Exército dos EUA encomenda nove novos helicópteros CH-47F Block II Chinook da Boeing
Filadélfia, 21 de outubro de 2025 — O United States Army deu mais um passo em sua estratégia de modernização da aviação de transporte pesado ao encomendar nove helicópteros Boeing CH-47F Block II Chinook, por meio de dois novos contratos com a Boeing, no valor total de US$ 461 milhões. Os acordos correspondem aos Lotes 4 e 5 e elevam para 18 o número total de aeronaves Block II contratadas até o momento.
A vice-presidente e gerente de programas de Carga da Boeing Defense, Space and Security, Heather McBryan, destacou que a rápida sucessão de contratos “indica que o Chinook continuará a desempenhar um papel importante no sistema de forças do Exército dos EUA, especialmente em um ambiente logístico contestado”.
Os novos contratos seguem a decisão recente do Exército de avançar para a produção acelerada. A Boeing já entregou seis aeronaves Block II, atualmente em fase de testes operacionais para demonstrar suas capacidades aprimoradas, e já trabalha com a força terrestre em um plano para o Lote 6.
O CH-47F Block II incorpora melhorias significativas em relação à versão anterior, incluindo um novo sistema de transmissão e reforço estrutural que aumentam em 4.000 libras o peso máximo de decolagem, ampliando substancialmente a capacidade de carga. Alterações no sistema de combustível também estendem o raio de ação da aeronave, permitindo transportar cargas maiores por distâncias mais longas. Além disso, o novo design facilita futuras atualizações de forma econômica e sustentável.
Projetado para operar por pelo menos mais 40 anos, o Chinook Block II consolida-se como um dos principais vetores de transporte pesado da aviação do Exército norte-americano, com papel estratégico no apoio a operações de combate, desdobramentos rápidos e missões logísticas complexas.■

Não canso de escrever, essa seria o modelo de helicóptero ideal para ser usado em na região norte como um todo, e talvez em outras regiões onde não há vista para aviões e que se precise descarregar material ou quantidade de tropas. Não sei porque não temos na aviação do exército ou até mesmo na marinha, para atender a tropa de fuzileiros navais principalmente agora com a chegada desse maravilhoso Oiapoc, quisera viesse também o Albion. Para transporte de cargas pesadas em aéreas de desembarque ou até em regiões ribeirinhas. Seria um luxo.
Penso igual.