O Serviço de Comunicação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) no Rio de Janeiro criticou a Globo e a Record por estarem transmitindo ao vivo, de seus helicópteros, a operação policial que ocorre na Vila Cruzeiro (zona norte do Rio de Janeiro).

Para o Bope, a transmissão mostra o espectro da ação policial, e isso facilita a estratégia de defesa dos traficantes. “Um desserviço o prestado pelas aeronaves de Record e Globo”, diz mensagem do Bope no Twitter.

“Estamos fazendo a cobertura jornalística de fatos graves e não recebemos nenhum pedido ou comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Rio para deixar de filmar alguma coisa”, respondeu a Record, por meio de sua central de Comunicação.

A Globo ainda não se manifestou sobre a declaração do Bope.

FONTE: Uol

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Salvadori
Leonardo Salvadori
13 anos atrás

Realmente acho muito errado e desnecessario a transmissão da operação, parece que estão jogando no time contrário, que não estão nem ai para a situação, querem e ganhar Ibope !!

sds

Gibbabr
Gibbabr
13 anos atrás

A informação ao povo tem que haver sempre mas as tvs tem que discernir o que e quando levam ao ar, pois detalhar o que, quando e onde a policia está fazendo algo, agindo, é dar as coordenadas de onde o inimigo deve atacar ou quando devem fugir, as tvs viraram olheiros informatizados do trafico!!!

Cesar
Cesar
13 anos atrás

Essa guerra virou “A” notícia, o JN só falou disso hoje. Beleza, dá IBOPE. Se está prejudicando, que entrem em um acordo, pra não virar circo e prejudicar a ação da PM.
A questão é que esta transmissão maciça da TV também está ajudando a melhorar a imagem da PM junto à população do Rio e a opinião pública brasileira, que está acompanhando esta luta difícil e árdua. Cabe aos dois lados chegar a um acordo e seguir nesta guerra, detonando o tráfico.
Toda a força para as Polícias do RIO e para a MB!!!

Vader
Vader
13 anos atrás

Pombas, o RP do BOPE deu uma entrevista ao vivo no JN e falou mais que o coitado do Márcio a edição inteira! Todos os analistas da Globo News elogiaram rasgadamente a atuação da Polícia Fluminense! Mostraram a população comemorando e ajudando a PM! E outra: traficante em fuga destrambelhada vai ter tempo de parar pra assistir TV pra ver onde é que a polícia está? Se está ou não subindo o morro atrás dos caras? E outra: tanto a Record quanto a Globo estavam lá por sua conta e risco! Num heli sem blindagem alguma! Arriscados a tomar um… Read more »

Diego
Diego
13 anos atrás

Você não entendeu Vander, eles queriam fuzilar esses vagabundos sem a tv mostrar.

roni
roni
13 anos atrás

isso e verdade se a policia mata um cara a tv mostra ao vivo ai os defensores de direitos humanos cai en cima da policia

Eduardo RA
Eduardo RA
13 anos atrás

Vander, guerra é guerra, irmão! Se a vagabundagem do Rio resolveu partir pro enfrentamento aberto, tem mais é que meter bala mesmo. Pra mim as imagens deram Ibope foi pro BOPE e pra SSP-RJ. Todo mundo viu os caras sendo escorraçados, fugindo que nem ratos. Bem distante da imagem clássica do traficante arrogante defilando de fuzil na mão. Só faltou foi uma ação mais ampla, com bloqueio das rotas de fuga. Será que seria possivel fazer um infiltração pela retaguarda? Não conheço a geografia do local e a capacidade operacional da polícia do Rio para este tipo de ação. Agora… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Eduardo RA disse:
25 de novembro de 2010 às 21:51

“guerra é guerra, irmão”

Claro, nem disse o contrário: tá com arma na mão é alvo.

Mas acho que o BOPE deu uma fora maltratando a RG e a RB (Rede Bispo, rs). Tá todo mundo apoiando os caras, e a TV não mostrou nada que pudesse ser “usado” pelos bandidos. Pelo contrário: mostrou foi bandido tomando pipoco na subida da ladeira.

Sds.

jacubão (21 kg mais magro e papai de novo)
13 anos atrás

Concordo com a reportagem. Oque que a imprensa quer ganhar com o sofrimento da população???????????
IBOPE????? NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO?????????
O QUE É MAIS IMPORTANTE????????????????????
A NOTÍCIA, OU A SERGURANÇA DO CIDADÃO Q PAGA OS SEUS IMPOSTOS A PREÇOS ASTRONÔMICOS E NÃO TEM NENHUM RETORNO????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

jacubão (21 kg mais magro e papai de novo)
13 anos atrás

Me desculpem, mas eu não vejo mais notivos (que não sejam políticos), para tanta viollência no RIO.
Alguém está ganhando com isso…
Mas……

Luiz Filipe Bastos
Luiz Filipe Bastos
13 anos atrás

A marinha cedeu seus blindados… Por que não cederam helicopteros tambem já que o Bell (“Morcegão”) tava em manutenção? Naquele campo aberto conhecido como “inferno verde”, o uso de bombardeiro picado teria sido muito util.

A7X
A7X
13 anos atrás

Em algumas situações, creio que a TV dá, sim, informações que podem ser usadas pelos marginais, atrapalhando a ação policial. Entretanto, desta vez não creio que tenha sido o caso. Como o Vader disse acima, o que foi mostrado foi bandido fugindo com o rabinho entre as pernas. Além disso, se na visão da PM fazer imagens da operação seria algo que poderia vir a atrapalhar, então que o comando da polícia tivesse entrado em contato com as emissoras com antecedência. De todo modo, a situação aqui no Rio está deplorável. Do jeito que tá num dá! Mesmo que a… Read more »

Freire
Freire
13 anos atrás

Como se diz “ué” pq o BOPE não fez o cerco na rota de fuga da bandidalha, precisou das aéronaves civis mostrar a rota de fuga,pessoal foi incompetencia do comando da policia,terreno aberto,estrada de terra batida,kd a carta do terreno,terreno livre para o combate a favela a mais de 1.000 mts, sem moradores por perto olhem o Video, terreno livre, agora criticar as TVs pela incompetencia do teatro de operações é desviar a atenção do público.

Brasil Acima de Tudo.

Guto
Guto
13 anos atrás

Freire disse: 25 de novembro de 2010 às 22:44 Creio que falar é fácil meu caro, fazer é o mais difícil. Se tinha uns 200 na vila cruzeiro, tinha uns 300 a 400 do outro lado no alemao. O que a PM tem ? uns 2 ou 3 esquilos ? Vai largar quantos PM’s lá com esses helis ? 20 ? 25 ? Contra uns 300 meliantes ? Quanto as emissoras creio que o BOPE esta reclamando e com razão não é nem da filmagem da operação em andamento, mas da pré-operação. Convenhamos que mostrar o comboio da marinha lá… Read more »

Manoel J.
Manoel J.
13 anos atrás

Creio que transmitir o desenrolar da situação se faz necessário, sou morador da Vila da Penha e para nós é importante saber como está a situação nas cercanias. Entretanto essa cobertura full em tempo real, com o auxílio de aeronaves realmente contribui para a fuga desastrosa (como foi o caso de hoje) dos bandidos, impossibilitando o cerco, haja vista que os policiais não contavam com esta hipótese e alegaram dificuldade de mobilização até o local da fuga, conforme dito em entrevista hoje à noite pelo CMTE Geral da PM.

Magnum44BR
Magnum44BR
13 anos atrás

Pergunto: 1. As imagens da cobertura em tempo real feitas por helicópteros da Globo e da Record podem ter servido para nortear em tempo hábil a evasão e/ou reação dos traficantes? R: É possível … Levando-se em conta que eles provávelmente estavam em comunicação via rádio ou celular com colaboradores/olheiros externos … já que, diante das circustâncias, duvido que qualquer um daqueles miliantes flagrados tenham tido tempo ou se disposto à ficar em frente à uma TV analisando detalhadamente as imagens … hehehe 😉 2. As imagens das reportagens foram aproveitadas para orientar, em tempo hábil, as ações da força… Read more »

Giordani RS
13 anos atrás

Isso me faz lembrar do filme 007 O Amanhã Nunca Morre…
Mas esta atitude, desnecessária, do BOPE pode ser interpretada de outra forma, de uma resguarda contra os boçais de fala macia, que é só questão de Tempo e irão dizer que a PM é muito dura com os marginais…

Capixaba
Capixaba
13 anos atrás

Momento único, momento histórico… tem que mostrar mesmo, isso mobiliza o país para a real situação. Perdi a conta de quantas pessoas vieram impressionadas falar da quantidade de bandidos fugindo, quase ninguém tnha ideia que era isso tudo.

Todos apoiamos, é um mal necessário, senta a pua neles.

Jeferson M
Jeferson M
13 anos atrás

Eu acho engraçado nestas horas os estrategistas de plantão. por que isto por que aquilo. Eu recomendo que leiam A arte da Guerra de Sun Tzu. Aí podem entender um pouquinho o porquê da policia não fazer cerco e dar rota de fuga ou que sabe por que criticaram a ação das televisões.

Tudo é estratégia.

ANdre
ANdre
13 anos atrás

Andre

As imagens mostram que alguem estava atirando nos bandidos fugindo, quando perceberam que estavam filmando a ação os disparos cessaram.

Estavam sentando o dedo nos Bandidos, por isso a critica do Bope.

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

A imprensa sempre foi do contra, se um policial qualquer tivesse sido filmado cometendo um erro mínimo a cabeça dele ia ser vendida no mínimo três dias na TV, falando da violência policial, falta de preparo e arbitrariedade policial e etc. Tanto é que em outros tempos “tanques ” nas ruas seriam criticados e chamados de golpe, ditadura militar , etc. As coisas só melhoraram um pouco depois que um determinado jornalista da globo foi assassinado , queimado e desossado em cima do morro- não necessariamente nesta ordem. A diferença agora é que parece que a opnião pública está à… Read more »

zmun
zmun
13 anos atrás

O grande problema do Bope é a TV mostrar os erros de operação que possam vir a ocorrer

Daniel Rosa
Daniel Rosa
13 anos atrás

Se não fosse a porcaria do “bobo-cóptero”, os caras teriam sentado o aço nos bandidos que estavam fugindo pela estrada de terra… e a imbecil da reporter questinou, insinuando que a policia estava despreparada por não ter helicópteros alí para impedir a fulga! Nessas operações, a imprensa tem que ficar longe, e saber do resultado depois só no papel! Imagine a mer@#$@# que ia dar se aparecem os caras caindo feito folhas ao vento? Imprensa é boa, mas em certos tipos de operação, tem que se mante-los bem longe…

Aldo Ghisolfi
13 anos atrás

Fruto de uma matriz cultural de luz e holofotes; amadorismos da mídia neste tipo de cobertura. Falta de legislação específica.

Alfredo.Araujo
Alfredo.Araujo
13 anos atrás

Eu só acho q nao deveria ser mostrada ao vivo…

Se tivesse um delay de 1 hr… nao atrapalharia em nada as operações policiais.

Deivid
Deivid
13 anos atrás

O midia não divulgou nada que pudesse ser usado pelos traficantes,só uma outra fuga de vagabundos.
Mas iai,vamos declarar querra contra a bandidagem ou vamos esperar piorar mais.

W@sh
W@sh
13 anos atrás

Não havia como “plantar” uma guarnição no topo do morro pra conter a fuga dos bandidos. Aquela área fica entre os dois complexos. Haviam bandidos muito bem armados dos dois lados. Quem ia se voluntariar pra ficar em número reduzido lá no meio? Vc Freire? Ora meu amigo. Vc fala de cartas, estratégia e estudo topográfico. Vejo que é um perfeito general de teclado, mas na verdade vc é quem precisa estudar um pouco mais sobre estratégia de combate. Já viu o que faz um animal acuado? Acha que aqueles marginais fariam diferente. Ia ser um massacre. O custo em… Read more »

W@sh
W@sh
13 anos atrás

Não havia como “plantar” uma guarnição no topo do morro pra conter a fuga dos bandidos. Aquela área fica entre os dois complexos. Haviam bandidos muito bem armados dos dois lados. Quem ia se voluntariar pra ficar em número reduzido lá no meio? Vc Freire? Ora meu amigo. Vc fala de cartas, estratégia e estudo topográfico. Vejo que é um perfeito general de teclado, mas na verdade vc é quem precisa estudar um pouco mais sobre estratégia de combate. Já viu o que faz um animal acuado? Acha que aqueles marginais fariam diferente. Ia ser um massacre. O custo em… Read more »

André Luis
André Luis
13 anos atrás

As emissoras estão no seu direito. Aquilo é fato relevante de interesse público, logo é notícia. O BOPE também está certo. Já que as imgens sendo mostradas ao vivo dão tempo dos bandidos se organizarem, mal e porcamente, é verdade, mas lhes permite saber quais os pontos já estão fechados e que outros podem ser usados numa fuga. Tem gente trollando, pra utilizar uma expressão comum aqui na trilogia, sobre porquê os PMs não conteram aquela fuga em massa. Aquela estrada de terra é no alto da Vila Cruzeiro, está distante pelo menos 3 kms de alguns pontos por onde… Read more »

celio
celio
13 anos atrás

Na verdade o BOPE estava pronto para mandar os 200 pro inferno..
Mas com a televisão transmitindo ao vivo.. a operação foi abortada..a

pena né…

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

Se as forças policiais chegarem a fazer 10% do que foi sugerido ou pensado aqui, logo-logo a pastoral dos direitos humanos, a pastoral disso e daquilo, a OAB (às vezes me causa vergonha), as ONGs, a mídia vão acabar ‘denunciando’ entre outras coisas a ‘censura aos meios de comunicação’ e a truculência policial. Só no Brasil, bandido em grau de segurança máxima tem visita íntima e franco acesso aos advogados e é destaque na mídia. Depois…

Challenger
Challenger
13 anos atrás

Por que o comandante do BOPE não disse isso ao vivo onten?

Magnum44BR
Magnum44BR
13 anos atrás

OPA! … Levando-se em conta a participação/colaboração da MB com o CFN … Se afirmarem que não houve tempo suficiente de se avaliar e preprarar uma operação com a estratégia e os aparatos necessários para impedir uma previsível rota de fuga dos miliantes, até porque a exposição na mídia exigiu uma resposta imediata por parte das autoridades … Tudo Bem! … Dizer que, uma ação de interdição de fuga, ou emboscada, contra um grande número de bandidos fortemente armados poderia gerar cenário para motivação de fortes críticas dos orgãos de Direitos Humanos, pelo possível grande número de baixas entre os… Read more »

Magnum44BR
Magnum44BR
13 anos atrás

E só para complementar:
Mas, agora que contaremos o reforço do EB e da FAB nas operações, nós poderemos conferir até que ponto aqueles traficantes e terroristas estão dispostos à peitar o Estado … Pois aterrorizar cidadãos indefesos e desavisados é fácil … Agoooora, peitar quem está em condições de responder ao fogo … Aí é que eu quero ver … “A cobra vai fumar” pro lado deles … hehehehe 😉

Zirium
Zirium
13 anos atrás

As imagens serviram para dar uma noção à população da real situação em que se encontra a “in”segurança pública no Rio. Com absoluta certeza, os que vivem no Rio, percebem no dia-dia que a coisa está complicada há muito tempo mas dúvido que alguem pudesse dimensionar a quantidade de vagabundo naquele lugar, repito, naquele lugar. Um levantamento da secretaria de segurança contabiliza 700 favelas no Rio de Janeiro…agora, multiplica aquele batalhão, porque é o que são, um batalhão de vagabundos por 700 armados até o talo!!! A coisa não vai ser nada fácil, falam da capacidade de resistencia dos vagabundos… Read more »

Paulo Cezar
13 anos atrás

O comentário aqui no RJ é que só não massacraram os traficantes para não aparecer a chacina ao vivo na TV.

luiz pinelli neto
13 anos atrás

UMA LIÇÃO DIFICIL !!! Uma tragédia anunciada há algum tempo no ERJ. A promiscuidade sócia-política e a corrupção administrativa, sem precedentes, patrocinados pelos atuais dirigentes desta Nação, estão minando os pilares organizacionais da nossa Sociedade. A indisciplina furiosa dos órgãos de comunicação que lutam, entre si, para divulgarem em primeiro lugar o “furo” das notícias, leva o pânico e o medo à população carioca. De qualidade e utilidade duvidosa as matérias de informação servem, além de propagar a intranqüilidade, de logística estratégica para os próprios traficantes, uma vez que, eles também lêem jornais, escutam rádios e vêm televisão. O auxílio… Read more »

JORGE TERRA NACER
JORGE TERRA NACER
13 anos atrás

TUDO QUE ESTA SENDO FEITO NO RIO DE JANEIRO E SO PARA QUE A COPA E AS OLIMPIADAS FIQUEM SEGURAS, MAS APÓS ISSO TUDO VOLTA AO QUE ERA E O POVO ESTA FERRADO. TUDO É MENTIRA, ENGANAÇÃO.