Conflito entre Holanda e China pode paralisar montadoras de veículos brasileiras por falta de chips
Uma disputa geopolítica entre a Holanda e a China sobre a produção e exportação de semicondutores está provocando forte preocupação no setor automotivo brasileiro. Mesmo em meio a um cenário de vendas aquecidas e alta na produção, montadoras alertam que a crise global de chips pode interromper as linhas de montagem no país nas próximas semanas.
Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entre janeiro e setembro de 2025 a produção de veículos no Brasil cresceu 6% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as exportações avançaram mais de 50%. Nas concessionárias, a demanda elevada já gera filas de espera para os primeiros meses de 2026.
Esse cenário, no entanto, pode mudar rapidamente. O governo holandês assumiu o controle de uma das maiores fabricantes de chips do mundo — uma subsidiária de um grupo chinês — alegando razões de segurança nacional e, segundo analistas, sob pressão de Washington. Em resposta, Pequim impôs restrições à exportação desses componentes, essenciais para as montadoras globais. O impacto já é sentido na Europa, e o Brasil pode ser o próximo.
“Nosso entendimento é de que o setor automotivo brasileiro está na iminência de uma crise de abastecimento de semicondutores. A ausência desses chips pode, sim, daqui a três semanas, paralisar as fábricas no Brasil”, alertou Igor Calvet, presidente da Anfavea. Ele cobrou uma ação diplomática rápida entre Brasília e Pequim para garantir o fornecimento ao país.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços afirmou que acompanha a situação e mantém diálogo com a indústria para mitigar eventuais danos econômicos e sociais. Uma reunião emergencial entre o governo e representantes do setor está marcada para a próxima terça-feira (28), convocada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin.
A possível crise remete aos impactos da pandemia de Covid-19, quando a escassez global de chips comprometeu severamente a cadeia produtiva automotiva. Hoje, até mesmo modelos de entrada utilizam entre 1.000 e 3.000 semicondutores por veículo, responsáveis pelo controle de praticamente todos os sistemas eletrônicos e de segurança.
“Estamos falando de segurança, confiabilidade e sustentabilidade. Sem esses componentes, não há como entregar carros modernos e seguros”, destacou Hélder Giostri, professor de engenharia mecânica do Ibmec.
Com estoques limitados e prazos de entrega alongados, montadoras brasileiras acompanham com apreensão o desenrolar da disputa internacional. Se não houver uma solução diplomática rápida, o setor — responsável por cerca de 20% da indústria de transformação no país — poderá enfrentar a sua pior crise de fornecimento desde 2020.■

Foram cutucar um Godzila com a vara curtinha da UE kkk
O teu ódio pela UE e Europa em geral, diz tudo, sobre a força da UE.
A UE tem a vara, que ser 1 das 3 grandes potências económicas do mundo lhe dá, a tradição que o já ter sido, por muito e muito tempo, o centro do mundo lhe dá, de estar a começar a recuperar, uma coisa que se deixou perder, por iniciativa própria e sabe agora, erradamente, uma muito maior percentagem da força militar da Nato, com Estados Unidos, mas preparando-se também, para que só a parte Europeia da Nato, seja forte o suficiente, para dissuadir grandes potências, como a Rússia.
Nossa que milagre o tuga admitindo que fizeram um monte de besteira e agora estão tentando limpar a merda, é tuga espero que consigam, mas o tamanho da burrice dos seus líderes que agiram como se estivessem em algum dce qualquer nas últimas décadas é quase “inexplicável”, mais cedo ou mais tarde a conta chega, e essa é a conta do socialismo, senta e chora agora.
O país mais feliz e menos corrupto do mundo é a Dinamarca cuja a PM , Mette Frederiksen é líder do partido Social Democrata dinamarquês que faz parte do grupo Socialista e social Democrata Europeu. Pedro Sanches PM espanhol e líder do PSOE e governa o país com melhor desempenho económico da UE.
Pelo contrário temos Giorgia Meloni , direitista italiana e conservadora da direita europeia, lidera uma país com a segunda maior divida num país europeu.
A última crise económica (2008) teve origem na desregulamentação do mercado e na falta de regulamentos porque mesmo numa economia de mercado deve haver regulamento para que não haja uma selvajaria, principalmente no preço das casas no qual houve uma bolha imobiliária e uma desvalorização dos imoveis.
Resumindo, já foste formatado e nem sabes que o foste, como tal nem sabes do que falas.
UE não é um país, e jamais será, basicamente Alemanha e França carregam ela nas costas.
Tentar fazer piada sem saber, nunca foi boa ideia porque se anda depois desmoralizado. A Alemanha pode ser o país mais populoso da Europa, mas não é o país de mais contribui per capita para a UE, esse país é a Neerlândia ou Países Baixos
Deixa de falar besteira
A Europa centro do mundo mediterrâneo ok, fora isso e muito ufanismo euro-tupiniquim.
Rui, o europeu…esta é a tragédia da UE/OTAN, onde as nacionalidades vão sendo pasteurizadas e homogeneizadas, para depois serem manipuladas e instrumentadas como um conjunto único.
A vara curtinha da UE tem os arsenais nucleares de França e Reino Unido em condições de varrer boa parte do território chinês da face da terra.
Ainda temos as bombas em poder das forças aéreas de Itália e Alemanha e, em último caso, até os mísseis balísticos israelenses, que podem atingir até o território continental do Brasil.
A Holanda é um gigante tecnológico e sabe muito bem a ” vara curtinha” que tem e que pode brigar.
Corrigindo. Somente a França tem armas nucleares de fato. As armas nucleares do Reino Unido não são deles. Pertencem ao EUA e só poderão usar um dia se o EUA permitir. Kkkkkkkkkk Durma com essa.
Prezado; essa informação não procede.
As armas nucleares dos EUA depositadas em bases aéreas na Alemanha, Bélgica, Holanda, Turquia e Itália é que só podem ser usadas com permissão dos EUA.
As armas nucleares que estão em SSBN britânicos, as ogivas pertencem aos britânicos e os mísseis é que são usados num sistema de “pool” entre britânicos e americanos.
Aliás, aparentemente nem cuidar bem dos Trident os súditos da rainha tem cuidado, ops do rei, salvo engano os últimos dois testes falharam, nunca vão admitir mas provavelmente essas ogivas sejam projeto americano só com o selo UK.
França com um exército de 90 mil homens e 290 ogivas enfrentando China…pensa na sandice que escreveu.
(…)“Nosso entendimento é de que o setor automotivo brasileiro está na iminência de uma crise de abastecimento de semicondutores. A ausência desses chips pode, sim, daqui a três semanas, paralisar as fábricas no Brasil”, alertou Igor Calvet, presidente da Anfavea. Ele cobrou uma ação diplomática rápida entre Brasília e Pequim para garantir o fornecimento ao país.(…).
Vamos vê até onde o prestigio do presidente Lula tem com o Xi … uma coisa é quase certa …as montadoras chinesas não estão passando por esse sufoco.
Existe uma usina em Vila do Conde, Portugal, que era a Nanium mas que foi vendida para a americana Amkor e cuja a indicação no site fala “Our China, Korea, Portugal and Taiwan bumping operations are co-located with wafer probe, assembly and final test, enabling Amkor to provide complete “turnkey” flip chip”, e serve apenas para informar que existem locais de produção de semicondutores que apesar de não serem topo de gama são suficientes para instrumentos médicos, para automóveis e celulares, como tal semicondutores crise, não irá existir e na China estão apenas 60% das reservas conhecidas e não está contabilizado a descoberta de uma jazida de terras raras no norte da Suécia, também é necessário impressoras laser neerlandesas da ASML é a única empresa do mundo a produzir estas máquinas de litografia de ultravioleta extrema (EUV), que utilizam um laser para gravar circuitos complexos em chips, sendo essenciais para a produção de microprocessadores modernos, como tal alguém falar que a Neerlândia usar vara curta, só pode ser de alguém que não sabe nada. Também ninguém reparou na última visita de Trump à Malásia como se fosse para assinalar o fim de um conflito, Tailândia vs Camboja, que foi encerrado pelo país que está na presidência da ASEAN, a Malásia mas este país e o Vietnã possuem terras raras que Trump necessita e as tarifas para estes países caíram e muito.
Quanto ao sujeito que apontas como grande apenas te digo que nunca o foi, porque foi de estatura pequena desde que nasceu
Uma guerra comercial proxy.
Se a holanda não sanciona a China, os EUA sancionam a holanda.
O que fica evidente é que a UE virou mulher de malandro. Vai apanhar dos dois lados.
Tentar fazer piada sem nada saber só pode vir de favelado porque não sabe que para produzir semicondutores é necessário uma maquina que só é produzida na Neerlândia ou Países Baixos (vulgarmente conhecida por Holanda)
A máquina é produzida pela ASML, empresa neerlandesa e a única empresa do mundo a produzir estas máquinas de litografia de ultravioleta extrema (EUV), que utilizam um laser para gravar circuitos complexos em chips, sendo essenciais para a produção de microprocessadores modernos
Dado interessante é q antes da “turma do ódio” chegar ao poder o Brasil ficava entre o quinto e o sexto maiores produtores de veículos, já chegando a passar a Coreia do Sul durante os governos Lula 1 e 2.
Da turma do ódio para cá, fomos passados até pelo Mexico no interim Temer-Bonaro.
No entanto, veja só, desde o inicio do governo Lula 3 a produção de veículos aumentou dez porcento. Rezar pra pneu parece ter um efeito direto na produção de veículos kkk
O Brasil ser passado pelo México, já era provável antes de 2018. 90% da produção do México era exportada para os EUA, então a gente ter sido passado pelo México, não é culpa governamental de ninguém.
E ressalta-se, de que ainda temos a capacidade instalada de produzir 5.5 milhões de veículos ao anos, só precisamos aumentar as exportações, porque o mercado interno absorve no máximo 2.5 milhões de unidade.
Esqueceu que não se faz investimento industrial da noite pro dia né, e que o Temer e Bolsonaro, enfrentaram uma destruição da Econômia pelo mesmo bonde do Nine, e os Investimentos para a Expansão e melhoramento da Infra-estrutura se deu no governo do ódio, já no governo do amor, o que tem se visto de imposto e e insistência na inflação e taxa de juros alto não ajuda em nada industria automotiva, eles tem é que ganhar um prêmio por estarem crecendo mesmo como governo jogando contra.
Editores, apenas um adendo, o nome correto do país é Paises Baixos (embora Holanda ainda seja utilizado, mas de forma equivocada). Holanda são duas (Norte e Sul) das regiões deste país. Inclusive o governo neerlandes tem feito uma gestão diplomática pela difusão do nome Paises Baixos.
Senhores administradores, os anúncios estão cobrindo os comentários na hora em que são digitados.
É insuportável!!!
Essas guerras comerciais já estão enchente o saco, ainda mais quando lembro que o Brasil só tem know-how de apertar parafusos.
Pra comecar carro nem deveria precisar de chip
Segundo, como dizia Rui Barbosa, o Brasil tem que fabricar 100% dos seus produtos, ate o ultimo parafuso!