AGM-179A Joint Air-to-Ground Missile (JAGM)

Washington, 12 de junho de 2025 — O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira a aprovação de uma potencial Venda Militar ao Exterior (Foreign Military Sale – FMS) para o governo da Holanda, no valor estimado de US$ 215 milhões. A transação envolve a compra de 296 mísseis AGM-179A Joint Air-to-Ground Missile (JAGM) e equipamentos associados, confirmou a Defense Security Cooperation Agency (DSCA) em notificação ao Congresso.

Além dos mísseis guiados, o pacote inclui versões de treinamento aéreo (Captive Air Training Missiles – CATM), assistência técnica no âmbito do programa Tactical Aviation Ground Munition (TAGM), suporte do Security Assistance Management Directorate (SAMD) e do Joint Attack Munition Systems (JAMS), treinamentos em manuseio de munição, publicações classifi cadas e não classifi cadas, peças de reposição, serviços de reparo e retorno, estocagem, bem como apoio logístico completo.

A Holanda pretende empregar os JAGMs em seus helicópteros de ataque AH-64 Apache, operados pela Real Força Aérea Holandesa (RNLAF), como parte de um esforço destinado a modernizar as capacidades de defesa do país, reforçar a segurança interna e dissuadir ameaças regionais. Segundo a DSCA, a aquisição também ampliará a interoperabilidade entre as forças armadas holandesas, os EUA e demais parceiros da OTAN, “sem alterar o equilíbrio militar básico na região”.

O principal fornecedor será a Lockheed Martin, com sede em Orlando (Flórida). Para viabilizar o programa, até seis especialistas — três representantes do governo americano e três da contratada — devem realizar visitas semestrais à Holanda para revisões de gestão e apoio à implantação dos sistemas.

O governo norte-americano ressaltou que a venda não afetará sua prontidão de defesa interna e está alinhada com os objetivos de política externa e segurança nacional, apoiando um aliado da OTAN que contribui para a estabilidade política e o progresso econômico na Europa.


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Inscrever-se
Notificar de
guest

6 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fábio CDC
Fábio CDC
1 dia atrás

Seria uma boa integrar esse míssil ao ST.

Heli
Heli
17 horas atrás

Os russos vao atacar Amsterdam com tanques T72?

rui mendes
rui mendes
Responder para  Heli
16 horas atrás

Porque???

Colombelli
Colombelli
Responder para  Heli
6 horas atrás

É pelo compromisso OTAN. Pra defender estados bálticos ou quiçá Polônia.

Carlos Campos
Carlos Campos
5 horas atrás

Pq não o HellFire?

Bosco
Bosco
Responder para  Carlos Campos
2 horas atrás

Carlos,
Parou de ser fabricado.