LUCHS 2

A General Dynamics European Land Systems (GDELS) anunciou em 20/10 a assinatura de um contrato no valor de 3 bilhões de euros com o Federal Office of Bundeswehr Equipment, Information Technology and In-Service Support (BAAINBw) para fornecer o novo veículo de reconhecimento da próxima geração para o Corpo de Reconhecimento do Exército Alemão. O blindado, batizado de Luchs 2, será baseado na mais moderna variante do veículo sobre rodas Piranha 6×6, com capacidade anfíbia, e substituirá a frota de viaturas leves 4×4 Fennek.

O novo sistema de reconhecimento será equipado com sensores avançados em rede, mobilidade superior e baixo índice de assinatura acústica e térmica, permitindo operações furtivas e de alta autonomia em cenários modernos de combate. O contrato também inclui equipamentos de treinamento, simuladores e serviços logísticos de apoio.

“É uma honra e uma responsabilidade termos sido escolhidos como contratante principal deste projeto estratégico de alta complexidade tecnológica”, afirmou Dr. Thomas Kauffmann, diretor de vendas e gerente-geral da GDELS Deutschland. “Nosso objetivo é entregar o Luchs 2 conforme o cronograma e custos estabelecidos, em estreita cooperação com nossos parceiros e com a agência de aquisição alemã.”

Para Antonio Bueno, presidente da GDELS, a escolha do Piranha 6×6 para este programa — somada à seleção anterior do Piranha 8×8 para o projeto TaWAN — confirma a confiança das Bundeswehr nas capacidades da empresa. “A decisão reforça nossa posição como um dos principais fornecedores de sistemas terrestres da Europa”, destacou.

O Luchs 2 representa um salto tecnológico para as forças de reconhecimento alemãs, integrando sensores de última geração e recursos avançados de conectividade, além de maior mobilidade e proteção. A entrega dos primeiros veículos está prevista para os próximos anos, alinhada ao plano de modernização das forças armadas da Alemanha.■


Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
India-Mike
India-Mike
1 hora atrás

Uma torre como essa e um mastro como esses montado no Guarani com um pequeno destacamento de fuzileiros/exploradores/operadores de drone e vc teria um VBR fantástico para substituir o Cascavel