Conheça o Airsoft

O Airsoft é um esporte que simula situações diversas de combate terrestre. Para isso são utilizados equipamentos que disparam bolinhas de plástico (bbs) de 6 mm de diâmetro. Diferentemente do Paintball, essas bolinhas de plástico são rígidas, não possuindo nenhum tipo de tinta, ou sistema de marcação.

Tais equipamentos são réplicas externas de armas de fogo reais, porém, seu mecanismo interno em nada se assemelha com as mesmas, sendo impossível qualquer conversão das armas de airsoft para o uso com munição real.

Se a intenção básica do esporte é simular situações de combate, busca-se o realismo em todos os aspectos. Assim, os equipamentos e as vestimentas utilizadas são bem parecidos com os reais. Os jogos são compostos por duas ou mais equipes, vencendo a equipe que conseguir cumprir seu objetivo primeiro, existindo uma infinidade de objetivos.

Origens

Surgiu no Japão na década de 70, sendo hoje um esporte muito popular em todo o mundo. No Japão, é quase um esporte “nacional”. Nos Estados Unidos, por exemplo, todo ano ocorre o evento “Operação Irene”, no qual uma base de treinamento do exército é utilizada para a realização de um evento que dura um fim de semana inteiro. Em outros países, eventos como o “Berget” europeu reúne milhares de entusiastas, entre muitos outros.

Os praticantes desse esporte são pessoas comuns que nutrem uma profunda admiração pelas forças policias e militares mundo afora. São médicos, engenheiros, professores, militares, estudantes, pedreiros, vendedores, etc.

Não há nenhuma vinculação política, paramilitar, separatista, revolucionária ou criminosa. São pessoas que querem se divertir com os amigos, baseados na honra, segurança e respeito às leis.

Como funciona?

As armas de airsoft são enquadradas como ARMAS DE PRESSÃO, de acordo com os decretos e portarias do Exército Brasileiro (R-105 e portaria 006-D Log de 29 de novembro de 2007).

Basicamente há três tipos de armas: elétricas, a gás e à mola. As mais comuns, e a que é mais indicada para que desejam ingressar no esporte são as armas elétrica, também conhecidas como AEG – automatic eletric gun.

São armas que utilizam uma bateria, um motor e um sistema de engrenagens e pistão para comprimir uma mola e expelir o projétil. O vídeo abaixo exemplifica o funcionamento interno destas armas:

Noventa por cento das armas dessa categoria são armas longas, tais quais submetralhadoras, rifles, fuzis, etc., mas existem pistolas elétricas.
O segundo tipo são as armas que utilizam gás. Em sua maioria são pistolas com um sistema que imita o recuo das armas de fogo. São as chamadas GBB – gás blowback.
Atualmente surgiram no mercado algumas armas longas que utilizam gás, porém ainda são raras.

Por fim temos as armas que utilizam a compressão manual da mola para comprimir o ar e expelir as bb’s. São as Springers, os Snipers e as shotguns.

Tirando as springers que são as armas mais simples, de baixa qualidade e sem capacidade de serem utilizadas nos jogos, as armas Snipers utilizam esse sistema, bem como as shotguns.

O que são as bb’s?

São esféricas, feitas de plástico ou algum composto biodegradável, e com diâmetro de 6 mm. Possuem diversas gramaturas, sendo as mais comuns de 0.2 g e 0.25g para aegs, gbbs, e demais armas; e 0.3g para snipers.

Os leigos confundem o airsoft com paintball. Mas, existem muitas diferenças entre o eles. Podemos destacar:

1. Preço da munição é mais barato no airsoft.
2. No airsoft utilizam-se armas de pressão, que são “réplicas” externas de armas de fogo reais e com isto temos mais realismo nos jogos.
3. Os tiros não machucam tanto quanto o paintball, pois os projéteis não precisam estourar.
4. A roupa e os equipamentos não ficam manchados de tinta.
5. Busca-se a realidade, tanto nos armas, como nas vestimentas e no comportamento tático dos jogadores.
6. A HONRA é a base do esporte.

Segurança

O fator mais importante para a prática de Airsoft é a segurança. A periculosidade do esporte é muito menor do que a maioria dos esportes, mas o único perigo real é uma bb acertar os olhos de alguém, podendo levar a pessoa à perda da visão. Assim, a proteção ocular é OBRIGATÓRIA.

Os tiros em si não machucam tanto assim, mas com os olhos não se pode brincar. Para jogar o Airsoft o usuário deve utilizar óculos ou máscara que resistam ao impacto de um tiro de airsoft.

Os óculos de proteção não devem ser afetados por um tiro de bb a pelo menos 30 cm. Simples “óculos de segurança”, “óculos de laboratórios”, “óculos de marca”, “óculos de ski” ou mesmo os ”óculos militares do tipo sol, vento e poeira (sun, sind, and dust)” não servem. Esses itens podem ou não resistir ao impacto de forma suficiente e a maioria não “sela” totalmente o rosto do jogador, não protegendo todo o seu globo ocular

Pelo contrário, é necessário escolher óculos que realmente “vedem” ou protejam os olhos. Deve-se comprar óculos táticos que atendam, ou melhor, excedam, o padrão de resistência ao impacto ANSI Z87.1 1989. Máscaras de paintball também podem ser utilizadas como proteção.

Os óculos devem se prender por toda a cabeça, através de alguma cinta, para evitar o risco dele cair durante uma partida. E a armação tem que ser forte o suficiente para manter a lente no lugar durante o jogo todo.

QG Airsoft Logo

NOTA DO EDITOR: A Quartel General Airsoft, cujo banner está no alto dos Blogs da Trilogia de Defesa, tem como missão fornecer ao mercado brasileiro todos os produtos e serviços necessários para o bom desenvolvimento deste esporte no Brasil.
A empresa, que surgiu da paixão de seus fundadores pelo Airsoft, foi fundada no final de 2008, sendo registrada junto à 2ª Região Militar sob o número 51468, devidamente regulamentada. Todos os produtos controlados importados pela Q.G. Airsoft possuem autorização do Exército Brasileiro. Quando chegam no Brasil, são devidamente inspecionados e após os demais tramites legais, são liberados para comercialização.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Liddell Hart
Liddell Hart
12 anos atrás

Por acaso essa munição é o que chamam de “Simunition”?

Q.G. Airsoft
12 anos atrás

Não. Simunition é outra coisa – http://www.simunition.com/index_en.php.

Airsoft utiliza munição esférica plástica de 6mm sem qualquer tipo de explosivo.

LBacelar
LBacelar
12 anos atrás

3. Os tiros não machucam tanto quanto o paintball, pois os projéteis não precisam estourar. 5. Busca-se a realidade, tanto nos armas, como nas vestimentas e no comportamento tático dos jogadores. 6. A HONRA é a base do esporte. Galante, muito legal a matéria, mas o 3º item não condiz com a verdade, as lesões causadas pelas bb’s são muitas vezes piores do que as causadas pelas paintballs (mesmo sendo de um calibre infinitamente menor) e o 5º e 6º itens são os pilares do paintball MilSim, então alegar que é uma diferença é no minimo injusto com os milhares… Read more »

Marine
12 anos atrás

Liddel,

Nao, simunition e um cartucho com tinta. Pode ser utilizado em armas reais sendo necessario a troca apenas do “upper receiver” ou “slide” aonde se encontram a operacao da arma. Elas sao mais precisas do que paintball mas tambem causam maior dor ao usuario se atingido sendo consideradas hoje a melhor forma de se treinar por unidades militares e policias.

Sds!

R_Cordeiro
R_Cordeiro
12 anos atrás

Artigo 26 da Lei 10.826/03 – São vedadas a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo, que com estas possam confundir.

Parágrafo único – Excetuam-se da proibição as réplicas e os simulacros destinados à instrução, ao adestramento, ou à coleção de usuário autorizado, nas condições fixadas pelo Comando do Exército.
_________

como poderei praticar o esporte e não poderei transportar a réplica até o local de jogo?? como funciona isso??? devo ser um colecionador??

Q.G. Airsoft
12 anos atrás

R_Cordeiro, de acordo com a portaria 006-DLog o airsoft é classificado como ARMA DE PRESSÃO: ARMA DE PRESSÃO POR AÇÃO DE MOLA (AR COMPRIMIDO) DE AIRSOFT DE CALIBRE 6 mm, de acordo com o artigo 24 da PORTARIA Nº 006 – DLOG, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2007, de USO PERMITIDO, de acordo com o artigo 17 do DECRETO Nº 3.665, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2000. “Art. 17. do São de uso permitido:[…] IV – armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola, com calibre igual ou inferior a seis milímetros e suas munições… Read more »

RoninSnkShit
RoninSnkShit
12 anos atrás

LBacelar em 24 fev, 2010 às 15:52 Barcelar, disse tudo velho! No paintball Milsim (ou Real Action) a honra e a honestidade fazem parte de qualquer jogo. Bom, a minha experiência é que a bb doi mais do que a de paintball. Isso devido ao seu tamanho, sua velocidade e principalmente pq nao estoura. Pelo fato dela nao estourar, ela transmite toda a energia para o jogador na hora do impacto, diferentemente da bolinha de paintball. A questão de não manchar, pode ser um lado positivo ou negativo. Se vc acerta um tiro no colete de uma pessoa e ela… Read more »

RoninSnkShit
RoninSnkShit
12 anos atrás

R_Cordeiro em 24 fev, 2010 às 16:01

R Cordeiro, vc pode transportar a Airsoft sim. Inclusive ocorreu um evento no Rio Grande do Sul, onde diversos jogadores foram de avião com as Airsoft.

Nao sei ao certo como fizeram, mas eles entraram em contato com a Policia Federal e ocorreu tudo certo!

Abs!

kirsanoff
kirsanoff
12 anos atrás

se as muniçoes naum marcam como q eh computado o acerto no jogo???

vai pela honestidade do cara q foi atingido dizer q foi atingido?

abraço

LBacelar
LBacelar
12 anos atrás

RoninSnkShit,

Boa Rafa, forte abraço p/ vc p/ Marcelo e para todos os galos!

Fico muito feliz em ver os esportes MilSim crescendo e tomando forma aqui no Brasil, finalmente as coisas estão tomando rumo!

Força e honra p/ todos!

Legionnaire_RJ

Hornet
Hornet
12 anos atrás

Neste tipo de esporte o Cinquini é General…hehehe

abraços a todos

Paulo - Q.G. Airsoft
12 anos atrás

Quando se diz que o jogo é baseado na honra diferindo do paintball, quer dizer que como não marca a base é a honestidade dos jogadores. No paintball tem a tinta para provar que foi atingido, de forma que a eliminação se baseia tanto na marca quanto na honra (porque pode-se muito bem limpar a tinta e fazer de conta que não foi atingido… ). Existem magazines de capacidade média com 80 a 130 bbs e os real caps, com 30 bbs. O uso vai das regras do evento e da vontade dos jogadores. Sobre a dor… eu acho relativo… Read more »

PauloC
PauloC
12 anos atrás

Se o rifle entrar em contato com a agua, ele estraga?

obs: lindo o styer aug =)

Vassili
Vassili
12 anos atrás

Paulo, quando o Cinquini e o MO mostraram uma matéria aqui sobre como eles e divertem nas horas vagas, imediatamente fiz uma busca sobre as lojas especializadas no Brasil. Apareceram a QG e outra meio camuflada (se é que me entende, é tua concorrente). Eu queria uma AK, tipo AEG, mas tive que me conformar que o preço é bem salgado. Eu queria uma AK só para formar o time “do contra” do ForTe, visto que o Mo e o Cinquini apareceram portando uma M4 e uma Scar. Segundo um companheiro do blog (muito gente fina, diga-se de passagem) o… Read more »

Vassili
Vassili
12 anos atrás

Ah, e esqueci de comentar: eu tentaria não estourar canos de água “dentro” da parede, como fizeram os editores na ocasião.

deve ter sido gargalhadas por um bom tempo……..

abraços.

bruno luiz
bruno luiz
12 anos atrás

Uma pergunta!!!

Essas armas podem ser semi-automáticas e/ou automáticas???
Ou pelo fato de usar munição mais frágil que o progetium normal, não pode se carregada de forma rápida, como ocorre em armas automáticas???

Paulo - Q.G. Airsoft
12 anos atrás

PauloC, se entrar em contato com a água ele não estraga não. Muita gente joga na chuva. Eu mesmo já joguei várias vezes. No youtube acha vídeos de testes de gente submergindo completamente as aegs na água e continuam a funcionar. Vassili, o preço de tudo no Brasil é maior que lá fora. Um civic nos EUA custa US$ 16 mil dólares.. aqui o mesmo custa R$ 80 mil. Uma AK real aqui no Brasil sai por uns R$ 10 mil.. lá custa US$ 800,00… As aks que estou trazendo nesse lote estão por R$ 2 mil aproximadamente. Full metal..… Read more »

Diego
Diego
12 anos atrás

Eu sou de recife gostaria de saber se existem praticantes desse esporte por aqui?

Luan
Luan
12 anos atrás

A tempos penso em começar mas como eu ja disse falta gente aqui no interior de SP e,sei lá,é chato ficar correndo atraz dos outros grupos e equipes.

[]’s

Paulo - Q.G. Airsoft
12 anos atrás

Recife eu não sei dizer. Deve ter… No site http://www.airsoftbrasil.com encontrará jogadores. Em SP tem jogo todo mês. Tem também no RJ, PR, entre outros…

Rodrigo Rauta
Rodrigo Rauta
12 anos atrás

Paulo, eu soube (via MO) que vcs so tinham autorização pra importação de 2 lotes (um que jafoi tudo vendido e outro que ainda viria). Continua so nesses dois lotes ou vai vir mais por ai?

Abraços!

Paulo - Q.G. Airsoft
12 anos atrás

O terceiro lote (devidamente autorizado pelo exército) já está no Brasil, aguardando os processos burocráticos para a liberação. A pré-venda do mesmo já está no site.

Rodrigo Cesarini
Rodrigo Cesarini
12 anos atrás

Que coisa bizarra a burocracia brasileira, investir $$$ na formação de um oficial do Exército(e arcar com o custo da reserva) para o camarada ficar autorizando importação de brinquedo e blindagem de carro!

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
12 anos atrás

Paulo, aguardando o 4o lote pra comprar meu AKM

Lindo o Galil da IDC

alguma chance para um Valmet M 62 ?

abraços e mais uma vez, obrigado pelo M4 (otimo vendedor, negocio totalmente seguro)

Abs
MO

Fuzileiro_jp
Fuzileiro_jp
12 anos atrás

Oi estou no Japão,e gostaria de saber se posso levar minhas AEG’s na bagagem….vlw

Paulo - Q.G. Airsoft
12 anos atrás

Marcelo, o quarto lote será de FAL e Para-FAL.

fuzileiro_jp, não poderá trazer, a menos que tenha CR e CII autorizados pelo exército.

felipe
felipe
12 anos atrás

O paulo quando e que vai vim as pistolas cara nao vejo a hora de comprar la com vcs tem uma previa pelo menos um forte abraço.Ate mais!

Wolf pack
Wolf pack
12 anos atrás

oi, eu queria saber, resumida mente: o airsoft é proibido no Brasil? eu queria importar armas de airsoft do Estados unidos, eu poderia?
grato.

Thiago M.
Thiago M.
12 anos atrás

Boa tarde,
Existe algum site aonde eu possa encontrar pessoas que pratique ou que tenha equipes na minha cidade…Ribeirão Preto-SP – aonde eu possa praticar com elas? Obrigado