OTAN contrata Collins Aerospace para sistema de comando e controle de guerra eletrônica

Arlington (Virgínia), 16 de setembro de 2025 – A Collins Aerospace, divisão da gigante de defesa RTX, anunciou que foi escolhida pela Agência de Comunicações e Informação da OTAN (NCIA) para fornecer seu sistema Electronic Warfare Planning and Battle Management (EWPBM), uma solução de software voltada ao planejamento e gerenciamento de operações de guerra eletrônica.
O EWPBM é um ferramental integrado de comando e controle capaz de planejar, dirigir, coordenar, sincronizar e avaliar atividades no espectro eletromagnético. O sistema criará um “Reconhecimento Eletromagnético Integrado” (Recognized Electromagnetic Picture), que combina dados de operações, sistemas de inteligência e outras fontes, além de um “Ordem de Batalha Eletrônica” (Electronic Order of Battle), detalhando a localização e a função de dispositivos eletrônicos hostis ou aliados.
Segundo a Collins, a tecnologia permitirá automatizar o uso de sensores e bloqueadores (jammers), fornecendo aos comandantes um quadro situacional em tempo real de ameaças no domínio eletromagnético. “Estamos entregando aos comandantes uma ferramenta crítica para visualizar ameaças de guerra eletrônica e automatizar o uso de jammers e sensores”, afirmou Ryan Bunge, vice-presidente e gerente-geral de C4I & Autonomy da Collins Aerospace. “Esse sistema aumentará a eficácia das operações conjuntas, além de melhorar a interoperabilidade, a escalabilidade e a resiliência da OTAN.”
O EWPBM vai além da gestão tradicional de batalha, incorporando consciência situacional detalhada do ambiente eletromagnético e auxiliando os comandantes a operar em cenários de guerra multidomínio, onde comunicações, radares e contramedidas eletrônicas desempenham papel decisivo.
A Collins Aerospace trabalhará em estreita colaboração com a OTAN para testar, validar e integrar a solução. O objetivo é reforçar a capacidade de guerra eletrônica da aliança, contribuindo para a defesa coletiva e a segurança dos países-membros em um momento de crescente disputa pelo domínio do espectro eletromagnético.
Com mais de 80 mil funcionários em todo o mundo, a Collins Aerospace é líder em soluções integradas para os setores aeroespacial e de defesa. Sua controladora, a RTX, é considerada a maior empresa global de aeronáutica e defesa, com vendas de mais de US$ 80 bilhões em 2024 e sede em Arlington, Virgínia.■
E a OTAN segue aumentando sua dependência técnica em relação aos EEUU e sem ter ainda uma real independência financeira. A verdade é que sem o Tio Sam a OTAN é irrelevante diante dos desafios a que se propõe e pelos movimentos que vemos, continuará a ser assim por muitas décadas. Alguns fatos que merecem análise são: A em caso de confronto oficializado de tropas da OTAN contra a Rússia as tropas dos EEUU se envolverão em massa? (claro que destacamentos sempre estarão envolvidos) ou ficarão como retaguarda de luxo; B a OTAN se arma em massa com bombas e mísseis dos EEUU e estes claro são para um eventual confronto com a Rússia, uso direto e nesse caso, A Rússia atacará as bases em que pessoal dos EEUU estará alojado (alvos legítimos) ?, C se os EEUU decidirem retirar suas tropas de ocupação da Alemanha, esta se entregará de vez ao extremismo nazista e anti Rússia,( Qualquer um que estude sabe que os EEUU ocupam a Alemanha para conter seu ímpeto militarista e que essa política (doutrina) é defendida desde os anos 30 com o General Pershing). E aí, quem será o novo Fuhrer e o restante da Europa lhe apoiará?. O mundo caminha a passos acelerados para o front oriental, aliás, mais uma vez…