segunda-feira, junho 14, 2021

Saab RBS 70NG

Denúncias de extorsão da Guarda Nacional da Venezuela serão discutidas pelo CREDN

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.forte.jor.br
Editor da Revista Forças de Defesa

Turistas brasileiros denunciam casos de revistas constrangedoras e “cobrança de multas” de até R$ 2 mil, sem que sejam apresentadas provas ou qualquer tipo de recibo aos brasileiros

 

fronteira brasil venezuela - uol

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, realiza audiência pública nesta terça-feira, 28, às 14h, para discutir as providências adotadas pelo governo brasileiro em relação às denúncias de assaltos e extorsões praticados por membros da Guarda Nacional da Venezuela e por militares do Exército daquele país, contra brasileiros que ali ingressam por via terrestre.

A audiência foi requerida pelos deputados Francisco Praciano (PT-AM) e Janete Rocha Pietá (PT-SP). Foram convidados o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Chico Guerra, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Abdala Fraxe, e um representante do ministério das Relações Exteriores.

Francisco Praciano explicou que em fevereiro, foi criada uma Frente Parlamentar com membros das assembleias legislativas do Amazonas e de Roraima, para reivindicar a adoção por parte do Itamaraty, de medidas que garantam a segurança dos turistas brasileiros na Venezuela.

O parlamentar lembrou que desde 2009 são registrados casos de revistas constrangedoras e a cobrança de multas de até R$ 2 mil, sem que sejam apresentadas provas ou qualquer tipo de recibo aos brasileiros.

Vítimas dos assaltos e extorsões criaram uma página na rede social Facebook intitulada “Eu não viajo mais à Venezuela”, atualmente com três mil seguidores.

“A gravidade da situação culminou com o assassinato do empresário Ernandes da Silva Gomes, em fevereiro deste ano, quando retornava de viagem à Venezuela em direção a Boa Vista”, explicou Praciano.

Na avaliação de Janete Rocha Pietá, “tendo em vista a quantidade recorrente e crescente de denúncias e com o objetivo de resguardar os interesses dos brasileiros que visitam a Venezuela, bem como as relações diplomáticas entre os dois países, queremos conhecer as providências tomadas pelo ministério das Relações Exteriores e aquelas que ainda necessitam ser implantadas para a solução da questão”.

FONTE/FOTO: Assessoria de Comunicação da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional/UOL viagem

- Advertisement -

18 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
8 anos atrás

Cadê a governanta e o “patriota”?

Não deram as caras porque se trata do governo cumpanhero.

Pedro
Pedro
8 anos atrás

Todo mundo na AL aproveita dos brasileiros…

Vader
8 anos atrás

Oras quem quer ir fazer turismo na Venefavela tem mais é que ser roubado mesmo… 🙂

carlso
8 anos atrás

Mas uma matéria do sistema Veja/Globo de imbecialização.

Audaz
Audaz
8 anos atrás

Concordo com o Vander, aquele pais não oferece nada de interessante ou digno de ser visitado. Anteriormente ainda havia a questão das vantagens nas compras por conta da maior valorização de nossa moeda, mas com a escassez dos produtos importados na Venezuela, nem isto vale mais a pena.

Audaz
Audaz
8 anos atrás

carlso disse,
Olha só moro em Boa Vista e o que foi narrado na matéria realmente acontece, inclusive tenho vários conhecidos que já passaram por “apuros” naquele pais. O caso do Empresario teve ampla repercussão local, mas como vivemos longe dos grandes centros a noticia não teve maior divulgação. A Venezuela é uma m…. e ponto!

Audaz
Audaz
8 anos atrás

perdão Vader, invés de Vander como escrevi.

Jeca Tatu
Jeca Tatu
8 anos atrás

É só doar mais papeis higiênicos que resolve não é senhor athalyba……E também claro perdoar as dividas feitas com a compra dos rolos anteriores…Afinal a miséria e a desgraça neste pais foi erradicada….

André - Manaus
André - Manaus
8 anos atrás

A beleza da viagem que se faz de Manaus para a Venezuela onde se passa da floresta para as savanas na Venezuela, se justifica na verdade para se chegar na Isla Margarita, que é a praia de mar mais frequentada pelos Manauaras.

Cláudio
Cláudio
8 anos atrás

Enquanto no Brasil a Presidente vai aos poucos destruindo as Forças Armadas; na Venezuela Bolivariana e Países seguidores os Presidentes vão aos poucos reequipando e modernizando suas Forças Armadas.

Soma-se a esse fato, o fato da troca de tiros entre Marinha Paraguaia (protegendo contrabandistas e traficantes) versus a Polícia Federal Brasileira.

Gabriel
Gabriel
8 anos atrás

Isso é lamentável , pois a Venezuela tem praias belíssimas e pacotes turísticos à preços excelentes .
O Chavismo está acabando com a Venezuela

Raul
Raul
8 anos atrás

Esse tipo de coisa independe de governo. Aí vem um cara dizer que isso é ‘imbecialização’ da Veja/Globo.

O q uma coisa tem a ver uma coisa com a outra?

colombelli
colombelli
8 anos atrás

Prezados, estes elementos da Guarda Nacional Venezuelana aprontam horrores na faixa de fronteira desde há muito. Experimentem perguntar pra quem ja serviu lá.

A propósito, qualquer semelhança com certo outro governo da AL não é mera coincidência.

SALDANHA DA GAMA
SALDANHA DA GAMA
8 anos atrás

Infelizmente enquanto tivermos um governo em que a ideologia prevaleça sobre os interesses da nação, continuaremos a ver isto e só tende a piorar, basta vermos os ex. recentes do que ocorreu na bolívia, equador e paraguai (em minúsculo mesmo) e só tende a piorar! Não existe amor ou proteção aos interesses do país e sim da ideologia bolivariana que nossos governantes (subservientes) são adeptos! O Brasil parece aquele menino grandão e bonachão da escola que todos tiram uma casquinha dele e o mesmo continua impávido, medroso, leniente e covarde! e enquanto o povo for brindado com cerveja, carnaval, futebol… Read more »

Aldo Ghisolfi
Aldo Ghisolfi
8 anos atrás

A Venezuela tem pontos turísticos excelentes, como Maracaibo e Santa Margarita, por exemplos. O problema é que o turismo é feito somente no litoral, pois o interior é paupérrimo e feio. Corrupção, sim, muita.

Carlos_Góes
Carlos_Góes
8 anos atrás

Desculpem o tom um pouco mais forte, mas verdade seja dita. Não sejamos hipócritas com comentários sem nenhum respaldo de veracidade. Dizer que a Venezuela não tem nada para ser visitado, ou que quem visita deve mesmo ser f******. A Venezuela possui sim muitos locais interessantes para viajar. Possui em seu litoral belíssimas praias, e muitas de suas capitais, existem belíssimos monumentos históricos para visitação (construções e igrejas do período colonial), assim como possuem uma gastronomia rica e muito saborosa. Então, não temos o direito de desrespeitar esta nação desta forma, apenas por não termos afeto aos seus governantes. Proclamando… Read more »

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Bolívia roubando a Petrobrás, Argentina querendo roubar a Petrobrás Venezuela extorquindo e “molestando” os brasileiros que vão pra lá, Paraguai procurando encrenca por causa de um espólio de guerra (Canhão Cristiano) do seculo 19 e o Brasil não faz nada! Será mesmo que vivemos em terras de paz? Será que as nações são realmente tão amigas a ponto de dizerem que não precisamos de uma armada forte pq somos todos “cumpanheiros bolivarianos”? Poxa… será mesmo que o Brasil é a nação superior da América do Sul? Em outros tempos isso não aconteceria. O Brasil tem que se mostrar forte contra… Read more »

Reportagens Especiais

IMBEL: Facas de Campanha IA2 e AMZ

IA2 – IMBEL Modelo A2 e AMZ – Amazônia   Origem As pesquisas de mercado da IMBEL, em 2008, identificaram a demanda...
- Advertisement -
- Advertisement -