras indígenas, hein. E como o governo faz todo o esforço do mundo para obstar a exploração desse recurso.

silvom
silvom
Responder para  DRoig
1 mês atrás

o ouro é contrabandeado para o exterior, mais de 4 bilhões

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  DRoig
1 mês atrás

Amazonas e outros estados do Norte poderiam ser grandes produtores de Ouro, mas como somos um país rico e que não tem problemas sociais que poderiam ser resolvidos com dinheiro, eles dificultam a extração de ouro

Última edição 1 mês atrás por Carlos Campos
Farias
Farias
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Muita ingenuidade achar que essa atividade, se legalizada, iria contribuir pro enriquecimento da nação e não para encher o bolso de meia dúzia de engravatados.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Farias
1 mês atrás

Se não legalizada ela já movimenta a economia do Interior da Amazõnia imagina ela legalizada, fiscalizada e pagando impostos,,,, sai do teu apartamento antes de falar as coisas

Última edição 1 mês atrás por Carlos Campos
Thiago Marques
Thiago Marques
Responder para  DRoig
1 mês atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Responder para  DRoig
1 mês atrás

Sabia… só entrei na matéria pra confirmar que tinha gente defendendo garimpo ilegal e contrabandista

carvalho2008
carvalho2008
1 mês atrás

anotem ai…uma gigante da area de frigorifico…é aquela mesma….está entrando na area de mineração….curioso …não…

737-800RJ
737-800RJ
Responder para  carvalho2008
1 mês atrás

Essa empresa é daqueles irmãos que prosperaram como nunca se viu durante os governos Papa Tango e que caiu em várias operações da PF, como a Carne Fraca, Bullish (feat. cumpanhêru Palocci), Tendão de Aquiles e Lava-Jato?
Só pra saber se estamos falando da mesma empresa, porque se for, não é apenas uma “gigante”, mas a maior empresa frigorífica DO MUNDO. Um prodígio daqueles que só o Brasil putência consegue criar! 😉