Estadão: Qual o tamanho da ‘pólvora’ do Brasil?

Tanques M60 do Exército Brasileiro

Um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro dizer que “quando acaba a saliva, tem que ter pólvora” em referência ao presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, o Estadão fez um comparativo do poderio militar entre as duas nações.
De acordo com o ranking realizado pelo site Global Firepower, os EUA investem US$ 750 bilhões em Defesa. No Brasil, o investimento estimado é de US$ 27,8 bilhões, em uma diferença que se traduz em números, estrutura, força e capacidade de projeção de poder.
Os EUA detêm cerca de 5.800 armas nucleares – o Brasil não tem nenhuma. Os americanos têm cerca de 715 caças de combate, enquanto o Brasil tem 78. As Forças Armadas dos EUA têm ainda 5.768 helicópteros e 6.289 tanques – por aqui, são 242 e 437, respectivamente.
Ainda por terra, os EUA têm 39.253 veículos blindados de combate e 1.366 lançadores de foguete – no Brasil, são 1.820 e 84. No mar, os EUA têm 20 porta-aviões, 91 destroyers e 66 submarinos. O Brasil não tem nenhum porta-aviões, nenhum destroyer e seis submarinos.
“As duas únicas forças armadas no mundo que conseguiriam se contrapor um pouco às Forças Armadas dos EUA seriam a China e Rússia”, explica Gunther Rudzit, professor de relações internacionais da ESPM e especialista na área de segurança e defesa (veja mais no vídeo abaixo). “A capacidade e a organização das Forças Armadas dos EUA estão num patamar tão, mas tão elevado, que nenhuma outra no mundo consegue chegar perto”.
FONTE: Estadão
Fonte: Estadão
Sem comentários
De acordo com o site Global Firepower. É bom ler com atenção.
Lixo. Você lê isso? Dizer que EUA tem 715 caças de combate, isso é fonte de matéria digna.
Anderson, vair lavar suas roupas ou ver se o feijão já tá pronto.
Aqui você só está passando vergonha e perdendo teu tempo.
CM
Estranhei o fato dos EUA terem apenas 750 caças, já li fontes de que só A USAF tem mais de 2000 caças. Se for só isso, realmente não é tão assustador assim.
O inventário de 2019 da USAF se encontrava da seguinte maneira:
F-15C Eagle – 211 caças
F-15D Eagle – 23 caças
F-15E Strike Eagle – 218 caças
Falcão F-16C Fighting – 783 caças
Falcão F-16D Fighting – 151 caças
F-22A Raptor – 186 caças
F-35A Lightning II – 203 caças
Total: 1,775 caças
Realmente somando a USAF com Marines e US Navy dá mais que 715 caças.
Isso na USAF né?
Pq se somar a guarda aerea nacional acho q os eua devem ter uns 3000 avioes de primeira linha, não quero dizer q sejam todos estado da arte, mas capazes de combate
meu nobre colega… faltou citar o F18 hornet e super hornet. Abraços.
Alguém já ouviu falar de uma tal guerra do Vietnam? Afeganistão? Me explica aí como o poderoso exército dos EUA “venceu” essas duas guerras? Alguém?
Simples, os Vietnam tinham a china URSS.
No Afeganistão tinham diversos grupos insurgentes e outros países, principalmente árabes operando por trás.
Com esses nossos vizinhos estamos perdidos, se tivermos sorte a China ou a Rússia iria intervir, para que não deixar os EUA ficarem com a Amazônia como espólios de guerra, capaz de virar guerra mundial, já que todo mundo iria querer um pedaço desse tesouro.
E no 1×1 nós cairíamos, mas cairíamos atirando ou apenas teríamos uma morte instantânea rsrs.
no Afeganistão tinha Árabes, Persa e até Chineses sem falar do Rambo
o Iraque foi muito bem dividido tem empresas de petróleo do mundo todo operando lá ex: Americanas, Russas, Chinesas, Japonesas, Coreanas, Holandesas, Italianas, Francesas. Turcas, Malaias e até Angolanas
Se prometerem enforcar como fizeram com o sadam hussein, eu entrego onde estão entocados o botafogo, batoré, beiçola, lula , zé dirceu, fhc, renan e toda a corja da cúpula oligarquica do brazil!
Vc esqueceu o pior de todos. O vendilhão da patria chamado Jair Bostanaro
Nosso país tem 200 milhões de habitantes, em 6 meses já teríamos algumas armas nucleares, ninguém vem atirando com tudo assim, somos um gigante adormecido, parecido com os EUA em 1940, e os EUA sabem disso!
Não é tão fácil assim amigo
Temos os traficantes do Rio de Janeiro que ninguém se meta lá , são nossos Vietcong
Obs. modo ironico
Sempre leio os comentários, mas essa vai ser minha primeira participação, antes de tudo temos eu fazer uma pequena analisem, os EUA tem uma influencia mundial, vários teatros de operação. Sendo assim, não poderia deslocar todos os seus meios para uma suposta guerra e ou intervenção em um cenário hipotético. Ainda temos que colocar na conta a dimensão do Brasil, os EUA teriam que “entrar” e enfrentar uma guerra diferente de tudo que já viu.
Vamos ter ainda uma quantidade enorme de policia militar, já fizeram as contas de quantos policiais tem no Brasil? Em uma guerra eles são a reserva de nosso EB. Temos vários cenários não e só um jogo de quem tem mais pólvora.
A China faz divisa com o Brasil para termos nossa linha de suprimentos pelo meio do mato?
Vietnam do sul tinha um governo corrupto apoiado pelos EUA, é dificil vc conseguir ganhar uma guerra longe de casa se não conta com a simpatia da população.
Antes de xororo, eu não apoio o comunista, mas o povo do sul estava insatisfeito com seu gov, oq foi visto como uma oportunidade pelo norte.
Foram mortos por volta de 1 a 2 milhões de vietnamitas, o país foi o
mais bombardeado e minado da história. Se os vietnamitas “ganharam” foi Vitória de Pirro. O povo brasileiro não tem a fibra dos vietnamitas, vide o recente apagão no Amapá que descambou em caos social. imagine isso em todo o país? E os generais brasileiros não tem a experiência dos vietnamitas, e nem mostraram que tem competência. A única experiência que alguns tem foi de patrulhar miseráveis em favelas sujas.
Esses números da matéria estão todos errados…..tanto os números dos EUA cono do Brasil….matéria muito fraca do ponto de vista técnico e com números totalmente irreais….
Não sei nem aonde começar. Uma eventual guerra contra o Brasil nunca se cogitou, nem nunca se cogitará. Ademais, a mera menção é risível.
O que sim me preocupa muitíssimo é a fragilidade causada pela incompetência e corrupção total do GF, assim como o caos social que se aproxima com o despenque final da economia.
Mas voltando ao tema de “pólvora” o Brasil está tão cheio de ONGs e políticos oportunistas que um conflito armado se faria totalmente redundante, em um país inundado por tantos cavalos de Tróia.
Abs
Poisé João mas tem uma turma que adora fazer um inferninho mesmo com tema tão improvável.
Olha Quem começou, dizem que governo e espelho população, Quem avacalhou nossa capacidade foi capitão cloroquina, não o povo nem este blog. Infelizmente declaração de um presidente e ministro e hilária, descabida e exdrula. Desserviço a nossas forças armadas.
Salim, pelo que consta quem ameaçou o Brasil com sanções e eventual coalizão foi o então e ainda candidato Joe Biden.
Claro que a fala do Presidente não passou de uma retórica e marcação de posição. Impensável uma guerra contra os EUA em qualquer situação mas concordo com o presidente na marcação de posição e só. Qualquer coisa além disso é no minimo insanidade.
Brasileiro mesmo se boicota, mas não dá para deixar a realidade nefasta de lado que vive a nossa defesa hoje, com 80% do orçamento indo só para folha de pagamento, enquanto estamos entrando na quarta geração de caças agora, sendo que a quarta geração existe desde a década de 70.
Em nenhuma empresa privada você verá um absurdo destes, gasto com pessoal em empresa privada não chega a 40% de seus orçamentos.
Não dá par ficar baseando nossa defesa somente em ameaças vindas da América do Sul, ficamos tão preso neste cenário hipotético, que agora viramos piada sendo ameaçados por outras ameaças potencialmente mais perigosas, com um orçamento gigante e forças defasadas.
kkkkkkk. quanta arrogância! pelo jeito, deixou de “ser maricas”… se tiver uma guerra, dê o exemplo e vá na frente. kkkkkkkkkkkkkkk
Enfim, esse é o resultado da frase típica do brasileiro: Para que Exército se não tem guerra ? Mas quando tem guerra, não tem exército.
Calma CM, a falta de atenção não merece uma resposta dessas.
Alguém já ouviu falar de uma tal guerra do Vietnam? Afeganistão? Me explica aí como o poderoso exército dos EUA “venceu” essas duas guerras? Alguém?
Ele pode não ter cumprido seu objetivo mas enquanto os EUA continuava a prosperar essas duas nações sofreram em todos os sentidos com a intervenção americana.
se voce ta disposto que seu pais aguente as perdas que o Afeganistão e Vietna tiveram, tudo bem, mas quero voce na linha de frente e não atrás do computador nas duas guerras os americanos tiveram baixas na casa das dezenas de milhares, quanto muito. seus inimigos? chegaram aos milhões. tiveram toda sua industria e infraestrutura completamente aniquiladas e foram forçados a recorrer a guerrilha.
esse coitado não ficaria um dia sem o ZAP dele e quer vir falar do Vietnã e Afeganistão
E porquê colocaram ”Fonte: Estadão”
A eua tem uma.base de 2500 caças entre f15 f16 f22 f35 A10 os f5 de treinamento da marinha os t 38 da usar e por aí vai
São muitos caças acho melhor irem ler materias de verdade em vez de está lendo estadão que só fala lorota
Uma dica no YouTube tem o canal mundo militar e uma boa irem assistir uns vídeos lá a didática do apresentador e muito boa
Caro Matheus. Por acaso o Estadão mentiu?
Caro Camrgoer, independente de esquerda ou direita, a Amazônia é alvo de cobiça dos EUA e Europa. Agora ficou muito mais evidente com a declaração de Biden.
Ao invés de muitos sites ficarem difamando nossas forças armadas, deveriam cobrar do nosso governo para “aumentar a pólvora”, ou seja, investir pesado nas forças armadas.
EUA e Europa destruíram o meio ambiente e muitos acreditam que são os salvadores da pátria.
Primeiro, antes de investir, deveria fazer uma bela de uma auditoria nas pensões e claro no aumento dos soldos dos aguerridos defensores da pátria ou posso dizer: “lesa-pátria” assim como o pt e establishment o faz.
obs: Bolsonaro nunca representou o Brasil, só caíram na fálica e conto do vigário advindos de fontes escusas e propagadas na internet.
Mentira sobre Bolsonaro não representar o Brasil, ele é o único desde o fim do governo militar que está trabalhando em prol da população e do desenvolvimento da nação, o resto só quis saber de roubar ou enfiar o país numa vala.
Meu Deus, como tem alienado político aqui hahahaha Não sei se o pior é ler que o Bolsonaro é o primeiro presidente desde a ditadura a pensar no povo, ou ver pessoas realmente que é possível o Brasil vencer qualquer conflito bélico com os EUA (por mais que seja muito improvável que aconteça).
Quem difama as FFAA do Brasil é o próprio Presidente!
Os militares são cúmplices pelo fato de esse meliante herdar a faixa presidencial, infelizmente. Agora que a impopularidade do louco aumenta, dão de ombros e batem em retirada, falando que são “apartidários”.
Tudo em prol de cargos e do aparelhamento da Explanada…
O que salta aos olhos é o fato de apoiarem um camarada que gosta muito de dinheiro vivo (vide criação da nota de 200 paus e da aquisição de imóveis em espécie pela família) e que vende a pátria aos americanos.
Não tem essa de alinhamento automático com EUA, China, Rússia, Israel etc., o Brasil tem que vir em primeiro lugar, sempre! Isso é ser genuinamente patriota!
O resto é enganação de incautos…
Vendemos tudo a preço banana. Madeira exportada como reflorestamento, ouro e metais preciosos contrabandeados ( operação exercito este més aprendeu dezenas kilos ouro, imagina o que foi e sera contrabandeado ).
Amazônia hoje regula clima, inclusive o nosso, e de interesse nosso preservar. O que mata e a postura ignóbil do capitão cloroquina e seus asseclas sales e araujo. Desmatamos muito mais passado e náo aconteceu nada. Resultado perdemos fundo amazônia e acordo mercado europeu provavelmente. Brigamos com China, argentina e agora EUA, nossos trés maiores compradores . Infelizmente este senhor esta criando um buraco para Brasil e brasileiros, as vezes ate brinco pois e inacreditável esta postura e desastre econômico que se avizinha, parece surreal esta loucura.
O buraco foi criado por Ulisses Guimarães, Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma, donde o primeiro acabou com a possibilidade de termos armas nucleares; O segundo com a indústria de defesa na década de 90; O terceiro cimentou o fim do desenvolvimento nuclear militar brasileiro; O quarto roubou tudo o que pode e deu mais ainda pra os companheiros; A quinta jogou o país na maior recessão da história depois da queda do preço do café.
Onde assino?
No papel higiênico em que ele escreveu isso…
Diego, governo militar deixou hiperinflação, desinvestimento, endividamento externo enorme e pais desacreditado. No início século 21 foi reduzida inflação a números baixos, superávit crescente, reservas em alta edivida equacionada. Governo petralha destrui tudo isto, agora vejo serio risco volta inflação, desemprego, descredito internacional, em resumo, se nao corrigir rumo voltaremos para 1980 e teremos todas estas mazelas de volta. Infelizmente todos indicadores apontam para baixo no curto e médio prazo.
É muito mais antigo. A dívida impagável deixada pelo regime militar e que culminou com a moratória de 1985 gerou uma crise que não foi meramente recessiva; ela desorganizou a economia de tal forma que o Brasil teve crises de hiperinflação e desabastecimento de 1985 até 1993. O governo do FHC conseguiu reorganizar a economia a partir do controle da inflação, mas teve de adotar medidas recessivas quando houve a crise da Rússia e dos Tigres asiáticos. O governo do Lula começou mantendo a estratégia de controlar inflação e gerar superavit primário, e isso durou até 2008, quando houve a crise dos subprimes nos EUA, momento em que giraram a chave e passaram a aumentar os gastos governamentais para aquecer a economia; os gatos foram aumentando até que deixames de ter superavit e passamos a ter deficits, situação em que estamos até agora.
O fato é que caminhamos, novamente, para a situação econômica muito ruim e se não houver uma forte sinalização a respeito do controle de gastos, o nosso futuro será bem ruim.
A dívida foi feita com juros baratos no início. Paul Volcker aumentou o juros básicos americanos a 19% ao ano em 1979, se eu não me engano. Precisávamos comprar petróleo. Hoje somos produtores líquidos de energia. Nosso endividamento em dólar está baixo e controlável com as reservas internacionais. Estamos em recessão e precisamos gerar empregos. Mesmo com o câmbio desvalorizado a inflação segue aceitável. A margem para retomarmos uma nova onda de industrialização é favorável com este câmbio, mas existe uma guerra comercial. Os juros de mercado tenderão a cair. Já está acontecendo com as dívidas habitacionais. A porrada no funcionalismo público federal vai ser na moleira e forte no ano que vem. O governo vai insistir na transferência de renda, pelo menos vai gerar consumo. A tributação sobre compras eletrônicas é inevitável para não entrarmos em colapso fiscal. O mundo segue instável.
Olá amigo. Não espere isso da grande midia, pois trabalham pela globalização e fim da soberania nacional. Penso que o presidente faz não é para ameaçar os EUA, até porque quem seria atacado seria o Brasil, e nem como piada isso soa, ele esta é justamente tentando capitalizar atenção para a necessidade de investir em nossas faas. Jamais haverá guerra entre EUA e Brasil, se for o caso o Brasil resolve diplomaticamente, cede para as ONGs como fazia no passado e segue jogo. Já a grande mídia vai tentar ridicularizar e vender a narrativa de que equipar as Faas não é necessário, trata-se de teoria da conspiração e blablabla e que realmente não temos condições de cuidar da amazônia, o que já vem acontecendo de forma discreta. Adicionalmente, veja que interessante, agora que o Brasil está com um programa sério de reequipamento vem essas ameaças, querem que fiquemos refens de seus equiptos de 2 mão em vez de desenvolver tecnologia própria. Agora se nem aqui em um site de defesa o pessoal se deu conta disso que dirá ao público em geral…essa sim é a guerra para valer, de conscientização e narrativas e infelizmente na minha opinião já estamos quase derrotados.
Na primeira frase depois do cumprimento vc já se entrega…
Ainda os americanos além de destruírem o meio ambiente tem o prazer de mostrar em filmes, seus índios serem mortos por seu exército.
Caro Welington. O maior difamador das forças armadas hoje é um capitão vivandeira borra fardas e seus generais maricas .
Guerra não é Super Trunfo.
Putz!, não deu nem tempo de sentir saudades do termo KKK
Eis que volta o que nunca foi embora.
Como disse uma e mil vezes, arma dos outros é apenas super trunfo, mas, o termo não se aplica ao Brasil né?
Tá falando isso pra mim pq? Quando eu disse que não se aplica ao Brasil?
Olá ODST. A guerra é uma m.
Bom resumo. USA entrou em algum país realmente grande? Sofreram na Coreia, Vietnã, Iraque e Afeganistão. A opinião pública americana suportaria uma guerra de atrito na Amazônia? E não somos vietcongs…. Eles só ganham se usarem o Arsenal nuclear, mas aí vão ter que brigar com russos e chineses. Somos o maior aluado dia USA na América do Sul e isso não vai mudar
O ponto crucial para uma possível “vitória” brasileira seria impedir qualquer frota de encostar em nosso país. Para isso são necessários muitos submarinos.
Nossa antiaérea precisa ser poderosa o suficiente para destroçar qualquer incursão vinda da Guiana Francesa e Colômbia, além do Paraguai.
Por último teríamos que ter força terrestre suficiente para enfrentar uma invasão vinda do Paraguai pelo Mato Grosso, onde os Eua tem uma base.
Porém precisamos ter um sistema de guerra eletrônico poderoso para impedir que nossas comunicações e sensores sejam comprometidos.
Os Gripens serviriam para apoiar tanto a antiaérea onde fosse mais necessário, a força naval e terrestre.
Anhammm…. Inocente demais ou otimista demais….
Não mentiu.
Acabei de assistir a parte da cerimonia em que ele falou isso.
Engraçado foi a cara do Mourão depois.
Parecia desolado.
Mas esse é o resultado da frase típica do brasileiro: Para que Exército se não tem guerra ? Mas quando tem guerra, não tem exército.
Alguém já ouviu falar de uma tal guerra do Vietnam? Afeganistão? Me explica aí como o poderoso exército dos EUA “venceu” essas duas guerras? Alguém?
Mentir não mentiu, mas esse é o resultado da frase “Para que exército se não tem guerra ?”. Aí quando tem chance, não tem exército (força aérea e marinha).
Sim!Os EUA possuem 715 caças!Só idiotas para acreditarem nesse lixo de jornal!
Não importa se é o Estadão, o cara falou e o povo acredita, “uma mentira contada varias vezes se torna verdade absoluta” (não me lembro o autor). Mas não foi mentira, ele falou e quer comprar briga com o seu maior aliado, o governo americano.
“…o cara falou e o povo acredita, “uma mentira contada varias vezes se torna verdade absoluta”…”
Bom, o cara falou ou é mentira?
Decide aí.
Mentira não é, pois quando Bolsonaro falou em pólvora o embaixador americano correu mostrar o que o país dele tem para dizer “Olha quem manda aqui, fiquem quietos”.
Todo mundo enfiou o rabo entre as pernas e ainda rosna para quem se atreve a latir.
Não precisa de dados para constatar o óbvio.
Exército mal treinado, mal armada, com oficiais de alta parente bem pagos e desatualizados.
Enquanto que recrutas só sabem pintar meio fio, varrer rua e segurança da casa de generais.
Marinha sem navios, os poucos que tem são velhos, mal equipada, com almirantado desatualizado, bem pago e péssimos administradores, força aérea sem caças, transporte, bombardeiros, satélites, mísseis etc.
FAAs completamente dependentes de material e tecnologia importada (inclusive dos aliados americanos).
Eu cansei de avisar aqui o caminho que estávamos tomando com essas impressões.
Avisei que os amigos de hoje serão os inimigos de amanhã.
E vejam no que deu.
Lógico que esse “fanfarrão” denominado presidente é no mínimo dementado (para não falar coisa pior).
Mas espero que depois disso tudo nossos militares aprendam mais essa lição (que nunca é aprendida aqui), e se voltem para o fornecedor nacional (100% nacional), pois é ele que nos salvará em situações como essa .
E lembrando, todo nosso equipamento tem origem americana e européia. Falam em grioen e frangueta, se sair boicote esquece, fora perder FMs americano que rearma parcamente nossas forças com equipamento desatualizado.
Alguém já ouviu falar de uma tal guerra do Vietnam? Afeganistão? Me explica aí como o poderoso exército dos EUA “venceu” essas duas guerras? Alguém?
Brasil não vai entrar guerra EUA, isto é ilógico e irracional. Poderemos ter sim embargo dos EUA e Europa. Seria trágico para nosso povo. Governo, políticos e militares teriam seus ganhos acima da média garantidos. Esta e a realidade do desgoverno capitão cloroquina, infelizmente para nós cidadãos comuns.
Sim, e da Guerra do Golfo (as duas) também.
Vc ouviu falar da Guerra dos 6 dias?
Essa seria bom estudar.
Tá tranquilo, usaremos nossas maiores armas.
Memes e comentários ácidos na internet.
Sim,Sim! Qual é mesmo a sua patente? Quantos anos de carreira no exército?
Graças a Deus nenhum.
Não quis por escolha própria me especializar em pintura de meio fio, tomar chuva atoa e ficar de segurança na casa de oficiais.
Também não quis me especializar em pensões caras e vitalícias.
Preferi defender meu país de outra forma, realmente contribuindo para o bem de todos e não apenas para o meu pessoal.
Meu avô vez a parte dele na WWII e antes de morrer não ganhava nem a metade da pensão de quem nunca pisou no campo de batalha.
Nem foram lá agradecer a ele com medalhas ou parabenização pelos serviços prestados.
Será porquê ele era de patente baixa, negro ou pober ???
Mal treinando eu não digo, digo bem treinado com equipamento obsoleto em boa parte. Mas esse é o resultado de mais de 30 anos onde o povo diz “Para que investir no exército (marinha e força aérea) se não tem guerra ?”
Brasil investe mais usd 25 bilhões ano em nossas forças armadas, entre 10 maiores gastos mundo. Da uma pesquisada antes culpar povo. O dinheiro e bem mal gasto , veja nr militares fab e marinha. Infelizmente e um Cabidao empregos e salarios/ benefícios em detrimento de meios com qualidade e quantidade.
Discordo.
A culpa é em parte dos políticos e grande parte dos militares que revertem grande parte das verbas para salários e pensões (isso em forças armadas que não são completamente profissionais), e pelas importações de equipamentos caros, sem integração alguma e em grande parte das vezes, com similares fabricados localmente.
Que o presidente deu uma declaração desastrosa e tem se mostrado inepto na política externa tudo bem, concordo, agora pegar matéria do Estadão com comparações infantis é outra coisa, lamentável o nível que chegou essa trilogia, que fim melancólico.
Meu amigo um candidato a presidente de uma nação ameçar outra nação com sançoes éo oque ? Blz ele se elegeu mais isso não é desastroso ?
Poxa aqui é complicado si escolhe um lado ta errado se fica no meio é um anao politico ! Todo resto do mundo pode falar sobre como devemos lidar com nossos problemas
Vai la falar algo para Malta pra ver
O que seria inepto? Uma pessoa demonstrar educação, finura no trato, quando alguém pisa no seu calo? Ou aquela pessoa que fala mais alto quando alguém começa falar alto com ele? Uma pessoa que expressa um falso sentimento de concordância (dando uma refinaria por exemplo, deixando a polícia boliviana revistar uma avião da FAB com suspeita de transportar um senador boliviano procurado pela repressão do Evo Morales?) Temos e precisamos de um homem firme no comando da nação! Dane-se o tato e a diplomacia quando a soberania do estado brasileiro está em jogo! Mirem o exemplo de Nicolás Maduro, o Kim Jong da Coréia do Norte que sabem que seriam derrotados pelo poderoso exército americano (ou não temos o Vietnam e o Afeganistão para provar!) mas não se ajoelham e não cedem a pressão da política externa norte americana!
Faz arminha que a vergonha passa…
Ou faz o Mula Livre, deve passar mais rápido.
Éramos uma putenphia na época, enriquecemos o uranio do Irã, construímos submarinos nucleares..
Caro SJ1. VIramos potença, talquei?
Nunca votei em nenhum partido de esquerda, mas não vou seguir um asno de direita. Não sou gado nem membro de seita.
A fonte é das piores, mas acho que os comentários aqui beiram o ridículo. Muitos “comentaristas” aqui provavelmente não fariam nada frente a um invasor, ou talvez fariam , dariam a esposa ,mãe e irmã aos invasores como prêmio, ou ainda se entregariam como prêmio.
Os dados ai estão ate maiores que a realidade. Nós não temos 6 submarinos, não temos 78 caças…. a nossa situação é ainda pior.
Os dados são mentirosos então minion? Vcs são uns negacionistas contumazes hein cara. Não cansam de usar essa estrategia olavetica de negar aquilo que não lhes convem.
O pior cego é aquele que não quer enxergar
Podiam fazer dos EUA e do Vietnam também. Rsrs
Caro Paulo. Você está querendo comparar a guerra do Vietnan com uma bravata?
Nao.. soh quero mostrar que paisano adora um “super trunfo”.. mas no mundo real as coisas nao sao bem assim…
Tá, o poder bélico dos EEUU não existe, é só um “Super Trunfo”
Real mesmo é a capacidade militar que o Brasil tem pra enfrentar os EEUU.
Eu vou aí tomar meu remédio e já volto.
Ta bom, os EEUU sao a maior potencia belica do mundo e por isso jamais perderam ou perderão alguma guerra em toda sua existência!!!!! Ta feliz agora?
Eu nasci feliz.
Caro Paulo. O ponto da reportagem foi a bravata que após a salive teria a pólvora. Os números expostos apenas mostram que tal é insustentável no caso do Brasil querer responder militarmente aos EUA no caso de um política de sanção comercial.
Politico falando M… eh normal, mas eu nao entendi como uma ameaca aos EEUU, ja to vacinado de tirarem o que o Bolsonaro fala de contexto, e olha que nem sou fan dele. O que o Biden falou foi muito mais grave.
“Porque quando acabar a saliva, tem que ter pólvora, senão não funciona. Precisa nem usar a pólvora, mas precisa saber que tem”. Ele soh disse algo bem obvio.
O Vietnam também tinha! Inclusive haviam cidades muito bem construídas com toda a modernidade ocidental desde o tempo de colonia francesa! E que foram reduzidas a pó pelos americanos e seus bombardeiros! Mas eles se renderam? Quem foi que saiu correndo do Vietnam depois de quase quinze anos de guerra batendo o calcanhar na bunda? E o Afeganistão,Somália…
tu nunca deve ter lido sobre o tratado de paris e o quanto os vietnamita pediu por ele. os eua aceitou um acordo de paz que consistia na retirada de suas tropas enquanto o vietna do sorte iria desmilitarizar a fronteira também, acontece que os comunas mentira, e invadiram o vietna do sul quando praticamente não tinha mais americanos la. ai fica facil né?
JAMAIS existiria a mesma resistência popular no Brasil que ocorreu no Vietnã.
Pois é comparação com a guerra do Vietnã é totalmente descabida, geografia, fonte de material bélico e apoio de aliados completamente diferentes.
Além disto, mesmo que se considere que o Vietnã venceu politicamente a guerra, a que custo isso ocorreu?
Sugiro pesquisar sobre as perdas materiais e humanas vietnamitas na guerra.
Spoiler, foi bem mais que 50.000.
melhor só fazer uma pesquisa no Google imagens com essas 3 palavras: Orange Agent Vietnan, tem fotos atuais de crianças bem chocantes, detalhe nenhuma dessas pessoas recebeu UM CENTAVO DE REPARAÇÃO do GOVERNO AMERICANO
O pessoal fala no Vietnam e no Afeganistão mas se esquecem que o Vietnam recebia suporte e equipamentos da URSS e da China e o Afeganistão dos EUA e Paquistão. Os misseis que derrubavam os aviões dos EUA no Vietnam não foram produzidos localmente, eles foram fornecidos pelos soviéticos; e os misseis que derrubaram os aviões soviéticos também não foram produzidos no Afeganistão, eles foram fornecidos pelos produzidos nos EUA.
Ou seja, as potências da época armavam o país menor para dificultar a vida dos adversários. Mas hoje o maior adversário dos EUA é a China.
Agora quem vai fornecer equipamento para o Brasil na “guerra” contra os EUA? A China?
uma parcela considerável de armas são produzidos aqui , o país tem condições de fabricar aqui , em uma eventual guerra ,os esforços serão para produzi-las , as industrias metalurgicas terão sua produção voltada para algum material bélico .
no vietnan não tinha quase industria nenhuma , no afeganistão menos ainda ou nada .
E você acha que estas indústrias ficarão incólumes? É alvo prioritário e mais: absolutamente desprotegidos porque todo mundo sabe que a proteção aérea do Brasil é rezar para o míssil de cruzeiro enroscar em alguma linha de transmissão de energia.
Jacinto,mas na cabecinha de alguns,o poderoso estados unidos da América iria enviar militares ao brasil e disponibilizar recursos humanos,meios militares e dinheiro para invadir a selva amazônica e acamparem lá na selva,mas seriam vencidos pelos nossos gloriosos e míticos guerreiros de selva.
E afinal seriam derrotados,pois como os especialistas brazucas dizem e dão como justificativa,nós os derrotaríamos assim como os vietcongs o fizeram,em uma guerra que aconteceu a mais de quarenta anos e desde aquele evento,a tecnologia militar evoluiu,mas os guerreiros da selva,os melhores do mundo, irão vencê-los.
Eles iriam sim destruir nossa infraestrutura,deixar-nos no escuro e por a pique nossa grandiosa e numerosa armada e força aérea.
Mas os sábios acham que eles só querem roubar a selva,chegar lá e botar uma cerquinha.
Eu já disse que um coquetel com camarão e espumante na embaixada dos EUA no Brasil faria muito parlamentar entregar até a mãe. Se o Trump passasse uma noite na embaixada, um certo senador carioca iria cheirar os lençóis e fronha da embaixada.
ficamos na tecnologia de 50-40 anos atrás será que esse povo sabe as consequências de um tal Agente Azul que foi jogado nos alimentos dos Vietnamitas ou aquela poção magica que tirava as folhas das arvores chamada Agente Laranja
Indústrias metalúrgicas que serão destruídas ou incapacitadas na primeira semana de conflito, assim como toda a infraestrutura “estratégica” do país.
Sendo um conflito assimétrico e “dentro de casa”, não teria essa de produção local, pois o avanço dos EUA ou de qualquer outra nação com poderio similar seria muito rápido. Mesmo que conseguíssemos segurar o grosso de suas tropas por algum tempo, muito pouco ou nada poderíamos fazer contra armas de longo alcance (caças, bombardeiros, mísseis de cruzeiro, ICBMs).
exatamente, lembraria bastante o cenário do Japão após a subjugação de sua marinha e aeronáutica na wwii, chuva de bombardeios até a rendição
Voce poderia dar exemplo do seria produzido aqui para fazer frente poderio militar EUA. Avibras e Embraer serão primeiras a ser alvejadas, o resto e multinacional.
Sobre o que poderia ser produzido, na prática, a resposta é nada, pois quase todos os nossos equipamentos militares (inclusive os de produção nacional) dependem largamente de fornecedores internacionais. Fuzis, pistolas, algumas peças de reposição e algumas coisas mais seriam possíveis. Um caça, um MBT, um MANPADS, uma fragata, um submarino, não, pois demoraríamos muito tempo (anos) para conseguirmos produzir localmente todos os componentes de tecnologia avançada desses equipamentos.
Sobre uma empresa ser multinacional ou não, não faria diferença, pois o governo poderia assumir o controle e forçá-las a participarem do esforço de guerra. No entanto, nacional ou multinacional, toda empresa potencialmente relevante para a defesa seria alvo de ataques, fazendo com que desaparecessem nos primeiros dias de conflito.
A única estratégia seria na verdade esperar eles serem burros para botarem os coturnos aqui em zonas urbanas,daí com táticas de guerrilha tornar a vida deles um inferno. mas eles não são burros, vão acabar com nossa logística e inflaestrutura e esperar o povo passar fome no escuro, esse próprio povo derruba o governo e o provisório eleito nas coxa assina o que eles querem.
Sistemas de defesa anti aérea e o que mais nós falta de crítico em qualquer cenário.
Faz sentido mesmo… mas no final das conta essa eh uma discussao bem boba… br vs EEUU nao vai acontecer nunca.
Graças a Deus!
concordo plenamente…se o bicho pegar derrubam o bozo e liberam ONGs na amazônia….o resto que frite que ninguem ligará mais
No momento em que o bicho pegar, Rodrigo maia desengaveta aqueles pedidos de impeachment que estão levando poeira e dão um chute na bunda do Bozó e sua prole de milicianos…
Ali amigo é um baita teatro….um finge que é mocinho e o outro bandido …falam uma coisa mas as ações são de acordo com o sistema quer…e se o sistema decidir tirar algum deles ta fora….simples assim
Mais importante do que “quem” é “por onde” essa ajuda viria. Em resumo: ela NÃO viria.
Nós não teríamos a menor chance de garantir um tráfego marítimo adequado, menos ainda o aéreo. Mesmo que alguém quisesse DEMAIS ajudar, essa ajuda jamais chegaria.
As pessoas simplesmente nunca abriram um mapa em toda a existência delas, só isso justifica comparar Brasil vs EUA com EUA vs Vietnã do Norte.
Perfeito.
Esses inéptos que apostam na guerrilha, inclusive o generalato, acham que existe uma Rússia ou China fazendo fronteira conosco, gente mais débil. basta dominarem o litoral e os portos para que nenhum bote chegue aqui. Complementando com uma frota de bloqueio no Pacífico bastaria para não recebermos suprimentos pelos países fronteiriços. Vietnam aqui ? kkkkkkkk
amigo…Venezuela não faz fronteira com a russia mas até agora os EUA não encararam lá….isso é real
Ah brother, se tu acha que é por “não poder” ao invés de “não querer”, está redondamente enganado. Assim que o primeiro disparo rolar, acabou total e completamente a ajuda material chinesa e russa por um fator relevante: não tem por onde enviar! Quando muito, pessoal em terra russo pode dar ajuda pra manter operando alguns equipamentos, mas nada além disso.
A Venezuela é mais barata sozinha: deixa eles se afundarem, virarem importadores de petróleo e, quando algum governo decente subir ao poder, voltem a fazer negócios. Não tem pra que transformar isso aqui em sangue.
Haha, Venezuela ali no caribe bem pertinho dos EUA e ainda tem nego crendo que Rússia e China podem algo por alí alem de acessoria.
Olá amigo…os EUA é a maior potência do mundo. Podem vencer qualquer pais do mundo. Qualquer pais! Mas guerra não é uma aventura. Haverão perdas e um alto custo envolvido. Porem existem outras formas de atingir o objetivo sem a guerra….qdo chegar a uma situação insustentavel o assunto sera resolvido internamente na venezuela….
Amigo…falei em fato vc menciona possibilidade…até hj não invadiu…fato. pode invadir? Claro que pode!!! A questão é vão assumir os custos belicos e em vidas lá? É muito mais facil deixar afundar sozinho isso concordo ou mais facil ainda retirar a pedrinha no sapato…ai tudo volta ao normal
Sério mano, não vale a pena vc querer continuar nessa tese.
Amigo…não terá guerra!!! Mesmo com todo poderio belico nao se luta mais sozinho….vc acha que se os EUA lutassem sozinhos contra o iraque teria o resultado que teve no tempo que teve? A vitoria provavelmente mas a qual custo e tempo? Formou-se uma coalizão! Por isso o Biden falou em “juntar o mundo” E as ameacas iniciais do trump com o cabeca de cebola da coreia? Quem tem o botão maior e etc….qual o tamanho da coreia?? Seria nada para os EUA….mas no que deu?? Uma guerra envolve altos custos financeiros e humanos, pressoes internas e externas, Aliancas e interesses diversos…NÃO HAVERÁ GUERRA!!!
Caro Jef eu desconfio que vc nem entendeu o que eu estava falando lá em cima.. do lance Vietnam.
boa quem sabe deixa a Rússia dar as cartas aqui também!!! a melhor frase que define esse seu comentaria quem muito abaixa mostra o rab*
Amigo essa seria a tendencia uma maior aproximação com china e russia e claro que os EUA não desejam isso..o Brasil mantem uma soberania relativa na amazonia e assim vai continuar…vai pegar a grana e pagar o rango, pois não há almoço grátis! Mourao ja esta se reunindo com embaixadores dos paises .. nao havera guerra!!
E o curioso é que o Estado(sim o Estado e não o governo) brasileiro aposta todas as fichas da defesa nacional na guerrilha de atrito e não na dissuasão, o que a meu ver é um grande erro, pois uma guerra de guerrilha poderia até expulsar o inimigo, mas duraria décadas e nos levaria a idade da pedra e resultaria em milhares de mortos.
Se depender da própria população brasileira defender o país…
Vietnã inicialmente recebeu apoio da China depois a China mudou de lado e apoiou os contrarrevolucionários do Khmer assim como EUA, Inglaterra e Tailândia
Nereu,
O que você descreve está dentro do conflito que houve entre a URSS e a China que chegaram a trocar uns tiros na fronteira entre os países. Depois a China também entrou em guerra com o Vietnam (eu sempre digo que a última guerra do Vietnam não foi com os EUA; mas com a China, em 1979).
TODA NOTÍCIA vai ter um gênio falando de Vietnã sem nunca ter VISTO UM MAPA.
Nem precisa ser um gênio em história, geografia ou mesmo um profundo conhecedor de tecnologias militares, era só ABRIR UM MAPA, mas não, a galera continua com essas insanidades.
Todo cenario tem suas particularidades… no Brasil nao seria diferente..
Isso sem falar que no nosso mata temos uma grande colônia francesa traíra que seria a porta do inferno para nosso cenário de defesa, e faz fronteira com o “bem estruturado Amapá” que qualquer curti circuito volta pra idade da pedra.
Hudson: “Game over man, game over !”
na verdade com o Bolsonaro até a Venezuela cederia o seu território para uma incursão americana
Não sei porque o povo está fazendo essa tempestade em copo de água, se depois de todas as merdas que o Lula e a Dilma falaram (e fizeram) em relação aos Estados Unidos nossos países continuaram se tratando normalmente, não é agora que alguma coisa vai mudar, comércio e interesses em comum falam bem mais alto do que algumas ameaças lacradoras de Biden, ou algumas infantilidades do Bonoro.
Na história do Brasil, desde que nos tornamos independente de Portugal, nunca um imperador ou presidente sugeriu usar pólvora contra os EUA.
“Porque quando acabar a saliva, tem que ter pólvora, senão não funciona. Precisa nem usar a pólvora, mas precisa saber que tem”
Pessoal esquecendo dessa parte!
“mas precisa saber que tem” mentiu?… Não!
Muita gente aqui defente novas aquisições para o exército brasileiro justamente pra fazer valer a dissuasão, e não pra usar. Interpretação é tudo!
Não ainda, a maioria está se portando como vizinhas fofoqueiras, não querem saber de todo o ocorrido, apenas a parte que interessa para falar mal de alguém!
Continua sendo uma ameaça de dissuasão, que torna tudo ainda mais ridículo porque a dissuasão que o Brasil tem é rezar para São Jorge. É perder o senso do ridículo.
Concordo com o Sr Gustavo sobre o que foi falado pelo Presidente da República. Hipótese ou realidade? Opinião: isso foi falado como figura de retórica. Não haverá conflito algum e , sim, sanções caso tenha pois o interesse maior são negócios. Simples: fará sanções, obrigado China agradece. Lembram o caso da ex-presidente Dilma com Obama? Espionagem. F 18 estava ganhando, perdeu. Levou Gripen. E ainda digo que o congresso americano não chancelou a vitória do Biden. Tudo em suspeita…Uma coisa é certa: alertar para responsabilidade de uma real política de defesa pra dissuasão. Isso era para ontem. Abraços.
Isso é uma resposta retorica. Ninguem quer guerra contra os EUA.
Mas qual seria a resposta correta?
Caso as conversas cessem e queiram tomar nossa floresta amazônica?
O Presidente do Brasil deveria dizer que nós renderiamos e entregariam tudo para os americanos sem problema nenhum?
É muito ódio do presidente e muita ajuda da grande mídia para distorcer tudo e fazer tempestade em copo d’água.
Bolsonaro deu a melhor resposta possível.
Caso queiram tomar nosso território, o Brasil entra em guerra.
Isso não é entrar em guerra nem ofender outros países, é uma resposta retórica baseada em poder de dissuasão.
Não precisamos vencer uma guerra contra os americanos ou quem for, precisamos demonstrar que estamos DISPOSTOS a defender nossos interesses e tornar uma possível invasão em um pesadelo custoso, tornando esse tipo de pensamento e projeções descartados por conta dos riscos e da vontade do povo brasileiro de continuar com sua integridade territorial.
Mas se depender da grande mídia e de alguns, já poderíamos doar a floresta amazônica inteira para outros países e nosso Presidente tinha que tirar as calças e ficar de 4.
E quando foi que o Biden ameaçou invadir a Amazônia? O que ele fez foi ameaçar aplicar sanções, mas a maioria nem sabe o que isso significa e parece que em Brasília tb nao. Sanções dos EUA significa que empresas que fazem negocio com o Brasil em determinada area, nao podem fazer negócios nos EUA. Se for na area automotiva, por exemplo, significa que quem exportar para o Brasil nao pode exportar para os EUA. E ai vc e o manda chuva da marca X e pensa: putz continuo fazendo negócios com o EUA ou com Brasil?
É verdade mas nunca ameaçaram o tio Sam.
Ninguém ameaçou ninguém diretamente …
Quanto ao presidente falar que o país precisa ter pólvora pra usar, me diz o que ele falou de errado.
“Ninguém ameaçou ninguém DIRETAMENTE”
Verdade. Ameaças indiretas em Política Internacional não existem ou, nada significam.
Nunca antes na história desse país se ouviu uma bravata dessa magnitude. Pior, contra uma nação amiga que é nossa segunda maior parceira comercial. Vale lembrar, que esse mesmo governo, tem ridicularizado com piadinhas de caráter racista a China, nossa principal parceira comercial.
A economia da Rússia é menor do que a do Brasil…
A questão aí é que o jornal não colocou o dedo na ferida. Nosso orçamento tem patamar israelense, mas 3/4 dele fica em salários e pensões.
Caro Gordo. O dedo foi colocado em outra ferida exposta: a bravata.
Amigão professor: tanto este que está aí hoje no governo quanto Lula e Dilma foram inéptos na política externa e desenvolvimento do país, além de covardes, portanto não adianta ficar contente.
Caro SJ1. Existe apenas um governo que é aquele que exerce o mandato. È ele quem tem o poder e que pode tomar decisões e implementar ações. A crítica deve ser feita ao governo em exercício. Ex-governos são história. Assim como o debate pode ser classificado em três tipos, o ideológico (ideias… a gente faz isso o tempo todo), o partidário (propostas.. a gente faz isso durante as campanhas eleitorais) e o político (sobre as ações de governo). Tenho dificuldade de imaginar alguém contente com a atual situação do país. Entre os descontentes, eu levanto a mão.
O mais curioso, é que tem um diretor meu, petista roxo até o tutano, e ele tem o mesmo discurso sobre governos passados…. Acontece que o que se faz hoje terá reflexos no país décadas a frente, no sindicato não ensinam isso ?
Errado, 81% são mais que 3/4.
Caro Smoking. O tema é a bravata, não o poder militar ou econômico brasileiro. Aliás, a Rússia tem um poder militar maior que o brasileiro mesmo tendo uma economia menor.
“Aliás, a Rússia tem um poder militar maior que o brasileiro mesmo tendo uma economia menor.”
Valeu por apontar o óbvio, tem coisa seriamente errada. Aliás até países bem menores como a Turquia são bem mais fortes e não se curvam para ninguém.
Olá Smoking. Há um texto do Darcy Ribeiro chamado “Sobre o óbvio”. Vale a pena ser lido para entender que o óbvio pode esconder uma realidade incoveniente.
Camargoer;
o que esconde as realidades são as interpretações diversionistas, divulgadas à exaustão, como se fossem a verdade verdadeira. O óbvio é o óbvio e deve ser dito, sempre. Aliás, prefiro Gramsci.
A Rússia investe mais de 4% do PIB em defesa.
O Brasil em um esforço de guerra poderia investir muito mais que 4%.
Temos o serviço militar obrigatório que nos rende um numero de reservistas muito grande. Temos um plano de mobilização nacional, onde todos os brasileiros reservistas e não-reservistas podem ser convocados de forma Obrigatória.
Tudo isso colocado em ação, de maneira inteligente, pode aumentar o poder militar do Brasil de forma exponencial.
Os equipamentos, produzimos muita coisa aqui.
Temos a maior fabricante de munição do mundo.
Dezenas de empresas bélicas.
Os equipamentos mais complexos, seria mais difícil. Mas tanto a Rússia como a China ficariam muito felizes em vender bilhões e bilhões em armas para o Brasil em caso de uma escalada de tensões com os EUA ou qualquer país ocidental.
O Brasil poderia comprar radares e sistemas antiaéreos da Rússia, China e até do Irã.
E fabricar versões nacionais também.
Claro, isso em uma escalada.
Se for um conflito que inicia da noite para o dia, teríamos somente a mobilização nacional para formar um exército gigantesco com fuzis e armas leves para prevenir contra uma invasão terrestre, mas poderíamos fazer muito pouco contra ataques aereos.
A FAB e a MB seriam derrotadas no 1o dia de guerra. Mas a guerra terrestre, e de resistência, poderia durar meses e até mesmo anos.
“Os equipamentos mais complexos, seria mais difícil. Mas tanto a Rússia como a China ficariam muito felizes em vender bilhões e bilhões em armas para o Brasil em caso de uma escalada de tensões com os EUA ou qualquer país ocidental.
O Brasil poderia comprar radares e sistemas antiaéreos da Rússia, China e até do Irã.
E fabricar versões nacionais também”.
Poderia mas não compramos e nem fazemos parceria,seja por preconceito de material russo ou preconceito ideológico dos militares e do nosso asno em chefe…
O General Diniz Brito,que foi em comitiva para o ARMY2020 em moscou,falou que o Brasil poderia estreitar laços militares com os russos,mas não como simples comprador de prateleira,ele falou em cooperação e em selar acordos que envolvam parceria tecnológica e troca de conhecimentos.
No entanto, o Brasil tem interesse não em realizar simples transações comerciais com os russos, mas em selar acordos que envolvam parceria tecnológica e troca de conhecimentos.
“Comprar é fácil […], mas não é isso que se quer. Se quer um trabalho conjunto de desenvolvimento levando tecnologia russa, mas incrementando também o parque industrial brasileiro”, disse Brito.

Para ele, o ideal é fechar acordos nos quais “todos cresçam: a indústria russa tenha acesso a novos mercados, mas nós também acesso a conhecimento para determinadas áreas que serão permanentes”, como a exploração da Antártica.
Se tocou até no assunto Pantsir :
Para Brito, o negócio depende da sincronização entre o Pantsir e as tecnologias instaladas no Brasil, como sistemas de rádio, software e radares.

“Tudo depende de como a tecnologia se encaixa nas outras. O sistema [Pantsir] tem que ter conectividade e compatibilidade. Se não houver, não adianta ser um sistema excelente, que não se encaixe no sistema [brasileiro]”, explicou Brito.
“O interesse do Brasil é de tecnologias de média altura que possam ser compartilhadas e desenvolvidas em conjunto com o nosso país”, disse o general.
Ou seja: O Brasil só quer adquirir algo se houver conectividade e compatibilidade com os sistemas militares brasileiros.
Exercito gigantesco de quem? Os motivos para defender a pátria são muito poucos.
Fora que na hipótese de sermos administrados pelos Estados Unidos, teríamos uma evolução de centenas de anos em poucos meses.
Vamos lutar e lutar, mas daqui a 30 anos seremos apenas um México no sul.
“Fora que na hipótese de sermos administrados pelos Estados Unidos, teríamos uma evolução de centenas de anos em poucos meses.” Isso também uma bravata bem grande, pois no mínimo levaríamos uns 30 anos para sermos o que Porto Rico é hoje, que nem reconhecido como estado americano é apesar de estar a mais de 100 anos sobre a tutela americana
Nosso pais é gigantesco…não é bem assim como vc diz, e tem mais uma coisa, o americano médio não suporta receber seus filhos em caixões, principalmente os esquerdistas de plantão, uma incursão ao Brasil seria cara e impopular na América, pode esquecer, tal conflito jamais irá acontecer.
Economia russa passou a nossa este ano.
Mas lá a indústria militar é fonte de receitas e não apenas de despesas como é aqui. Isso faz uma enorme diferença na gestão dos recursos para a defesa.
AS FA também né? Assim como a quantidade de ogivas.
Economia russa passou a nossa este ano.
a Rússia domina o ciclo completo dos mais variados tipos de armas além de ser o 2° maior exportador mundial de armas, já o Brasil não consegue nem recauchutar um FAL
O Brasil desperdiça recursos do orçamento das forças armadas com pensões de inativos. Temos um dos maiores orçamentos militares do mundo e ao mesmo tempo temos forças armadas sucateadas com armamentos obsoletos.
Enquanto isso milhares de filhas solteiras de militares recebem pensões vitalícias. Com esses recursos poderíamos investir em equipamentos modernos como novos caças, tanques, porta aviões.
Também vale a pena lembrar que o Brasil tem o dobro de militares na marinha e na aeronáutica quando comparado a potências como a Inglaterra e a França.
O problema das forças armadas brasileiras não é falta de dinheiro, mas a forma como se aplica os recursos disponíveis. O orçamento militar é gasto basicamente para pagar filha de pagamento e aposentadorias e pensões de inativos.
“O orçamento militar é gasto basicamente para pagar filha de pagamento e aposentadorias e pensões de inativos“…Com todo o respeito meu camarada, mas seu raciocínio não está totalmente correto…
Eu quis dizer “ O orçamento militar é gasto basicamente para pagar folha (e não filha) de pagamento e aposentadorias e pensões de inativos.” Ocorre que digitei pelo celular e o corretor automático mudou a palavra folha para filha.
Tranquilo, tb não gosto de digitar no celular por causa disso..
Desperdiça com gente demais também. Não se luta com pedras e paus. Efetivo grande e mal armado é só mais gente para desertar. 334 mil é gente demais para nosso or;camento.
Super trunfo.
Vindo da imprensa nacional que tem alergia a assuntos militares não me surpreende.
E como perguntar pra minha tia noveleira do interior do Mato Grosso, se esquema tático de futebol 4-4-2 e melhor que 4-3-3?
No mais isso e culpa da própria tosquice do presidente. Óbvio que os insultos eleitorais do Biden mereciam um posicionamento e resposta, mas que fosse feito de uma forma firme mas técnica diplomática, e não com falácia de Tiuzão.
Era tudo que essa imprensa revanchista queria para ridicularizar nossas forças armadas.
a primeira reunião que aparecer a Damares ou Ernesto Araújo na ONU você vai ver a carcada que eles vão levar, sem falar do G20 em Julho
Isso é tudo jogo de cena, enquanto fazem todo esse circo o governo entrega os direitos de exploração da Amazônia para os EUA. O governo assinou uma carta de intenção junto a Agencia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional(Usaid) defendendo a exploração estrangeira na Amazônia. Todo esse teatro visa apenas encobrir a depredação exploratória das mineradoras estrangeiras que já se encontram em atividade na região.
A finalidade disto tudo é só fazer mais um circo midiático para reforçar na sociedade a imagem de um governo patriota e nacionalista. Que se preocupa com os interesses e a soberania da sua nação. Não existe política pura e os agentes econômicos sempre influenciaram de forma importante as decisões políticas, desde a antiguidade é assim…
Dizem que as forças armadas tinham a reputação de ser a instituição mais respeitada do país. Se tinham isso não existe mais, por conta de uma ala dos militares que resolveu apoiar este governo.
O cara que escreveu o texto por um acaso é o mesmo que escreve sobre temas LGBT? Pois esse costuma ser o caso em nossa “imprensa”.
E por coincidência são os caras que nos governa no congresso e senado, tomando decisões sobre nossas vidas e influenciando outras milhares de opiniões.
E as Forças Armadas caminham para ter uma imagem semelhante a que foi criada dos Correios.
.
Não importa se é o Estadão, o G1 ou um lixo como DCM. Não importa se os caras usam um lixo como Global Firepower ou pedem opinião sensata de professor que estuda assuntos de defesa. O estrago esta sendo feito e não vai ter notinha do MD que de jeito em barrar a criação de memes e afins.
Concordo, mas infelizmente aparentemente são as próprias FA que estão se afundando nesse atoleiro. Pra aproveitar os correios foi ali que o primeiro general sofreu fritura ao defender a empresa, e o baile foi seguindo, o último general a ser queimado até onde me lembro foi o ministro da saúde ao ter que fazer um vídeo se desmentindo. De uma certa maneira as FA merecem esse tratamento ao embarcarem com alguém que foi expulso pela própria instituição.
Tb, vc vai na internet e tem esse tipo de vídeo. Os memes n surgem atoa
https://twitter.com/outofexercito/status/1319368386342772748
Bardini, vejo uma desconstrução de nossa agencias, vide IMPE, ministério saúde, anvisa e agora nossa forcas armadas. Cheira mal.
Eles fazem por merecer cada meme desses.
espera o papelão que esse governo vai fazer na reunião do G20 ou pode ser até antes algo relacionado a Damares nos DH da ONU tem a possibilidade também do templário Ernesto aprontar algo
Não sou insano a ponto de falar que o poder militar do Brasil poderia ser comparado ao americano.
Entretanto, superioridade militar não é garantia de vitória. Vide a URSS, que passou 10 anos no Afeganistão, gastou bilhões e no final não conseguiram vencer camponeses armados. O mesmo se aplica aos próprios EUA, que apesar das vitórias incontestáveis no campo de batalha, acabaram sofrendo uma derrota política no final.
Caro Allan. Uma coisa são os EUA ou a ex-URSS invadir o Afeganistão (que aliás havia derrotado antes os ingleses assim como o Vietnan derrotou os franceses antes de derrotar os EUA) mas a bravata do Brasil responder a uma pressão dos EUA com força militar.
Caro Camaegoer, você está querendo dizer que as forças armadas do Brasil, no nosso território não seriam uma baita dor de cabeça para os EUA?
Devemos lembrar que existe outra super potência no mundo querendo apoiar um doa lados.
Meu caro, você viu o que aconteceu no Amapá? Só os americanos destruírem nossas infraestruturas básicas e o povo sem água, sem energia elétrica por um mês, sem comida e sem outros meios devido a bloqueio naval, não precisa uma invasão, o próprio povo arranca o home pelos cabelos. Simples assim. Você acha que o povo fica sem Netfilx, sem DC e sem Marvel?
Bloqueio naval funcionaria em países pequenos, que não podem tirar de seu território sua própria subsistência.
Derrube o facebook,instagram e Whatsapp e verá o caos que acontecerá,vão querer a cabeça do nosso Rei Sol.
Caro W. Já discutimos isso tantas vezes, mas é bom repetir. Qualquer país que tentar ocupar o Brasil terá problemas devido á extensão territorial. Por outro lado, os EUA, a China e a Argentina, que são os principais destinos das exportações brasileiras poderiam sancionar o comércio exterior brasileiro. È uma decisão unilateral (assim como o Brasil pode sancionar a Bolivia, o Paraguai ou outro país). A bravata é querer enviar os CFN para tomar Washington como resposta a uma sanção comercial.
Vc está sendo desonesto, o que o presidente falou e todos aqui entenderam foi que o Brasil se DEFENDERIA em caso de incursão estrangeira, qq pessoa com um minimo de senso sabe que nenhum país do mundo pode levar uma guerra aos EUA, pelo meno não de forma convencional.
Certamente que não teremos o apoio da China.
E se continuar o FEBEAPÁ do Governo, nem da Rússia.
Camargoer, se os EUA ou qualquer outro país ameaçar a nossa soberania, como você quer que a gente responda? Mandando flores?
Caro Allan. Um país pode aplicar as sanções que quiser a outro país. Se o Brasil quiser sancionar a Argentina ou a Venezuela, é uma decisão unilateral. Eu não sei qual seria a vantagem para o Brasil sancionar a Argentina.. mas serve como exemplo. Se os EUA quiserem sancionar o Brasil ou a Bélgica, assim como eles sancionam Iran e Cuba, isso é uma decisão deles. Quem fez a bravata não foram os EUA.
Mas não estou falando sobre sanções, mas sobre uma possível ação militar. “Irei reunir o mundo contra o Brasil” também é uma bravata.
Caro Allan. As bravatas dos presidentes merecem apenas nossa indiferença. As bravatas do bolsonaro podem nos prejudicar. A pressão internacional se faz por meio de sanções comerciais em um primeiro momento mas podem escalar para uma ação militar restrita (bloqueio naval, bloqueio do espaço aéreo e por fim bombardeio estratégico) ou uma ação militar ampla (invasão de tropas e até bombardeio nuclear). O problema do desmatamento e queimadas na Amazônia e Pantanal colocou o Brasil na defensiva. Antes era um tema em que o Brasil era líder em relação ás ações de preservação. O atual governo perdeu essa iniciativa e perdeu a luta de narrativas se tornando agora o vilão. Ao invés de reavaliar sua política ambiental e retomar a posição que manteve desde a Eco92 de protação ambiental, que servia de alavanca diplomática para outras ações, insiste na bravata. Um gesto simples seria demitir o ministro do meio-ambiente, algo que seria suficiente para levar a diplomacia de reativa para ativa. Até no futebol ás vezes é preciso demiir o técnico…
Camargoer, sempre houve queimadas na Amazônia e no Pantanal. Com um território tão imenso, é impossível fiscalizar toda a área. O problema é que agora, a mídia e a esquerda tentam usar isso contra o Governo Federal unicamente por ele ser de direita.
Ninguém está realmente preocupado com o meio ambiente, mas sim em usá-lo como instrumento de guerra política contra qualquer um que não esteja alinhado com as ideologias de esquerda, assim como o fazem com outras pautas liberais.
“Ninguém esta realmente preocupado com o meio ambiente” LEMOS, Allan – 2020
Camargoer,
A segunda guerra anglo-afegã não foi exatamente uma vitória afegã. Pelo contrário, já que tiveram que ceder várias áreas ao Império Britânico.
Caro Mercenário. O principal é que o Afeganistão, assim como o Vietnan, foi palco de guerras coloniais por por dezenas de anos, quase sempre com vantagem para as populações locais. Assim como o interesse francês era diferente do interesse dos EUA no Vietnan, o interesse britânico também era diferente do interesse dos EUA e da ex-URSS na região. O sucesso de uma campanha militar tem a ver com o seu objetivo.
Camargoer, alguns chamam o Afeganistão de “cemitério de impérios”.
É, mas os americanos estavam armando os afegãos e os soviéticos e chineses estavam armando os vietnamitas. Quem irá nos armar?
Ninguém, e nem é preciso. O Brasil tem uma população gigantesca e com certeza tem muito mais tecnologia do que os afegãos tinham. O abismo de poder militar entre os EUA e o Vietnã era muito maior do que o abismo entre EUA e Brasil.
É mesmo, quem vai fabricar caças para bater de frente com a USAF? A Embraer não fabrica motores, sem poder aéreo não vai ter indústria de pé neste país, nem estação de energia, nem rodovia, nem ferrovia, nem nada, para fabricarmos munição para as forças armadas, e nem comida para o povo.
A vantagem do Vietnã do Norte é que suas indústrias ficavam na URSS e China.
Nem todas, muitas ficavam em seu próprio território e estavam entre os principais alvos de grandes operações de bombardeiros como a Linebacker 2 e a Rolling Thunder.
Em tempos de conflito, todos os recursos de um país são usados em prol do esforço de guerra. A Alemanha criou muitas armas inovadoras justamente porque procurava uma que pudesse vencer a guerra. Foi assim que o foguete V2 surgiu, por exemplo.
Se o Brasil estivesse em um estado de guerra total, com certeza milhares de cientistas e engenheiros seriam chamados para tentar desenvolver o mais rapidamente possível motores a jato e outras tecnologias necessárias ao esforço de guerra. Como diz o ditado “A necessidade é a mãe de todas as invenções”.
Allan, não é assim que se faz as coisas. Um projeto é só um projeto, um papel cheio de dados e desenhos. Para isso sair do papel e se tornar real, é necessário desenvolver a parte industrial e o Brasil não tem capacidade para isso. Você quer desenvolver um míssil guiado? Ótimo, você vai precisar de processadores. O Brasil produz processadores? Não, então vai ter de desenvolver um e projetar uma fábrica de processadores. Só que processadores são industrializados com nanotecnologia, que também não temos, então também vamos ter que desenvolver a nanotecnologia. A cadeia tecnológica para produzir mais tecnologia é enorme, custosa, e demorada.
A minha percepção é bem oposta. A distância de poder entre o Vietnam e o EUA dos anos 60 era menor do que a do Brasil e o EUA de hoje.
Veja em relação ao poder aéreo: O Vietnam usava caças de 2ª geração (mig-21) enquanto os EUA usavam caças de 3ª geração (F-4, F-5, A-4), ou seja, havia apenas uma geração tecnológica entre eles.
Hoje os EUA usam caças de 5ª geração enquanto o Brasil ainda está usando caças de 3º geração (F-5) então há duas gerações entre eles.
Na defesa anti aérea é mais simples: O Vietnam tinha S-125, um bom equipamento para a época e que até hoje é capaz (derrubou um F-117 e um predator recentemente). Nós não temos nada.
Essa sua análise é muito superficial. Temos 84M de homens aptos a servir, temos muito mais tecnologia, indústrias, recursos e mão de obra.
Você não conhece seu próprio pais. Tecnologia não significa nada se você não tem condições de industrializar o fruto dela. O Brasil tem capacidade tecnológica de projetar um míssil? Tem, mas consegue transformar um o que é um projeto em um produto a ser fabricado em escala industrial? Não consegue. Nem nos equipamentos bélicos que o Brasil já está produzindo conseguimos desenvolver capacidade industrial para produzi-la na escala necessária a uma guerra.
Jacinto, em um conflito, todos os recurso de um país são usados em prol do esforço de guerra. A nossa capacidade industrial e tecnológica seriam aumentadas exponencialmente se estivéssemos em guerra, essa é uma das vantagens de se ter uma grande população.
Nossas perdas no campo de batalha seriam substituídas incessantemente devido ao alto número de soldados em potencial que temos a disposição, 84 milhões de homens, e mais ou menos o mesmo número de mulheres trabalhando nas fábricas.
E esses homens todos serão armados com os bons e velhos fuzis FAL e oque tiver no estoque do EB,e quem sabe poder contar com as armas apreendidas dos traficantes…
Bons e velhos Fals tbm inflingem baixas, e basta poucas delas para que a populaçao americana va as ruas exigindo o fim do conflito.
Pior que o Jacinto não está errado.
O Exército do Vietnã do Norte era mais equipado (e experimentado em combate) naquela época do que o EB é hoje.
Na verdade passaríamos sufoco se lutassemos contra o Exército do Vietnã do Norte daquela época.
O Vietnam derrubou quase 10 mil aeronaves dos EUA, entre UAV (sim, já existiam), helicópteros, caças, B-52, transportes, cargueiros (em suma, tudo o que voa). Você acha que conseguiríamos isso?
Com um bom contrabando de algum sistema russo S300 ou 400 derrubariamos vários F18, isso passando na tv americana causaria um grande impacto, acredite os russos nos venderiam a preço de banana, o dificil seria esse equipamento chegar até aqui, uns três cargueiros An 224 escoltados por Su 35 com reabastecedores dariam conta do recado…ja que è pra delirar sobre guerra vamos com estilo.
Os americanos são bons guerreiros e isso ja foi provado ao longo da história, mas outra coisa que foi provada é que eles não suportam caixões em seus aeroportos ou seja, basta termos a capacidade de infligirmos um número qq de baixas para a opinião publica americana se opor a qq incursão a esse lado do planeta.
O que o senhor fala faz sentido, mas tem que ter contexto. Quem vai se levantar aqui dentro contra uma invasão USA ? Será que estamos tão bem socioeconômicamente para que a população se levante contra um invasor. Aquele povo da favela que viu um músico tomar 90 tiros do exército vai descer do morro e enfrentar os invasores. Esse povo que só vai se aposentar morto e vip seu ministro da economia reclamar que doméstica ia pra Disney vai se levantar pra garantir os privilégios de uma minoria, de banqueiros e generais que se aposentam bem de boa e ainda podem deixar a pensão pra filhas?. Corremos um risco sério de ver nossos invasores tratando o povo com bem mais respeito e dignidade do que eles recebem normalmente.
*Pra quem acompanha notícias aqui na trilogia sobre o Iraque e Afeganistão vai ver nos comentários gente defendendo os EUA e os tratando como salvadores daquelas populações. Pimenta no olho dos outros é refresco.
*A pólvora é uma invenção chinesa.
O Brasil tem 84M de homens aptos a servir, e caso sejam convocados, todos são obrigados por lei a lutar e em caso de covardia, poderão inclusive serem condenados a morte, de acordo com o que diz a CF/88 e o Código Penal Militar.
DUVIDO MUITO que alguém morra por se recusar a ir a guerra em defesa da pátria amada Brasil…
Antes que alguém morra o judiciário entra em ação contra essa lei jurássica..
Não haveria Judiciário pois estariamos sob lei marcial. Acredito que a maioria dos países tenham leis parecidas.
Não é garantia de vitória não mas, é meio caminho andado e com certeza, é garantia de muito estrago.
Eu quero ver é arrumar fuzis pra isso tudo…
Allan Lemos
Se os americanos oferecerem as passagens, oficiais e soldados brasileiros vão preferi passear na Disney.
Sem chances.
Pagariam os com milhares mortos e destruição de nosso pais, vale a pena???? VC pegaria em armas e iria pro front contra EUA para suportar bravatas deste governo inábil. Hipoteticamente falando, pois acho que isto náo ira acontecer.
Estou falando no caso de uma hipotética invasão ao nosso país. Uma nação é mais do que o seu governo.
Não importa o tamanho da pólvora. O que importa é a postura do combatente no campo de batalha.
Chora mais Estadão! E chorem muito, “progressistas” Rothschildianos! Querem a Amazônia? Vem pegar!
Acalme-se cara.
EUA varre seu Bolso imbecil sem dar um tiro.
Bolso imbecil que cortou a tetinha dos seus patróes e da turminha globalista que vinha sugando as riquezas da Amazônia. Rothschilds et caterva estão loucos da vida. Chora mais!
Que Amazônia? Do jeito que vão as coisas, logo não vai ter mais arvore pra chamar de floresta…
Mais um achando que os guerreiros da selva vão aguentar meses comendo besouro e minhoca, pois a USAF não vai deixar uma estrada em pé para levar comida para os combatentes de selva.
Alguns preferem acreditar em lendas ! E achar que só porque a quarenta anos os eua apanharam no vietnã,tal ato acontecerá novamente.
Alguns esquecem que a tecnologia evoluiu e que certos erros são assimilados e são mostrados para que novas gerações não cometam os erros do passado,certamente o tema vietnã deve ser apresentado em West Point até hoje
Não que eu não admire os caras, mas essa mística em torno dos ‘guerreiros de selva’ como nossa salvação chega a ser pueril.
Fala isso para as FARC. Até hoje não conseguiram exterminar. Imagina o pessoal do CIGS virando guerreiros. Transforma a Amazônia num inferno por 100 anos
Sim, quantas vezes as FARCs dominaram o pais? Nenhuma!
Mas mataram gente pra caramba, incluindo juízes, senadores
Exato! A postura no caso é em posição fetal e gritando.
Amigo, o Rambo não existe e se existisse, seria americano.
Os EUA agora são comunistas? Até ontem eles eram amigos….
Reportagem inútil, padrão comentário “super trunfo”.
É óbvio que hoje “talvez” a China seria o único país capaz de algum enfrentamento “menos desigual” com os EUA.
A questão que deveria ser abordada é: mesmo sendo uma superpotência, os EUA estariam dispostos a arcar com os gastos e perdas de um eventual ataque a um país continental como o Brasil?
Óbvio que não.
Simples assim.
É mais barato pagar um coquetel de camarões e espumante na embaixada. No Brasil, um convite para um jantar na embaixada dos EUA faria a maioria dos parlamentares entregar até a mãe.
Ótimo comentário, tem muita gente aqui que odeia tanto o presidente que fica cego pra tudo. EUA e Brasil jamais vão entrar em guerra. Bolsonaro e Biden são só dois tiozões que falam merda, mas os engravatados que governam de fato os dois países jamais deixaram que isso aconteça. Agora o que tem de cara aqui que torce contra o próprio pais é de dar nojo.
Rússia Também tem plenas condições de enfrentar os EUA de igual para igual.
Perdas? Tem de rir…
Marinha para defender nosso litoral nós não temos. Nem sequer submarinos operacionais devemos ter. Talvez 1 Tikuna e 1 Tupi com restrições. Qualquer outra coisa que resolver navegar, vai ser afundado sem nem saber o que o atingiu.
Em algumas horas eles colocam nossa força aérea fora de combate.
A partir daí, sem cobertura aérea, qualquer coisa que resolva mostrar a cara, vira churrasquinho.
Qual o moral que estas tropas teriam para nos defender? Sabendo que não há cobertura aérea, não há reforços, não há milagre capaz de salva-los? Ia ser deserção em massa. Mal armados, 334 mil militares são inúteis.
Sem ter FFAA para nos defender, você acha que o povo vai se mobilizar para fazer guerrilha contra o invasor? Mas isso é nunca. Todos aqui vão querer uma resolução rápida, para que todos possam voltar para sua vida normal.
Inocência sua achar que brasileiro vai se embrenhar na selva ou em algum buraco para fazer guerrilha contra os EUA.
Uma coisa é você mandar seus filhos para defender seu país. Outra é você manda-los para um sacrifício inútil, sem a menor possibilidade de sobrevivência em batalha, quem dirá então vitória.
Comentário completamente desconectado da realidade…. Simples assim.
Vc está completamente enganado! Não haveria deserção. Em pouco tempo se chegaria à conclusão que a melhor coisa que aconteceu na história do país foi ser invadido e administrado pelos EUA. Antes mesmo de pensar em desertar, fariam o convite para o desembarque das tropas urgentemente.
Nem EUA e nem Europa está dando a mínima para as palavras do Senhor Presidente.
Mas sim estão estarrecidos com a “comemoração” pela paralização ainda que foi temporária, dos estudos da vacina chinesa pelo Butantã de São Paulo.
Agora, alguns jornalecos e outros meios de comunicação, estão dando ibope para a guerra midiatica e replicando material com fontes do tipo: “oficias que não deram o nome”, alto oficialato disse que…
Senhores, matéria sem fontes, é impressa marrom.
O fato não é a declaração desastrosa (mais uma pra coleção), mas colocar na boca do EB (já que a reportagem diz que foram oficiais do EB), uma fala que não condiz com o que Centro de Comunicação Social do EB.
Sempre saem na mídia marrom estas supostas declarações, depois vem o canal oficial do MD e das FFAA ou da força supra mencionada, desmentindo tudo e pondo a posição oficial do Comando. Aí não aparece nota de retratação, não aparece matéria corrigindo o ocorrido.
Aí me vem um, depois de ler o que escrevi e diz:
_ É claro que o Centro de Comunicação vai dizer isso ou aquilo para ser conveniente.
Senhores! Mas isto é o que vale! O comunicado oficial!
Agora vem um e diz que meu amigo e camarada Bardini é um m… É de se esperar que a família, os amigos (eu um deles) e ele mesmo vai usar o meio oficial sei lá Facebook, Instagram e advogados para dizer que isso não é verdade
Senhores o que vale é a mídia ou nota oficial do meu camarada! E cabe aos veículos que o difamaram ou deram visibilidade a essa imprensa marrom, retratar-se.
CM
A imprensa tem que ser responsabilizada pelas M…que faz canal de notícia virou programa do ratinho,e do leão lobo,não existe mais noticia,é só opinião e papo de buteco,nem debate,é só aquilo que a mídia quer e se alguém se posicionar contra é logo censurado,infelizmente a maior promotora da censura e debate de ideias é a própria grande midia..
A realidade é a seguinte: os EUA, junto com seus capachos europeus, vão tomar a Amazônia do Brasil, seja na nossa geração ou nas seguintes. Isso é fato. Ponto final. Aceita que dói menos.
Calma amigo….falta combinar com os russos, e os chinos…
Tudo se resolve….se for o caso derrubam o presidente e tudo fica como o coisa ruim gosta…mas não terá guerra
Faltou ressaltar que nenhum submarino navega.
Os chineses se prontificaram a nos vender suas melhores armas na quantidade que precisássemos e ainda com transferência de tecnologia.
O erro do Brasil é o mesmo do Khadafi …confiar no Ocidente!
Uma pena, estão fazendo das nossas forças armadas um lixo, inclusive esse próprio site.
Quando Biden ameaçou o Brasil tudo bem, mas quando o Brasil responde reafirmando sua soberania todo mundo vai contra ?
Isso era motivo para todos os Brasileiros se unirem e cobrarem dos nossos governantes investimentos maciços na área da defesa, mas como existe tik tok e figurinhas no ZAP, pra que se preocupar com a defesa da nação?
Independente de direita ou esquerda, o mundo (EUA e Europa) querem a Amazônia e isso é fato !
“estão fazendo das nossas forças armadas um lixo, inclusive esse próprio site.”
Então o que faz aqui criatura?
Troque esse faz por fazia. Adeus Criatura ?♂️?
A que ponto chegamos, de parceiros estratégicos os americanos passaram a vilões. O que aconteceu com a politica sem ideologia? Mas o que falta agora e um massiva fuga de investimentos e capitais americanos e de seus aliados europeus para quebrar ainda mais nossa combalida economia. Só acha bonito esse tipo de discurso infundado quem não tem família para sustentar, quem é sustentado pelos pais aos 30 anos. E agora José? Os chineses se transformarão em amiguinhos? E agora José, e agora?
Eles (Chineses) são nossos principais parceiros comerciais e correspondem a maior parte do nosso superávit comercial. Sou um conservador de direita , mas defendo a continuação da parceria com a China…não confio nas potencias Ocidentais , aliás nunca confiei !
Caro Gabriel, concordo plenamente com você, mas nosso presidente não. Ele já atacou os chineses varias vezes e seus filhos também. Nossa politica deveria ser aliados de todos aqueles que nos interessa sem ideologia sociopolítica. O que importa são os negócios. Abraços.
Desculpe, o senhor está falando de esta parceria com a China?
https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2020/10/21/interna_politica,1196762/embaixador-da-china-reage-a-declaracoes-de-bolsonaro-sobre-coronavac.shtml
Por que se for assim, os Chineses acabam de mandar um recado pro Brasil.
Idem. E pensar que o Eduardo Bolsonaro estava la no canal terçalivre com uma bandeira escrito viva Taiwan, completos inéptos em geopolítica… assim como os lulopetistas.
Acorda filho, quem em sã consciência vai desprezar um mercado consumidor de 210 milhões de pessoas, Biden é um velhinho fanfarrão, falou aquilo pra ganhar votos dos esquerdistas desmiolados, esqueçe esse negócio de guerra, Apple, Google, Ford, Chevrolet, Microsoft, e tantas outras empresas americanas faturam bilhões por aqui, acha mesno que vão deixar o velhinho vir aqui e bagunçar tudo? Eu respondo, Não.
tem um trecho do texto que diz que os unicos que conseguiriam um pouco se contrapor aos estados unidos são china e russia .
um pouco ???
fica pau á pau , não tem essa de pouco .
Mais uns 2 anos a China terá a supremacia militar no Mar da China.
E com todo esse poder militar perdeu todas as guerras que participou depois da II guerra mundial!
Ops: Na Coréia foi um empate e no Iraque quem da as cartas agora é o Iran enquanto os soldados americanos ficam trancados em suas base sob o fogo de milicias Xiitas.
Gente, por favor, isso não é opinião isso é História são fatos que estão na mídia todos os dias, ademais o Brasil não vai fazer guerra com ninguém, só está querendo dizer que aqui não é a casa da mãe Joana e que no extremo eles terão que pagar um preço por seu neo-colonialismo bocó. Só Isso!
Qual o tamanho da pólvora do Brasil?
50 caças recauchutados da década de 60, umas 4 fragatas também recauchutadas da década de 60.
Resumindo: Contra os EUA… Melhor renomear logo a Amazônia como South Hawaii….
Qual o tamanho da pólvora do Brasil.
Uma espoleta.
Vencida ainda por cima, capaz de falhar na hora que acender.
Contra o Brasil os eua só precisam mandar o USMC…
Olá amigo…Brasil x EUA arrisco dizer uma semana de guerra..porém as coisas não são bem assim… no caso de uma agressão declarada ao Brasil os EUA não atacariam sozinhos e o Brasil tampouco ficaria sozinho…e para isso primeiramente uma invasão teria que ser aprovado no conselho de segurança, e duvido que teria unanimidade…o país seria jogado no colo da russia e china e dançaria a música hj tocada na venezuela…mas o caldo certamente engrossaria… claro que o Brasil faria concessões a eles mas a situação bélica não seria simples assim…agora sanções econômicas pode sim ocorrer, porém envolve prejuízos significativos a importantes parceiros comerciais que talvez não gostassem da idéia…não somos a venezuela, estamos entre as principais economias
A partir do momento que se sabe que ele só quer livrar próprio couro e do filhinho dele, nota-se que todas as besteiras que ele fala é só disparate pra desviar o foco, não está nem aí se vai fazer o país inteiro passar vergonha…
O negócio é deixar ele fazer o governo “café com leite” dele porque a única solução a curto prazo que eu vejo, é se o exercito deixar de ser marionete e querer resolver o problema.
de qual qualquer forma , mesmo o brasil tendo muito menos armamentos que os estados unidos , em uma eventual invasão da amazonia brasileira , o brasil vai ter que se virar pra combater o invasor e coloca-lo pra fora .
senão não justifica ter , ainda que mal equipado , “forças armadas”.
Certamente formaria coalisões de um lado e outro. O brasil daria o dedo aos seus aliados para não perder o braço, e ele que estaria sendo atacado, sozinho o país não teria a minima chance
Nem precisa disso, pelo o que eu observo basta só ameaçarem cortar o WhatsApp daqui que o país se rende.
bem , eu não sou petista ,nunca fui , mas sou obrigado concordar com o ex ministro da casa civil José dirceu “um país só é respeitado se tiver armas nucleares ”
ai muita gente vem e fala:
ah…o país não precisa de armas desse tipo ,mas se precisar ,nós conhecemos a tecnologia…
lembrando que ,uma arma nuclear não é um lançador de foguete astros ,que se produz da noite pro dia ,leva tempo ,e no decorrer disso ,o país ja teria ,como citou o colega,suas infraestruturas destruidas ,as principais cidades ( rio e sampa ).
a amazonia nunca vai ser invadida com a desculpa de preservar o meio ambiente e tal …pra fazerem isso ,tem que ser com pessoal,não poderiam bombardear como fizeram no vietnan para revelar a posição dos combatentes ,matanto toda vegetação,não poderiam usar armas com alto poder destrutivo ,pois não justificaria a intervenção de “salvar o pulmão do mundo ”
os recursos para intervir ,teria que ser quase totalmente humanos ,braçal ,e nisso eles teriam grande desvantagem .
Não tem nexo um País invadir sua própria “colônia”… Os entendedores, entenderão…
Caro Pavan, Tem sim. Quando as 13 colônias se posicionaram contra a Inglaterra, ela enviou tropas para sufocar a rebelião. No filme “Gandhi” há vários momentos nos quais as tropas inglesas atuaram com violência contra a população nativa.
Desculpe discordar, prezado, mas as 13 colônias, a Índia colonial, eram NAÇÕES se levantando contra um império ao qual elas não queriam se submeter. Aqui não temos uma Nação, e tenho cá minha convicção de que o sonho de boa parte do povo que aqui habita já está submetido mentalmente ao império… incluindo, infeliz e estranhamente, parte significativa do estamento militar.
Fiquei com vergonha de ler a matéria. Infelizmente, seria como comparar formiga e e um elefante.
Obs. Dizer que seria um novo Vietnam está até certo. Mas todos que se gabam disso, esquecem que houve praticamente uma massacre das tropas vietnamitas. Morro pelo meu país, não pela loucura de um presidente!
Com suprimentos vindo por onde ?!?
Eis que um dia, a realidade bate à porta!
Isso é ácido estragado Glasquis. O grande medo de uns amigos meus era tomar acido estragado e entrar numa bad trip eterna. Parece que aconteceu com alguns brasileiros…
Olá amigos….realmente todos sabemos que não existe comparação…não só com os EUA, mas com qualquer potência Européia ou Asiática…mas a questão ai é mais embaixo…o Brasil não estaria atacando ninguém e sim sendo atacado…no mundo atual guerra de 1 x 1 é muito rara, pois nenhum país mesmo potência quer assumir os altos custos de um conflito bélico sozinho…é sempre uma coalisão…e nessa possibilidade o Brasil que estaria sendo atacado e teria sua soberania violada. A questão ai é como se formaria a coalizão…A china já se posicionou favoravel ao Brasil quando da ameaça levantada pela França. Provavelmente Russia ficaria tb favorável ao Brasil. Claro que o Brasil daria o dedo para não perder o braço. É o que acontece atualmente com a Venezuela. Os EUA jogariam o Brasil em uma aliança forte com a China e Russia e certamente não querem isso…o Brasil apesar de sua fragilidade bélica tem diversos aspectos que atraem esses outros parceiros (China e Russia jogariam pesado para fortalecer sua presença na america do Sul com o principal pais da região)…A aliança do outro lado EUA e Europa contra o Brasil…estaria formado mais um polo de divisão no mundo desta feita na america do Sul, enfraquecendo os EUA em seu próprio quintal. E os EUA perderiam seu principal parceiro na região, restando apenas o apoio do Chile e Colombia praticamente. O Brasil já se afastou dos EUA por muito menos e agora que voltou a ter uma aproximação melhor, para jogar tudo fora…Acho que esse cenário ninguém gostaria, nem EUA e Brasil. è algo que jamais gostaria de ver, pois o Brasil tem proximidade cultural e histórica com os EUA mas eles não dariam outra opção ao Brasil senão se alinhar a Russia e China. Senhores, é mais ou menos assim que a coisa funciona, pragmatismo, geopolítica de acordo com os interesses da nação. O Brasil ficou em cima do muro entre os aliados e o eixo durante a WW2 só entrando no fim ao lado dos aliados. Mas pode ter certeza que do lado americano sabem que existe essa possibilidade e não podem perder um importante parceiro da região, então tudo irá se resolver de forma pacífica, não existira guerra dos EUA contra nós…
Outra coisa amigos, o que os presidentes falam, sem existir uma ruptura das estruturas entre estados, não passam de palavras jogadas ao vento, ou seja, bravatas, a não ser que a relação entre os países já esteja um caco, o que não é o caso entre Brasil e EUA…senão a relação exterior ficaria muito fragilizada e muito dependente do humor de seus mandatários..para isso existe estruturas de estado trabalhando, caso contrário já teríamos visto várias guerras nucleares…
Nossa principal força o BFMPV – Batalhão de Filhas de Militares que recebem Pensão Vitalícia. E os Navy que se virem!!!
Pólvora, há controvérsia, mas quanto a cretinice de jornalistas que escreveram o texto acima e de vermelhuscos que dão pitaco por aqui, é mastodontica!
A cretinice só existe aqui por causa de outra em Brasilia.
Resumo (de alguns) dos comentários até aqui:
Submarinos, caças, blindados, tanques, etc? Tudo inútil e descarável, um mero supertrunfo. O que importa é a força de vontade no campo de batalha.
Somos iguais os vietcong. O fato deles receberem suprimentos dos russos e chineses (isso é só supertrunfo, lembrem-se), além de ter vasta experiência de combate contra os franceses e antes desses, contra os japoneses, pouco importa. O Enzo, 17 anos que mora em um apartamento em Moema, joga PUBG e se ficar sem internet por 15 min tem crises de chilique vai combater o inimigo ferozmente na selva.
Falou e disse.
Vamos a realidade, ninguém. SP, Rio, Coritiba ou Minas etc, Vão levantar a bunda do sofá pra ir lutar na Amazônia. Brasileiro só de preocupa com o que acontece no máximo até a rua de baixo de sua casa.
Para nós opor a isso tudo sem passar vergonha teríamos que ter forças bem equipadas para criar efeito dissuasorio, e se tem um ponto positivo nisto e começar um debate sério do que se faz com o enorme orçamento militar brasileiro, o cole faz muito mais com muito menos,tem muita gente mamando nessa teta( oficiais, familiares e lobistas)
Retificando *o Chile faz muito mais com muito menos
É que fica mais difícil ainda levantar p ir a uma guerra contra a maior potencia militar do planeta, porque uma pessoa com transtornos psiquiátricos inventou uma crise internacional e se tornou um pária
“Para nós opor a isso tudo sem passar vergonha teríamos que ter forças bem equipadas para criar efeito dissuasorio,”
Faríamos isso pedindo ajuda dos EUA ou da França?
E outra , a luta nem vai ser lá. Dois Tomahowk bem enfiados em Itaipu já fariam o povo passar privações que fariam na marra o governo central assinar o que o invasor quer e mais um pouco.
Mas… mas… Tomahawk é só supertrunfo, disseram aqui
Tomahawk , Porta Aviões, F 22, F 35, etc… tudo super trunfo.
Não se esqueçam da guerras EUA vs Vietname , Rússia vs Afeganistão , China vs Vietname, EUA vs Afeganistão, URSS vs Finlândia, o Brasil não pode ter medo de ninguém, têm países com Bombas Nucleares mas que são fracos e medrosos (França e Índia, só sabem perder Guerras), logo o Brasil não pode ser sub-julgado por ninguém.
Talvez que você assim como o Sr Presidente sabe que seus filhos não irão morrer, serão os meus 2 que tem idade para ir para uma guerra, assim como os Argentinos fizeram contra os ingleses, são nossas crianças que ficam na fila e trincheiras enquanto os loucos estão no centro do poder recebendo relatórios onde nossos filhos são somente números. Este cara esta passando dos limites da sandice. Os verdadeiro militares brasileiros tem que chutar a barraca. Entra logo Mourão e coloca este doido em uma clínica e seus filhos na cadeia.
Uma guerra mais próxima a possível Brasil X EUA, nao é a do Vietnam nem Afeganistão, mas sim a guerra das Falklands/Malvinas… e com certeza estamos mais pra Argentina que Reino Unido.
kkkkk….o brasileiro tem que ser estudado ….muito criativo….rindo até 2030
Zoeira por zoeira…o Bidê não tem a menor chance aqui no Brasil….alguém avisa esse doido que aqui a mulherada já usa chuveirinho higiênico a um bom tempo
Resumindo Brasil = mico.. triste é o povo que sofre na mão desses corruptos.
“QUANDO ACABA A SALIVA TEM QUE TER PÓLVORA” Foi o que o Presidente disse… Em nenhum momento mencionou que usaria a força contra os EUA. Pra mim a afirmação retórica tem como destino o público interno. Reforçando a importância de ter uma Força Armada decente e o investimento na mesma… Até porque Diplomacia e Forças Armadas está uma ligada na outra… Não é segredo pra ninguém…
Tem que ter pólvora é no sentido de ter com o que se defender. Espero que realmente aumentem a pólvora, estamos precisando.
Concordo com o Sr. Leandro.O. Detesto quando só se lê as entrelinhas. Ler o conteúdo no todo é importante. É apenas uma frase de retórica. Não haverá guerra alguma, pessoal sonhando. O que poderá haver são sanções econômicas caso Biden vença( não houve chancela do congresso americano e nem foi decidido vitória). Na eventual vitória do Biden e possíveis sanções, a China agradece. Lembrando o caso da ex-presidente Dilma e a espionagem do governo Obama. F18 estava ganhando, perdeu. Levou Gripen. quem viveu sobreviveu ao governo Sarney em diante, isso é brincadeira. agora soou o alerta para haver uma política séria em relação a Defesa no quesito dissuasão. Deveria ser para ontem. fico só observando que vai dar em nada. Todo mundo vendendo “um peixe e o pessoal comprando’. Mídia vive disso. Aumentou o dólar, a bolsa de valores subiu, desceu…Abraços a todos.
Caro Leandro. Tenho certeza que foi uma expressão retórica porque seria uma tolice acreditar que o Brasil teria condições de responder militarmente ás sanções impostas pelos EUA. Qual seria então a tal linha de defesa pós-diplomacia caracterizada pela pólvora que não seria uma ação militar?
Matéria ridícula, típico desses jornais que copiam e colam as matérias uns dos outros, colocam qualquer um pra escrever sobre qualquer coisa. Querem falar sobre a fala do presidente, que foi horrível como quase sempre, mas como sempre só fazem ….
Tem milhares de outras variantes que influenciam em um conflito e não são sequer consideradas, o próprio escritor(a) mostra o semi-analfabetismo no assunto quando juntam muitos modelos de equipamentos em um único “tipo” e comparam com a quantidade do mesmo “tipo” do outro lado.
Existem milhares de variantes mesmo. Aí eu te pergunto, em qual variante nós suplantamos os EUA? Do ponto de vista científico eles nos humilham, do ponto de vista econômico eles nos humilham, do ponto de vista militar eles brincam conosco. Então de que adianta vir comentar que há diversas variantes se em todas elas nos apanhamos?
Resposta: do tamanho de um estalinho kkkkkk.
Concordo que foi bravata do Bolsonaro, porém está tendo uma confusão nós comentários, uns imaginam o Brasil atacando os estados unidos concordo totalmente fora da realidade impossível de acontecer na minha visão, agora tem outros que comentaram com base na ameaça do Biden que deu a entender que caso o Brasil não seguisse as ordens iria reunir o mundo contra o Brasil. Pareceu que estava ameaçando de invasão, nesse caso concordo com outra parte que comenta que o Brasil tem que se defender e que uma guerra não seria nada fácil, provavelmente teria um impasse os Estados Unidos ficaria anos aqui e não venceriam, possivelmente perdas bem superior as que teve no Vietnã. Lutar na Amazônia seria muito custoso para eles afundaria com sua economia. Certo que o Brasil não tem muitas armas, mas fábrica o básico e se houvesse uma guerra a primeira coisa era dispersar pelo nosso imenso território as fábricas que poderiam estar em pequenos galpões, com certeza milhões de brasileiros morreriam, mas entregar nossa pátria jamais.
Se uma guerra fosse vencida apenas com equipamentos, os EUA não teriam sido escorraçados do Vietnam e nem da Coréia!
Eles não foram escorraçados da Coreia e derrotaram as forças inimigas em praticamente todo engajamento significante que travaram no Vietnã.
Mas o Vietnam foi apoiado, armado, suprido e ajudado de todas as formas que pôde pelos soviéticos na época, isso também não contribuiu?
Caro Agressor. O Vietnan do norte foi abastecido pela ex-URSS e pela China.
Com o seu “falar sem pensar” Bolsonaro consegue expor ao ridículo nossas FFAA. De ontem para cvá pipocam nas redes sociais memes, piadas e agora reportagens fazneod alusões e comparativos sem pé nem cabeça.
Existiam milhares de maneiras de da um tapa de pelica nos americanos, mas o Presidente resolveu citar nosso poderio bélico…. Esse é o preço que as FFAA estão pagando por seus Oficiais Generais terem aceito compor um Governo que foi eleito por memes de internet.
Engraçado eles podem nós ameaçarmos né, não somos uma democracia né.
Clickbait …!
Fiz uma enquete com o pessoal do trabalho sobre quem iria à guerra contra os EUA. Dos 17 (de várias faixas etárias) no depto. ninguém iria.
Faça a mesma enquete contra a Venezuela….quem falar que vai estará mentindo… não vão nem em protestos contra as mazelas que dirá para uma guerra
Quantas pessoas no seu trabalho são militares? Servem em quais unidades? É cada uma…
E você acha que em guerra contra os EUA os reservistas seriam dispensáveis…
Assunto cansativo! O que esse presidente falou faz sentido. Quando acaba a diplomacia, parte-se para a pólvora. Mas é ÓBVIO QUE JAMAIS haverá “guerra” entre Brasil e EUA. O cara não falou nada disso! Guerra não interessa SIMPLESMENTE à nenhuma das duas nações; e isso por milhares de motivos e interesses! E pelo que vemos e lêmos, os eua começam guerras, bombardeiam e etc MAS NÃO CONSEGUEM SE MANTER NO SOLO. E isso em países pequenos; com o tempo são obrigados à “pular fora”….não aguentam o “tranco”. Por aqui seria ainda pior! Imaginem num país gigantesco, com mais de 200 milhões de pessoas. MAUS e MAL intencionados brasileiros (?), na “carona”, estão aproveitando e fazendo chacota disso mas a “COISA” não é bemmm…. assim! O próprio eua, em documentos, já admitiu que invadir o Brasil seria fácil MASSS…por quanto tempo suas forças ficariam por aqui seria “outra estória”. E economicamente eles estariam perdendo um mercado gigantesco, além de também estarem “arrumando” um inimigo gigantesco ….no mesmo hemisfério. E também essa “reportagem” desse jornalão de extrema-direita e pró eua (sempre foi), na ânsia de achincalhar, avacalhar, diminuir, menosprezar e etc o Brasil (que essa gente detesta) fala que ninguém no “universo” faz “frente ao poderio militar dos EUA. Como assim cara pálida? É claro que por má fé e etc, omitiram a China e a Rússia. Pra quem estuda e lê outras fontes de informações que não esses jornalecos, é bastante claro e comprovado que jamais EM TEMPO ALGUM, haverá guerra entre eua e Rússia pois esta última tem, tranquilamente, o poder de transformar (e obliterar da face da terra) não só os eua em um monte de fuligem mas também todo o planeta terra. E alguém comentou que “para os EUA “invadirem” o Brasil, destruírem tudo, e eliminarem todos os brasileiros e outras sandices, ELES PRIMEIRO TERIAM QUE COMBINAR COM OS CHINESES E….RUSSOS! Baseado nisso, o pessoal que gosta de fazer compras em Miami, ir a Disney e etc, pode dormir tranquilo….não haverá guerra nenhuma! Ah! E com uma guerra dessas, os EUA perderiam fontes gigantescas de ….”commodities” à preço de banana estragada……(ouro, minérios, diamantes….perderiam acesso ao pré-sal e etc e etc e etc e etc e etc e etc! E obviamente os caras são espertos….jamais topariam esse “prejuízo”! Então durmamos tranquilos!
Precisamos analisar que quando se trata se combate em selva, toda essa superioridade tecnológica de armamento tem uma limitação, pois não se trata de uma guerra convencional, como restou evidenciado no conflito dos E.U.A. contra o Vietnã.
Desnecessário o comentário do canal!; Devemos ter orgulho do nosso presidente e apoiá-lo, um homem honesto e de visão para um Brasil gigante.
Honesto e seu presidente não cabem na mesma frase, muito menos Brasil gigante depois de colocar o país em risco pra proteger o filhinho corrupto e os bandidos do centrão que ele tem que da o tobias toda vez pra não ser impeachtmado.
Por favor, esqueçam ideologia…É uma declaração em defesa do Brasil….Por mais absurda que pareça a declaração do nosso presidente, que vive dando bola fora, indignação maior é a ameaça descabida vindo de um país parceiro!! Sempre houve incêndios e desmatamento na região…claramente é uma pressão política…se o bolsonaro cair tudo se resolve e volta as ONGs na amazônia podendo fritar “elefantes e girafas lá a vontade”…mas grande parte da população do próprio país prefere criticar a fala em defesa da soberania do presidente ao invés de se unir e criticar a ameaça descabida do oponente…o rabo tá balançando o cachorro faz tempo por aqui…
Boa noite a todos. Independente da fonte ( Estadão) se o presidente foi sério e realmente pensa em ” pólvora ” contra os Estados Unidos ele está igual o Saddam Hussein na tal Mãe de todas as guerras. Ridículo.
Eu nem me dou o trabalho de ler. A comparação em si é ridícula.
A imprensa brasileira como sempre retira uma frase de contexto e cria um espetáculo em cima dela. Frase mais antiga do que andar pra frente, aliás.Na cabeça deles, a frase soa como uma ameaça do Brasil aos EUA. Como se nós tivéssemos a intenção de levar a guerra a eles, daí criam um monte de conjecturas em cima disso e partem para esses comparativos sem pé nem cabeça.
Mais lamentável é quem dá eco a essas besteiras.
Fico vendo muitos aqui que falaram anteriormente que os EUA destruiriam a China em uma guerra, aí quando a comparação é com o Brasil ficam falando que a matéria é super trunfo que a realidade é outra que aqui iria ser outro Vietnã, é sério que vcs acreditam que a gente aguenta um mês contra os EUA, voltem para a realidade se um dia o Brasil for atacado não vai ser na Amazônia não, ninguém derruba uma nação atacando somente nas florestas, mas ao meu ver em uma invasão primeiro tomariam o Nordeste para utilizar a infraestrutura como aeroportos, portos, estradas e sim as defesas de lá não aguentariam muito tempo, pois o Brasil cometeu o maior erro possível em concentrar o equipamento mais pesado no sul e sudoeste, no sul estão a maioria dos blindados e a Marinha fica praticamente toda no Rio de Janeiro, esqueceram que se um dia o inimigo for vim atacar vai ser pelo norte e desdobrar as nossas forças navais e terrestres para essas regiões as colocaria longe de suas fontes de suprimentos oq dificultaria o reparo e o ressuprimento da força defensiva, mas isso nem é a nossa maior fraqueza defesa antiaérea é uma piada acho que nossos comandantes acreditam que a guerra vai ser resolvida igual nos tempos medievais onde dois exércitos se combatem de frente até o último inimigo cair, e para finalizar se o nordeste cair o inimigo concentraria seus ataques no centro oeste principalmente Brasília e no sudeste e se chegar a esse ponto a derrota é praticamente inevitável.
Nem precisam muito , já contam com uma infra estrutura na Guiana Francesa, se os franceses entrarem de fato no possível conflito ,partiria de lá os ataques e iriam tomando alguns estados no norte
partiria de tudo que lado acho que inclusive o maduro cederia a Venezuela para nos atacarem
que iniciem pelo Nordeste assim dá tempo de eu ir para o Uruguai
O miliciano esta apavorado