Arsenal de Guerra do Rio entrega materiais de defesa fabricados e revitalizados

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 8 de agosto, o Arsenal de Guerra do Rio (AGR) realizou a entrega de 10 unidades revitalizadas do Morteiro 120 mm e a produção de 10 Kits de Ferramental / Acessórios para Morteiro 81 mm. O AGR, organização militar fabril do Exército Brasileiro, há mais de dois séculos e meio. é um dos principais locus de atuação dos Engenheiros Militares em suas diversificadas áreas de atuação.
Durante o evento, também foi realizada formatura militar em comemoração ao Dia do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) A revitalização dos Morteiros Pesados 120 mm (Mrt P 120 M2A1 R) consiste na desmontagem de todo o armamento para inspeção e manutenção corretiva e preventiva de todas suas peças/conjuntos, além da troca de todos os ítens que sofreram atualizações. Essas ações padronizam os morteiros 120 mm revitalizados, resultando na versão Mrt P 120 M2A1 R. Já a entrega dos Kits de Ferramental / Acessórios do Morteiro 81 mm visa proporcionar os meios para que as OM de manutenção possam manutenir o Mrt 81 mm garantindo sua disponibilidade.
Ao fazer uso da palavra, o Cel Carlos Frederico de Matos Chagas, Diretor do AGR, enfatizou que mesmo diante dos enormes desafios impostos pelo momento atual, os Oficiais do QEM devem ter sempre como exemplo o Coronel Ricardo Franco, notadamente em seu altruísmo e dedicação ao serviço da pátria e, responder aos variados desafios sempre com dedicação e resiliência. No tocante à entrega dos materiais, ressaltou que isso evidencia a capacidade produtiva do Arsenal de Guerra do Rio, fruto do trabalho diário de todos os seus integrantes, mostrando que o AGR está sempre pronto para o cumprimento de suas missões.
Arsenal de Guerra do Rio: há mais de 250 anos produzindo poder de combate ao Exército Brasileiro.■
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Pela minha contagem tem 222 morteiros raiados 120mm produzidos. 30 estão na artilharia e 2 no CA sul ( estes eu vi).