EUA aprovam possível venda de sistemas HIMARS ao Bahrein por US$ 500 milhões

Washington, 14 de agosto de 2025 — O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível Venda Militar Estrangeira (FMS) ao Bahrein de quatro sistemas de lançamento múltiplo M142 High Mobility Artillery Rocket System (HIMARS) e equipamentos associados, num negócio avaliado em aproximadamente US$ 500 milhões. A Defense Security Cooperation Agency (DSCA) notificou o Congresso americano sobre a proposta nesta quinta-feira.
Além dos quatro lançadores HIMARS, o pacote inclui três sistemas de dados táticos de artilharia International Field Artillery Tactical Data Systems, veículos de reabastecimento M1084A3, centros de direção de tiro instalados em viaturas HMMWV, simuladores, geradores, equipamentos de teste, peças de reposição, comunicações, softwares, documentação técnica e treinamento de pessoal. Também serão fornecidos kits de foguetes de prática M28A2 Low Cost Reduced Range Practice Rocket Pods.
Segundo o comunicado, a venda proposta tem como objetivo reforçar a segurança de um importante aliado extra-OTAN no Oriente Médio, aumentando a capacidade do Bahrein de proteger instalações e pessoal dos EUA no país, integrar-se a coalizões lideradas por Washington e operar de forma independente em apoio aos interesses americanos na região.
O contrato, caso seja concluído, terá como principal fornecedor a Lockheed Martin, sediada em Grand Prairie, Texas. Não há, por enquanto, acordo de compensação industrial (“offset”) previsto, mas negociações poderão ocorrer diretamente entre o governo bareinita e a contratada.
A implementação exigirá o deslocamento de cinco representantes do governo dos EUA e dez contratados civis para o Bahrein, durante quatro meses, a fim de apoiar a instalação dos sistemas e ministrar treinamento operacional e de manutenção.
O HIMARS é um sistema de artilharia de foguetes montado sobre caminhão, capaz de disparar munições guiadas de precisão a distâncias superiores a 70 km, e mísseis balísticos táticos de curto alcance ATACMS, com alcance de até 300 km.■