Entrega do primeiro AMV produzido no Japão sob licença, substituindo APCs Type 96

A Japan Ground Self-Defense Force (JGSDF) recebeu oficialmente o primeiro blindado AMV XP produzido localmente pela Japan Steel Works (JSW), em parceria com a fabricante finlandesa Patria. O veículo faz parte de um lote de 26 unidades que serão fabricadas sob licença para substituir os obsoletos veículos de transporte blindado Type 96.
A entrega ocorreu em 2 de setembro na fábrica da JSW em Muroran, Hokkaido, durante cerimônia que teve presença do General chefe do Estado-Maior das Forças Terrestres, Masayoshi Arai. O novo veículo incorpora elementos de proteção, mobilidade e interoperabilidade que correspondem às exigências operacionais da JGSDF.
Sob o programa conhecido como WAPC (Wheeled Armored Personnel Carrier), o AMV XP será parte central da estratégia de modernização japonesa para seus veículos blindados sobre rodas. O contrato com a Patria foi firmado em 2022 e já estava contemplado nos orçamentos de defesa para os anos fiscais de 2023 a 2025. No total, estima-se que o Japão adquira algo em torno de 82 unidades neste período, com projeção de ampliar para centenas de veículos no médio prazo.
Além da produção local, o programa prevê transferência de tecnologia para fabricação de peças e subconjuntos no Japão, o que deve fortalecer a cadeia industrial nacional de defesa. A JSW já iniciou o processo de preparação técnica, com suporte da Patria, para alcançar produção plena sob licença.
A substituição do Type 96 pelos AMV XP trará melhorias em proteção, capacidade de carga, mobilidade em terrenos variados e integração com módulos de missão variados — como operações de transporte, apoio logístico, reconhecimento e comando. O novo veículo já refletirá padrões mais modernos de desenho modular, adaptabilidade e suporte operacional.■
Guarani, é você? kkkkkk….
Realmente, parece muito com um versão 8×8 do guarani. A Iveco bem que poderia nos da esse agrado e o EB comprar hehe
Apenas curiosidade pq geralmente os veiculos produzidos BR a exemplo o Guarani os farois ficam pra foram com grades e vem de serem acoplados ao veiculo.. ..pelo menos esteticamente fica muito mais bonito,
O Guarani 2.0 ja é acoplado eu acho