Alemanha encomenda mais de 1.000 veículos logísticos militares da Rheinmetall por €770 milhões

A Bundeswehr, Força Armadas da Alemanha, encomendou mais de 1.000 veículos logísticos militares à Rheinmetall, em um contrato avaliado em cerca de 770 milhões de euros. O pedido inclui 963 veículos equipados com sistemas de carroceria intercambiável, parte deles com cabines protegidas para os motoristas, além de plataformas de carga e estruturas com lonas. Também foram solicitadas 425 unidades de veículos de transporte desprotegidos (UTV), disponíveis nas versões 4×4 e 8×8.
Segundo André Barthel, presidente do conselho da Rheinmetall MAN Military Vehicles GmbH (RMMV), “como parceiro confiável da Bundeswehr, estamos orgulhosos de contribuir com a mobilidade e prontidão operacional das forças armadas alemãs por meio da entrega de mais veículos”.
A entrega dos cerca de 1.400 veículos está prevista para ocorrer até o final de 2025, com os pedidos já contabilizados no terceiro trimestre deste ano. As encomendas de UTV fazem parte do contrato-quadro assinado em julho de 2024 — o maior da história da empresa na área de veículos logísticos — que prevê a entrega de até 6.500 unidades ao longo de sete anos, totalizando até €3,5 bilhões.
Esse acordo permite à Bundeswehr solicitar flexivelmente modelos já em operação, como os UTV 5t e 15t, além de incorporar uma nova classe, o UTV 3.5t 4×4, que mantém alta compatibilidade de componentes com a família UTV.
Desde 2017, cerca de 7.000 veículos HX já foram entregues à Bundeswehr, com carrocerias intercambiáveis e unidades rebocáveis de 70 toneladas. A família HX, desenvolvida para uso militar, oferece elevada mobilidade em terrenos desafiadores, sendo amplamente reconhecida por sua robustez e confiabilidade.
Além da Alemanha, os veículos HX estão em serviço em mais de uma dezena de países, incluindo Reino Unido, Austrália, Noruega, Suécia, Hungria, Singapura, Eslovênia, Dinamarca e Ucrânia. A ampla adoção global desses veículos reforça sua interoperabilidade e eficiência logística em operações multinacionais, consolidando a linha HX como referência mundial em mobilidade tática militar.■
550k por caminhão tá bom, lembro que na segunda gurra, eles tinha poucos caminhões, aí usavam cavalos para transportar cargas.
Para eles que irão fabricar e pagar na moeda deles, sim. Para nós que teríamos que importar e converter para R$ seriam 3,5mi, na média, não tá bom.
Isso sim é caminhão militar…Não é Volkswagen ou Mercedes comum que foi adaptado para tração 4×4, como ocorre no Brasil.
Sem falar na nossa capacidade de transportar MBTs por via rodoviária…cavalos-mecânicos “civis”. Algo como os Oshkosh blindados utilizados nos EUA, nem pensar…
Como eu iria querer a Agrale recebendo um pedido assim, ou sla, até mesmo uma Mercedez Benz da vida.
Para em algum dia no futuro distante a Agrale receber um pedido de veículos deste porte só com uma reformulação total da nossa indústria. Considerando que seja fabricado por ela e não apenas apertando os parafusos não vejo um pedido destes sendo realizado nos próximos 50 anos.
O caminhão da Agrale que o EB não comprou;

E por aqui ,ficamos em quantos Constellation 6×6 da Man/Wolks no EB ??? Será que parou nos 120 caminhões apenas ???
Esse aqui

São tantos investimentos anunciados por tantas nações, que fico imaginando o mundo daqui 10 anos, haverão diversas potências militares espalhadas pelo globo, com alto poder de fogo e combate.
Nem sei que posição estaremos nos “rankings” militares rsrr..