Denúncias de extorsão da Guarda Nacional da Venezuela serão discutidas pelo CREDN

18

Turistas brasileiros denunciam casos de revistas constrangedoras e “cobrança de multas” de até R$ 2 mil, sem que sejam apresentadas provas ou qualquer tipo de recibo aos brasileiros

 

fronteira brasil venezuela - uol

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, realiza audiência pública nesta terça-feira, 28, às 14h, para discutir as providências adotadas pelo governo brasileiro em relação às denúncias de assaltos e extorsões praticados por membros da Guarda Nacional da Venezuela e por militares do Exército daquele país, contra brasileiros que ali ingressam por via terrestre.

A audiência foi requerida pelos deputados Francisco Praciano (PT-AM) e Janete Rocha Pietá (PT-SP). Foram convidados o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Chico Guerra, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Abdala Fraxe, e um representante do ministério das Relações Exteriores.

Francisco Praciano explicou que em fevereiro, foi criada uma Frente Parlamentar com membros das assembleias legislativas do Amazonas e de Roraima, para reivindicar a adoção por parte do Itamaraty, de medidas que garantam a segurança dos turistas brasileiros na Venezuela.

O parlamentar lembrou que desde 2009 são registrados casos de revistas constrangedoras e a cobrança de multas de até R$ 2 mil, sem que sejam apresentadas provas ou qualquer tipo de recibo aos brasileiros.

Vítimas dos assaltos e extorsões criaram uma página na rede social Facebook intitulada “Eu não viajo mais à Venezuela”, atualmente com três mil seguidores.

“A gravidade da situação culminou com o assassinato do empresário Ernandes da Silva Gomes, em fevereiro deste ano, quando retornava de viagem à Venezuela em direção a Boa Vista”, explicou Praciano.

Na avaliação de Janete Rocha Pietá, “tendo em vista a quantidade recorrente e crescente de denúncias e com o objetivo de resguardar os interesses dos brasileiros que visitam a Venezuela, bem como as relações diplomáticas entre os dois países, queremos conhecer as providências tomadas pelo ministério das Relações Exteriores e aquelas que ainda necessitam ser implantadas para a solução da questão”.

FONTE/FOTO: Assessoria de Comunicação da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional/UOL viagem

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
10 anos atrás

Cadê a governanta e o “patriota”?

Não deram as caras porque se trata do governo cumpanhero.

Pedro
Pedro
10 anos atrás

Todo mundo na AL aproveita dos brasileiros…

Vader
10 anos atrás

Oras quem quer ir fazer turismo na Venefavela tem mais é que ser roubado mesmo… 🙂

carlso
10 anos atrás

Mas uma matéria do sistema Veja/Globo de imbecialização.

Audaz
Audaz
10 anos atrás

Concordo com o Vander, aquele pais não oferece nada de interessante ou digno de ser visitado. Anteriormente ainda havia a questão das vantagens nas compras por conta da maior valorização de nossa moeda, mas com a escassez dos produtos importados na Venezuela, nem isto vale mais a pena.

Audaz
Audaz
10 anos atrás

carlso disse,
Olha só moro em Boa Vista e o que foi narrado na matéria realmente acontece, inclusive tenho vários conhecidos que já passaram por “apuros” naquele pais. O caso do Empresario teve ampla repercussão local, mas como vivemos longe dos grandes centros a noticia não teve maior divulgação. A Venezuela é uma m…. e ponto!

Audaz
Audaz
10 anos atrás

perdão Vader, invés de Vander como escrevi.

Jeca Tatu
Jeca Tatu
10 anos atrás

É só doar mais papeis higiênicos que resolve não é senhor athalyba……E também claro perdoar as dividas feitas com a compra dos rolos anteriores…Afinal a miséria e a desgraça neste pais foi erradicada….

André - Manaus
André - Manaus
10 anos atrás

A beleza da viagem que se faz de Manaus para a Venezuela onde se passa da floresta para as savanas na Venezuela, se justifica na verdade para se chegar na Isla Margarita, que é a praia de mar mais frequentada pelos Manauaras.

Cláudio
Cláudio
10 anos atrás

Enquanto no Brasil a Presidente vai aos poucos destruindo as Forças Armadas; na Venezuela Bolivariana e Países seguidores os Presidentes vão aos poucos reequipando e modernizando suas Forças Armadas.

Soma-se a esse fato, o fato da troca de tiros entre Marinha Paraguaia (protegendo contrabandistas e traficantes) versus a Polícia Federal Brasileira.

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Isso é lamentável , pois a Venezuela tem praias belíssimas e pacotes turísticos à preços excelentes .
O Chavismo está acabando com a Venezuela

Raul
Raul
10 anos atrás

Esse tipo de coisa independe de governo. Aí vem um cara dizer que isso é ‘imbecialização’ da Veja/Globo.

O q uma coisa tem a ver uma coisa com a outra?

colombelli
colombelli
10 anos atrás

Prezados, estes elementos da Guarda Nacional Venezuelana aprontam horrores na faixa de fronteira desde há muito. Experimentem perguntar pra quem ja serviu lá.

A propósito, qualquer semelhança com certo outro governo da AL não é mera coincidência.

SALDANHA DA GAMA
SALDANHA DA GAMA
10 anos atrás

Infelizmente enquanto tivermos um governo em que a ideologia prevaleça sobre os interesses da nação, continuaremos a ver isto e só tende a piorar, basta vermos os ex. recentes do que ocorreu na bolívia, equador e paraguai (em minúsculo mesmo) e só tende a piorar! Não existe amor ou proteção aos interesses do país e sim da ideologia bolivariana que nossos governantes (subservientes) são adeptos! O Brasil parece aquele menino grandão e bonachão da escola que todos tiram uma casquinha dele e o mesmo continua impávido, medroso, leniente e covarde! e enquanto o povo for brindado com cerveja, carnaval, futebol… Read more »

Aldo Ghisolfi
Aldo Ghisolfi
10 anos atrás

A Venezuela tem pontos turísticos excelentes, como Maracaibo e Santa Margarita, por exemplos. O problema é que o turismo é feito somente no litoral, pois o interior é paupérrimo e feio. Corrupção, sim, muita.

Carlos_Góes
Carlos_Góes
10 anos atrás

Desculpem o tom um pouco mais forte, mas verdade seja dita. Não sejamos hipócritas com comentários sem nenhum respaldo de veracidade. Dizer que a Venezuela não tem nada para ser visitado, ou que quem visita deve mesmo ser f******. A Venezuela possui sim muitos locais interessantes para viajar. Possui em seu litoral belíssimas praias, e muitas de suas capitais, existem belíssimos monumentos históricos para visitação (construções e igrejas do período colonial), assim como possuem uma gastronomia rica e muito saborosa. Então, não temos o direito de desrespeitar esta nação desta forma, apenas por não termos afeto aos seus governantes. Proclamando… Read more »

Rafael
Rafael
10 anos atrás

Bolívia roubando a Petrobrás, Argentina querendo roubar a Petrobrás Venezuela extorquindo e “molestando” os brasileiros que vão pra lá, Paraguai procurando encrenca por causa de um espólio de guerra (Canhão Cristiano) do seculo 19 e o Brasil não faz nada! Será mesmo que vivemos em terras de paz? Será que as nações são realmente tão amigas a ponto de dizerem que não precisamos de uma armada forte pq somos todos “cumpanheiros bolivarianos”? Poxa… será mesmo que o Brasil é a nação superior da América do Sul? Em outros tempos isso não aconteceria. O Brasil tem que se mostrar forte contra… Read more »