Coreia do Norte revela versão aprimorada do tanque Cheonma-2 durante visita de Kim Jong-un a fábrica de blindados

38
Cheonma-2

Pyongyang divulgou em 3 de maio de 2025 imagens de uma versão significativamente atualizada do tanque de batalha principal Cheonma-2 (M2020), durante visita do líder Kim Jong-un a uma instalação militar.

O novo modelo apresenta mudanças notáveis em relação à versão exibida no desfile de 2020, incluindo melhorias em blindagem, sistemas de armas e tecnologia embarcada, refletindo a intenção do regime norte-coreano de modernizar sua força terrestre.

O novo Cheonma-2 mantém a estrutura tradicional de MBTs, com torre central e compartimento de motor traseiro. A torre redesenhada lembra o tanque sul-coreano K2 Black Panther, e o veículo agora parece contar com um sistema de proteção ativa (APS) semelhante ao Iron Fist israelense. Lançadores de contramedidas e sensores montados na torre indicam foco em defesa contra mísseis antitanque e foguetes RPG.

Kim dirigindo o Cheonma 2, em 2024

A plataforma também ganhou um sistema de armas remotamente operado com metralhadora pesada, dois lançadores de mísseis antitanque e miras panorâmicas de 360º, aumentando a letalidade e a consciência situacional. A blindagem foi reforçada na frente e nas laterais, que agora contam com blindagem reativa explosiva (ERA) e saias de proteção ao sistema de suspensão, além de blindagem tipo “slat” contra RPGs na parte traseira.

O canhão principal, provavelmente de 125 mm com alma lisa, segue o padrão russo/chinês e pode ser compatível com mísseis disparados pelo cano. Embora não confirmado, presume-se a existência de um sistema moderno de controle de fogo. Essas atualizações indicam esforço para se aproximar de tanques modernos, apesar de limitações tecnológicas e econômicas do país.

Na comparação com modelos como o K2, Leopard 2A8, Leclerc XLR e M1A2 SEP V3, o Cheonma-2 representa avanço considerável para os padrões norte-coreanos, demonstrando ambição de reduzir a lacuna tecnológica frente a adversários regionalmente superiores, como Coreia do Sul e EUA.

Inscrever-se
Notificar de
guest

38 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
16 horas atrás

A torre parece a de um Lecrerc.

danieljr
danieljr
16 horas atrás

Está com cara que fizeram uma funilaria em um T qualquer coisa, acrescentaram uns faróis de LED, talvez uma metralhadora remota e pronto.

A lata que está fixada na lateral, embaixo da saia da esteira. Está tão próxima do chão que parece que, se a suspensão trabalhar, vai enroscar em algum lugar. Ou mesmo que houver algum desnível no solo, vai arrancar aquela chapa antes da esteira sequer tocar no obstáculo para subir.

Rodrigo LD
Rodrigo LD
Responder para  danieljr
15 horas atrás

Devem ter aprendido com os especialistas iranianos…..

José 001
José 001
Responder para  danieljr
14 horas atrás

Acho que não é lata.

Screenshot_20250507_122341_Chrome
José 001
José 001
Responder para  José 001
14 horas atrás

Outros usam também. Parece que chamam de borracha ou algo parecido.

Screenshot_20250507_122537_Chrome
Allan Canuto Martins
Allan Canuto Martins
Responder para  danieljr
9 horas atrás

Não é lata que esta fixado na lateral, é um composto de borracha, muito comum de ser colocado em frente as esteiras para amenizar os impactos de munições do tipo HEAT que podem ser disparadas de outros tanques quanto de lança foguetes de ombro, tipo rpg, at4 etc…

Dando uma olhada em outros fóruns especializados e no reddit, aparentemente os norte-coreanos fizeram um bom progresso melhorando tanques da linha T- soviéticas.

Aparentemente o canhão usado nesse tanque não é nem russo/sovietico ou chines, e a julgar pelo tamanho e espessura do canhão ele está entre 115 e 130mm, sendo um canhão desenvolvido internamente por eles.

Outros detalhes que não podemos negar em que eles tiveram um progresso significativo é no desenvolvimento do casco, esteira e blindagens adicionais.

Porem é de se questionar que o lançador atgm na lateral, os optronicos e sistema de defesa ativa sejam funcionais, e mesmo que sejam funcionais, o desempenho talvez não chegue nem perto das contrapartes russas e chinesas.

Emmanuel
Emmanuel
16 horas atrás

Esperando o pessoal falar mal do tanque norte-coreano sendo que o Brasil não produz nenhum.
Nem os carros produzidos no Brasil são brasileiros.

fewoz
fewoz
Responder para  Emmanuel
10 horas atrás

Já diz o velho ditado: quem desdenha quer comprar.

Os brasileiros ficavam sempre falando “solta pecinha” para os chineses (Alguns ainda vivem neste mundo de fantasia). Agora os chineses são a maior potência industrial do mundo, segunda maior econômica, possuem a maior marinha, possuem estação espacial própria, programa espacial avançado, maior extensão ferroviária de alta velocidade… Enfim, fico por aqui.

Enquanto isso nós não avançamos: temos uma infraestrutura precária com ruas e rodovias da pior qualidade (só quem mora fora do país percebe isso), nossa indústria recuou, não tivemos grandes reformas políticas ou administrativas, a desigualdade está cada dia pior, nossa indústria bélica é quase inexistente, temos uma Marinha sem navios, segurança cada dia pior, as favelas continuam a compôr grande parte do cenário, salário mínimo brasileiro de míseros 1518,00 reais (O equivalente a 233,00 euros, em Portugal é de 870,00)…

É impossível ser otimista com o Brasil. Se o país não se deu certo até agora, acho difícil que dê certo nas próximas décadas, especialmente porque é um daqueles poucos países que não ficou rico, mas a população está envelhecendo…

Burgos
Burgos
Responder para  fewoz
6 horas atrás

Boa noite Fewoz;
De tudo que vc criticou eu só resumo em uma única responsabilidade, o próprio povo que não sabe votar e quando vota vende barato pra um candidato qualquer com uma nota de 100 reais na mão ou por uma picanha ou cervejinha.😏
A verdade é essa 🤷‍♂️
Ironicamente o norte/nordeste foi os que mais votaram no atual Governo que tá roubando os aposentados agora !!!👀🤔😰😞
Lamentável !!!🤦‍♂️

Wilson França
Wilson França
Responder para  Burgos
5 horas atrás

O roubo, a bem da verdade, começou antes, já na época do Temer, e prosseguiu durante os governos seguintes.

Marcelo Soares
Marcelo Soares
15 horas atrás

Não pode faltar o pessoal em volta com os caderninhos para anotações rs. Vergonha que nem isso o Brasil consegue fazer, parabéns para a Korea.

José 001
José 001
Responder para  Marcelo Soares
14 horas atrás

Os cadernos não sei, mas pessoal que gosta rodear produzimos muitos.

José 001
José 001
14 horas atrás

Na segunda foto a legenda diz ser o Kim.

Mas como ele entrou no tanque?

A cabeça dele quase não cabe na escotilha.

Victor
Victor
Responder para  José 001
13 horas atrás

ele entrou no tanque com a torre removida,ele saiu do tanque do mesmo jeito que entrou.

comenteiro
comenteiro
Responder para  Victor
10 horas atrás

Construíram em volta dele.

William
William
14 horas atrás

O que eu acho mais engraçado dessa visitas é o caderninho de anotações

William
William
14 horas atrás

É verdade, e nem adianta mais dizer “aqui pelo menos tem comida”, vamos lembrar que o IDH de algumas regiões do Brasil se iguala a dos países mais pobres da África.

José Gregório
José Gregório
Responder para  William
13 horas atrás

Essas regiões a que vc se refere fazem o L há décadas, o prêmio para tanta lealdade agora foi serem roubados em suas pensões e aposentadorias através de descontos da cumpanheirada, e muitos já morreram sem sequer saber que foram roubados.

LUIZ
LUIZ
Responder para  José Gregório
13 horas atrás

Não existia pobreza antes do L? Não existia pobreza nos 21 anos governos militares? E o roubo no INSS começou antes do governo L.

Francisco
Francisco
Responder para  LUIZ
12 horas atrás

Sim…mais no governo do amor foi aprimorado e expandido para casas dos bilhões. Petista e igual corpo manso.

Farias
Farias
Responder para  LUIZ
11 horas atrás

O que pessoas de fora do NE parecem não perceber é o quão abismal a situação era nessas terras no passado. Não sou fã do governo atual, mas dizer que o nordeste não melhorou nos últimos 20 anos é puro negacionismo.

Se o NE não está bem hoje, é porque no passado era MUITO pior, e não tem como corrigir séculos de negligência e falta de investimento em 20 anos.

Heinz
Heinz
Responder para  Farias
8 horas atrás

Sou baiano, e a Bahia está um caos, são 16 anos de esquerda no poder e o estado está jogado as traças. A saúde é horrível, muitas vezes temos que recorrer a ir para estados vizinhos como Sergipe, Pernambuco.
A educação é uma das piores do país.
E a região metropolitana está entregue as facções, estamos quase no nível do RJ em Salvador.
E tu me vem com essa.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  LUIZ
10 horas atrás

Não existia não. Aqui era a Suissa .

Nativo
Nativo
Responder para  José Gregório
12 horas atrás

A décadas atrás a renda média do país era de 700 reais , hoje é de 3000, se dependesse dos direitistas, Muito bem sustentados, pelo dinheiro público.

como políticos, altos funcionários públicos, grandes pensionistas ou mesmo militares, dúvido se pélo menos a renda deles iria melhorar.

Última edição 12 horas atrás por Nativo
Hamom
Hamom
Responder para  José Gregório
11 horas atrás

Esse esquema só foi descoberto agora,
mas começou em 2019,
com o pal mito acobertando…

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Hamom
4 horas atrás

Tá bom…

Última edição 4 horas atrás por Marcos Bishop
Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Hamom
4 horas atrás

comment image

Bosco
Bosco
Responder para  Hamom
3 horas atrás

Mas se só foi descoberto agora é porque na época do Bolsonaro não havia sido descoberto.
O que fez ser descoberto “agora” foi o imenso crescimento dos descontos e das reclamações.
Me desculpe, você tem o direito de ter quem você quiser de estimação mas daí a por a culpa no Bolsonaro vai contra o que você mesmo disse: “só foi descoberto agora”.
Acho melhor continuar chamando ele de fascista golpista machista genocida importunador de baleias porque de sindicalista não vai colar

Bosco
Bosco
Responder para  Hamom
3 horas atrás

E sejamos sinceros! Você realmente acha que começou em 2016?
Nosso Estado é basicamente uma cleptocracia e isso desde a proclamação da República.
E já atingimos o ponto de não retorno. Jamais o Brasil volta a ter um Estado cuja existência se justifica para servir ao povo. Hoje, claramente o povo serve ao Estado, igual no país do Ping Pong Lee III aí dentro do tanque.
Já passamos há muito de 50% do eleitorado “fiel” às mordomias estatais, seja fazendo parte da elite socialista ou dos mantidos metodicamente na “quase miséria e na ignorância plena” e que continuarão sempre a eleger os mesmos “do amor” de sempre dentro do teatro das tesouras que retornou com força. E nem é preciso haver falcatruas no pleito para que o jogo de cadeiras ocorra de forma “republicana”.
E isso vai perdurar até o inevitável colapso num futuro não tão longínquo porque logicamente, todo sistema autofágico uma hora desmorona.

Última edição 2 horas atrás por Bosco Jr
Bachini
Bachini
Responder para  José Gregório
11 horas atrás

Com conivência do mandatário maior, pois precisava financiar os amigos sindicalistas…

Wilson França
Wilson França
Responder para  José Gregório
5 horas atrás

Eu fico me perguntando pq o esquema não foi desbaratado no governo anterior, que era “tão bom”.

J R
J R
12 horas atrás

O melhor dessas fotos são esses velhos generais puxa-saco que ficam anotando tudo o que o gordinho fala. kkkkk

William
William
Responder para  J R
11 horas atrás

Não estão puxando o saco. No fim da visita tem chamada oral. Quem não lembrar o que o chefe falou é fuzilado

naval762
naval762
12 horas atrás

Se tiveram acesso a blindados ocidentais capturados em poder dos russos, através daquele acordo de cooperação, talvez eles tenham feito melhorias significativas no projeto.

fewoz
fewoz
10 horas atrás

O camarada Kin Jong Un é um verdadeiro homem sabe-tudo! Sempre aparece inspecionando (amam usar esta palavra) tudo: plantações, mísseis, tanques, mochilas, bebidas, alimentos… É um especialista de todas as áreas, de todos os produtos! Pelas fotos, vemos que está dando instruções sobre o tanque. Profundo conhecedor de tanques pesados, sem dúvida alguma 😀

comenteiro
comenteiro
Responder para  fewoz
10 horas atrás

Já pode ter um podcast, canal no Youtube e lojinha de produtos personalizados. Um Coreano Red_pillado.

Allan Canuto Martins
Allan Canuto Martins
9 horas atrás

Uma coisa é certa, enquanto nos estamos aqui em foruns debatendo e zombando dos norte coreanos, eles estão fazendo progressos, pode ser que não seja um progresso no nivel chines, mas estão…

Bosco
Bosco
3 horas atrás

Eu sei que o Brasil não fabrica nem carruagem e tem fome também mas mudando de pato pra ganso, para que míssil antitanque num tanque?