Home Armas Químicas Entenda: Síria e as armas químicas

Entenda: Síria e as armas químicas

92
3

vinheta-clipping-forte1O governo da Síria tem sido acusado de usar armas químicas contra os rebeldes que tentam derrubar o presidente, Bashar Assad, desde março deste ano, quando um porta-voz opositor denunciou o uso do arsenal proibido em Deraa e Homs. Assad tem um estoque de agentes químicos letais, incluindo o gás sarin e o VX, além de mísseis adaptados para receber ogivas com veneno.

O sarin, substância que age sobre o sistema nervoso central, foi desenvolvido em 1936 para ser utilizado como pesticida agrícola. Foi usado no ataque ao metrô de Tóquio em 1995, que deixou 12 mortos e 5 mil feridos. Já o VX, que também afeta o sistema nervoso, é capaz de causar uma grave asfixia quando inalado, ainda que em pequena quantidade, pela vítima.

Um diplomata que trabalhou na Organização para Proibição de Armas Químicas (Opaq) e falou aoEstado em condição de anonimato em julho de 2012 – ocasião em que a Síria “confessou” ter esse tipo de armamento -, disse ser fácil esconder um programa químico. “Instalações que produzem substâncias como gás VX ou sarin podem ser pequenas, geralmente ficam em zonas civis. Os inspetores só conseguem detectá-las vendo as plantas dos prédios e os encanamentos – a chave é o sistema de ventilação, que tem características específicas.”

FONTE: O Estado de S. Paulo

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
7 anos atrás

off topic

Advogados de condenados pelo mensalão tem solicitado que, se presos forem, que seja em quartéis do Exército.

He, he, he… a turma de “torturados” quer voltar para quartéis do exército.

Cadê a Comissão de Verdade???

Marcos
Marcos
7 anos atrás

off topic

Evo Morales expulsou americanos por falha de tradução:

John Kerry disse, defendendo que os EUA mantenham ajuda à paises da América Latina: são nossos “VIZINHOS”, o que foi traduzido como são nosso “QUINTAL”.

—-

Lógico que isso tudo é apenas lorota, já que o que o Índio quer mesmo é se tornar líder mundial na produção de cocaína.

Vader
7 anos atrás

Marcos disse:
1 de maio de 2013 às 12:31

Sacanagem… A “turma” lá no Tremembé já está preparando uma tremenda de uma recepção pros caras e eles agora me vem com essa de ficar preso em quartel?

Além de marginais são mal educados! 🙂