Protestos violentos contra ações do ICE em Los Angeles — 2.000 soldados da Guarda Nacional mobilizados

116
LA riots

Protestos violentos continuam sacudindo Los Angeles desde sexta-feira (6) em reação às recentes operações de imigração conduzidas pelo ICE (Immigration and Customs Enforcement). As manifestações, que já resultaram em dezenas de prisões e confrontos intensos com a polícia, motivaram o envio de 2.000 soldados da Guarda Nacional, ação sem precedentes desde 1965, autorizada diretamente pelo presidente Trump.

Dia a dia dos protestos

  • 6 de junho: Agentes federais do ICE conduziram operações em três locais — Fashion District, atacadista de roupas e Home Depot — resultando em 100 prisões, incluindo o líder sindical David Huerta, ferido e hospitalizado.
  • Protestos e confrontos com o LAPD e o Departamento de Xerife ocorreram no Centro de Detenção Metropolitana, com uso de gás lacrimogêneo, sprays de pimenta, balas de borracha e granadas de luz/som.
  • Cerca de 200 manifestantes permaneceram no local após o cessar fogo; a polícia autorizou uso de força menos letal e declarou alerta tático em toda a cidade às 20h24.
  • 7 de junho: Novos confrontos em Paramount, com bloqueio de vias, incêndio em carro e uso de gás lacrimogêneo.
  • Ao fim do dia, Trump assinou autorização para mobilizar militarmente, solicitando que o chefe do LAPD requisitasse formalmente apoio — tornando-se a primeira federalização da Guarda sem aval estatal desde 1965.
  • O governador Gavin Newsom criticou a medida como provocadora e antidemocrática.
  • 8 de junho: Em meio a confrontos intensos, seis locais — Downtown, Paramount, Compton — registraram incêndios e tumultos. No total, mais de 30 pessoas foram presas apenas no fim de semana, incluindo quem lançava coquetéis molotov e quebrava linhas de contenção com motos.
  • O LAPD registrou 29 prisões no sábado e mais 29 no domingo.

Imprensa sob fogo

No domingo (8), a jornalista da Nine News, Lauren Tomasi, foi atingida por uma bala de borracha durante transmissão ao vivo. O fotógrafo britânico Nick Stern, 60 anos, foi atingido na coxa por uma “sponge round” e precisou de cirurgia de emergência — um episódio que expôs o uso cada vez mais agressivo de táticas policiais.

Reações das autoridades

  • Trump justificou a mobilização da Guarda Nacional como necessária para restaurar a ordem, atacando Newsom e a prefeita Karen Bass como incapazes de conter o caos.
  • Newsom e Bass classificaram a operação como “inflamatória” — provocativa e contrária à soberania estadual — e reforçaram o pedido pela paz.
  • A FBI prometeu investigação rigorosa dos envolvidos em atos violentos.

Perspectivas

O uso de tropas federais em território civil reacende o debate sobre autoridade local versus federal. Com a situação ainda volátil e crescentes temores de confrontos mais intensos, líderes estaduais pedem a retirada imediata da Guarda, enquanto apoiadores dizem que a presença militar é essencial para a segurança pública.


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Inscrever-se
Notificar de
guest

116 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Clésio Luiz
Clésio Luiz
13 horas atrás

Existe protesto e existe baderna. O que mostra a notícia é o segundo. E todo castigo para baderneiro é pouco.

RPiletti
RPiletti
Responder para  Clésio Luiz
13 horas atrás

Concordo contigo, mas o Trump atropelou o governador e a prefeita nessa ordem de mobilizar a guarda nacional.

sergio 02
sergio 02
Responder para  RPiletti
7 horas atrás

Ele não atropelou ninguem, e prerogativa so Presidente dos EUA federalizar o combate aos protestos, quandos os gestores locais não conseguem dar conta, como claramente não estão , estão protestando por que criminosos estão sendo deportados , e o fim do mundo mesmo.

Deadeye
Deadeye
Responder para  sergio 02
7 horas atrás

Atropelou sim, tanto é que o Estado da California já está processando a Administração Federal.

E ainda, os Marines estão sendo mobilizados, sem o congresso invocar o Ato de Insurreição; já que eles não podem ser mobilizados dentro do território dos EUA

Última edição 6 horas atrás por Deadeye
gordo
gordo
Responder para  RPiletti
7 horas atrás

Interessante que a população de imigrantes no Texas é bem grande, e por lá não tem ocorrido batidas a tal ICE.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  gordo
6 horas atrás

Olá Gordo…

tenho que avisar que é uma piada…

O ICE derreteu no Texas.

gordo
gordo
Responder para  Camargoer.
6 horas atrás

É aquela máxima, aos amigos tudo e aos inimigos basta o rigor da lei, e tamém cabe o dois pesos e duas medidas. O fato é que a pirotecnia política tem que seguir.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  gordo
5 horas atrás

A situação no EUA está complexa.

Já escrevi que tenho dúvidas sobre a estratégia em torno das decisões de Trump.. se é que há alguma estratégia.

Eu não sei quanto das coisas é uma estratégia de Steve Banon no escopo da doutrina do Choque.

Não me parece que seja uma disputa partidária entre Republicanos e Democratas . Ainda que existe um componente politico evidente, tenho dúvidas se já alguma estratégia visando ganhos eleitorais parlamentares a curto prazo ou visando as próximas eleições presidenciais.

Ainda falta muita informação para criar uma panorama. Agora, cada evento “trumpista” tem tido consequências graves.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Clésio Luiz
11 horas atrás

Anistia?

Angus
Angus
Responder para  Camargoer.
11 horas atrás

Interessante a pergunta.

Em 2006, quando o Presidente do Brasil era o Lula, e você provavelmente já militava na educação brasileira, o Movimento de Libertação dos Sem Terra invadiu a Câmara dos Deputados, causando depredação e pessoas feridas.

Casualmente naquele período você pediu que todos fossem presos, julgados e condenados? ou defendeu a anistia?

Enquanto não houver coerência nas ações e só emitir opiniões mandadas, baseadas em orientações ideológicas, vai continuar passando vergonha (“aimmm, não entendo porque estão negativando minhas colocações”).

Jose
Jose
Responder para  Angus
10 horas atrás

Uma coisa é baderna, outra coisa é golpe de Estado e abolição violenta do Estado de Direito, tudo orquestrado, financiado e planejado. Aquilo ali é protesto desorganizado que descambou pra baderna após a guarda nacional chegar

Angus
Angus
Responder para  Jose
10 horas atrás

Entendi teu raciocínio:

Se os mandatários da minha ideologia defendem: protesto (democrático/organizado/desorganizado)

Se os mandatários da minha ideologia não defendem: golpe, crime, ação violenta.

Camarada, baderna é baderna, independe da mão que usa para segurar a bandeira.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Angus
10 horas atrás

Quando a baderna é uma engrenagem dentro um cronograma maior, se insere em um outro contexto penal e não pode ser analisada isoladamente sob a ótica do Direito Penal. O motorista do carro em um roubo a banco não responde, por óbvio, apenas por dirigir. E sim por roubo e associação criminosa, muito embora apenas dirigiu e nada mais.
Os “baderneiros” do 8 de janeiro queriam sim um Golpe de Estado e trabalharam por ele, o que é tipificado no Código Penal, gostemos ou não. E a consumação dá-se pela tentativa.
Não obstante, há farto material probatório em áudio e mensagens, que eram manipulados, financiados e direcionados por membros da ativa e reserva das FE’s do EB, inclusive com a prisão do cmd do Cia de Op Psicológicas da BOFesp de Goiânia. Há áudios inclusive com este explicando o uso dos “baderneiros” para o fim.
Analisar o 8 de jan isoladamente é conveniente para os defensores, mas choca-se de frente ao Direito Penal e a lógica investigativa. Foram e quiseram ser usados.
Que se aplique a Lei.

Joao
Joao
Responder para  Sergio Machado
3 horas atrás

Conversas de zap como planejamento e invasão dos palácios sem as autoridades dentro é só conversa de zap e baderna.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Joao
3 horas atrás

Quando ocorreu o financiamento aos acampados, bem como elementos de FE a rua parra neutralizar autoridades, saiu do campo do zap e adentrou no campo da materialidade.
Os celulares dos réus foram georeferenciados.
Frente ao farto material probatório não há muito o que se fazer.

Iran
Iran
Responder para  Sergio Machado
3 horas atrás

Interessante o papel da Cia de psyops do EB, não sabia dessa…

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Iran
3 horas atrás

Por ironia do destino, o cmd da Cia de OpPsic desmaiou ao receber a PF a sua porta. É réu na ação penal.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Angus
7 horas atrás

Bom, os mandatários da sua ideologia usaram o aparato do Estado, então foi golpe. Bem que o nome já tem nick de raça de gado…

Última edição 7 horas atrás por Deadeye
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jose
9 horas atrás

Vocẽ tem razão.

Se uma pessoa ou um grupo de pessoas depredam o patrimônio público, serão processados e punidos no rigor da lei por este crime

Se uma pessoa ou um grupo de pessoas tentam dar um golpe de estado, serão processados e punidos por este crime

Se uma pessoa ou grupo comete um homicídio, tem que ser punido por isto.

Se uma pessoa ou grupo de pessoas depredam o patrimônio público no contexto de uma tentativa de golpe de estado e tenham cometido um homicídio durante este evento, precisam ser condenados pelos trẽs crimes.

Se eu cruzar o sinal vermelho é uma coisa. Se eu cruzar vermelho dirigindo sem habilitação, são duas coisas, Se eu atropelar alguém cruzando a faixa de pedestres já são 3 coisas, se o pedestre morrer, são 4 coisas.

agora, se socorrer alguém que está passando mal e cruzar o vermelho, receberei uma multa mas posso recorrer e talvez a multa seja cancelada, ainda que cruzar o sinal vermelho continue sendo proibido.

Última edição 9 horas atrás por Camargoer.
Bueno
Bueno
Responder para  Camargoer.
6 horas atrás

Tentaram dar o Golpe da piada pronta

José Sarney (Ex-presidente da República)sobre o 8 de janeiro pode ser citada assim:
“O ataque aos Três Poderes no 8 de janeiro foi tentativa de golpe? Não. Houve um excesso de judicialização da política e de politização da Justiça.”

José Múcio Monteiro (Ministro da Defesa)..afirmou que os eventos de 8 de janeiro foram uma “grande baderna”

Michel Temer (Ex-presidente da República)Michel Temer afirmou que um “golpe para valer” só ocorre quando as Forças Armadas estão envolvidas. Ele comparou os eventos de 8 de janeiro a episódios anteriores de protestos em Brasília, classificando-os como “baderna”

Aldo Rebelo (Ex-ministro da Defesa)Aldo Rebelo afirmou que chamar os eventos de 8 de janeiro de “tentativa de golpe” é uma “fantasia”

Nelson Jobim (ex-ministro da Defesa e ex-presidente do STF) 8/1 foi “catarse da frustração”, não atentado à democracia.
Hamilton Mourão (Ex-vice-presidente)Também afirmou que os atos de vandalismo foram “uma bagunça” e não uma ação coordenada para derrubar o governo.

Marco Aurélio ( ex-ministro do STF) considera os atos de 8/1 como “baderna”, e não como parte de uma tentativa de golpe.

Sérgio Etchegoyen,  ( General ex-ministro GSI )
“Essa história que a gente consegue ver nos jornais, ela não autoriza em nada que se imagine alguma coisa dessa [um novo golpe militar]. Eu tenho repetido, não há nada que enfraqueça mais a democracia que, a cada soluço, nós duvidemos dela”, concluiu.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bueno
6 horas atrás

Estou aguardando a decisão do STF após o julgamento, após a coleta de provas pela PF e pela denúncia do PGR.

As testemunhas foram ouvidas e hoje começaram os interrogatórios dos réus. Virão as as alegações da Promotoria e depois dos advogados de defesa.

Então veremos

Fazendo apenas um paralelo em função da importância histórica, sem fazer qualquer comparação legal, dos 21 réus do Julgamento de Nuremberg, 12 foram condenados á morte, 3 á prisão perpétua, outros receberam penas menores, inclusive Speer que fez uma boa defesa e hoje sabe-se que ele teve um papel central durante a guerra. menores. 3 foram absolvidos,

Por outro lado, sabemos os nomes de todos os que fizeram o golpe de 64 e nenhum deles foi julgado e condenado. ao contrário do que aconteceu na Argentina.

Outro ponto importante foi a condenação de cerca de 30 pessoas (não lembro exatamente) pela tentativa de golpe na Espanha em 1981. Os líderes receberam penas pesadas pela tentativa de golpe que lá, como aqui, é crime.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Bueno
5 horas atrás

Bueno, não sei quem é o autor, mas tem uma frase que se encaixa nesse imbróglio:
“No Brasil, até o passado é incerto”
Acho qye ela foi usada na soltura do Lula.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carvalho
4 horas atrás

Creio e foi o Pedro Malan em alguma entrevista quando era presidente do Banco Central ou Ministro da Fazendo.. não lembro…

acho que ele falava sobre precatórios ou sobre aquelas ações de indenização por causa dos sucessivos planos de estabilização…

mas ai teria que buscar com mais detalho..

já vi gente confundindo dizendo que foi o Tom Jobim. guardei que foi o Pedro Malan porque alguém fez a correção logo em seguida

Carvalho
Carvalho
Responder para  Camargoer.
4 horas atrás

Cai como uma luva para o nosso momento político..
Porisso a guerra em nomear ministros do STF e STJ.
Alguns até nomeiam seus advogados…
E o pessoal mais precavido, inclusive está botando as esposas nos TCEs…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Carvalho
4 horas atrás

TCE é só para ganhar o elevado salário mesmo, pois eles não costumam fazer nada de útil.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rafael Oliveira
3 horas atrás

Os tribunais de contas são órgãos de apoio do Legislativos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carvalho
3 horas atrás

Ora Carvalho,

A regra de nomeação para o STF é consolidada no sistema brasileiro desde a proclamação da república é foi copiado do sistema dos EUA.

A CF88 estabelece que o presidente e os senadores são eleitos por voto direto. A nomeação do ministro do STF é uma atribuição do presidente da república e deve ser aprovo pelo Senado.

È o mesmo procedimento para a nomeação do presidente do Banco Central e para a PGR.

Claro que é razoável que o presidente irá escolher alguém com afinidade ao seu pensamento.. é exatamente a ideia visto que ele tendo vendido uma eleição majoritária representa o pensamento majoritária naquela eleição.. a necessidade de ser aprovado pelo Senado serve para evitar a nomeação de pessoas sem o gabarito requerido para o cargo.

Veja que nos EUA, o PGR é de livre nomeação do presidente, tanto que Kennedy nomeou seu irmão.

Os tribunais de contas são órgãos assessores do poder legislativo. Apesar do nome “Tribunal”, são órgãos políticos ligados ao poder legislativo. No caso do TCU, segue a mesma regra na qual o presidente nomeia as pessoas e o Senado aprova após sabatina

Como é um processo político, ele sempre passa por uma negociação entre o executivo e o legislativo. Os tribunais estaduais são de nomeação dos governadores e os tribunas municipais são pelo prefeito. Os cargos são vitalícios o que serve como continuidade e também funcionam como um contraponto nos casos de vitória da oposição. Se o tribunal fosse constituído por indicados do prefeito, não faria sentido, Se fosse completamente nomeado pela oposição, o resultado seria sempre contra o presidente, prefeito ou governador.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Camargoer.
3 horas atrás

Ora….
Vc acha mesmo que o Zanim foi escolhido por “afinidade ” política?
Não foi o Lyla que proclamou durante toda a campanha que nomear p Zanim seria ir contra a democracia.?
Toda a sua palestra apenas encobre a verdade sobre o tema realmente importante: Lula não quer voltar para a cadeia.
Quanto aos TCEs, de novo uma explicação desnecessária para mudar o rumo da conversa.
O pessoal do PT botando suas esposas em cargos vitalícios e bem remunerados.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carvalho
2 horas atrás

Ora Carvalho..

A escolha de um ministro do STF é um processo político costurado dentro do governo e com a sua base politica no parlamento.

Foi assim com Zanin e com Dino, Foi assim com Mendonça e Cássio Nunes. Foi assim com Alexandre. Foi assim com Barroso e Fachin ante, e Fux, Toffoli e Carmen e Gilmar.

Seria estranho ver o ex-presidente indicando o advogado Kakay para o STF ou o atual presidente indicando a Janaina Paschoal.

A composição do STF reflete as sucessivas eleições presidenciais.. FHC, Lula eleito e reeleito, Dilma eleita e reeleita, Teme por meio mandato, o ex-presidente e o atual presidente. Caso o ex–presidente tivesse sido reeleito, teria nomeado 4 juízes. GIlmar provavelmente se aposentará em 2030 e Carmen Lucia em 2029, no mandato do próximo presidente que for eleito, seja quem for,

Carvalho
Carvalho
Responder para  Camargoer.
36 minutos atrás

Rsss
As vezes acho que vc se faz de bobo…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Bueno
3 horas atrás

Tentaram dar o golpe.

Claro que eles não dariam sozinhos.

Ficaram pedindo para as Forças Armadas darem o golpe.

Como elas não fizeram nada, resolveram começar o movimento, esperando que as Forças terminassem o serviço.

Parecido com Marcha da Família com Deus pela Liberdade em 1964, que é sempre utilizada como justificativa pelos militares pelo golpe de 64. “Olha só, o povo clamou pela nossa intervenção!”

Felizmente, dessa vez, o EB e a FAB não cometeram o erro de apoiar um golpe de Estado.

Pedro
Pedro
Responder para  Jose
8 horas atrás

Claro, ainda mais quando povo vai armado com batom pra dar golpe de estado. Um perigo!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Pedro
8 horas atrás

Ora Pedro,

Ninguém comete um crime de tentativa de golpe de estado com um baton. Uma tolice.

Agora, usar baton para depredar um monumento público tombado, seja a estátua na frente do STF ou uma das estátuas de Aleijadinho em MG é um crime previsto em lei.

Agora, aquelas pessoas que estavam acampadas na frente do QG do EB em Brasilia que desceram a esplanada carregando faxas pedindo a intervenção militar é outra coisa.

comment image?w=1024

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Camargoer.
4 horas atrás

O batom não estragou a estátua. Então é forçado puni-la por esse suposto dano.

Focar no batom é desviar do cerne da questão.

Na verdade, a pena dela foi alta porque, associada a outras pessoas, quis dar um golpe de Estado, impedindo a posse do L e pleiteando que o JB ou algum militar governasse o país em seu lugar.

No final, a mané que perdeu foi ela.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rafael Oliveira
3 horas atrás

Caro,

Tanto faz usar baton, tinta ou molho de tomate. Pense em um painel de Portinari.., pensei em uma estátua de Aleijadinho em MG.., pense em um altar de uma igreja barroca em Outro Preto. Pense em um livro de uma biblioteca, talvez um livro raro como a Bíblia de Gutemberg, já que existe um exemplar dela na Biblioteca Nacional no RIo de Janeiro, trazida por D João VI. Não há diferença entre aquele que a danificar usando um lápis ou baton.

Exemplos assim servem para calibrarmos a gravidade do ato. A lei 9.605 mencionar o dano como crime sem especificar qual o meio usado pelo criminoso. Há o atenuante para o caso culposo, por exemplo alguém que escorrega, bate a cabeça em uma estátua de Aleijadinho e quebra um pedaço da estátua.

A lei distingue entre dano doloso e culposo, sem mencionar atenuantes em torno do meio usado para o dano. Caso o legislador considerasse que o meio usado fosse importante, estaria na Lei. Segue o link. Atenção ao Art.62

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm

A Lei previa uma pena de 6 meses a 3 anos.. a criminosa foi condenada a 1 ano e seis meses por este crime. Metade da pena máxima. Nem muito nem pouco.

Acho um pena exemplar. Eu teria dificuldade para explicar para minha filha que o dano ao patrimônio é alto que deve ser tolerado

Vocẽ tem razão, a penas de 14 anos é a soma de todos os crimes.

Última edição 3 horas atrás por Camargoer.
Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
3 horas atrás

Com certeza, Camargoer…
Elas poderiam ter tomado os palácios e tornarem-se o presidente, deputados, senadores e ministros do STF… sabia?
O poder tá nas cadeiras q sentam…. E não na lei…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Joao
2 horas atrás

Eu não faço ficção fazendo análises sobre realidades alternativas, que servem para uma boa ficção.

Um bom caminho é analisar golpes bem sucedidos e tentativas de golpes fracassados.

Por exemplo, em 1981 (eu acho) um grupo de militares invadiu o Parlamento espanhol para evitar a eleição do Primeiro Ministro. Supunham que teriam o apoio de outras unidades militares. Foram presos com penas altíssimas.

Após a redemocratização na Argentina, um grupo de militares apelidados de “Caraspintatas” tentaram um golpe cujo objetivo era uma ampla anistia. Foram presos e condenados.

Um grupo de militares prenderam Chavez e assumiram o governo com apoio de grupos civis e de empresários. O governo golpista foi reconhecido pelos EUA. Dois ou três dias depois, foram todos presos por tropas legalistas. Alguns fugiram e muitos foram presos e condenados. Tem um documentário chamado “O revolução não será televisionado”

Tem os golpes bem sucedidos, como o de Pinochet que bombardeou o Palácio Presidencial. O Golpe na Argentina ocorreu por meio da prisão de Isabel Peron. O filme argentino 1985 é muito bom.

No Brasil, o golpe aconteceu no RIo de Janeiro, mas Jango seguiu para Brasília naquela manhã, conseguindo escapar da prisão. Elio Gaspari escreveu 5 bons livros sobre o golpe de 64. Slidmore, um autor estadunidense, também escreveu um bom livro. W.Guilherme escreveu um texto classico “Que dará o golpe no Brasil”. È um importante texto. A biografia de Vargas de Lira Netto descreve como foi armado o golpe que fracassou pelo suicidio do presidente. Val a pena ler.

Sugiro ler a denúncia de Gonet sobre a tentativa de golpe e o relatório da CPI de 8 de janeiro. Dai talvez vocẽ entenda a gravidade do problema.

Certa vez, um estudante perguntou se eu tinha lido a bĺblia após uma aula sobre a origem dos elementos químicos. Respondi que sim e perguntei se o estudante tinha lido a Origem das Espécies.. ele disse que não. Pedi para ele ler para voltarmos a discutir. Nunca mais voltou.

Kornet
Kornet
Responder para  Pedro
7 horas atrás

E não esqueça do algodão doce e das perigosas senhoras de bíblia na mão.
Frente ao MST e aos membros da seita,digo ParTido,traficantes e ladrões de aposentadoria do INSS são de alto perigo ao Brasil(modo irônico).

Deadeye
Deadeye
Responder para  Kornet
6 horas atrás

Seu argumento cai por terra, quando a maior parte dos presos tem entre 25 – 40 anos de acordo com a PF.

Kornet
Kornet
Responder para  Deadeye
1 hora atrás

Se informe melhor.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Kornet
6 horas atrás

Ora Kornet.

Vou comentar de modo literal, sem ironia.

Ninguém é preso por comer algodão doce nem usar bíblia.

Aliás, ninguém é preso por andar com roupa de palhaço nas pegar ônibus com uma balão de hélio.

Se uma pessoa, qualquer pessoa, segurando uma bíblia chutar a imagem de uma santa ou uma imagem sagrada de outra religião, comete um crime pelo chute. A bíblia na mão nem serve como agravante nem como atenuante

Se uma pessoa depredar o patrimônio público vestindo uma caminha de um time de futebol de modo algum significa que toda a torcida do time é criminosa. Se a pessoa usar uma farda e depredar o patrimônio público significa que todo militar comete um crime. Como na foto que ilustra a matéria, o fato de alguém estar enrolado na bandeira do Mexico nem pode ser usada para acusar todos os mexicanos, nem serve para atenuar qualquer ato criminoso nem para agravar o crime.

Então, se uma pessoa usando uma batina danificar uma estátua feita por Aleijadinho em MG nada muda no crime de dano ao patrimônio, mesmo que a pessoa seja um padre ou alguém que alugou um fantasia de padre usada em festas juninas.

Agora, se uma pessoa fantasiada de palhaço danificar danificar uma estatuas de Zumbi dos Palmares gritando que é preciso trazer a escravidão novamente comente dois crimes.. o dando ao patrimônio e um crime de racismo.

O curioso é que se alguém subir no monumento da Independência em frente ao Museu do Ipiranga e rasgar uma tabela periódica dizendo que a natureza é constituída de “terra, águia, fogo e ar” vai ficar lá até o momento que quebrar a espada do D.Pedro I.. ai vai para a cadeia.

Bachini
Bachini
Responder para  Jose
7 horas atrás

com batom…rsrs

Joao
Joao
Responder para  Jose
3 horas atrás

Golpe contra quem? Se naquele dia não tinha ninguém dos poderes nos prédios? O poder está no prédio ou na Lei?
Uma baita falácia.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Joao
2 horas atrás

Caro, As tropas de Mourão que dispararam o golpe de 64 foram em direção ao Rio de Janeiro, ainda que a Capital já fosse Brasilia.

Jango, alertado da movimentação das tropas, voou logo pela manhã de 01 de abril para Brasília. Ainda assim, ocorreu o golpe.

Os eventos começaram em Brasília a partir das pessoas que estavam acampadas em frente ao QG do EB. Existiam outros tantos acampamentos, até um aqui na frente do TG em S.Carlos atrapalhando o tráfego (parecia a música Construção).

Vale a pena ler o relatório da CPI de 8 de janeiro. È grande, demanda bastante tempo e paciência, mas é ilustrativo. A denúncia de Gonet também explica muita coisa. Fica mais fácil entender os eventos. Alguns autores já publicaram os primeiros livros..

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Angus
10 horas atrás

Não foi necessário pedir anistia, pois não houve processo criminal e, consequentemente, não houve condenação.

A polícia e a Justiça brasileiras são extremamente lenientes com protestos civis. Então a esquerda fez sempre o quis, usando de violência como meio de conquista política, sem ser punida pelos crimes que cometeu.

Mas agora o STF resolveu agir porque foi atacado. Senão tivesse sido atacado, continuaria tudo igual, pois a polícia e Justiça de 1° grau estavam quietinhas. Sobrou para a direita que mexeu com o STF.

Será que se a esquerda fizer protestos violentos será igualmente punida? Seria o certo, mas não sei. Só o tempo irá dizer.

Angus
Angus
Responder para  Rafael Oliveira
10 horas atrás

Muito boas colocações, agradeço o complemento.

Sergio
Sergio
Responder para  Rafael Oliveira
8 horas atrás

Aliás, já está 3×0 no STJ pela condenação da isto é e seus jornalistas por matéria sobre o Sr Gilmar Mendes.

Já tem notas de protesto de associações de jornalistas e o diabo.

Dias atrás foi a moça da RBS. Por sinal, veja só, defensora de censura e esquerdista radical. Até chegar nela.

Criaram, alimentaram um monstro porque era inimigo do presidente do qual eles não gostavam.

Creram, mesmo que não chegaria neles?

E agora? Eu respondo.

Agora caminhamos, nós, todos os Brasileiros para uma sinuca de bico que pode terminar com uma explosão muito grave.

Tudo porque os lindinhos e lindinhas não gostaram de perder pro bolsonaro em 2018 e pra destruir seu inimigo, já que o anjo da guarda dele segurou a faca no ponto certo, concordaram e apoiaram a destruição da democracia, PASMEM! Para defender a…Democracia.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Sergio
3 horas atrás

Eu já acho que o próximo presidente será alguém de centro-direita ponderado que vai governar tranquilamente.

Mas realmente me preocupa os “poderes” que o STF assumiu para si e vem exercendo sem limites.

Joao
Joao
Responder para  Rafael Oliveira
3 horas atrás

Concordo, Rafael.
Se engana muito quem diz que o Judiciário é do lado da esquerda.
Eles são do lado deles.
Se não fossem atacados, estaria na mesma leniência. Mas o c@c@ na mesa do AL magoou…

Mostraram que eles as coisas tem de ser do jeito deles.

Quando foi pra prender o Lula, prenderam. Quando foi pra soltar, soltaram.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Angus
9 horas atrás

Olá Angus.

Eu não milito na educação.
Eu obtive um doutorado em 2001, voltei ao Brasil e trabalhei em uma empresa de nanotecnologia. Em 2006 fui aprovado em um concurso para docente em uma universidade federal.

Ninguém diz que um fiscal da receita concursado está envolvido na militância tributária, ninguém diz que um agente da PF faz militância legal ou ninguém diz que um médico faz militância hospitalar. Um padre não faz militância cristã.

Entendeu a diferença entre “militar” e “exercer uma profissão”?

Eu não lembro de ter comentado qualquer coisa sobre os protestos do MST.. mas lembro de um ataque contra um laboratório de desenvolvimento de eucaliptos. Lembra? Aquilo me deixou indignado. Não lembro o ano. Naquele momento eu defendi que todos os criminosos fossem processados, julgados e se culpados, fossem condenados no rigor da lei. Anistiar este tipo de criminoso significa dar aval para que outros continuem cometendo o mesmo crime.

Há algumas semanas, um rapaz pichou uma estátua do Conde do PInhal.aqui em S.Carlos . ele foi um latifundiária escravocrata, contudo continua sendo crime depredar o patrimônio público.

Suponha agora um ataque contra as imagens feitas por Aleijadinho em MG? Aproveitando o argumento do Reinaldo Azevedo, o fato de um ateu duvidar da existência de Deus nunca vai permitir que ele coloque fogo em uma igreja, ou que seja certo um pastor da Universal chutar uma imagem de Nossa Senhora, como aconteceu em um programa religioso anos atrás. Lembrei também do atentado contra N.Senhora Aparecida há muitos anos atrás. Peritos precisaram restauram a imagem da Santa. Que bom que conseguiram.

Seria bizarro anistiar esse pastor, como seria bizarro anistiar aquele que depredou a imagem em Aparecida, como seria bizarro anistiar quem invade um templo de candomblé, uma mesquita ou uma sinagoga.

Repara que nestes casos, além do crime de destruição do patrimônio também é possível que tenha ocorrido um crime de intolerância religiosa. Caso alguém saísse ferido, seria mais um crime.

È bizarro defender uma anistia para pessoas que invadem e destroem um prédio público. Nos ataques em Brasília, Deus é brasileiro por ninguém ter morrido como aconteceu no ataque ao Capitólio nos EUA.

Protestos são fundamentais em uma democracia. Isso é consenso.

Violência e depredação são crimes. Isto também deveria ser consenso.

A discussão fica mais complexa quando se perde o controle de um protesto, resultando em um confronto violento com a política. Os EUA têm um histórico de abuso da violência policial contra protestos, como durante a luta pelos direitos civis. Em 1970, ano que nasci, a Guarda Nacional dos EUA assassinou 4 estudantes no campus de uma universidade durante um protesto contra a Guerra do Vietnã. Fica difícil afirmar que os militares agiram certo ao disparar fuzis com munição letal contra civis durantes um protesto.

Existem outros exemplos de violẽncia, como o massacre em S.Petersburgo quando tropas do Czar dispararam contra uma multidão que protestava e haviam ido pedir ao Czar que intercedesse a favor dos trabalhadores. Um casos brasileiro aconteceu em Eldorado dos Carajás quando a polícia assassinou um grande número de camponeses que também faziam um protesto.

Farei um paralelo que no absurdo ajuda na discussão.

Todos concordam que um homicídio é um crime que deve ser punido no rigor da lei, mas a lei também considera licito o homicídio por legítima defesa. Cabe ao juiz decidir quando um homicídio é crime ou foi justificado pelas circunstâncias.

Protestos são parte da democracia. O dano ao patrimônio público é privado é crime. A violência policial também é crime.

A situação em Los Angeles é complexa.

Envolve a exploração do imigrante ilegal nos EUA como mão-de-obra barata, envolve a falsa alegação que os imigrantes ilegais são a causa da violência nos EUA, envolve a legalidade das prisões de imigrantes, envolve violência policial, envolve a legalidade da decisão de Trump.

Cada coisa é merece uma discussão profunda e envolve muita coisa ideológica sim. Será inevitável fazer considerações sobre o passado escravocrata nos EUA, tem a ver com o modelo econômico nos EUA e a ausência de um Estado de Bem-estar social lá, tem a ver com concentração de renda, tem a ver com meritocracia, com violẽncia policia, com Estado de Direito e tem a ver com uma série de decisões tomadas por Trump em torno da ideologia defendida por Steve Banon.

Seria uma tolice achar que é uma discussão técnica que estaria longe de um posicionamento politico.

Sergio
Sergio
Responder para  Angus
8 horas atrás

Exatamente, angus!

Aliás, a esse respeito senador espiridiao amim protocolou pedido de explicações à certo ministro – perigoso ate falar o nome- para que explique o porque ter visitado a embaixada americana por três vezes quando presidente do tribunal eleitoral.

E agora acusam o eduardo bananinha de conspirar contra o Brasil pedindo socorro ao governo trump.

Esse duplo padrão é que enoja.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Responder para  Camargoer.
1 hora atrás

Por mim não. Não importa se a bandeira que estão carregando é verde e amarela ou vermelha.

Para baderneiro, é pau para comer sabão, e pau para saber que sabão não se come.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Clésio Luiz
51 minutos atrás

Ora, foi o que eu escrevi

Se a pessoa usa esta ou aquela roupa, quem cometeu o crime é ela. Ela que responda pelo que fez.

Heitor
Heitor
Responder para  Clésio Luiz
11 horas atrás

Se o presidente não respeita a constituição que o faz estar no cargo, então está tudo acabado.

Rafa
Rafa
Responder para  Clésio Luiz
2 horas atrás

Mexicanos com bandeiras do México fazendo baderna nos EUA.
Se são tão patriotas assim com o México, pq não estão no México?

Para os olhos do Trump isso só corrobora com sua narrativa: “Olha a baderna que os imigrantes estão fazendo nos EUA.”

George A.
George A.
13 horas atrás

Haviam protestos localizados e confrontos com a ICE, mas o envio da Guarda Nacional escalou a situação.
Tem quem diga que esse caos é o objetivo do Trump, pois seria uma desculpa perfeita pra ele tomar medidas autoritarias contra estados governados pelos democratas e também pra mobilizar sua base, pois o tema da imigração é popular nos EUA.
Eu já acho um jogo bem perigoso, pois o custo de vida lá segue alto, a economia tá piorando depois da guerra das tarifas e a nossa experiência aqui com as jornadas de junho de 2013 é de que algo assim quando dura muito tempo é apto a dialogar com outras frustrações das pessoas tendendo a se espalhar, ainda mais com as pesquisas captando que tem crescido no americano o sentimento de que o governo Trump não está focado nos problemas reais dele.
Enfim, sou cético de que protestos massivos de rua e confrontos com forças de segurança sejam bons pra qualquer governante (Trump inclusive experimentou isso nos protestos do Black Lives Matter), vamos ver como se desenvolve essa situação, lembrando que nesse mês tem Copa do Mundo de Clubes lá e ano que vem tem a Copa do Mundo de seleções.

Última edição 13 horas atrás por George A.
Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  George A.
11 horas atrás

A baderna é pretexto para o confronto, e todo aquele que quer aumento de poder vê nesse uma oportunidade.
De regra, o confronto é meticulosamente fabricado. As False Flag são a prova cabal da estratégia.
De tão usada, False Flag já virou uma catacrese.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Sergio Machado
8 horas atrás

Concordo que existe cálculo político nessa escalada.
False flag está cada vez mais em uso.
Até hj me pergunto como foi tão fácil invadir Supremo e Planalto.

George A.
George A.
Responder para  Carvalho
7 horas atrás

A segurança do perímetro é feita pela polícia do DF e, como mostram as investigações (com direito a troca de mensagens interceptadas, depoimentos de oficiais e etc) o chefe dela dolosamente subestimou (apesar de avisado por órgãos de inteligência) o tamanho dos movimentos na frente dos quartéis e avançaram contra um efetivo insuficiente da PM, não foi atoa que teve policial derrubado de cavalo e espancado, estavam em menor número.
Daí ocuparam rapidamente a praça e invadiram os prédios que ficam tudo uns próximos dos outros.
Há duas semanas eu estava em Brasilia e caminhei da Catedral até o local e pela arquitetura dali e o baixo efetivo o maior adversário que tiveram pra empreitada deve ter sido o calor que devia estar de rachar ali em janeiro de 2023.

Carvalho
Carvalho
Responder para  George A.
6 horas atrás

A chegada dos ônibus era monitorada a dias…as mensagens com.mencao à marcha era do conhecimento de todos….
Enfim…..nem um mínimo reforço foi planejado? E não estou falando das focas do DF…
Vc não acha estranho?

George A.
George A.
Responder para  Carvalho
6 horas atrás

Não, justamente por conta das atribuições envolvidas, alternativa pra União assumir a segurança do perímetro era ter decretado a intervenção federal antes, coisa para a qual não havia base jurídica na época.
Outra medida possível seria desocupar os quartéis no primeiro dia de governo, mas Múcio não queria atrito com os comandantes que resistiram a isso como tbm mostra a investigação.
Aproveitaram a transição pra tentativa de golpe, pq era o momento propício pra esse plano “filipino”.

Carvalho
Carvalho
Responder para  George A.
5 horas atrás

Mas a defesa dos prédios do STF e Palácio do Planalto é atribuição da União.
E não houve nenhuma solicitação de reforço ao GDF….

Carvalho
Carvalho
Responder para  Carvalho
5 horas atrás

Por curiosidade, pq plano “filipino”?

George A.
George A.
Responder para  Carvalho
4 horas atrás

Rapaz, eu errei o país asiático,na época me veio a cabeça esse movimento no Sri Lanka aí quando não quero dizer “tentativa de golpe do 8 de janeiro” cito o país, mas ngm mais faz isso é mania minha rsrs

https://pt.euronews.com/2022/07/10/manifestantes-ocupam-palacio-presidencial-no-sri-lanka

Carvalho
Carvalho
Responder para  George A.
4 horas atrás

Rrsrsrs. Entendi !
Acontece nas melhores famílias!
Abraço

George A.
George A.
Responder para  Carvalho
4 horas atrás

Não, o perímetro é atribuição da polícia do DF, a segurança da presidência, a polícia legislativa e a polícia do STF (esqueci o nome) só cuidam da portaria dos prédios pra dentro.
Nessa visita minha, por ex, na ida e na volta passei por postos da PMDF que ainda fez um bloqueio no início da tarde.
Não precisariam ser requisitados era atribuição deles.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Carvalho
6 horas atrás

Todo mundo viajando….mas pertinho de suas bases….
Como dizia a velha da novela: “mistéeeerio!!!”

Carvalho
Carvalho
Responder para  Carvalho
5 horas atrás

Ahhh.
A poucos dias o Lula andou questionando como o Hammas atacou Israel de surpresa”, sugerindo uma armação.
O que eu tb desconfio….
Mas o Lula tb sugeriu que a facada era armação…

George A.
George A.
Responder para  Carvalho
4 horas atrás

Essa parte da teoria da conspiração eu acho bem viajante, Lula tava em Araraquara por conta das chuvas, ao menos que ele tivesse poderes de manipular o clima isso não faz sentido nenhum, até pq, salvo engano, os alvos principais, os ministros do STF, estavam boa parte em BSB

https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/podcast/o-assunto/noticia/2024/01/08/saiba-como-lula-foi-informado-sobre-as-invasoes-golpistas-de-8-de-janeiro-e-como-as-decisoes-foram-tomadas-de-araraquara.ghtml

George A.
George A.
Responder para  George A.
4 horas atrás

Mas, enfim tbm, eu não acredito que debate racional e produtivo seja possível nos nossos tempos atuais, esses aí são os fatos que revelam as investigações e pra mim a dinâmica bate com as atribuições, ações e omissões dos envolvidos e o tanto de registro que deixaram de tudo (alguns dizem que figuras como Cid e alguns oficiais produziam registros em caso de alguém trair eles e terem esse seguro, outros que o bando de gênio pretendia lançar um documentário sobre o heróico movimento se desse certo, só agradeço pela burrice), quem não quiser acreditar ok, tanto que nem fui responder nenhum dos trocentos comentários que rolaram nessa notícia mesmo sobre o 8 de janeiro.
Boa noite pra vcs.

Talisson
Talisson
Responder para  Carvalho
5 horas atrás

Supremo, Planalto, Capitolio…

Última edição 5 horas atrás por Talisson
Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Carvalho
4 horas atrás

Sugerir um GSI profundamente politizado coadunado com um governo de ideologia oposta parece meio surreal, no mínimo.
Incompetência, talvez. Mas alinhamento ideológico com aqueles que 7 dias antes eram tidos como inimigos soa criatividade.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Sergio Machado
4 horas atrás

O Lyla foi criativo sugeriu que Israel se deixou atacar pelo Hammas?

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Carvalho
3 horas atrás

Lula é um político, e como todo tem um variado rol de besteiras a disposição.
Mas de concreto, é cedo para afirmar que não houve falhas propositais na Inteligência das IDF.
É público e notório que o objetivo do atual gov israelense é ocupar e anexar terras palestinas, deslocando a população civil. O massacre em Gaza, as intenções públicas de deslocar a população e concomitante anúncios de novos assentamentos judaicos em terras palestinas convergem ao claro intuito de anexação à força. Há declarações públicas de políticos israelenses ainda mais radicais, que defendem publicamente assassinar toda criança palestina.
Particularmente, ficaria zero % surpreso se elementos da Inteligência das IDF viram no massacre do Hamas o motivo necessário para por em prática o plano final de anexação e deslocamento da população palestina.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Sergio Machado
3 horas atrás

Muito bem colocado.
Concordo quanto às verdadeiras intenções de Israel.
E tb reconheço como meras especulações a disposição do GSI.
Abraço!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Sergio Machado
2 horas atrás

Vale a pena ler o relatório da CPI sobre o8 de janeiro para entender.

O documentário da Julia Dualilib também ficou muito bom.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Sergio Machado
4 horas atrás

E o GSI já era comandado por um general beeeem alinhado e amigo da família Lula da Silva.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Carvalho
4 horas atrás

Comandado, sim. Desconheço o referido grau e alinhamento mencionado. É sabido que G Dias fora chefe da seg nos primeiros mandatos do petista e dessa natureza possuem relação de amizade.
De qualquer forma, embora o cmd fora trocado, a tropa não. E é tropa, não o cmd, que efetua o dia-a-dia das missões do GSI.
Sugerir que por conta da troca de cmd ocorreu uma inversão de ideologia da tropa em 7 dias não parece crível.

Última edição 4 horas atrás por Sergio Machado
George A.
George A.
Responder para  Sergio Machado
3 horas atrás

A verdade é que Lula foi bunda mole pra kcete tbm né, foi deixando esses caras em cargos estratégicos, pq queria “conciliar” com eles e escalou o Múcio pra isso, quase perdeu o governo por causa dessa covardia, mas mesmo assim ainda demorou pra tirar dos cargos boa parte dessa galera, pq o núcleo duro do governo dele (Rui Costa et caterva) pensa igualzinho dos militares.
Enfim, por essa e por outras preferia que essa gerontrocacia do PT já tivesse se aposentado…

George A.
George A.
Responder para  Sergio Machado
7 horas atrás

False Flag não é coisa nova dos nossos tempos, os militares por exemplo usaram antes e durante a ditadura (1) aqui no Brasil, mas sinceramente não creio que hajam elementos hj pra se afirmar que o que está ocorrendo em Los Angeles seja isso, até porque por ora a reação do Trump é que escalou toda a situação pra além de ter criado mais uma crise de índole constitucional.

(1) https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/02/politica/1538488463_222527.html

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  George A.
3 horas atrás

Concordo, parece um movimento espontâneo frente a política anti-imigração atual.
Porém, creio que será usado como pretexto para um aumento da concentração de poder na mão do Trump.
Generais da reserva já falam que o país caminha para uma guerra civil.

JuggerBR
JuggerBR
11 horas atrás

Lembra tanto o filme Guerra Civil… California e Texas se levantam contra o presidente… Só falta o Texas.

Renato B.
Renato B.
Responder para  JuggerBR
11 horas atrás

Trump parece ser incapaz de desescalar situações. E o problema é que tem muita gente que não leva desaforo para casa, a lógica de valentão tem seus limites. Ele anda tentando intimidar governadores desde o início do governo. Me pergunto até que ponto ele vai forçar o pacto federativo deles.

No final das contas é difícil ver algo de bom resultando dessa história.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Renato B.
9 horas atrás

Não acho incapacidade dele, não quer, mesmo. Pensa como um jogador de truco, ou poker, sempre blefando, sempre dobrando as apostas, sempre achando que o outro lado vai ceder. Tem horas que não consegue, aí é chamado de President T.A.C.O. e fica pistola…

Heinz
Heinz
Responder para  JuggerBR
10 horas atrás

A única forma de destruir países como EUA, é internamente, instalando o caos e a desordem, foi assim que Roma caiu. A própria China também

Renato B.
Renato B.
Responder para  Heinz
3 horas atrás

Pessoas e países tem capacidade de autodestruição.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Renato B.
2 horas atrás

Recomendo o livro “A marcha de insensatez”

Antunes 1980
Antunes 1980
11 horas atrás

A velha mídia insiste em retratar imigrantes ilegais, mesmo com histórico criminal, como simples “pessoas sem documentos”, quase como se fossem irrepreensíveis e merecedoras de gratidão. Já ouvi absurdos difíceis de acreditar.

Repare que nenhuma matéria fala sobre muitos deles destes deportados que fazem parte de cartéis, gangues ou facções.

A realidade é simples: quem está ilegal em um país pode ser deportado, conforme o direito constitucional.

Se alguns têm tanta dó desta turma, levem eles pra sua casa.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Antunes 1980
9 horas atrás

É que esse pessoal está profundamente inserido no país, muitos tem filhos e relacionamentos com americanos, nem todos são bandidos, embora estar por lá sem documento já seja um crime em si. Localizar e separar eles é um grande desafio.
Era pra ser um trabalho de inteligência, de rastreamento, mas estão metendo o pé na porta e fazendo barulho. E sem a participação dos estados, dos municípios e da justiça, em grande parte.

Renato B.
Renato B.
Responder para  JuggerBR
7 horas atrás

A não ser que todos os policiais sejam nativos, os EUA são historicamente um país de imigrantes. As pessoas não vão para lá por sua etnia maravilhaosa mas para fazer parte de uma ideia de país. Sempre houveram surtos xenófobos, mas a diferença e a diversidade trazem alguma instabilidade. É por isso que os EUA escolheram ser uma economia de mercado e a mobilidade social era um dos pilares do país.

Esse pacto foi quebrado, a mobilidade social diminuiu, os maiores beneficiários da economia de mercado escolheram acabar com ele e as leis antitruste não conseguiram impedi-los.

Trump, só acelerou o processo e aí fica claro porque foi incentivado o surgimento de grupos extremistas de direita lá dentro.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Antunes 1980
9 horas atrás

Um imigrante ilegal é um imigrante ilegal.

Uma pessoa que cometer um crime é um bandido.

Se um imigrante ilegal comete um crime, ele é um bandido.

No caso brasileiro, um estrangeiro em situação irregular não comete crime e portanto não pode ser preso por isto. Contudo, quem mata alguém cometer crime, sendo brasileiro ou estrangeiro regular ou irregular.

Nos EUA, os dados da população carcerária mostram que a fração de estrangeiros irregulares nas cadeias é menor que a fração deles na população. Por outro lado, a população negra encarcerada é maior que a fração dos negros na população.

É uma discussão que envolve coisas como racismo estrutural, exploração de trabalhado de ilegais, legislação de imigração, direitos civis, abuso de autoridade e até violência policial.

Heitor
Heitor
11 horas atrás

Estados desunidos são facilmente tomados. Os EUA que conhecíamos morreu. A China manda abraços.

Heinz
Heinz
Responder para  Heitor
10 horas atrás

Para a China conter protestos é muito mais fácil, já na democracia americana, com impressa e tudo mais o buraco é mais embaixo.
Se fosse na China, vários já teriam sido fuzilados e outros enviados para campos de “reeducação” no Tibet ou no deserto de Gobi.
Essa é a diferença

Heitor
Heitor
Responder para  Heinz
7 horas atrás

Da nada resolve democracia que deixa eleger elementos como Trump, Netanyahu e outros. São parasitas que usam do sistema democrático para destrui-lo.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Heitor
6 horas atrás

Olá Heitor

Os livros “Como as democracias morrem” e “Como salvar a democracia” discutem as disfuncionalidades da democracia dos EUA.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Heitor
1 hora atrás

Se ela não deixasse, não seria democracia.

O problema da democracia é exatamente esse: ela cria o caos ao permitir que qualquer desqualificado tenha o mesmo peso de uma pessoa apta nas decisões que impactam a sociedade, e para conter esse mesmo caos acaba recorrendo justamente ao autoritarismo para restaurar a ordem.

Dizem que todo sistema contém o gérmen de sua própria destruição. Esse me parece perfeitamente o caso das democracias modernas.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  wilhelm
48 minutos atrás

Caro W.

A pergunta que se deve fazer é a razão dos partidos políticos, que seriam o filtro, apoiam a candidatura de pessoas que são conhecidas por serem anti-democráticas.

Já escrevi em outros momentos sobre como a organizaçao partidária brasileira é o calcanhar de aquilies de nossa democracia.

São os paridos que escolhem seus candidatos. Um parido pode até negar a inscrição desta ou daquela pessoa. Partidos não são obrigados a aceitar filiações.

Digo
Digo
Responder para  Heitor
10 horas atrás

A china sabe que multiculturalismo é péssimo para uma nação, por isso os chineses estão certos em serem xenófobos e fechados culturalmente.

Última edição 10 horas atrás por Digo
Heitor
Heitor
Responder para  Digo
7 horas atrás

De fato a China, apesar de ser autoritária, compensa isso com infraestrutura de qualidade e educação formadora, o que torna difícil o chinês pensar em uma China sem o sistema vigente.

Renato B.
Renato B.
11 horas atrás

O problema de intimidar e pressionar é que o lado pressionado pode resolver empurrrar de volta. Como diziam sobre o AI-5, um dos problemas é empoderar demais o guardinha da esquina. O resultado de deixar o ICE correr solto está sendo visto agora.

Última edição 11 horas atrás por Renato B.
Angus
Angus
11 horas atrás

Vamos ver se eu entendi.
Pessoas ilegais estão fazendo baderna no país que estão ilegais?
Identifica, prende e deporta (no avião entrega uma garrafinha de água e uma barra de cereal).

José 001
José 001
10 horas atrás

-Terremoto (Earthquake, 1974):

-Miracle Mile (1988):

-Independence Day (1996):

-Fuga de Los Angeles (Escape from L.A., 1996): 

-Volcano (1997): 

-Impacto Profundo (Deep Impact, 1998): 

-O Dia Depois de Amanhã (The Day After Tomorrow, 2004):

-Guerra dos Mundos (War of the Worlds, 2005):

-2012 (2009): 

-Skyline – A Invasão (Skyline, 2010):

-Resident Evil: Afterlife (2010):

-Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles (Battle: Los Angeles, 2011):

-Resident Evil: Retribuição (2012):

-Sharknado (2013):

-Terremoto: A Falha de San Andreas (San Andreas, 2015): 

-A 5ª Onda (The 5th Wave, 2016):

 –Donald Trump (2025 – Lançamento);

Continuem com a lista…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  José 001
10 horas atrás

-Terremoto (Earthquake, 1974):
-Miracle Mile (1988):
-Distúrbios raciais em Los Angeles (1992);
-Independence Day (1996):
-Fuga de Los Angeles (Escape from L.A., 1996): 
-Volcano (1997): 
-Impacto Profundo (Deep Impact, 1998): 
-O Dia Depois de Amanhã (The Day After Tomorrow, 2004):
-Guerra dos Mundos (War of the Worlds, 2005):
-2012 (2009): 
-Skyline – A Invasão (Skyline, 2010):
-Resident Evil: Afterlife (2010):
-Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles (Battle: Los Angeles, 2011):
-Resident Evil: Retribuição (2012):
-Sharknado (2013):
-Terremoto: A Falha de San Andreas (San Andreas, 2015): 
-A 5ª Onda (The 5th Wave, 2016):
 –Donald Trump (2025 – Lançamento);
Continuem com a lista…

Wagner
Wagner
10 horas atrás

EUA está entrando na era pré ” Romanov”, a situação social dos EUA está em decadência e colapso, a classe média encolheu 20% ,e não se expandiu para classe A, a classe bilionária estagnou mostrando a concentração de renda brutal. A história nos mostra que quando a concentração de renda fica estagnada com uma classe pequena explode as revoluções: São elas:
Revolução Gloriosa,Puritana,Francesa e Russa.
A Russa foi a mais violenta, aniquilação de uma sociedade real, moldando uma nova sociedade

EduardoSP
EduardoSP
10 horas atrás

Cada país tem o direito inequívoco de estabelecer as regras para a entrada e permanência de estrangeiros em seu território. Isso é diretamente decorrente da ideia da soberania do estado sobre seu território. Então não dá para dizer que a política de imigração do governo atual é certo ou errada. Foi a opção eleitoralmente vencedora.

Outra coisa é sobre como estão implementando a política. Extraditar venezuelanos para uma prisão em El Salvador ou tailandeses para o Sudão não dá.

No mais, espero que eles tenham sucesso nessa política e que não fique nenhum imigrante ilegal nos EUA. Como diria o Conselheiro Acácio, “as consequências vêm depois”.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  EduardoSP
8 horas atrás

Olá Eduardo

A legislação nos EUA é complicada porque muita coisa muda de um lugar para outro.

No Brasil, o imigrante ilegal não é crime. Não pode ser preso por isto. Ele precisa regularizar a situação ou poderá ser deportado para o seu país em um voo comercial.

Agora, qualquer pessoa que comete um crime no Brasil, seja brasileiro, turista, estrangeiro com visto para viver ou trabalhar no Brasil ou um estrangeiro irregular, será processado e julgado pelo crime. Sendo condenado, irá cumprir a pena no rigor da lei. Sendo estrangeiro, em muitos casos, ele podem pedir para cumprir a pena em seu próprio país inclusive sendo estrangeiro em situação regular.

Acho que nos EUA, ser imigrante ilegal também não comete crime. Lembro de lr que a polícia de Los Angeles não prende ninguém por estar em condição ilegal., agora, se o imigrante comete um crime, ele é preso, condenado e deve cumprir a pena.

Vocẽ tem razão sobre a a extradição de imigrantes ilegais para prisões no exterior. Teria que consultar a legislação internacional, mas eu acredito que o correto é extraditar para o país de origem.. sendo brasileiro, é extraditado para o Brasil, sendo grego então para Grécia

Agora, se uma pessoa, qualquer pessoa, comete um crime nos EUA, ela irá cumprir pena em uma prisão nos EUA sob a legislação dos EUA.

A prisão de Guantanãmo já é uma violação dos direitos humanos.. é só pensar em uma situação similar feita por outro governos, como China, Coreia do Norte, Chile ou até o Irã.. aquilo é um absurdo.. assim como foi um absurdo os EUA aprovarem o uso de tortura.

Gustavão
Gustavão
10 horas atrás

Eu não sou dos estados unidos, não sei como esta aquela realidade, tudo que sei está em documentários e artigos políticos, econômicos e social.
Então tudo indica que é daí para pior.

Carlos
Carlos
9 horas atrás

Será que os imigrantes que votaram nele em peso realmente achavam que as bravatas eram apenas bravatas mesmo? O cara foi eleito com a bandeira anti imigração, jogando a culpa nos imigrantes pelas cagadas que o Governo americano faz, algo bem simples, desonesto e canalha, por assim dizer, mas nada surpreendente vindo da direita. Com esse grupinho ideológico são sempre soluções simples, rápidas e burras para problemas complexos e que demandam tempo e inteligência. Não tem outra proposta, pois ele tenta salvar uma indústria que não existe mais e reaver uma liderança mundial que já se foi a muito tempo. O que sobra? Atacar imigrante!

Desenvolver uma indústria forte e competitiva leva tempo, e tendo em vista que os mesmos bilionários defendidos pelo Trump mandaram todas as suas para a Ásia, o tempo não apenas para levantá-las em solo americano, como, também, o investimento em pesquisa para alcançar a China, levaria décadas. Fora o isolamento que as atitudes intervencionistas dos americanos causaram, principalmente em países periféricos. Jogar bomba nos outros tem suas consequências, não é mesmo?

Então é óbvio o que sobraria para ele. O mais fácil de “resolver” é o ataque aos mais fracos, pois investimento e desenvolvimento demandam tempo e inteligência, diplomacia demanda uma mentalidade que essa gestão bisonha não tem. Então só sobrou bater em imigrante.

Franz A. Neeracher
Responder para  Carlos
9 horas atrás

“Será que os imigrantes que votaram nele em peso”.

Se imigrantes legais não votam, quem dirá os ilegais.

Sergio
Sergio
8 horas atrás

Não são imigrantes que protestam.

Até porque na casa dos outros esses atos seriam de uma burrice sem tamanho.

É a turminha de sempre.

Tentam dar uma conotação George floyd+coronavirus2020 pra situação mas agora é completamente diferente.

Depois sim podemos – os americanos – passar a discutir a política de imigração do laranjinha.

Que eu ca de minha insignificância varonil considero equivocada.

Bachini
Bachini
7 horas atrás

Para não variar, baderna de esquerda.

sergio 02
sergio 02
7 horas atrás

Engraçado e que eles ostentão a bandeira Mexicana, se o Mexico e tão bom , e eles são tão pátriotas por que est~]ao nos EUA ?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  sergio 02
7 horas atrás

Obvio que eles estão nos EUA para trabalhar e que eles continuam sendo mexicanos. Um brasileiro nos EUA continua sendo brasileiro sendo ilegal ou estando na legalidade.

A comunidade Nikkei no Brasil é um exemplo de pessoas que buscaram melhores condições de vida sem que tenham esquecido da sua origem. inclusive, organizaram escolhas de língua japonesa, organizam clubes e associações culturais., muitas das quais existem até hoje

Um das associações da comunicada japonesa é aqui perto, em Guatapará. Nas festas, a gente ganha bandeirinhas do Japão.. é bem legal. Dá para cantar em japonês, comer coisas gostosas, ver apresentações de tambores, de espadas de bambu, instrumentos típicos, danças.. e no fim, todo mundo dança junto

uma coisa nada tem a ver com outra

FERNANDO
FERNANDO
6 horas atrás

Situação complicada.
Acho que o senhor THUMPY deve repensar valores morais.

Bernardo
Bernardo
4 horas atrás

Sou da seguinte opinião nao é problema nosso, olha quantos problemas temos aqui sumindo dinheiro de idosos, um imposto novo a cada X dias, a cada dia nós mais pobres e eles… bom eles nos sabemos que não estao nem ai como sair disso, nao sei!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bernardo
4 horas atrás

Individualmente, você tem razão., nenhum de nós temos qualquer coisa a ver com o problema,

Como nação é diferente, visto que brasileiros estão sendo deportados violando os direitos humanos. Veja que a deportação é uma questão da lei dos EUA, mas a questão da violação dos direitos humanos de brasileiros tem importância

Outro ponto é a própria violação dos direitos humanos como causa geral. Seria um grande equívoco como humanistas. Seria um horror se cada pessoa passasse a ignorar a violação dos direitos humanos em qualquer outra região do mundo porque é um problema de outra pessoa

Assim, parece clichẽ, mas o poema de Martin Niemöller.sobre sua oposição ao fascismo quando ele alerta que quando os outros forem levados não sobrará ninguém para nos proteger quanto formos vítimas de uma perseguição política continua válido, assim como o poema de John Donne ao lembrar que nenhuma pessoa é uma ilha e a morte de uma pessoa onde for é a morte de uma parte de cada um.