Ministério da Defesa fortalece exportações com novo modelo de comércio G2G

Brasília (DF), 26/9/2025 – O Ministério da Defesa (MD) participou, nesta quinta-feira (25), de reunião com representantes das empresas Alada, Emgepron e Imbel para discutir oportunidades de exportação de bens e serviços de defesa brasileiros. O encontro, promovido pela Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), foi realizado em Brasília (DF) e teve como foco a implementação do modelo de Comércio Governo a Governo (G2G).
Durante a reunião, foram debatidas ações conjuntas entre o MD e as empresas para viabilizar o modelo G2G, que vem sendo solicitado por países interessados em estabelecer relações comerciais com o Brasil. Também foram abordadas negociações em andamento entre empresas da Base Industrial de Defesa (BID), com o objetivo de ampliar a presença nacional no mercado internacional. Outro ponto discutido foi a participação das empresas em eventos promovidos pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e pelo Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (Simde), como forma de divulgar o novo modelo de comércio.
O Secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, destacou a importância do encontro ao afirmar que a reunião foi necessária para que as empresas apresentassem suas sugestões e necessidades na execução do modelo G2G. Segundo ele, está em elaboração um memorando de entendimento que permitirá a atuação do governo nas vendas internacionais. “As empresas possuem autorização estatutária para esse tipo de transação, e o Ministério da Defesa poderá preparar e conduzir essas operações comerciais”, disse.
Participaram da reunião o Secretário-Geral Adjunto do MD, Miguel Ragone de Matos; o Secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues; o Presidente da Alada, Sérgio Roberto de Almeida; o Presidente da Emgepron, Amaury Calheiros Boite Junior; o Diretor Comercial da Imbel, Eduardo Rangel de Carvalho; a Consultora Jurídica do MD, Dra. Karine Andréa Eloy Barroso; além de outras autoridades.
As empresas presentes atuam diretamente no setor de defesa nacional. A Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil (Alada) desenvolve projetos e equipamentos voltados à infraestrutura e navegação aeroespacial. A Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) promove a indústria naval militar, gerenciando projetos e fornecendo materiais militares navais. Já a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) fabrica e comercializa produtos de defesa e segurança, como armamentos, destinados às Forças Armadas, forças policiais e clientes privados no Brasil e no exterior.■
DIVULGAÇÃO: Ministério da Defesa