Em 1º de junho, Washington anunciou que forneceria um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia que incluiria a entrega de armas e munições HIMARS

MOSCOU, 6 de junho. /TASS/. Quanto maior o alcance de armas que os países ocidentais fornecerão à Ucrânia, mais Moscou afastará a linha de ameaça de seu território, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em uma entrevista coletiva online sobre questões internacionais na segunda-feira.

“O presidente russo Vladimir Putin já comentou sobre a situação que surgirá com a chegada de novos armamentos e só posso acrescentar que quanto maior o alcance de armamentos que vocês fornecerão, mais longe nós os afastaremos do nosso território, além do que os neonazistas possam ameaçar a Federação Russa”, advertiu Lavrov.

É errado reduzir a situação à fórmula: “se não houvesse operação especial, não haveria fornecimento de armas”, o que é uma simplificação, enfatizou o ministro das Relações Exteriores russo.

“A questão é que estávamos alertando a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e outros membros da OTAN há 20 anos: ‘Caros amigos, vocês assinaram o compromisso em 1999 de que nenhum estado fortalecerá sua segurança às custas da segurança de outros estados e assim por que vocês não podem cumprir isso? Por que acabou sendo uma mentira? E, em vez disso, vocês dizem: ‘afaste-se de nós, admitimos quem queremos’. E vocês se expandiram cinco vezes mais perto de nossas fronteiras”, apontou o alto diplomata.

O governo dos EUA anunciou em 1º de junho que forneceria um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia que incluiria a entrega de armas e munições HIMARS (Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade). Ele disse que o primeiro lote incluiria quatro sistemas de foguetes.

Autoridades dos EUA disseram anteriormente que o alcance de ataque de um lançador de foguetes leve HIMARS não excederia 80 km. Como o governo dos EUA insistiu, Kiev garantiu que os sistemas de foguetes dos EUA não seriam usados ​​contra alvos em território russo. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse em 2 de junho que as garantias de Kiev de que não usaria foguetes dos EUA contra alvos em território russo eram inúteis e não podiam ser confiáveis.

A Grã-Bretanha também anunciou sua intenção de fornecer sistemas de foguetes M270 semelhantes com um alcance de ataque de 70 km para a Ucrânia. O Ministério da Defesa do Reino Unido disse que a medida foi coordenada com os Estados Unidos.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gugs
1 ano atrás

Fala muito e pode pouco com as suas FAs de fero velho. Já chegaram a Kiev Lavrov?

Mafix
Mafix
Reply to  Gugs
1 ano atrás

Hoje o Lavrov estava chorando por conta do bloqueio aereo contra empresas e voos para Russia , se abriu o bico é porque a coisa esta feia la …

Reinaldo Deprera
1 ano atrás

Relaxa Lavrov, é fase.
Passou a fase do M777, agora é a fase do HIMARS.
Noutra fase tem Excalibur; depois tem M270; depois ATACMS; depois Tomahawk …
.. você precisa aprender a ser marcial, como um soldadinho de mentira turco. Precisa aprender a trabalhar com fases …
É um joguinho 😎

Reinaldo Deprera
Reply to  Reinaldo Deprera
1 ano atrás

é fase.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Uma hora vai da m.

Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

Como eu afirmei.
A Rússia vai criar uma zona tampão na sua fronteira indo de Donbass até a fronteira Bielorrússia.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Porque URSS colapsou nós anos 80?

Luís Carlos
Luís Carlos
Reply to  Palpiteiro
1 ano atrás

Talvez pelo motivo que os EUA estão indo agora?
Vai saber.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Luís Carlos
1 ano atrás

Tenho visto a Rússia tomar as mesmas decisões da URSS. Os EUA de hoje estão fazendo o mesmo que fizeram na década de 80.

Luís Carlos
Luís Carlos
Reply to  Palpiteiro
1 ano atrás

Exatamente a mesma coisa.
Com a diferença de uma dívida de mais de 30 tri agora.

Plínio Jr
Plínio Jr
Reply to  Luís Carlos
1 ano atrás

Sim e que a Rússia não é a URSS e está indo para o mesmo caminho da falência

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Luís Carlos
1 ano atrás

kkkkk

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Palpiteiro
1 ano atrás

Porque a Russia sozinha mantinha o bloco soviético, que era formado pelos países mais pobres da Europa. Era muitos países pobres vivendo as custas da Russia e chegou uma hora em que ela não aguentou…

Zorann
Zorann
1 ano atrás

Sinceramente….

A situação vai ficando cada vez mais perigosa… cada vez mais armas, com maior alcance chegam à Ucrania.

E nada de negociações de algum acordo. Parece que não interessa a ninguém; mesmo com a queda da atividade economica em todo o mundo, já reflexo desta guerra.

A Russia vai dar conta de lutar sozinha contra as armas do mundo inteiro que são enviadas para a Russia? As armas nucleares táticas estão aí, é só usar.

Jeferson
Jeferson
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Qual acordo?
Todos tentaram negociar com o Putin, o mesmo disse que NÃO tem negociação.
O Putin não vai negociar antes de fazer o que ele deseja…
O zelensky disse que se p Putin aceitar ele vai ate Moscou, o Putin disse que não negocia com a Ucrânia.
Ou seja, Putin deseja guerra e para isso usou diversas mentiras, desde a farsa da adesão da Ucrânia na otan até armas biológicas na Ucrânia…
O Putin deseja guerra, simples assim. Dificilmente haverá desejo por parte dele em negociar nessa altura, principalmente depois de todas as derrotas da Rússia no campo militar.

George
George
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Então usa e veja como o mundo vai melhorar.

Mafix
Mafix
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Depois que cair o primeiro missil nuclear a Russia vira um patio radioatvo …

Maurício Oliveira
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Só a Rússia?

Joanderson
Joanderson
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Se a Rússia atacar a Ucrânia cim armas nucleares a unica coisa que o mundo vai fazer é aplicar mais sanções se é que ainda pode fazer isso.
Não vejo na minha cabeça EUA França ou Inglaterra revidando o ataque sabendo que suas ricas cidades vão ser destruidas.

Bosco
Bosco
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

O erro desse tipo de pensamento é achar que só o Putin é que é doido.
Os doidos fora do Kremlin podem não achar que será uma boa o doido do Kremlin jogar uma bomba nuclear em um país que não ameaça a Rússia e ficar tudo por isso mesmo.
Isso daria ao Putin um precedente perigoso que os doidos fora do Kremlin, nos outros palácios de governo, podem não querer aceitar.

pangloss
pangloss
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Bom, já que todo mundo vai morrer, por que reagir, não é mesmo?
Mas… e se o arsenal nuclear russo não for exatamente isso tudo o que é alardeado?
Felizmente, o nível de governança que o regime democrático (imperfeito, sem dúvidas) impõe sobre seus governantes impede que se pague para ver se o criminoso do Kremlin está blefando.

Hank Voight
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Engraçado que fora do seu mundinho de fake news alimentado pelo esgoto russo todo o que estes não conseguem e alcançar as armas fornecidas pelo ocidente a Kiev ne Xings!? kkkk

Luís Carlos
Luís Carlos
Reply to  Hank Voight
1 ano atrás

Ligue a tecla SAP.
E não passe para aramaico arcaico.

Hank Voight
Reply to  Luís Carlos
1 ano atrás

Chora não Xings! Estamos nos divertindo vendo você se alimentando do esgoto russo e defec@ndo aqui…kkk

Daniel
Reply to  Hank Voight
1 ano atrás

deixa o xings em paz, é o saco de pancada aqui, nem ele acredita em suas próprias opiniões

Hank Voight
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Ele e masoquista, quanto mais apanha gosta..kkk

Daniel
Reply to  Zorann
1 ano atrás

começou a sessão loucura….

Henrique
Henrique
Reply to  Zorann
1 ano atrás

As torcidas parecem que não estão se importando muito com isso e se esquecem de estudar a cultura e ações dos russos. Tem muitos países pagando pra ver até aonde a coisa chega, comparando com situações da segunda guerra que não tem nada a ver com a situação atual que, mesmo não concordando com o Putin, foi sendo cavada ao longo dos anos pela própria Otan. Estão querendo esgotar os russos até o limite mas, como já disse antes, se o sujeito lá do Kremlin ficar encurralado na chamada “sinuca de bico” pode apostar tudo numa tática nuclear apostando alto… Read more »

Silveira
Silveira
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Zelensky não soube proteger seu povo, bastava uma frase para evitar essa matança: “Não vamos entrar para a OTAN”, mas a arrogância e falsas promessas falou mais alto.

H.Kulchetscki
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Ucrãnia tem 5 vezes menos pessoas que russia, e 10 vezes menos armas que os assassinos de Putin.mas eles tem “ucranianos” que preferem morrer lutando do que voltarem a serem escravos desse império maligno.. até voluntarios de outras nações ( nada de lutar por$$ como mercenarios) que simpatizam com causa das vitimas.Os altos indices de deserção e mortes em combate são todos do lado russo, que percebem as loucurass do Putin maligno e inconformado com progresso e liberdades da nação vizinha.Ele.agora passou a roubar (confiscar na sua desculpa ) todo trabalho arduo do povo ucraniano,alimentos e produção industrial até suas… Read more »

H.Kulchetscki
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Armas nucleares até Ucrânia pode ter ( talvez em secreto,algumas ogivas guardadas como precaução depois de voluntariamente terem abdicado delas em 1991 ).Se Moscow quer se suicidar e resto do planeta como efeito colateral.Na tua lógica parar a guerra é simples.. o Zelensky abre seu bolso para o Putin urinar dentro dele..mas na verdade o ditador russo é que esta prestes a ser castrado…mesmo que metade do mundo esteja do lado do invasor criminoso… India, China, toda Africa e quase toda A.Latrina, incluindo o Brasil ….

Jeferson
Jeferson
1 ano atrás

A Rússia fala isso desde o 1 dia de guerra. Ninguém mais respeita a Rússia virou piada.

Donald
1 ano atrás

Só se garante com armas nucleares né seus brochas. Sorte deles que o tio Sam tava com eles na WW2, hoje não tá.

pangloss
pangloss
Reply to  Donald
1 ano atrás

Imagine só se o Stalin tivesse a bomba nuclear no final da WW2, antes dos EUA.
Duvido que eles resistiriam à tentação de usá-la sobre seus ex-aliados.
A sorte da URSS é que os EUA não agiram conforme o manual soviético.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  pangloss
1 ano atrás

Um dos maiores erros da história dos EUA, vale salientar. Tivessem transformado a Rússia num deserto radiativo, vários dos problemas geopolíticos e humanitários que temos hoje nunca teriam surgido.

Bosco
Bosco
1 ano atrás

Só para ilustrar, as armas que podem ser lançadas do HIMARS: – Atuais: Foguetes não guiados: M26, 32 km , ogiva dispersora de submunições com 644 DPICMs M26A1, 45 km, ogiva dispersora de submunições com 518 DPICMs M29 , 40 km, ogiva dispersora com 6 submunições inteligentes SADARM (não padronizado) Foguetes guiados por IN/GPS: M30, 70 km, ogiva dispersora de submunições com 404 DPICMs M31, 70 km , ogiva unitária de 200 lb Mísseis: ATACMS Block I, 130 km, ogiva dispersora de submunições com 950 M74, guiado por sistema inercial; ATACMS Block IA, 170 km, ogiva dispersora de submunições com… Read more »

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Idai? Se a versão que irá pra os ucranianos será de até 70km ,fala como se essa leva de mísseis e foguetes de maior alcance vão pra lá.

Alecs
Alecs
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

A princípio a ogiva que vai para os ucranianos é de 70 km, mas nada impede que no futuro, caso seja necessário, enviem outras.

ROGÉRIO
ROGÉRIO
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

Ele só quis compartilhar informação seu ignorante.

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

“É errado reduzir a situação à fórmula: “se não houvesse operação especial, não haveria fornecimento de armas”, o que é uma simplificação, enfatizou o ministro das Relações Exteriores russo.” é uma simplificação, mas é correta, se não tivesse invasão a Ucrânia não estaria recebendo armas “A questão é que estávamos alertando a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e outros membros da OTAN há 20 anos: ‘Caros amigos, vocês assinaram o compromisso em 1999 de que nenhum estado fortalecerá sua segurança às custas da segurança de outros estados e assim por que vocês não podem cumprir isso? Por que acabou sendo uma… Read more »

Hank Voight
1 ano atrás

Lavrov e o tiozão do zap! uma vez que as mentiras disseminadas pelo Kremlin nao resistem a um traque jogado pela realidade apenas resta a ele esse papel triste e infame

Ivan Martins da Rosa
1 ano atrás

Rapaixxxxx, é muita cara de pau dos Russos…..invadem, bombardeiam cidades, matam civis e não querem receber retaliações em seu território???? É pra cá bá Mermão e tem gente que apoia esses animais!!!!!

André Luís
André Luís
1 ano atrás

Agora vai…rs!

JuggerBR
JuggerBR
1 ano atrás

Esse é um daqueles que do nada vai ‘desaparecer’ da frente dos holofotes, igual ao general que foi nomeado pra unificar as frentes e estratégias e que não durou 2 meses no comando. Putin não parece ter muito tolerância com quem não entrega o que ele quer. Nisso ele se parece com um certo sulamericano…

Mensageiro
Mensageiro
1 ano atrás

Essa guerra acaba com uma Ucrânia com mísseis de longo alcance podendo dissuadir a Rússia.
Acertando território russo a cada investida Russa, assim como Israel fez em Gaza.
Se não der certo precisará de uma Ucrânia nuclear.

Last edited 1 ano atrás by Mensageiro
Alecs
Alecs
Reply to  Mensageiro
1 ano atrás

Sem querer dar um de “Mãe Diná”. No futuro a Ucrânia vai entrar para OTAN, e vai ter aproximadamente o poder de uma Turquia hoje. Vai ter escudo antimísseis e, no mínimo, mísseis de cruzeiro como os Tomahawk. Pode ser que tenha armas nucleares em seu território como a Alemanha. A Rússia já se tornou uma nação pária e vai demorar décadas para voltar a ter relevância no cenário mundial. O “gênio” do Kremlin e seus puxa sacos fizeram uma tremenda lambança! Tenho pena dos cidadãos russo, pois esses não tem culpa, pelo menos total, do merda que lidera o… Read more »

PETERSON MONTEIRO DA SILVA
PETERSON MONTEIRO DA SILVA
1 ano atrás

Parece que estamos em um mundo de pessoas mentirosas… que mentem tanto que acreditao em suas próprias mentiras!!! No ano de 2007 Vladimir Putin em pessoa fez um discurso no parlamento alemão,em que sem medo algum disse que isso que acontece agora poderia ser evitado. Aukrania era a única que poderia evitar está guerra… mais prefere acreditar na mentira que lhes foi prometido! Desde 2014 ela vem recebendo equipamento, treinamento, um discurso de ódio sendo desanimado contra os russos, chegando ao ponto de proibir o dialeto Russo para seus dependentes na ukrania… não bastando isso aviões da OTAN com 3a4… Read more »

Luis
Luis
Reply to  PETERSON MONTEIRO DA SILVA
1 ano atrás

Ctrl+C Ctrl+V, Ctrl+C Ctrl+V, Ctrl+C Ctrl+V,…

Muda o disco!