É a data em que se registra uma homenagem àqueles que compunham a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e que lutaram na campanha na Itália e na tomada de Monte Castelo, em fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

A FEB foi a força militar brasileira de 25.334 homens, constituída inicialmente por uma divisão de infantaria e acabou por abranger todas as forças militares brasileiras que participaram do conflito. Adotou como lema “A cobra está fumando”, em alusão a um discurso de Getúlio Vargas, que em 1940 afirmou ser “mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra”.

FONTE: FAB

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flamenguista
14 anos atrás

E a expressão “a cobra vai fumar” tornou-se um popular jargão que tem a mesma conotação do “o bicho vai pegar” dos dias atuais.

Esses bravos combatentes escreveram o nome do país nas páginas da Segunda Gerra!

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
14 anos atrás

“POR MAIS TERRAS QUE EU PERCORRA,
NÃO PERMITA DEUS QUE EU MORRA,
SEM QUE VOLTE PARA LÁ,
SEM QUE TRAGA POR DIVISA, ESTE “V” QUE SIMBOLIZA A VITÓRIA QUE VIRÁ……………… BRASIL!!!!!!!

Minha homenagem aos “caras” que têm muita história pra contar

A cobra fumou!!!!!!!!!!!

sds

Vinícius D. Cavalcante
Vinícius D. Cavalcante
14 anos atrás

Faço minhas aspalavras do Marcelo Tadeu:

Esses é que forma “Os Caras” e infelizmente o país se esqueceu disso!

Parabéns a aqueles que, no seu tempo, não correram do pau, respresentaram tão bem em solo estrangeiro esse país sem tradição militar moderna e fizeram acontecer!

Zero Uno
Zero Uno
14 anos atrás

Conheci alguns e foi uma HONRA conversar com eles. São homens simples e que não se gabam de seus feitos. “Simplesmente cumpri minha obrigação. Eles nos atacaram” disse o Sr. Onildo, um bravo infante.

Minhas continências a estes heróis muitas vezes injustiçados e esquecidos…

Walderson
Walderson
14 anos atrás

Poderia dizer um montão de coisas, mas, por enquanto, direi apenas obrigado e desculpe-nos por esquecermos o valor que vcs pracinhas têm na nossa história.

Minhas continências – como militar da reserva.
BRASIL, ACIMA DE TUDO.

Geraldo Sergio de Jesus
Geraldo Sergio de Jesus
14 anos atrás

Sempre que ouço falar desses bravos guerreiros, lembro-me que muito sangue, suor e lágrima foi derramado por eles. Tudo isso para ficarem esquecidos nesso nosso imenso território brasileiro.
De Getulio a Lula continua a mesma M E R … para os veteranos.
Como Sargento da Reserva só posso ficar de pé, perfilado e em sinal de respeito a todos voces fazer a minha melhor continência.
BRASIL ACIMA DE TUDO – SELVA.

Carlos Alberto
Carlos Alberto
14 anos atrás

Posso falar sobre esse assunto com bastante propriedade, pois meu pai serviu com Sargento por ocasião do conflito. Um herói que em momento algum quis reconhecimento. Cumpri meu dever, é simples, dizia ele.

Dimas
Dimas
14 anos atrás

Nossos cineastas poderiam fazer uma homenagem em forma de filme sobre a tomada de Monte Castelo os caras (Pracinhas) tinham que ser nervosos pra SUBIR DEBAIXO DE BALAS DOS SUCRUTS e tomar deles.
Deus Patria Brasil.