Brasil e Espanha fomentam cooperações sobre defesa e segurança

Brasília (DF), 14/5/2025 – Com o objetivo de divulgar a Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, o Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produto de Defesa (Seprod), participou da 4ª Exposição Internacional de Defesa e Segurança da Espanha (Feindef). O evento aconteceu em Madrid, na Espanha, nos dias 12 a 14, e reuniu 92 delegações internacionais com 601 expositores.
Para o Secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, a participação nesta exposição foi importante para fomentar futuras parcerias. “Foram feitas diversas reuniões com empresas de alta tecnologia, principalmente da área espacial e cibernética. Todos eles demonstraram interesse em partilhar seu conhecimento com empresas brasileiras, um interesse bastante grande em ter uma participação maior no mercado de defesa”, disse.
Durante a feira, a comitiva realizou visitas a estandes e assistiu às demonstrações operacionais. Ainda na oportunidade, foram promovidas reuniões bilaterais com a Espanha e empresas de defesa.
Parceria Brasil e Espanha – Em novembro de 2022, o Ministério da Defesa do Brasil e da Espanha assinaram um memorando de entendimento sobre cooperação no âmbito de material de defesa, do armamento e da Indústria de Defesa. O acordo fortalece a parceria entre Brasil e Espanha, com destaque para o setor científico, tecnológico e industrial.
DIVULGAÇÃO: Ministério da Defesa
“(…) principalmente da área espacial e cibernética. Todos eles demonstraram interesse em partilhar seu conhecimento com empresas brasileiras, um interesse bastante grande em ter uma participação maior no mercado de defesa”, disse.”
As duas áreas em que o Brasil mais tem atrasos acumulados.
Quanto a mim, não vejo problema nenhum no Brasil fazer parcerias com quem quer que seja, contanto que essa parceria traga resultados concretos.
Mais Blá blá blá blá
Quem Não tem dinheiro 💰 , conta História
A eterna cooperação que não sai do papel.
Muitos acordos e memorandos assinados e poucas novidades na prática….
Esse daí é o velho caso da feira inútil, vai uma comitiva de 20 pessoas, voam de primeira classe, se hospedam nos melhores hotéis, para discutir um futuro que nunca vai acontecer, sobre compras que o Brasil nunca vai fazer.
Mais um memorando que não dará em nada?!
Lembro de Dilma Rousseff que foi a Túrquia e assinou diversos memorandos com erdogangster nas áreas de tecnologia, educação, energética e na área de defesa e nunca vi um fruto sequer, pelo menos na defesa.