Kaplan APC - 2

A fabricante turca FNSS e a estatal PT Pindad, da Indonésia, apresentaram oficialmente o novo veículo blindado de transporte de pessoal KAPLAN/HARIMAU APC durante a feira internacional Indo Defence 2025, realizada em Jacarta. O modelo marca o mais recente avanço na cooperação militar entre os dois países e representa uma nova fase na industrialização conjunta de veículos blindados.

O desenvolvimento do KAPLAN APC decorre diretamente do sucesso do tanque médio KAPLAN MT (Harimau), cuja produção em série foi concluída em 2024 por meio de um programa de transferência de tecnologia. O projeto marcou a primeira exportação de um tanque de combate pela Turquia e consolidou a confiança do Ministério da Defesa da Indonésia na parceria com a FNSS e a PT Pindad.

Acordado oficialmente durante a feira SAHA EXPO 2024, o contrato para desenvolvimento e produção do novo veículo estabelece que as primeiras unidades serão fabricadas entre 2025 e 2026, com o primeiro exemplar sendo montado na Turquia e o segundo na Indonésia. Os testes de qualificação ocorrerão em ambos os países, com base nos requisitos operacionais do Exército indonésio.

Projetado para a categoria de 30 toneladas, o KAPLAN APC destaca-se por sua arquitetura modular e elevada capacidade de sobrevivência no campo de batalha. O veículo oferece proteção avançada contra minas, projéteis balísticos e artefatos explosivos improvisados, além de integrar sistemas opcionais de proteção ativa contra mísseis antitanque e granadas propulsadas por foguete.

Com capacidade para transportar 13 militares (incluindo piloto, comandante e atirador), o KAPLAN APC opera com agilidade em diversos tipos de terreno e clima. Seu sistema de suspensão de última geração reduz a vibração e aumenta a estabilidade, enquanto sua arquitetura eletrônica aberta permite a integração de sistemas como gestão de campo de batalha e câmeras de 360° com visão diurna e noturna.

Internamente, o veículo oferece proteção CBRN (química, biológica, radiológica e nuclear), ar-condicionado, sistema automático de supressão de incêndio e ambiente selado, garantindo a segurança da tripulação mesmo sob condições externas extremas.

A plataforma permite a instalação de torres tripuladas ou não tripuladas, com armamentos de calibres leves a médios, morteiros de 120 mm e sistemas de mísseis antitanque. Essa versatilidade permite que o KAPLAN APC atue em missões como infantaria mecanizada, reconhecimento, comando e controle, evacuação médica, engenharia de combate e apoio de fogo direto ou indireto.

Outro diferencial é a alta comunalidade de peças com o KAPLAN MT e com veículos da família de blindados sobre lagarta da FNSS, como o Marine Assault Vehicle da Marinha turca. Isso reduz o custo logístico, aumenta a confiabilidade operacional e melhora a disponibilidade para clientes ao redor do mundo.

A expectativa é que o KAPLAN APC se torne uma peça-chave na modernização da força terrestre da Indonésia, enquanto fortalece a base industrial de defesa bilateral entre Jacarta e Ancara.

 

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Carlos Pietro
Carlos Pietro
1 mês atrás

Boa noite, é impressão minha, ou ele apresenta alguma similaridade com o M 113?

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Carlos Pietro
1 mês atrás

Esteticamente as linhas lembram um pouco , mas do ponto de vista técnico é um IFV muito superior. O Kaplan tem o que existe de melhor em blindagem, robustez e tecnologia embarcada.

Observador
Observador
1 mês atrás

Interessante. As esteiras/lagartas são revestidas de borracha?

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Observador
1 mês atrás

São de uma borracha especial padrão OTAN , são extremamente resistentes mas com a vantagem de não destruir as estradas como acontece com as convencionais. O CV90 também as utiliza.

Observador
Observador
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Obrigado. Então, tanto ele, quanto o CV90, as usam por padrão?! Porque sei de uns casos que os blindados só usam esteiras de borracha em desfiles para não estragarem as ruas das cidades, mas, no dia-a-dia off-road usam lagarta de aço e são habitualmente transportados em caminhões-prancha militares.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Observador
1 mês atrás

Sim. essas esteiras são utilizadas normalmente em qualquer tipo de missão com muitas vantagens.

Dworkin
Dworkin
1 mês atrás

Lembra muito um projeto antigo da engesa.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Dworkin
1 mês atrás

Qual?

Marcelo Soares
Marcelo Soares
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

O CBTP (Carro Blindado de Transporte de Pessoal) Charrua?

https://pt.wikipedia.org/wiki/CBTP_Charrua

Última edição 1 mês atrás por Marcelo Soares
brutus
brutus
Responder para  Marcelo Soares
1 mês atrás

minha nossa por essa nem lembrei

RDX
RDX
Responder para  Marcelo Soares
1 mês atrás

O Charrua foi um projeto da Moto Peças S/A.

comment image

Marcelo Soares
Marcelo Soares
Responder para  RDX
1 mês atrás

Como se coloca as fotos no site?

Essa viatura poderia estar rodando até hoje, no lugar dos M113….

RDX
RDX
Responder para  Marcelo Soares
1 mês atrás

Copia o link da imagem e cola no seu comentário

RDX
RDX
Responder para  Marcelo Soares
1 mês atrás

Oportunidade perdida.
Imaginem essa máquina com a torreta UT30
O Charrua nada mais era um M59 com lagartas de M41 e 1 motor nacional. A inclinação do compartimento com seteiras foi claramente inspirada no primeiro Bradley.

Última edição 1 mês atrás por RDX
J R
J R
Responder para  RDX
1 mês atrás

O exército é campeão de oportunidades perdidas, desde o Charrua, o Sucuri, o Tamoyo II, nem coloco o Osório pq ele era areia demais pro caminhãozinho do Brasil.

J R
J R
Responder para  RDX
1 mês atrás

Aliás, vamos além, a Bernardini faliu principalmente pq o generais incompetentes da época proibiram a exportação do Tamoyo para o Equador, coisa típica de general que só se preocupa se a bota do recruta tá engraxada.