Guardian_APC_for_Lithuanian_Public_Safety_Service

Guardian APC

O Governo do Estado do Rio de Janeiro abriu processo de licitação internacional para a aquisição de 22 veículos blindados, popularmente conhecidos como caveirões, sendo 11 com blindagem nível B6 e 11 com blindagem nível B7, destinados a operações classificadas como de alto risco em favelas controladas por facções criminosas e milícias.

Distribuição e finalidade dos veículos

Segundo o documento técnico obtido pelo jornal O Globo, quatro desses blindados serão destinados à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), com a finalidade de transporte de presos, recaptura de fugitivos e escoltas em áreas de risco. Os demais 18 veículos devem integrar a frota da Polícia Civil.

Os blindados oferecem capacidade para transportar até dez agentes – incluindo motorista, auxiliar e oito operadores – e contam com sistema interno de extinção de incêndio, espaço para armamentos e equipamentos táticos.

Contexto da licitação

O processo licitatório está previsto para ser realizado em 19 de agosto de 2025, com possibilidade de entrega dos veículos em até 180 dias após a homologação do contrato. Até o momento, ressaltou a Seap, o procedimento se encontra em fase de registro e não há contratação efetiva nem recursos garantidos, exceto para um dos veículos.

BATT‑S (Bulletproof Armored Tactical Transport) do The Armored Group (TAG)

Justiça, segurança e controvérsia

Segundo a Seap, os veículos são justificados pela necessidade dos grupamentos especiais – como o SOE (Serviço de Operações Especiais), a Recap (Divisão de Busca e Recapturas) e o GIT (Grupamento de Intervenções Táticas) – de atuar em territórios conflagrados, onde o risco à vida é elevado.

O documento também destaca que apenas 14% dos detentos que recebem saídas temporárias retornam ao sistema prisional, muitos se refugiando em áreas dominadas por facções como o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro.

Em paralelo, especialistas têm questionado a legalidade do uso dos caveirões para a recaptura de fugitivos, argumentando que essa atividade não é tipicamente da competência da Polícia Penal.

 


Pontos principais:

Tópico Detalhes
Quantidade de veículos 22 blindados destinados à Seap (4) e à Polícia Civil (18)
Funções planejadas Transporte de presos, recaptura de foragidos e escoltas em áreas de risco
Status do processo Licitação marcada para 19 de agosto; compra ainda não confirmada
Tempo estimado de entrega Até 180 dias após homologação do contrato
Controvérsia Especialistas criticam uso policial em ações de recaptura em favelas

 

Inscrever-se
Notificar de
guest

116 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
José Gregório
José Gregório
1 mês atrás

Espero que não aceitem carros-fortes de transporte de valores (banco) pintados de preto ou gambiarras feitas por empresa de fundo de quintal, típicas do Brasil.

Samuca cobre
Responder para  José Gregório
1 mês atrás

Você ainda ainda tem dúvidas que provavelmente isso realmente acontecer??? Kkkk

Samuca cobre
Responder para  Samuca cobre
1 mês atrás

Provavelmente vai acontecer isso aí mesmo que você falou!!!

comenteiro
comenteiro
Responder para  José Gregório
1 mês atrás

Lembro que uns blindados importados ficaram mais de um ano encostados pois não tinham contrato de manutenção.

joao
joao
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

Infelizmente, as policias esquecem totalmente do fator “manutenção” na compra de Vtr e armamento…

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  José Gregório
1 mês atrás

“Carros fortes pintados de preto”….fui estudar sobre essa sua afirmação e no ínicio era isso mesmo que ocorria, eram carros baseados em projetos de carros fortes que foram adaptados (era o que tinha), porém estamos falando de mais de 30 anos de operação de caveirões no Rio, depois disso o combate das favelas se escalou e muita coisa foi aprimorada, fontes de consulta e foto em anexo

https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2023/06/conheca-a-historia-dos-blindados-da-policia-do-rio-os-primeiros-foram-incorporados-a-frota-ha-pouco-mais-de-30-anos.ghtml

https://www.youtube.com/watch?v=_XSeOGsqbIk

caveirao
SteelWing
SteelWing
Responder para  José Gregório
1 mês atrás

O que mais me surpreendeu na matéria: apenas 14% voltam e mesmo assim o legislativo não faz nada para alterar essas leis. Não adianta, como muitos fazem, falar do judiciário apenas, durante meu período trabalhado na área vi que se os detentos cumprissem os requisitos da lei, não havia outra alternativa e tinham que ser soltos, pois o juiz apenas cumpre a lei, nao a cria. Ao meu ver, o código penal da década de 1940 era adequado a época, pois a expectativa de vida era bem menos que hoje, porém hoje não vejo, além de bravatas nenhum político interessado em mudar essas leis, digo porque houve reforma trabalhista, reforma administrativa mas não houve reforma penal.

Última edição 1 mês atrás por SteelWing
joao
joao
Responder para  SteelWing
1 mês atrás

E a culpa, essa galerinha de vermelho, tem a caraça de pau de dizer q a culpa é da polícia mal preparada….

José
José
Responder para  joao
1 mês atrás

Os fatos provam que é culpa da polícia mal preparada sim

Renato B.
Renato B.
Responder para  José
1 mês atrás

Sem contar a milicia e os arregos cobrados do tráfico. Um aumento no número de policiais condenados, depois do amplo direito a defesa, pode ser um bom indicador de melhora futura.

Elias
Elias
Responder para  SteelWing
1 mês atrás

https://oantagonista.com.br/brasil/tst-gasta-r-103-milhoes-em-30-veiculos-de-luxo-para-ministros/
Enquanto isso acontece investimentos sérios no poder judiciário ( ironia).

Atirador
Atirador
Responder para  SteelWing
1 mês atrás

A lei já acabou com as saídas, mas o judiciário disse que quem já estava preso ainda tinha direito

Renato B.
Renato B.
Responder para  SteelWing
1 mês atrás

Desde 2018 creio que temos o maior número de deputados federais ligados à segurança pública. A Frente Parlamentar da Segurança Pública domina a presidência da Comissão de Segurança Pública há várias legislaturas. Se eles parassem lacrar na internet e passassem mais tempo fazendo leis talvez a situação já estivesse diferente.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 mês atrás

Um dos meus veiculos favoritos nesta categoria é o BMC Vuran de fabricação turca , que hoje é utilizado em El Salvador. uma baita maquina

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás
Nativo
Nativo
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

MRAPs dese tipo são muito grandes para entrar e se mover nas favelas, tem que ser veículos do tamanho dos SUVs que a polícia já usa .
Ou como escrevia blindar de verdade, as viaturas, as centenas que ao desquarteliza as facções nas comunidades.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Nativo
1 mês atrás

discordo totalmente.

Talisson
Talisson
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Acho que esse ta na categoria do Griffon, do M-ATV, novo 4×4 da Iveco, do Typhoon.
Creio que o melhor que se enquadra é aquele da PF.

Os da PRF só por Deus… Gambiarra braba

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Talisson
1 mês atrás

Os traficantes e milicianos do Rio de Janeiro operam metralhadoras .50 camarada. Aquele da PF é para patrulha de fronteira e não para áreas de combate de alta intensidade.

joao
joao
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

PF só quer saber de crime cibernetico, “crime nas midias sociais” e, no maximo, uma corrupção ou outra, quando convem…

problema de fronteira ou garimpo, só onde tá mais “tranquilo”, e fazem mais farofa do que serviço

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Talisson
1 mês atrás

O griffon é bem maior .

RDX
RDX
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Um monstro com 19 toneladas de peso bruto.

Vuran – Technical Specifications – BMC

Deadeye
Deadeye
1 mês atrás

Uma boa opção, é esse aqui:

https://roshel.com/products/defense/senator-apc/

Até mesmo em uso na Ucrânia, mesmo sendo um veiculo civil, foi capaz de resistir a ataques de drones FPV.

Rafael
Rafael
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

muito grande para as vielas

Última edição 1 mês atrás por Rafael
Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Rafael
1 mês atrás

acho que não

Deadeye
Deadeye
Responder para  Rafael
1 mês atrás

Tem uma versão menor, a “captain”, eles usam duas plataformas da Ford, da F-150 e da F=350

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

A PMRJ precisa de algo mais robusto, com capacidade de transporte de tropa , com torre 7.62 mm, motor forte, sensores de visão noturna …coisa pra enfrentar guerrilheiro e terroristas mesmo. Eu não quero ver caveirão incendiado por narco-guerrilheiro nunca mais , quero garantir a integridade dos profissionais ao nível máximo possível.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Você entrou no site? Ele literalmente tem essa proteção e certificação da OTAN

Rafael
Rafael
1 mês atrás

Impressão minha ou esses veículos tem uma blindagem mais forte que o guarani (sem placa de blindagem)

Atirador
Atirador
Responder para  Rafael
1 mês atrás

Guarani não precisa de blindagem, só é usado para desfiles mesmo

Pedro Rabelo
Pedro Rabelo
1 mês atrás

Policiais precisando usar blindados de guerra pra entrar em comunidades…e ainda há quem tente relativizar o mal que esses bandidos fazem á sociedade.
Rio de Janeiro já era,só o mar subindo(e muito,dezenas,centenas de metros e de forma repentina) pra acabar com isso

joao
joao
Responder para  Pedro Rabelo
1 mês atrás

Quando a policia tem de se transformar em Inf Mec, é pq já não é caso de policia ha muito tempo

Breno
Breno
1 mês atrás

O tipo de compra que poderia ser feito no mercado nacional. Tipo o Guará da Avibras…

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Breno
1 mês atrás

A Avibrás está falida…

Junior
Junior
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Olá, não, não está falida, apresentou esta semana seu novo sócio investidor com apoio do BNDES e FINEP

Antonio
Antonio
Responder para  Breno
1 mês atrás

O Guará não passa de prototipo. As policias querem um PRODUTO, não PROTOTIPO

Antonio
Antonio
Responder para  Breno
1 mês atrás

Não tem PRODUTO nacional disponível. Abaixo video explicativo do Caiafa
https://www.youtube.com/watch?v=awFiVS3aevk

Atirador
Atirador
Responder para  Breno
1 mês atrás

O que deveria ser comprado no mercado nacional é para o exercito que só usa para desfiles, para a polícia tem que ser top de linha pois vai ser usado em combate

Nativo
Nativo
1 mês atrás

Preferia que fossem blindados algumas CENTENAS de viaturas já existentes no poder da polícia. Porque veículos só para operações, não vão ajudar em nada.
Pois tem ser tomado de volta o controle das comunidades pelo poder público, com presença constante da polícia dentro delas.

lucena
Responder para  Nativo
1 mês atrás

Sr.Nativo ….concordo com o senhor…más infelizmente…isso ai não dá muito ibop ao marketig politico…é que nem a famosa operação “tapa buraco”…que só acontece em tempo pré eleitoral.
.
É a presença do estado na comunidade e a certeza que a aplicação da lei e da ordem será comprida permanentemente à todos…isso sim … traz a sensação de segurança para a comunidade….em especial … as periféricas que são desassistidas e discriminadas.

José 001
José 001
1 mês atrás

Melhor irem de Merkava que já foi testado em Gaza.

Hell de Janeiro e Gaza são TO parecidos, apesar de Gaza ter menos facções.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  José 001
1 mês atrás

Atuar como Gaza ia funcionar, o problema é efeito colateral, quem ia querer assumir o sangue?

lucena
1 mês atrás

Esse tema segurança pública é uma chaga social mundial …. nem os EUA não conseguiram resolver a questão da criminalidade urbana DELES! …que aliás… hipocritamente …rsrsr …acham que irão resolver isso nos outros países … na base de tiro de canhão …rsrs.
.
Antes de olhares para os problemas nas casas dos outros ….eles deveriam resolver os problemas que ocorre lá dentro da casa deles…que não são poucos.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  lucena
1 mês atrás

Você certamente não conhece os EUA…

Joao
Joao
Responder para  lucena
1 mês atrás

Vc realmente está comprando o que ocorre aqui com os EUA???
Meuuuuuu…..

Deadeye
Deadeye
Responder para  Joao
1 mês atrás

Saint Louis e Baltimore são mais violentas que o RJ

RDX
RDX
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

Lugar violento é muito relativo.
O termo mais adequado é perigoso.
Os enclaves de criminosos geralmente não são violentos porque o Estado é ausente. Nesses “Black Spots” não existem homicídios porque simplesmente os corpos não aparecem, muito menos existe parente procurando a polícia para denunciar. E se não existe corpo e/ou registro não existe estatística negativa. Consequentemente todos ficam felizes. Os criminosos continuam vivendo em paz e as autoridades corruptas apresentam estatísticas provando que determinada cidade não é violenta, embora todos conheçam a realidade da cidade.
Cite um Black Spot nos EUA. Eu cito 5 no RJ de imediato.

Última edição 1 mês atrás por RDX
Joao
Joao
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

Haahahahahahahahahahaahahhaahah

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  lucena
1 mês atrás

o problema deles é a América do Sul ser tão m… que eles não conseguem impedir a entrada de drogas vindo daqui. e lá não se compara em nada ao que vemos aqui, o mais próximo lá do que temos aqui é a periferia de Chicago

Henrique A
Henrique A
Responder para  lucena
1 mês atrás

Eles registraram algo como 8 mil homicídios (que é um número alto se comparado a outros países ricos) tendo uma população de 350 milhões enquanto o Brasil com uma pop. de ~200 milhões registra mais de 40 mil e alguns anos atrás chegou a ter 60 mil!

Última edição 1 mês atrás por Henrique A
Bacchi
Bacchi
Responder para  Henrique A
1 mês atrás

o detalhe é que lá tem mais armas que pessoas, aqui não tem como ter 40mil mortes, armas são proibidas rsrsrs

Atirador
Atirador
Responder para  Bacchi
1 mês atrás

É por isso que morre menos gente, quanto mais armas na mão da população mais medo tem os bandidos

Atirador
Atirador
Responder para  lucena
1 mês atrás

O assunto aqui é RJ

Cerberosph
Cerberosph
1 mês atrás

A Tata, que comprou a iveco, deve entrar na disputa.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Cerberosph
1 mês atrás

A parte de Defesa foi comprada pela Leonardo.

Cerberosph
Cerberosph
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Sim, mas a tata tem seus próprios veículos e agora as fabricas da iveco aqui

RDX
RDX
1 mês atrás

comment image

Mowag Eagle V policial

RDX
RDX
1 mês atrás

comment image

Centaure da Gendarmerie Française

sub urbano
sub urbano
Responder para  RDX
1 mês atrás

Mulambo e feio.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  RDX
1 mês atrás

Esse é bom , mas o turco é melhor.

RDX
RDX
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Otokar Cobra 2

comment image

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  RDX
1 mês atrás

é bom que tem lançador de fumaça, lembro que em uma operação junto com a PRF e suas caveirinhas, 30 traficantes morreram, pois a caveirnha cercou os traficantes, que foram pegos pelo flanco e pela frente

joao
joao
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Operação no Brasil, q morreram 30 traficantes?
Por favor, a fonte.
Direitos Humanos e MP aqui iam cair de pau forte. Repercussão na mídia seria insana.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  joao
1 mês atrás

diz aí que foram 22 mortos mas foi mais, e a PRF foi essecial, pq cercou os bandidos com as caveirinhas

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/05/24/operacao-policial-na-vila-cruzeiro-no-rio-deixa-22-mortos.ghtml

joao
joao
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Esse eu lembro.
Deu um auê….

Atirador
Atirador
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Nunca aconteceu, o recorde é da PCERJ com 27 mortos no Jacarezinho

sub urbano
sub urbano
Responder para  RDX
1 mês atrás

Esse é bom.

Gustavão
Gustavão
1 mês atrás

Gladiador ll, nacional foi testado pelo bope do estado de Rondônia.

Gladiador_II_PMRO-0-768x576
sub urbano
sub urbano
Responder para  Gustavão
1 mês atrás

Horripilante. Não é pq é nacional q é bom.

Gustavão
Gustavão
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

Blindado Gladiador ll Trata-se de uma viatura blindada com tração 4X4 integral e flexibilidade para reconfigurações, podendo atender as mais diversas missões, tais como, intervenção tática, operações rurais, esquadrão de bombas, dentre outros.
Fora que tem proteção balística total Nível III, sendo resistente a disparos de fuzil 5,56x45mm e 7,62x51mm.

Última edição 1 mês atrás por Gustavão
Gustavão
Gustavão
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

Mas porque o blindado não é bom?

Heinz
Heinz
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

Explica o por que não é bom

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Certamente não deve ser muito caro,portanto não dá margem para uma grana correr por fora…

geralmente quanfo os valores são muito altos,dá para sair um cascalho extra para alguém.

RDX
RDX
1 mês atrás

Streit Group Scorpion do DPF

comment image

Heinz
Heinz
Responder para  RDX
1 mês atrás

Esse é parrudo, e da para colocar um Remax nele

Rosi
Rosi
Responder para  RDX
1 mês atrás

Os estados deveriam se unirem e fazer uma compra padronizada com possibilidade de montagem ni Brasil, tem demanda para , RS SC, RJ , ES, MG e SP , estes estados poderiam criar uma cooperação para produzirem partes e montarem ni Brasil , os demais estados comprariam tmb , a demanda maior são deste .

Colombelli
Colombelli
Responder para  Rosi
1 mês atrás

RS nao tem tanta necessidade e recebeu recentemente Urutus do EB.

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  RDX
1 mês atrás

Polícia Federal é outro nível! Blindados de qualidade,aeronaves,só falta ter blindado de esteira…

comment image

comment image

Dr. Mundico
Dr. Mundico
1 mês atrás

E segue a corrida armamentista no maravilhoso Rio de Janeiro, numa eterna competição de armamentos e blindados que sabemos bem onde vai parar : na próxima matança.
Gastar grana para comprar blindado pós-moderno para subir morro! Resultado prático: mês que vem já tem bandido com arma anti-tanque genérica made in China detonando viatura, ônibus e qualquer coisa sobre quatro rodas.
Enquanto isso, drogas e armas continuam entrando livremente pelas fronteiras sem nenhum embaraço ou reação.
Aquilo está perdido, é um enclave que já tem leis próprias e que só aumenta a atuação nas áreas vizinhas. Só falta reconhecimento oficial de que parcela do Rio de Janeiro (por enquanto) não pertence mais a federação.
Agora vai entrar mais pó, mais erva e mais crack para cobrir riscos e custos do “negócio”, sempre foi e assim sempre será!
O tráfico vai lucrar mais, corromper mais, matar mais e ainda vai sapecar bomba na cabeça de vocês!

juggerbr
juggerbr
Responder para  Dr. Mundico
1 mês atrás

Questão de tempo até usarem o lança granadas recém lançado, que foi matéria aqui no Forte. https://www.forte.jor.br/2025/07/15/rheinmetall-revela-ssw40-o-primeiro-lancador-de-granadas-automatico-portatil-com-alimentacao-por-carregador/

joao
joao
Responder para  Dr. Mundico
1 mês atrás

E tu esquece q o tráfico ganha muito mais $$ do que com drogas…. gatonet, gás, jogos, mensalidade, van, “uber do tráfico”, cigarro e bebida contrabandeada etc etc etc

Rio de Janeiro é Estado de Sítio.

A intervenção e as pacificações não deram certo…. Por que? Porque União, Estado e Município não fizeram absolutamente NADA com a pacificação e intervenção…. muito pelo contrário… desfizeram muito do que foi feito, pra roubar novamente.

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  joao
1 mês atrás

é a cidade maravilhosa…

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Responder para  Dr. Mundico
1 mês atrás

Como diz o Bukele:

Para Bukele, a única justificativa para o crime organizado prosperar em países da América Latina seria a infiltração de criminosos no governo:

Como é possível que uma organização criminosa possa se apropriar de um território inteiro e o governo não possa tirá-los de lá? Porque eles estão no governo, por isso.”

Atirador
Atirador
Responder para  Dr. Mundico
1 mês atrás

É isso aí, deixa eles em paz como comércio deles então. É cada uma que a gente vê

adriano Madureira
adriano Madureira
1 mês atrás

Esse Guardian é aquele carro que aparece em velozes e furiosos- operação Rio?

Carlos Campos
Carlos Campos
1 mês atrás

Não adianta nada, o que precisamos é de leis que facilitem as investigações, como quebra de sigilos bancários mais fáceis, escutos telefônicas, quebra de dados de antenas de celular, e até parentes, não gosto do Estado tendo poder demais, por isso deveria ser só em casos que envolvesse o tráfico de drogas, alémde ubranização de favelas, com algumas ruas principais que permitissem a locomoção de carros, e até blindados, as UPP estõ abandonadas, não era pra estar assim, e as UPP deveriam ser na parte mais alta do morro, as ruas deveriam possibilitar a subida até lá facilmente, tem que se asfixiar o tráfico, subir lá trocar tiro com bandido é de uma burrice sem tamanho, depois a PM sai e o tráfico continua, é ruim para o Policial, é ruim para o Morador, e até para o Traficante, que pode acabar morrendo assim como o morador e o polícial, tem que se empenhar em fazer mais presidios, para impedir juízes soltem réus pq não lugar para ele ficar.

Atirador
Atirador
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Não é por falta de presídio que os bandidos são soltos

George A.
George A.
1 mês atrás

Não é realmente atividade da polícia penal, seria da polícia civil e eventualmente da polícia militar, mas no RJ até PRF já andaram metendo em umas operações bem inusitadas, como a que resultou na morte do miliciano Bené, então desvio de função nas forças de segurança no RJ é mato.
De fato, entretanto, há a necessidade de blindados para operações de transporte de presos, inclusive recentemente o exército transferiu, salvo engano, alguns Urutus pra SEAP-RJ, então o desvio de função por si só não torna injustificada a contratação que pretendem.
Quanto às saidinhas, elas foram extintas, havendo apenas discussão sobre se o fim delas se aplica a apenados condenados anteriormente à entrada em vigor da lei, mas devo só registrar que os números do CNJ divergem dos apresentados pela SEAP, o que tbm não é novidade em termos de RJ

https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2024-07/cnj-diz-que-fim-das-saidinhas-nao-tem-amparo-em-evidencias#:~:text=O%20Conselho%20Nacional%20de%20Justi%C3%A7a,com%20as%20saidinhas%20de%20presos.

Marcelo Soares
Marcelo Soares
Responder para  George A.
1 mês atrás

Os blindados Urutus, ex EB, foram para o BOPE do RJ. Acho que nem os utilizam por essas bandas daqui.

Atirador
Atirador
Responder para  Marcelo Soares
1 mês atrás

Quebraram rápido

Adiposo do Bitcoin
Adiposo do Bitcoin
1 mês atrás

Cadê o Consórcio Sul-Sudeste pra fazer uma compra coletiva de blindados? Dá pra reduzir mais os valores ou aumentar o número de veículos com uma licitação unificada, além de permitir a instalação de um sistema de reposição de peças robusto.

Gabriel Vínicius
Gabriel Vínicius
1 mês atrás

Espero que não repitam o erro do último blindado que compraram modelo “Zeus” com chassi Volkswagen 9.160 CE, e a bizarra tração 4X2 que sofre nas favelas do RJ, principalmente quando marginais usam óleo nas subidas dos morros, creio que blindados de pequena dimensão sejam ideais para a realidade do RJ.

Sergio simonsen
Sergio simonsen
1 mês atrás

Especialistas de P nenhuma, oportunistas, esse é o nome. Especialistas são os policiais que sobem favelas, Especialistas são os favelados e não os Zé bundinhas que ficam escrevendo besteiras sobre segurança pública.

Tuxedo
Tuxedo
1 mês atrás

Isso deveria ser segredo de estado, eu hein.

BrunoFN
BrunoFN
1 mês atrás

Ainda acho que seria interessante a Policia RJ estudar uma aquisição de veículos do tipo Lince LMV /Guaiacuru … padronizar com o EB .. mobiliar o CORE e BOPE com essas viaturas seria interessante .. ate para a manutenção da frota … RJ tb vai de UH-60 …. 2 unidade talvez

Heinz
Heinz
Responder para  BrunoFN
1 mês atrás

O Guaicuru é bom por ser menor, é melhor para operar em ambiente urbano, tipo as favelas cariocas, já o JLTV é maior, talvez sofresse mais nesse tipo de ambiente.
Ai vai do que a Polícia quer, o caveirão leva muito mais soldados do que um guaicuru, entretanto, perde em mobilidade, proteção balística e operacionalidade.

BrunoFN
BrunoFN
Responder para  Heinz
1 mês atrás

sim , um veiculo do porte de uma ”Guardian” seria interessante pela proteção blindada e transporte superior .. falo mais dos Guaicurus como veiculo padrão mesmo ..ja que BOPE (principalmente esse ) e CORE enfrentam situações de guerra urbana . entao , quanto maior a proteção aos policiais .. melhor

Atirador
Atirador
Responder para  BrunoFN
1 mês atrás

Viu as especificações ? 10 policiais, quantos cabem no Lince (Guaicuru é o catso)

BrunoFN
BrunoFN
Responder para  Atirador
1 mês atrás

Sim LMV sao 4 a 5 .. mais como eu disse , seria bom o gov do RJ estudar aquisição dessas viaturas .. seria um complemento

Atirador
Atirador
Responder para  BrunoFN
1 mês atrás

com 4 ou 5 policiais você não progride em uma favela, entendeu por que de 10 ?

RDX
RDX
Responder para  Atirador
1 mês atrás

Nem desembarca no interior das favelas.

Heinz
Heinz
1 mês atrás

A PM-BA comprou 2 Guardian APC, se não me engano, para o BOPE e CORE operarem. Aqui na Bahia o negócio tá feio!

Marcelo Soares
Marcelo Soares
1 mês atrás

Pergunta se leigo: existe alguma viatura brasileira que se enquadra nos requisitos solícitos pelas polícias do RJ?

Colombelli
Colombelli
Responder para  Marcelo Soares
1 mês atrás

Nacional não.

Jose Pereira
Jose Pereira
1 mês atrás

O convencional não funciona mais no Rio.
Se não mudar a forma de engajamento das forças de segurança não irá mudar nada, alias, somente a piora (se é possível).

Para mim ataques aéreos cirúrgicos já é uma realidade no enfrentamento da criminalidade do Rio.

incursões a pé diante do aumento de poder de fogo dos criminosos se tornou cada vez mais uma tarefa árdua, haja vista o uso de barricadas , metralhadora .50, sem contar que despejam oleos nas ladeiras e vielas para travar a passagem dos blindados, fora incitar a população contra os agentes de de segurança.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Responder para  Jose Pereira
1 mês atrás

BOM DIA a todos!!!

Nem viaturas pequenas blindadas conseguem entrar lá…, as vielas são muito estreitas…, colocam vários obstáculos de concreto para os veículos não passarem…, até os CLANFs dos fuzileiros deu o que fazer para sobrepor alguns obstáculos na invasão que teve das forças armadas…

Enquanto esses políticos não mudarem as leis…, não adianta…

As polícias dos estados são boas…

Más…, o judiciário solta tudo…

Ali deve estar igual faixa de gaza já…, cheio de túneis para tudo que é lado…

Infelizmente…, o governo perdeu a mão no Rio de Janeiro…, ali vai virar um narco-estado…, dá dó…, más a cultura ali já está contaminada…

Têm muitos cariocas vindo morar aqui pra São Paulo…, trabalhando nas empresas daqui…, eu conheço uns 14…, entre mulheres e homens…, pessoal tudo gente boa…, más infelizmente…, com os cariocas bons que estão vindo pra cá…, vêm os que também trazem aquela cultura da bandidagem junto…

Infelizmente o estado de São Paulo está sendo contaminado pela bandidagem…, antes não tinha bandidagem com fuzil aqui…, só revólver e pistolas…

Hoje têm regiões que os estado de São Paulo está quase perdendo…

Abraço a todos!!!

RDX
RDX
Responder para  Cristiano Salles (Taubaté-SP)
1 mês atrás

Ninguém do RJ levou cultura da bandidagem para SP.
Não tem muito fuzil em SP porque não existe guerra entre facções.
O PCC é dono de São Paulo.

Atirador
Atirador
Responder para  Cristiano Salles (Taubaté-SP)
1 mês atrás

O PCC é do Rio ?

JVSilva
JVSilva
1 mês atrás

Anos atrás fizeram uma licitação e, se não me engano, quem venceu foi uma empresa de Israel.
Após a licitação alguém inventou de pedir mudanças nos veículos no aspecto de aumentar a blindagem. Porém, os envolvidos esqueceram que tudo tem ônus e bônus.
O aumento do peso nas portas foi tão grande que em ladeira os ocupantes não conseguia abri-las.
Tem um certo tempo que li isso.
Procurei tal matéria e não achei…Se alguém se lembrar…

JVSilva
JVSilva
Responder para  JVSilva
1 mês atrás

Espero que o novo modelo resolva o problema de aderência que a criminalidade criou ao jogar óleo em ladeiras; tem vídeo do caveirão descendo de ré e atingindo veículos após derraparem em ladeiras nos morros

Atirador
Atirador
Responder para  JVSilva
1 mês atrás

Não procede

JVSilva
JVSilva
1 mês atrás

E segundo os especialistas o penal não precisa…
Nem vou citar as tentativas de resgate no trajeto até os fóruns…

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/nordeste/ba/atentado-contra-diretor-de-presidio-deixa-motorista-baleado-na-bahia/

Colombelli
Colombelli
Responder para  JVSilva
1 mês atrás

Mas o motivo alegado no questionamento não é este risco de resgate, que é real.

O questionamento se volta ao uso da policia penal para recapturas o que não e função deles.

É a policia civil ou militar que deve fazer isso.

Antonio
Antonio
1 mês atrás

Esse “especialistas” que são contra as operações deveriam ser “convidados” a participar das operações. Bando de idiotas.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Antonio
1 mês atrás

Prezado. Salvo engano, nao consta que os tais ” especislistas” sejam contra as operações. O que se questiona é a destinação de alguns blindados para a policia penal e o uso desta em recapturas.

O questionamento tem fundamento porque a priiori não é função da policia penal tal função. Isso cabe às policias civil e militar.

Nao conheço o estatuto dos servidores ou lei especifica de criação da policia penal do RJ, mas, em regra, este pessoal somente faz custódia e transporte de presos. Não os captura ou recaptura e não cumpre mandados de prisão.