vinheta-clipping-forte1O governo da Síria tem sido acusado de usar armas químicas contra os rebeldes que tentam derrubar o presidente, Bashar Assad, desde março deste ano, quando um porta-voz opositor denunciou o uso do arsenal proibido em Deraa e Homs. Assad tem um estoque de agentes químicos letais, incluindo o gás sarin e o VX, além de mísseis adaptados para receber ogivas com veneno.

O sarin, substância que age sobre o sistema nervoso central, foi desenvolvido em 1936 para ser utilizado como pesticida agrícola. Foi usado no ataque ao metrô de Tóquio em 1995, que deixou 12 mortos e 5 mil feridos. Já o VX, que também afeta o sistema nervoso, é capaz de causar uma grave asfixia quando inalado, ainda que em pequena quantidade, pela vítima.

Um diplomata que trabalhou na Organização para Proibição de Armas Químicas (Opaq) e falou aoEstado em condição de anonimato em julho de 2012 – ocasião em que a Síria “confessou” ter esse tipo de armamento -, disse ser fácil esconder um programa químico. “Instalações que produzem substâncias como gás VX ou sarin podem ser pequenas, geralmente ficam em zonas civis. Os inspetores só conseguem detectá-las vendo as plantas dos prédios e os encanamentos – a chave é o sistema de ventilação, que tem características específicas.”

FONTE: O Estado de S. Paulo

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
10 anos atrás

off topic

Advogados de condenados pelo mensalão tem solicitado que, se presos forem, que seja em quartéis do Exército.

He, he, he… a turma de “torturados” quer voltar para quartéis do exército.

Cadê a Comissão de Verdade???

Marcos
Marcos
10 anos atrás

off topic

Evo Morales expulsou americanos por falha de tradução:

John Kerry disse, defendendo que os EUA mantenham ajuda à paises da América Latina: são nossos “VIZINHOS”, o que foi traduzido como são nosso “QUINTAL”.

—-

Lógico que isso tudo é apenas lorota, já que o que o Índio quer mesmo é se tornar líder mundial na produção de cocaína.

Vader
10 anos atrás

Marcos disse:
1 de maio de 2013 às 12:31

Sacanagem… A “turma” lá no Tremembé já está preparando uma tremenda de uma recepção pros caras e eles agora me vem com essa de ficar preso em quartel?

Além de marginais são mal educados! 🙂