EUA aprovam venda de mísseis ar-terra JAGM à Holanda por US$ 215 milhões

Washington, 12 de junho de 2025 — O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira a aprovação de uma potencial Venda Militar ao Exterior (Foreign Military Sale – FMS) para o governo da Holanda, no valor estimado de US$ 215 milhões. A transação envolve a compra de 296 mísseis AGM-179A Joint Air-to-Ground Missile (JAGM) e equipamentos associados, confirmou a Defense Security Cooperation Agency (DSCA) em notificação ao Congresso.
Além dos mísseis guiados, o pacote inclui versões de treinamento aéreo (Captive Air Training Missiles – CATM), assistência técnica no âmbito do programa Tactical Aviation Ground Munition (TAGM), suporte do Security Assistance Management Directorate (SAMD) e do Joint Attack Munition Systems (JAMS), treinamentos em manuseio de munição, publicações classifi cadas e não classifi cadas, peças de reposição, serviços de reparo e retorno, estocagem, bem como apoio logístico completo.
A Holanda pretende empregar os JAGMs em seus helicópteros de ataque AH-64 Apache, operados pela Real Força Aérea Holandesa (RNLAF), como parte de um esforço destinado a modernizar as capacidades de defesa do país, reforçar a segurança interna e dissuadir ameaças regionais. Segundo a DSCA, a aquisição também ampliará a interoperabilidade entre as forças armadas holandesas, os EUA e demais parceiros da OTAN, “sem alterar o equilíbrio militar básico na região”.
O principal fornecedor será a Lockheed Martin, com sede em Orlando (Flórida). Para viabilizar o programa, até seis especialistas — três representantes do governo americano e três da contratada — devem realizar visitas semestrais à Holanda para revisões de gestão e apoio à implantação dos sistemas.
O governo norte-americano ressaltou que a venda não afetará sua prontidão de defesa interna e está alinhada com os objetivos de política externa e segurança nacional, apoiando um aliado da OTAN que contribui para a estabilidade política e o progresso econômico na Europa.
Assine a Trilogia Forças de Defesa!
Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.Ou envie pelo WISE

Seria uma boa integrar esse míssil ao ST.
Os russos vao atacar Amsterdam com tanques T72?
Porque???