MONUSCO

Beni (RDC) – No dia 15 de agosto, a Equipe Móvel de Treinamento em Operações na Selva (JWMTT – sigla em inglês), composta por 13 guerreiros de selva brasileiros, concluiu o Estágio de Operações na Selva para 40 militares da Brigada de Intervenção da Força (FIB – sigla em inglês) – Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO), sendo 20 do Malawi e 19 do Nepal.

Desde junho de 2019, a JWMTT já capacitou mais de 3.100 militares da FIB e das Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC), transmitindo técnicas e táticas essenciais para operações em ambiente de selva.

Em 2025, a JWMTT já ministrou o Estágio de Operações na Selva, com duração de três semanas, para 449 militares, sendo 369 das FARDC e 80 da FIB. A iniciativa, apoiada pelo Force Commander da MONUSCO, General de Divisão Ulisses de Mesquita Gomes, reforça o compromisso com a cooperação internacional e o fortalecimento das capacidades operacionais das Forças de Segurança locais para a manutenção da paz, consolidando a presença brasileira na missão e fortalecendo os laços com nações amigas.

A MONUSCO

A MONUSCO, Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo, foi estabelecida em 1º de julho de 2010, por meio da Resolução 1925 do Conselho de Segurança da ONU. Desde então, a missão tem colaborado com as autoridades congolesas no enfrentamento de grupos armados rebeldes e na garantia da proteção da população civil, contribuindo para a consolidação da paz naquela nação amiga.

O Brasil mantém uma significativa presença na MONUSCO desde sua criação, tendo comandado a missão em cinco oportunidades distintas. Em 2015, a contribuição brasileira foi ampliada, com a participação na composição do Estado-Maior (Staff) da Missão. Militares brasileiros desempenham funções essenciais dentro da missão, além de atuar no treinamento e preparo de militares da República Democrática do Congo.

A presença do Brasil e das Forças Armadas brasileiras no Congo enaltece a nação perante a comunidade internacional e perante população local revelando-se como uma importante contribuição que o Brasil pode dar para a paz e o desenvolvimento no mundo.■

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx


Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marcelo Soares
Marcelo Soares
1 hora atrás

Selva! Parabéns aos militares envolvidos nessa missão.