Operação Ágata 2025: Forças Armadas reforçam presença na Amazônia com ações Integradas e cidadania

4
Operação Ágata 2025

Manaus (AM) – As Forças Armadas intensificaram a Operação Ágata Amazônia 2025 – Comando Conjunto APOENA – sob coordenação do Ministério da Defesa, mobilizando cerca de 1.100 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em atuação integrada com os órgãos de Segurança Pública e agências governamentais. A operação abrange uma área de cerca de 510 mil quilômetros quadrados no estado do Amazonas, território equivalente ao da Espanha, e possui a missão de manter a nossa soberania e intensificar a presença do Estado na faixa de fronteira. Ela reforça a ação coordenada entre os diversos envolvidos, de diferentes esferas, ao promover uma resposta aos desafios existentes na porção ocidental da Amazônia.

A Operação Ágata Amazônia 2025 reflete o compromisso das Forças Armadas com a proteção da Amazônia, dos seus recursos naturais e dos amazônidas, conduzindo ações preventivas e repressivas contra os crimes ambientais e transfronteiriços, além de levar cidadania às populações indígenas e ribeirinhas, por meio de Ações Cívico-Sociais (ACISO) e de Assistência Hospitalar (ASSHOP), em comunidades de difícil acesso, contribuindo com o atendimento básico de saúde e serviços essenciais.

A logística da operação enfrenta os obstáculos naturais da floresta, onde há predominância de acesso fluvial e aéreo, exigindo o emprego de diferentes meios operacionais. A Marinha contribui com navios-patrulha fluvial, navios de assistência hospitalar, lanchas blindadas, dentre outros meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais, essenciais para atuação nos rios da região. O Exército atua com helicópteros, drones e tropas especializadas em selva, garantindo mobilidade e presença em áreas mais remotas. A Força Aérea emprega aeronaves de reconhecimento e de caça para realização de medidas de policiamento do espaço aéreo na região, além de tropa especializada na área de operação.

Além disso, integram a operação, entre outros, agentes da Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Fundação Nacional do Índio, Secretaria Especial de Saúde Indígena, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis, Polícia Civil e Polícia Militar do Estado do Amazonas. A integração desses órgãos permite uma cobertura abrangente e coordenada, enfrentando com eficiência e efetividade os desafios impostos pela vastidão e complexidade da Amazônia.

A Operação Ágata Amazônia 2025 – Comando Conjunto APOENA – consolidou-se como uma ação estratégica do Ministério da Defesa, autorizada por meio da portaria GM-MD n.º 535, de 29 de janeiro de 2025, para fortalecer a presença do Estado na Amazônia e colaborar no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais, além de levar cidadania às populações indígenas e ribeirinhas com as ACISO e ASSHOP. A operação demonstra o compromisso inabalável das Forças Armadas com a proteção da Amazônia e do meio ambiente.

Curiosidade: o nome “Apoena”, que dá título ao Comando Conjunto da operação, vem do Tupi-Guarani e significa “aquele que vê mais longe” ou “aquele que enxerga além do horizonte”, simboliza a visão estratégica da atuação na Amazônia e o compromisso com a preservação para as gerações futuras.

 

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Inscrever-se
Notificar de
guest

4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
José Joaquim da Silva Santos
José Joaquim da Silva Santos
5 horas atrás

A primeira foto é uma maravilha, quem chega de fora e ve pensa que o EB é recheado de FN Minimi…SQN, deve existir meia dúzia no inventário.

João
João
Responder para  José Joaquim da Silva Santos
5 horas atrás

Não.
Estão adquirindo em grande número.
Inclusive, os FAP não estão mais nos Quadros de Distribuição de Material.

Heinz
Heinz
Responder para  José Joaquim da Silva Santos
4 horas atrás

Na primeira foto, ou são comandos, ou Prec paraquedistas, pelo armamento ser HK

Joao
Joao
Responder para  Heinz
9 segundos atrás

Deve ser a Força 3