República Tcheca assina contrato de € 250 milhões com a Rheinmetall para manutenção de blindados Leopard 2A4 e Büffel

O Ministério da Defesa da República Tcheca firmou um contrato de sete anos, avaliado em até € 250 milhões, com a Rheinmetall Landsysteme GmbH para a prestação de serviços de manutenção e suporte a 42 carros de combate Leopard 2A4 e dois veículos blindados de recuperação Bergepanzer 3 “Büffel”.
O acordo, assinado em Praga, prevê uma ampla gama de serviços, incluindo fornecimento inicial e contínuo de peças de reposição, suporte técnico, reparos de fábrica e montagem, treinamento, apoio logístico, provisão de infraestrutura temporária e gestão de projeto.
Além disso, a Rheinmetall se comprometeu a cooperar com a indústria tcheca, repassando conhecimento técnico e subcontratando parte dos serviços localmente. Para formalizar essa cooperação, foi assinado um memorando de entendimento com a estatal VOP CZ s.p., na presença de representantes do Ministério da Defesa.
Os Leopard 2A4 e Büffel que compõem a frota tcheca foram recondicionados e entregues pela Rheinmetall em contratos anteriores, parte deles em nome do governo alemão e parte sob solicitação direta do governo tcheco.
Com o novo acordo, o Ministério da Defesa busca garantir a disponibilidade operacional desses veículos por toda a próxima década, fortalecendo a capacidade blindada das Forças Armadas Tchecas e consolidando a parceria com a indústria de defesa alemã.■
Na média, mais de R$5mi por ano cada unidade. É o A4, claro que há o “até”. Começa a soar verdadeira a informação que os canhões dos A4 chilenos não tem a precisão de um novo, com este custo por veículo é ir levando com a manutenção mínima.
Entre 5 e 15 milrads de imprecisão
acusação séria, se for verdade eles não conseguem atingir um tiro a 3Km com precisão, que seria o limite que eu conheço para o L44, se isso for verdade, o TAM tem sérias chances de contra os Leo2A4 dos chilenos.
por isso também eu apoio o CV90-120mm como MMBT para o EB, pq tem um canhão L50 da Ruag
Observa que não se vê videos de Leo 2 chilenos acertando alvos. Aqui é o unico pais da AL que tem videos de acertos parado e em movimento.
Estão desgastados? Talvez não seja necessário trocar todo o canhão, somente o cano e a câmara, ou ainda a culatra junto.
Os acessórios e sistemas periféricos fiquem os mesmos.
Sim ja vieram com desgaste ate 3x maior que a tolerância.
O tubo teria que trocar. Mas é a parte mais cara. A câmara faz parte do tubo.
A modernização que eles previram não contempla troca.
Os chilenos não tem precisão, pq não souberam usar.
Compraram o carro, mas não a doutrina de gerenciar frotas modernas de blindados
oi explica mais, como seria o uso correto do canhão? achav que canhão era bicho bruto, só enfiar a munição e atirar até desgastar o tubo e depois trocar
Abaixo, um vídeo ilustrativo sobre os procedimentos de operação e manutenção do Leopard 1A5, antes e depois do tiro. Vídeo feito aqui em SM, no 1⁰RCC.
https://youtu.be/25r_PZ3nb8s?si=1Ktl-c7dZQgX1RnM
eita, acredito que no momento do combate, não dê para fazer todo procesidmento após o tiro, de qualquer forma bem legal, e 3 caras para limpar o canhão, tá explicado pq tem tanta pessoa no EB kkkkkkkkkkk
Situação de combate e diferente, mas a manutenção não pode ser desprezada nem em ambiente de guerra. A funcionalidade do equipamento depende da correta manutenção. E limpar o cano do canhão é algo que exige bastante esforço físico. Quando tem inspeção de algum general nas Unidades, o pessoal da manutenção tem trabalho dobrado. Certa vez, quando o 3⁰ GAC AP operava os M108, recebeu uma de muitas visitas de generais, seja da 6ª Brigada, da 3ª DE ou do CMS e nos preparativos, tudo precisava ficar extremamente limpo e organizado. O comandante de uma das baterias fez os soldados e cabos limparem os canos dos obuseiros de tal maneira que ele pudesse passar um algodão por dentro do cano e esse precisaria sair branquinho. E foi feito. Hehehehe
O canhao tem vida util. Tiros rapidos desgastam o cano mais q o devagar. É necessário o registro de qual tiro é dado, da vida do cano, pra q o computador faça os calculos certos.
Também há manutenções preventivas periódicas de uma rígida diagonal de manutenção, pra que ele mantenha suas características.
As munições tem características diferentes também. Uma munição flecha pode valer, em desgaste, 200 tiros da HEAT normal.
Exército e amante custam caro…
Obrigado joão
1500 disparos em media a vida util
O desgaste do tubo de canhão realmente e maior que um obuseiro porque as cargas de propelente são padronizadas e fixas.
E tubos raiados tem maior desgaste ainda com vida util pouco menor.
O boroscopio tem que ser passado frequentemente.
Os tubos ja vieram com desgaste.
E eles tambem nao tem a estrutura que temos de manutenção e ate mesmo de treino.
Ahhh mais esses MBT são pesados demais para as nossas rodovias e pontes.
Enquanto o mundo está se armando, em um cenário global cada vez mais instável.
Por aqui as desculpas e mentalidade desarmamentista permeiam nossas fileiras
Um país sério jamais aceitaria uma desculpa esfarrapada como essa.
Todo tipo de equipamento militar tem vantagens e desvantagens… me lembro de uma matéria aqui mesmo de um militar americano pontuando que o peso do Abrams limita as operações em terrenos com rios, as vezes é necessário suportar o ônus para ter o bônus de operar o meio.
Teoricamente ter um CC mais leve facilita a logística e amplia o leque de terrenos em que ele pode operar, mas você acaba com um CC menos capaz, menos armado e blindado, aí vai do comando decidir qual conjunto de vantagens vale mais a pena.
Pro comando do EB vale mais a pena ter um mais leve que opera em mais lugares do país, isso foi o que ele decidiu.
Este estâ pouco acima do limite de 50 ton.
Mesmo peso do M60.
Peso nao seria problema.
Mas os tubos com desgaste é.
As pontes e infra estrutura não são desculpa boba.
Isso aí é o custo de nunca termos levado a sério a indústria de defesa, era para termos nossos veículos feitos aqui, de mbt até o jipe…
Ao invés de pagar para os alemães, estaríamos recebendo dos clientes que teriam comprados nossos produtos.
Certamente as FFAA não viveriam na penúria que é hoje.
E a engenharia para manter essa indústria? Temos como bater em igualdade com os alemães?
Uma impressora 3D, básica, custa uns R$4.000,00 aqui no BR. Lá 250 euros.
Igualdade, não. Mas não estaríamos atrás de Turquia, ou Coréia, se tivéssemos feito o trabalho desde cedo.
E mercado ou escala pra manter isso?
Fora do país principalmente, as FFAA seriam as compradoras prioritárias, mas sem mercado externo, só Rússia, EUA e China conseguem se manter, todos os demais dependem de vendas externas.
Não deve ser fácil nascer em um país que, lá pelas tantas, decidiu que quer ser chamado de Chékia.
O instinto de 5ª série deve apitar o tempo todo.
A troca do canhão do Leopard 2A4 chileno faz parte do pacote fechado com os turcos. O futuro Leopard 2 chileno será tão avançado quanto qualquer Leopard 2 de última geração.
Sorte nossa que o Chile não faz fronteira com o Brasil.
Creio que não. É faixa de um milhao por carro. So os optrônicos consomem uns 500.000.
O canhão dobraria o valor.
As informações são conflitantes.
Não faz sentido preservar o canhão antigo…salvo algum problema inesperado de engenharia, custos ou veto alemão.
https://www.defensemirror.com/news/34632/Aselsan__Famae_to_Modernize_Chilean_Leopard_2_Battle_Tanks
Este artigo tem informação imprecisa. Chile comprou um total de 170 vtr sendo 140 CC enquadrados em tropa.
123 milhoes da menos de um milhão por carro. So optrônicos ( 2) e a torreta automatica ja da 700.000. Fora computador balistico etc…
Nao dá pra trocar tubo. Muito menos por um L55.
Outrossim, a modernizaçao é turca. É um pacote pronto. E não consta que ninguem alem da Alemanha e Coreia do Sul produzam o L55.
Nao é uma questão de problema de engenharia ou veto. Simplesmente o contrato não envolve a Alemanha e o valor nao dá nem metade do necessario pra uma troca de tubo ou do canhao todo, ja que o L55 tem mais recuo.
Basta ver o preço que a Argentina pagou pelo TAM 2C.. E o Chile ainda quer TOT, o que reduz ainda mais o rendimento da grana.
A matéria revelou apenas um contrato assinado nesse valor com um cliente internacional…que dá a entender ser o Chile. A matéria deixa bem claro que desconhece o valor total do contrato.
Pode ser veto. Leia esta matéria:
https://www.turkiyetoday.com/turkiye/germany-seeks-to-block-turkiyes-leopard-2-tank-modernisation-offer-to-chile-52525
Minha leitura é a seguinte:
Até 2023 o principal ponto do programa era a substituição do canhão L44 pelo L55 da Rheinmetall;
Em 2024 a Alemanha veda a troca do canhão.
Em 2025 é anunciado o contrato restrito aos sensores turcos no valor de US$ 123,5 milhões.
Sim o limite é este: sensores, controle e a torretae eventualmente algu. Pouco de blindagem.
Alias se formos ver o Altay, a Aselsan, empresa contratada, fornece justamente controle de tiro, optrônicos e a torreta de mtr.
A Aselsan nao trabalha com o canhão. É uma empresa chamada MKE ou MKEK que o fabrica. .
Porem nao creio que vedaçoes da Alemanha sejam o impeditivo, porque a licença da versão turca do L55 veio da Coreia do Sul, e o canhão foi posto no Altay sem problema. Ja o L44 não é produzido la.
A questão é a falta de ” cascalho” pra gastar e a intenção parece ser apenas não ficar atras do TAM 2C nos optrônicos.
Outras fontes daqui da AL, especificamente do Chile apontaram valor estimado que o governo chileno vai por. É nesta faixa ai, menos de 1 milhao por carro.
A materia afirma é que a Alemanha condicionou a venda de novos leopard 2 ao Chile a que este se abstenha do acordo de modernização com a Aselsan/ Turquia.
Mas ao descrever o projeto de modernização, nao fala em troca ou revitalização de tubos ou do canhão todo, mas somente em equipamentos eletrônicos ( optrônicos, controle de tiro, LWS e identificador) e de comunicação.
O veto alemão nao é ao canhao ( cuja licença é sul coreana e de outra empresa que não foi contratada) mas à venda de novos carros.
Se o Chile quisesse e pudesse pagar, poderia por canhao novo na modernização já que o veto alemão à Turquia nao lhe impediu de por um L55 licenciado no Altay.
Pra isso teria de desenbolsar mais uns 150 milhoes pra cima e contratar a MKE
Aiias a Turquia ate produz uma licença do L55 mas é pro seu tanque novo. Nao puseram nos Leopard 2A4. Nao consta do pacote de modernização do A4.
acho que eles vão comprar o M256 que é o L44 feito nos EUA para o M1, se não foor feito isso, terão um MBT para desfile militar.
Nao consta qualquer negociação neste sentido. A contratada ( Aselsan) so cuida de sensores , controle de tiro e torres externas de mtr.
E o valor destinado pelo governo chileno em previsão do programa dá, como eu disse, menos de 1 milhão por carro.
Com este valor da pra fazer aquilo que está no video cujo link postei, ou seja, 2 optrônicos estabilizados de 3a geração, sistema de controle de tiro e torreta remota da mtr.
Se fosse trocar o canhão, vai mais de 1 milhão a mais por carro.
A titulo de comparação, um obuseiro 105mm que é um tubo e conjunto ate mais simples está 1.8 milhao de dolares cada.
O Chile não tem $$.
E digo uma coisa. Acompanho há muitos anos exercicios das FA deles. Muito embuste e pouca efetividade. A preocupação la parece ser mais aparentar do que ser. Nunca vi um video sequer onde o CC acerte um alvo. Focam sempre no carro dusparando. O motivo é óbvio.
Tanto é verdade que o foco é o embuste que não contrataram uma manutenção robusta pros Leopard 2 e tampouco tem a estrutura de fornação que temos.
A titulo de parâmetro, o leopard 1A5 nosso ( que depois de modernizado foi ate menos usado que o 2) tinha em 2016, antes do contrato com. KMW e em numeros arredondados o seguinte quadro:
Carros disponiveis: 28%
Carros disponiveis com restrição: 38%
Carros indisponiveis: 32%. Sendo 20 com panes graves.
Qual será a disponibilidade dos Leooard 2 chilenos?
Os exercicios la é sempre maximo 2 esquadrões de carros.
Colombelli, eu não sei a disponibilidade hoje nos Regimentos operadores, mas o que se vê de movimento de Leopard (e também de Gepard) na KMW aqui em SM impressiona. Tem dias que o pátio tem 5, 6, 8 ou mais viaturas estacionadas, cobertas com suas capas. Poucos dias depois, não tem nenhum ou apenas 2 ou 3. Passados outros dias mais, vê -se o pátio com bastante Carros de novo…e por aí vai. Sugere uma movimentação de entra e sai de viaturas bastante intenso.
A imprecisão pode ser no sistema de giro e estabilização da torre. Estão bastante comprometidos.
Tambem têm problemas nos giroscópios e pirtanto na estabilização. Chegaram pegar dos Leo 1 deles pra substituir.
Mas o problema do tubo desgastado ja veio da Alemanha. Tipo…largaram os piores pro Chile e estes não parecem muito preocupados com operacionalidade efetiva
Entendi
Acho q o Chile não queria ter logo algo mais novo pra dissuadir. Não sei…
É que confiam na imagem e no embuste. O discurso pro Peru e Argentina é: temos os melhores carros da AL.
Obviamente eles não tem nenhum interesse em expor que compraram CC com problemas e que não tem uma manutenção robusta. Pra dissuasão vale…ate isso ser descoberto.
O informe dos tubos desgastados e gisroscopios achei num canal argentino. A principio fui cético. Mas depois de fato constatei que nunca vi os chilenos mostrarem os carros acertando nada. Há videos de TAM disparando parados contra alvos parados. Há videos de nossos CC disparando em movimento e parados e contra alvos parados e em movimento a mais de 2km. Por que nao ha videos chilenos?
Outro ponto emblematico é o fato de o Peru nao ter modernizado seus velhos CC e a Argentina so agora fazê- lo.
Nos canais argentinos é nitido que respeitam muito mais nossos Leo 1 que os Leo 2 chilenos.
Aqui a coisa foi diferente. O EB investiu em treinamento efetivo e em manutenção depois de 2016.
Digo sem medo de errar que hoje eu prefiro nossos CC e formação que os do Chile.
O que falta lá é $$. Há muitos anos eles não adquirem nada. Nem novo nem usado. Nos incorporamos nos ultimos 12 anos 1020 blindados, mais de 70% novos.
Aqui o que irao por ou trocar:
https://m.youtube.com/watch?v=M85Qd0NX5y0&t=4s&pp=2AEEkAIB
Por que?
Somos bastante aliados.
Si vis pacem para bellum.
Nunca é prudente ter armamento inferior a nenhum país, inclusive os aliados da América do Sul.
Acho que deveriam trocar o modelo do espelinho retrovisor. Colocar um com design mais moderno.