Explosão na fábrica de explosivos Enaex Brasil, antiga Britanite, deixa desaparecidos e vítimas no Paraná

Quatro Barras (PR), 12 de agosto de 2025 – Uma forte explosão atingiu na manhã desta terça-feira a fábrica da Enaex Brasil, antiga Britanite, localizada no quilômetro 1 da BR-116, em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba. O incidente aconteceu por volta das 5h40 e provocou feridos, desaparecidos e mortes.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Paraná, havia oito pessoas no local no momento da explosão, sendo que aquelas ainda não localizadas são consideradas desaparecidas. Em entrevista coletiva, o diretor da empresa confirmou um total de nove desaparecidos, entre seis homens e três mulheres, todos funcionários da unidade. Há relatos de mortos ainda não contabilizados oficialmente.
A explosão também causou danos estruturais a residências e comércios nas proximidades. Moradores de cidades vizinhas como Piraquara, Bocaiúva do Sul, Pinhais e Rio Branco do Sul relataram vidros quebrados, telhados danificados e tremores nas edificações.. O estrondo e a nuvem de fumaça foram percebidos a vários quilômetros de distância.
Equipes do Esquadrão Antibomba, cães farejadores, Defesa Civil, Samu e bombeiros permanecem no local realizando buscas e avaliando riscos — há preocupação com a presença de material explosivo espalhado na área afetada. Uma cratera de cerca de 25 m² foi formada no setor atingido, que foi devidamente isolado. Três pessoas com ferimentos leves, que estavam fora do raio de impacto, foram atendidas.
A empresa Enaex Brasil informou que está prestando apoio aos familiares das vítimas e colaborando com as investigações em andamento.■
Uma tragédia que podia ser evitada ou obra de algum grupo estatal como recado?
Não é o primeiro acidente que aconteceu nessa planta industrial. O último foi nos anos 2000 (esse com cordel detonante) e outro no final dos anos 1960. É algo que acontece, mas felizmente não é corriqueiro. Pelo que escutei aqui em Curitiba, diz que abriu uma cratera com mais de 20 metros quadrados.
“Nunca atribua malícia ao que pode ser explicado pela estupidez”, já dizia o ditado. É o velho problema de complacência com o desrespeito às normas de segurança.
Não acho que essa tragédia tenha origem externa. Não é de hoje que acidentes do tipo ocorrem aqui e ao redor do mundo. Acho que esse ano mesmo já tinha ocorrido uma explosão de grande porte, em outra indústria que não tem relação com armamento.
O negócio é agradecer que não ouve mais vítimas e que não teve as proporções do que aconteceu no Líbano alguns anos atrás.
As falhas em produções ocorrem geralmente por falhas na garantia, controle de qualidade e boas práticas de fabricação. Isto pode ser um produto ruim ou uma explosão.
Quanto ao seu comentário, Guacamole, o que é ser obra de grupo estatal como recado? Um ato terrorista? Acho meio forte esta sua visão.
Recado de algum grupo estatal??? Câmara de vereadores? Companhia de limpeza urbana? Correios e telégrafos? Corpo de Bombeiros?
Recado de um fumante…
O Galpão desapareceu, sobrou só a cratera !!!!
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/08/12/explosao-em-fabrica-de-curitiba-trabalho-de-busca-e-identificacao-dos-corpos-ainda-esta-em-andamento.ghtml
Será que essa fábrica da Mac Jee não foi construída justamente pensando nas consequências de uma explosão? Nunca havia visto construção numa vala, muito menos desse porte
https://macjee.com.br/?p=125838
Bem observado.
Boa tarde… Nao seria por causa da onda de choque em caso de explosao ? Neste caso se dissipariam para cima protegendo o entorno…
Caro PauloPHP, exatamente é este o conceito. Em caso de explosão, a onda de choque é direcionada para o alto e causa menores danos.
Sim. Vai ao encontro do que eu falei: as consequências. O amigo rommelqe explicou algo sobre a região; mais nas imagens não dá pra vê o nível de proteção no entorno. Matérias de jornal estão mostrando que a onda de choque foi de longa extensão. Não sei dizer o quão perto estavam estas edificações. Provavelmente o rommelqe conheça melhor.
Isso mesmo Paulo, a construção de alguns paiois seguem o mesmo conceito…dissipar a energia para cima
Uma observação importante, absorver um impacto de explosão é algo muito difícil quase impossível, tanto é que o cofre de munição dos carros de combate ocidentais modernos ficam em uma área protegida na parte traseira da torre e em caso de explosão também joga a energia para cima preservando o habitáculo da tripulação.
Caro JVSILVA: na realidade as edificações da BRITANITE/ENAEX foram erigidas exatamente contando com barreiras de conteção deste tipo. São dezenas de edifícios similares a este que foi acidentado. Eu possuia uma chacára exatamente por ali e um dos engenheiros que trabalhou comigo em Curitiba (há uns trinta anos…) havia trabalhado nesta fábrica. Não é para qualquer um trabalhar nestes ambientes, mas, ao contrario do que aparenta, as condições de segurança – principalmente quando olhamos para as taxas de acidentes – até que são surpreendentemente razoáveis… Vi na Alemanha algumas instalações dotadas destas barreiras, muito comuns em fabricas de explosivos.
Grato, amigo!
Não conheço a região pra saber o quão afastadas estavam as edificações, mas, pelas matérias até agora os efeitos não foram desprezíveis. forros de tetos caíram… Ou seja, não foram estilhaços, foram pela onda de choque.
Lembra o nome do engenheiro ? Tinha uma amigo chamado Mário que era engenheiro e trabalhou lá . Eu moro em Quatro Barras tem a Enaex e a AEQ que fábrica bombas ,mísseis etc …inclusive o último acidente foi na AEQ.
A empresa é tão grande que a circulação entre uma “planta” e outra é feita de ônibus, creio que justamente como contenção.
Moro no Bairro Alto e alguns amigos relataram que as janelas e portas tremeram como se alguém estivesse tentando arrombar, um parente mora no centro de Colombo e disse que parecia que alguém estava chutando a porta com toda força.
Sinto muito pelas perdas, que Deus conforte as famílias
Sim. É a vala da morte!
Qualquer coisa que dê errado, já fica morto ali na vala mesmo…