Lançamento do VLS

Lançamento do VLS

Lançamento do VLS
Lançamento do VLS – Veículo Lançador de Satélites

Papéis mostram que satélites americanos espionaram complexo militar brasileiro

Marcelo Godoy e Roberto Godoy

A CIA (Agência Central de Inteligência) usou satélites para espionar o programa espacial brasileiro e o complexo industrial militar do País entre 1978 e 1988. Documentos desclassificados pelo governo americano em dezembro de 2016 mostram análises de fotos aéreas das instalações de fábricas, da base de lançamentos de foguetes em Natal (RN), e do campo de provas de armamentos da Serra do Cachimbo, onde a Força Aérea Brasileira (FAB) construía um poço que poderia ser usado em testes de artefatos nucleares.

Além de satélites, os papéis mostram que os adidos de defesa e a embaixada americana dispunham de uma rede de informantes que permitiu aos Estados Unidos saber detalhes das negociações secretas entre Brasil e Arábia Saudita e as vendas de blindados e foguetes para o regime de Saddam Hussein, no Iraque, e para a Líbia, governada então por Muamar Kadafi. Os americanos temiam que, por meio dessas vendas, a tecnologia ocidental fosse parar nas mãos da União Soviética. Tinham ainda restrições às entregas a nações hostis aos Estados Unidos. Mas também enxergavam uma vantagem: o equipamento brasileiro podia roubar dos russos mercados inacessíveis a Washington.

Produzido pelo Centro Nacional de Interpretação Fotográfica, o relatório com o título Alcance de Mísseis: Instalações Mísseis Estratégicos SSM (Míssil Terra-Terra) lista dez locais de interesse da espionagem americana. O primeiro a ser fotografado foi a Base Aérea de São José dos Campos.

Na mesma cidade, os satélites registraram o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e a fábrica da Avibrás, que participava dos projetos de foguetes militares. Na vizinha Santa Branca, outra área da Avibrás foi vigiada, assim como em Piquete, uma fábrica de explosivos – os americanos pensavam que ali seria feito o combustível sólido do foguete meteorológico Sonda IV e do VLS (Veículo Lançador de Satélites).

O relatório de novembro de 1982 usa fotos da Base Aérea de Natal e de sua área de lançamento de foguetes e, por fim, do campo de teste de arma do Cachimbo. Os americanos previam que, em 1988, o País teria condições de lançar o VLS – ele só seria lançado em 1997 e seria abandonado após explodir em 2003 na Base Aérea de Alcântara, no Maranhão, deixando 21 mortos.

Em 1.º de outubro de 1982, os americanos fotografaram um protótipo do Sonda IV. Ele podia atingir mil quilômetros de altitude e levar uma carga de 300 quilos. Pelas coordenadas geográficas da foto é possível saber que ela foi feita sobre São José dos Campos. Em 27 de março de 1984, novo documento informava que se detectara a construção da torre de lançamento do Sonda IV, em Natal. Para os americanos “o Sonda IV podia ser adaptado para o transporte de arma”, o que nunca aconteceu.

Engesa EE-T1 Osório
Engesa EE-T1 Osório

Engesa
Os satélites americanos também espionaram a Engesa, maior indústria de armamentos brasileira. Fabricante dos blindados Cascavel e Urutu, ela pretendia produzir o tanque pesado Osório. Em 25 de agosto de 1978, o satélite identificou pela primeira vez na fábrica em São José dos Campos oito Urutus e um Cascavel. O Brasil passou a vender esses blindados a países como Líbia, Iraque e Colômbia.

Em 1980 e em 1984 a CIA produziria relatórios sobre as vendas, acusando o País de não se importar com o destino final das armas. Segundo eles, blindados Cascavel foram repassados pela Líbia aos rebeldes da Frente Polisário, que lutavam pela independência do Saara Ocidental (território ocupado hoje pelo Marrocos), e a rebeldes do Chade.

No papel de 1984, os americanos analisavam as vulnerabilidades da indústria bélica brasileira. A principal delas, segundo a CIA, era depender de vendas externas. Qualquer corte de compras podia ser letal para ao setor.

O documento secreto via risco de vazamentos de tecnologia para países hostis do Terceiro Mundo e para Moscou. O Brasil já teria despertado a atenção dos russos, mas não estaria preparado para proteger seus segredos. Também informava que os governo brasileiro vetara a vendas para Cuba e Coreia do Norte.

As vendas da indústria bélica a países árabes eram apontadas pelos americanos como a causa de o Brasil votar contra os Estados Unidos e Israel nas Nações Unidas. Por fim, o documento revelava um segredo: o Brasil teria feito um acordo secreto em janeiro de 1984 de US$ 2 bilhões para desenvolver e produzir o tanque Osório para a Arábia Saudita.

Só três meses depois os dois governos tornariam público um protocolo de cooperação militar, assinado em Brasília pelo ministro da defesa saudita, o príncipe Sultan Ibn Abdulaziz. Em 1989, os governos anunciariam a produção do Al Fahad, a versão saudita do Osório, que acabou não se concretizando – os sauditas compraram o tanque americano Abrams. Os Estados Unidos estavam certos: a quebra do acordo com os árabes foi letal à Engesa, que faliu em 1993.

Relatório do Departamento de Estado Americano alertava sobre as consequencias da venda do Osório para a Arábia Saudita
Relatório do Departamento de Estado e da Defesa dos EUA de 1990 alertava sobre as consequências da venda do tanque Engesa EE-T1 Osório para a Arábia Saudita

Brigadeiro
A rede de informantes americana atuou ainda na espionagem das atividades da empresa Órbita, uma parceira montada nos anos 1980 com a participação da Engesa e da Embraer. Além dos informantes, a CIA recebia informações da embaixada americana, que mantinha contatos com empresários brasileiros.

Vito Antonio de Grassi, então presidente da Órbita é apontado no relatório de 20 de maio de 1988 como a fonte da informação de que a empresa ia produzir mísseis terra-ar, ar-ar e antitanque para as Forças Armadas brasileiras. O vice-presidente da Órbita era o brigadeiro Hugo Piva, que depois chefiaria uma missão técnica brasileira que desenvolvia armas para Saddam Hussein.

O mesmo relatório informava que a Avibrás estaria desenvolvendo um míssil tático terra-terra. A embaixada dos Estados Unidos não quis se manifestar sobre o caso, assim como a Força Aérea Brasileira, a Embraer, a Avibrás e Vito Antonio de Grassi.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

169 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo
Rodrigo
5 anos atrás

Olhando a lista de clientes ‘gente boa’ até entendo a preocupação dos americanos. kkkkkkkkk

ODST
ODST
Reply to  Rodrigo
5 anos atrás

Nada diferente dos clientes “gente boa” do próprio EUA.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Rodrigo
5 anos atrás

Nada diferente dos clientes “gente boa” do próprio EUA.

Hawk
Hawk
5 anos atrás

Nem preciso ler mais! Já sei como serão os comentários! Que comecem os jogos!
Mas não devo negar que os americanos tivessem interesse mesmo em “melar” com o Osório, visto que ele estava a frente dos outros nos anos 80 e seria um sério (e mais barato) concorrente para o M1 Abrams.

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Hawk
5 anos atrás

Lendo ali, o Osório só nasceu devido ao U$2 bi que os árabes forneceram.
E isso parece claro, pq duvido a Egesa ter isso em caixa e tb o motivo que o exército brasileiro não comprou ele.
Os árabes viram que aqui teria a capacidade técnica pra fornecer o que eles queriam sem ter algum problema diplomático.
Porém os EUA foram mais rápido e devem ter usado o “ou eu, ou eles” e fim. Morreu Osório.

Hélio
Hélio
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

O que derruba a tese de que o Osório perdeu a concorrência por motivos técnicos. Isso praticamente confirma a interferência americana visando a quebra da Engesa.

Everton Matheus
Everton Matheus
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Visando o lucro e monopólio americano ‘ – Mt conspiração achar que visavam a quebra da ENGESA. Nós ja lemos inumeras matérias aqui mesmo tratando de problemas internos da empresa, casos até de policia.
A quebra da ENGESA veio de brinde. Apenas.
Vamos lembrar que era tempos de Guerra Fria.
Alias, não é novidade que os americanos faziam isso, e outros países também. E não fomos as únicos vitimas, e os EUA não foram os únicos a fazerem.

Mk48
Mk48
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

Rui,

Segue abaixo um link de matéria publicada aqui mesmo no Forte.

O Osório bateu o M1 Abrams nos requisitos técnicos, mas perdeu por interferência política direta dos EUA.

http://www.forte.jor.br/2008/09/21/osorio-o-tanque-brasileiro-que-bateu-o-m1-abrams/

VEIGA 104
VEIGA 104
5 anos atrás

Na antiguidade tribos mandavam espiões para outras tribos e isso em nenhum momento da história da humanidade deixou de acontecer. É necessário, normal e faz parte do jogo. Nada que ninguém não saiba.

Antonio
Antonio
Reply to  VEIGA 104
5 anos atrás

Tu acha legal então os cara espionar industriais estratégica do Brasil ?
Acha normalzin. “faz parte”.
Ah não.

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Antonio
5 anos atrás

E tudo não leu a parte que os russos já sabiam tb?
Ou seja, eles tb espiavam se não ficou Claro pra vc.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

Pronto… ja chegou um fan-boy tentando defender o indefensavel. Sr.Rui Chapeu deve ter serios problemas mentais. Os EUA, sim… o EUA espionavam o Brasil, no caso um país aliado, para sabotar o progresso tecnologico do nosso país inclusive interferindo na negociacao do Osorio, ja que o mesmo era concorrente direto do tanque americano. E se o Sr. nao leu bem ou lhe falta interpretacao de texto, o proprio Brasil vetou vendas para Cuba e Coreia do Norte. Sr.Rui Chapeu… nao seja um vira-lata q abana o rabo para as migalhas q os americanos lhe dao para vir aqui puxar saco.… Read more »

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Quando não tem argumentos parte pra ataque pessoal. Tudo bem, conheço seu tipo, vamos lá: Em momento algum neguei que os EUA estavam espionando aqui. Inclusive acredito que eles espionam todo mundo até hoje. Agora, a interpretação de texto seletiva de vcs da esquerda se negam a ler ali no texto que os russos tb já sabiam das coisas, ou seja, espionavam do mesmo jeito que os americanos. Mas vcs não condenam os russos da mesma forma que condenam os americanos. Isso é feio, vergonhoso da parte de vcs não admitirem o que está claro. Segundo: como pode ter nascido… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

Rui Chapeu

Da sua parte mais do mesmo.
So bla ..bla.. bla… ideologico.
Geralmente eh vc quem rebate os argumentos alheios com ironia e escarnios.
Seus comentarios aqui sao sempre os mesmos… ou seja: sao nada com coisa nenhuma.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

VEIGA 104 21 de Maio de 2018 at 21:01

Ah tah… (modo ironico on);
Entao o Brasil alem de ser espionado perdeu a oportunidade de ter seu proprio carro de combate e ainda perdeu bilhoes em vendas e o sr.Veiga104 acha isso “normalzin”???

Olha… os russofilos q comentam aqui no blog sao irritantes… mas percebe-se que os american-fan-boys sao muito piores pq sao traidores da patria. Venderiam o Brasil por centavos de dollar.

Apaga o comentario para evitar passar vergonha na net ja que aqui com certeza tem militares valorosos que honram a bandeira do nosso país.

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Ué, mas o Osório foi desenvolvido.
Quem não comprou foi o exército brasileiro….
Quem traiu quem?

Em nenhum momento foi falado que interviram no desenvolvimento do Osório. Foi falado que fecharam o negócio com os árabes antes que o Brasil.

O Osório tava prontinho pra ser comprado.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

Sr.Rui Chapeu… Acho que nao leu a parte q fala q o ponto fraco das empresas do Brasil eram o corte nas vendas: “No papel de 1984, os americanos analisavam as vulnerabilidades da indústria bélica brasileira. A principal delas, segundo a CIA, era depender de vendas externas. Qualquer corte de compras podia ser letal para ao setor.” E o Osorio era concorrente direto de qual tanque americano??? E nao foi o tanque americano escolhido pela Arabia Saudita??? So nao vê quem nao quer ver, ou entao o Sr. é mesmo um traidor da nossa naçao ao puxar tanto assim o… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

MGNVS,
Esquece essas bobagens sobre o Osório. Nunca a AS iria compra um MBT (tanque principal de combate) de um país que só tinha um protótipo disponível e que “NUNCA” havia desenvolvido um carro de combate em toda a sua história e o único que fez era um frankenstein montado às pressas com fornecedores de vários países.
Os EUA tinha um curriculum cm mais de 60 anos na construção de veículos de combate e jamais o Brasil iria ganhar uma concorrência para fornecer 2000 CCs à AS. JAMAIS!!!!
Caia na real e para de ler porcaria!

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

MGNVS, Que mundo que você vive? O mundo real funciona assim! Se você chegou na Terra hoje trate de se acostumar que aqui todo mundo espiona todo mundo e todo mundo (principalmente brasileiro) quer se dar bem. Essa matéria cita os EUA mas esquece de citar a Rússia e a China. E o Brasil tá longe de ser santinho nessa história. Se não espiona ninguém é porque não dá conta ou não tem culhões porque devia fazê-lo. E se o Brasil não conseguiu emplacar o Osório é porque o EB não o quis, não tem nada a ver com os… Read more »

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Assino em baixo Bosco.

Excelente comentário. Na môsca.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Boa Noite Bosco! Admiro muito seus comentarios tecnicos, aprendo muito com eles pois sou apenas um leitor. Vc agrega muito conhecimento ao blog. Respondendo a sua questao. Nao… nao cheguei na Terra agora. Sou brasileiro e sim das mazelas do país, essa corrupcao, mediocridade vem desde a epoca da colonia. Mas o que esperar de um povo que gasta 200reais num abada de carnaval mas nao compra um livro de 50reais? MAS… apesar disso sou brasileiro e sim, torco para nosso país chegar num nivel de expertise igual ao dos EUA. Vc diz que o Brasil nao é santo e… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco…
Como assim “ler porcaria”???

Entao as materias aqui do blog sao “porcarias”???

Pq a materia foi postada aqui.

Assim vc desmerece o trabalho dos editores que dao um duro danado para postarem aqui as melhores materias para os leitores.

Chega ate ser uma falta de respeito da sua parte para com os editores.

Hélio
Hélio
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Pera lá, então é o relatório da CIA que é bobagem? Não é a teoria de que o Osório era tecnicamente inferior? Oras, o próprio relatório diz o contrário. Negar isso é negar os fatos. No mais, se passar a perna nos outros é normal, não é bom fazer biquinho quando passam a perna nos EUA. Claro, sem falar no fato de achar ok que o seu próprio país acabe sabotado.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Hélio,
No Brasil há vários critérios para se ganhar uma licitação e nem todas privilegiam o melhor produto. E ainda há uma série de regras de desempante. E também há de se comprovar a capacitação técnica em entregar o produto prometido dentro dos prazos estabelecidos e custos combinados.
Por que a AS tem que ser diferente??
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l8666cons.htm

GengisDu39
GengisDu39
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Boscoviskpédia tu fostes na moskva !!!rs
Triste realidade!!!!
Segue o jogo, nada como um dia após o outro.

Leandro
Leandro
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Tietes sendo tietes. No words.

DELTA PACHECO
DELTA PACHECO
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Eu acho normal espionarem…
Eu acho anormal a nossa inteligência não fazer o mesmo ou tomar medidas de contrainteligência.

Hermes
Hermes
Reply to  DELTA PACHECO
5 anos atrás

Pois é, vergonha é não termos nossos próprios meios espionando Deus e o mundo em nosso benefício e não termos meios próprios de nos furtar à espionagem alheia.

Mk48
Mk48
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Não entendo toda essa celeuma que vocês estão fazendo sobre espionagem. Acho que a espionar deve ser a segunda profissão mai antiga do mundo (a primeira todos sabem qual é….rsrsrs). A necessidade de informação (hoje em dia se chama “inteligência”) para proteger interesses ou mesmo para bisbilhotar o que outrem esteja fazendo sempre existiu desde que o mundo é mundo. Alguns comentaristas estão revoltados com o fato dos EUA espionarem o Brasil, um país “amigo”. Ora ! Bobagem ! Os EUA, Israel, França, Rússia, China, Inglaterra e tantos outros países espionam a tudo e a todos que sejam do seu… Read more »

Mk48
Mk48
Reply to  Mk48
5 anos atrás

Correção no texto : “Acho que a espionagem”

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  VEIGA 104
5 anos atrás

As coisas progridem em espiral, de fato. Por um lado, espionagem sempre existiu, de fato. Por outro, alianças são construídas com cooperação (vide URSS e China). Nem importa tanto o fato da espionagem, mas a questão da rasteira (mais uma) dos EUA. Eles não querem um país poderoso aqui embaixo, blza, mas estamos muito longe de sermos poderosos, então, talvez, o que eles queiram seja um país de bananas e nisso não os estamos decepcionando! Ps.: Se não respiramos bem hoje é porque tem coisa nos puxando pra baixo. Devemos nos autoflagelar por tudo de ruim que apresentamos como sociedade… Read more »

Anderson Dias
Anderson Dias
5 anos atrás

O EUA e UK sempre sabotaram e sempre vão sabotar o Brasil, a primeira sabotagem foi com Dom Pedro II, segunda sabotagem 64, terceira sabotagem Diretas 86, quarta sabotagem 2016 Dilmanta.

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Anderson Dias
5 anos atrás

Sabotagem de 64?
Vc diz contra golpe de uma ditadura do proletariado né?

Em 64 ou viravamos Cuba, ou iríamos pro lado do ocidente.

Graças a Deus os militares forem inteligentes e acabaram com os doentes da esquerda. Pena que não os expulsaram de vez.

E golpe em 2016?? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

Rui, Jango era um fazendeiro gaúcho dos grandes, acha que ia querer virar comunista??? kkKKKkkkkk
Sobre 2016, daqui uns vinte anos os americanos liberam uns documentos pra você acreditar, tá bem?

Hélio
Hélio
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

A familia do fidel Castro também era de fazendeiros, tinham metade de cuba, depois da revolução confiscaram a outra metade.

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

Depois assistam “The Children of Agent Orange” para derrubar de vez o mito dos americanu bonzinhu. Tem no youtub

Daglian
Daglian
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Esse tal “mito” é nada mais que isso: um mito. Nunca existiu, e ninguém com mais de um neurônio jamais pensou nisso.

Não há “bonzinhos”. É óbvio que os americanos espionaram o Brasil e vão continuar fazendo isso. Mas não se enganem: tenho certeza que europeus, chineses, russos, israelenses e, se bobear, até argentinos nos espionam também. O único trouxa é o nosso país, o qual parece ter descoberto isso ontem e, sempre que alguma notícia do tipo surge, se escandaliza como se jamais imaginasse essa possibilidade. Haja inocência.

Bosco
Bosco
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Daglian,
Devemos ser trouxa mesmo porque bonzinhos não somos não. Haja vista o nível de crueldade de nossa classe política, defensores dos oprimidos e da soberania nacional. E também nos matamos a taxa de 60 mil por ano com mais de 250 mil de tentativas de homicídio.
Não temos nada de bonzinhos. Somos é trouxas e incompetentes.

Daglian
Daglian
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Sem sombras de dúvidas, Bosco. O Brasil se pinta de vítima na política internacional, mas basta olharmos para o próprio país para vermos que a realidade é outra. Dan01, É verdade, mas a diferença é que esses países também faziam essas mesmas ações (a própria Alemanha, foi, em sequência, acusada de espionar os EUA, e não negou pois… bem, era verdade). Esses outros países sabem se defender e, mesmo depois das informações vazadas pelo Snowden, não deixaram de se relacionar com os EUA ou mesmo de comprar equipamentos de defesa sensíveis daquele país. Por quê? Pois a expectativa de todos… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  Bosco
5 anos atrás

O que isso tem a ver com espionagem? A corrupção e a violência de nada tem a ver com a politica internacional.

Helio Eduardo
Helio Eduardo
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Nesse ponto discordo xará! Tem tudo a ver: nossa classe política e a elite nacional só se preocupam em roubar, vide nosso sistema político especialmente moldado para isso. Espionagem e contra-espionagem é jogo para gente grande, tarimbada e engajada. Nossos “çábios” não estão nem aí para o que rola nas cidades ao redor de Brasília, quiçá na arena geopolítica! Somos um estado falho, um arremedo de nação. Se estou errado, como explicar 14 anos para construir uma única fragata? E os quase 40 anos para um submarino nuclear? E a Base de Alcântara? E as fragatas Niterói no osso? E… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Somos trouxas e incompetentes principalmente porque a maioria fica babando ovo de americano, ao invés de tentar sua independência. Mas parece que, atualmente, até a Europa, vide Alemanha depois do rompimento do acordo com o Irã, está buscando sua independência e defendendo seus próprios interesses. Quem sabe o Brasil siga o exemplo e também faça o correto.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Quando se anuncia que os chineses roubam ou espionam os americanos ou europeus, inclusive o projeto do F-35, a mesma turma de “indignados” fica em êxtase. Relativismo moral travestido de “patriotismo”.
Que o diga Samuel Johnson!!

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Nesse ponto eu concordo com vc Bosco.

Essa torcida cega nao vê o perigo da iminencia do surgimento de uma superpotencia chinesa. A China nao so esta roubando empregos, mas esta literalmente comprando terras em outros paises, e isso acende um sinal de alerta. Aqui mesmo no Brasil eles estao fazendo altos investimentos em agropecuaria.

Fora a quantidade de lojinhas chinesas sendo montadas nas mais variadas cidades do mundo.

Sera que essas “lojinhas” pagam o mesmo tanto de impostos que os nossos lojistas que geram empregos aqui?

Dan01
Dan01
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Alemanha e vários outros paises tambem escandalizaram quando o snowden colocou a boca no trombone.

Marcos10
Marcos10
5 anos atrás

“Além de satélites, os papéis mostram que os adidos de defesa e a embaixada americana dispunham de uma rede de informantes que permitiu aos Estados Unidos saber detalhes das negociações secretas entre Brasil e Arábia Saudita…”

Informantes. A culpa não é deles, é nossa.

Gilson Moura
Gilson Moura
5 anos atrás

O pessoal ainda não compreende que os americanos sempre irão ver o Brasil como um potencial inimigo, isso porque do continente americano, somos os únicos capazes de bater os EUA, mesmo que alguns neguem essa realidade de pensamento norte-americano. Pena que alguns entendem esse recado, mas então propõe a maravilhosa de aliar integralmente a outras potências e excluir definitivamente nossas relações com os americanos, o que em hipótese nenhuma pode acontecer, não por motivos ideológicos, mas sim estratégicos.

Dan01
Dan01
Reply to  Gilson Moura
5 anos atrás

Comentario mais sensato ate o momento.

Bardini
Bardini
5 anos atrás

Muita gente não se dá conta que o “Programa Espacial Brasileiro” pode originar um ICBM.
.
O Brasil “desceu pro play” e não soube brincar. Está até hoje de mimimi, pq ainda não aprendeu. Simples assim…

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Sim. Daí porque a preocupação dos EUA com o nosso programa VLS.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Bardini
5 anos atrás

O que eu achei extremamente irônico é que os americanos levaram mais fé nos nossos projetos do que nós mesmos. A previsão deles acerca do VLS para 1988 é extremamente interessante justamente por ser otimista. Talvez se não tivéssemos tido as diretas e a queda do regime quando aconteceu, essa previsão tivesse sido realizada, mas não contavam com a onda ‘democratizadora’ e nossos super políticos hehehehehe

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Toda vez que eu vejo um “defensor dos oprimidos pelo imperialismo” e um “defensor da soberania nacional” rosnando em blogues de defesa eu dou uma vomitada verde e amarela. Sem bem o nível de comprometimento com causas patrióticas e humanitárias dessa turma.

Hélio
Hélio
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Qual é o comprometimento com as causas patrióticas e humanitárias de quem despreza a soberania nacional e defende o imperialismo? O que eu vejo é gente que é fervorosamente, fanaticamente patriota, mas o patriotismo é direcionado a outros países que não o Brasil.

Bosco
Bosco
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Na sua cabeça ser patriota é inventar que o VLS foi explodido por um raio laser americano? Ser patriota é achar que o Osório tinha que ter vencido o M-1 (que já tinham mais de 2000 fabricados) na AS porque há notícias dele ter se saído melhor nos testes?
Ser patriota é culpar os EUA por termos o 8º PIB do mundo e termos 50 milhões de pessoas vivendo na miséria e 50% do orçamento público ser desviado pela corrupção?
Isso é que é ser patriota pra você?
Realmente não sou tão patriota quanto você.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco… admiro seus conhecimentos tecnicos mas quando vc parte parte para o fanatismo ideologico cego ae vc perde credibilidade. E o pior é quando vc responde de forma grosseira o comentario de outros que tem uma opiniao diferente da sua. No meu outro comentario voce falou para eu parar de “ler porcarias”… bom, se a materia foi publicada aqui no blog entao o blog publica porcarias? Assim vc desrespeita o trabalho dos editores por causa de fanatismo cego pro-EUA. E antes q vc diga que sou “esqueropata” “antiamericanalha” saiba que eu considero os EUA a unica superpotencia atual e que… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

MGNVS, Você pode não ser um esquerdopata mas utiliza das mesmas táticas. Se vitimiza, considera os EUA um ser onipotente e onisciente que se comporta como as Moiras da mitologia tecendo o destino dos outros, e culpa os outros por suas falhas. Em momento algum eu fui agressivo com você, apenas recomendei que deixasse de ler porcaria. Antes de qualquer comentário meu Vossa Senhoria já havia chamado outros que pensam diferente de você e do texto redigido pelo Estadão de autoria do Godoy (que definitivamente não está entre as minhas leituras mais agradáveis e sensatas) de “traidor” e “traíra” e… Read more »

Marcelo Danton
Marcelo Danton
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

BOSCO!! Ele É um esquerdopata…e agora ainda temos os esquerdopatas Bolsomions…aquele que É mas diz que não é!
Ao menos os PeTralhas tem mais caráter em assumir…mas todos esses nacionalistas e socialistas dão vontade de vomitar. Verde amarelo e vermelho.
Agora pegou a modinha CIA diz isso…CIA fez aquilo. Não passa de BOMBAs de fumaça para manter sempre a escória social nacionalista no poder na América Latina.
Fora Peronismo e Getulismo…FORA! Vocês cumpriram seus deveres em 1930-1960…de lá pra cá só destruíram o Brasil com a insistência dessa oligarquia trabalhista em deter o poder no Brasil.
ACORDA povão!

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco 22 de Maio de 2018 at 9:23 Caro Bosco… Reforco minhas palavras sobre a sua pessoa e seus comentarios pois eles realmente agregam muito conhecimento ao site. E vc explica tudo de forma tao simples e com tal assertividade que mesmo um leigo no assunto entende perfeitamente as suas colocaçoes. Nesse quesito vc esta de parabens! Vc tem seu ponto de vista e eu respeito ele e tbm a sua opiniao, o mesmo nao se pode dizer de outros comentaristas aqui que apenas tumultuam o blog e diferente de vc, eles nao agregam conhecimento nenhum, so verborragia ideologica. Caro… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Marcelo Danton…

Ri muito de vc aqui!
Vc vai ter que se decidir.
Eu sou esquerdopata ou bolsominion?
Pq os dois ao mesmo tempo geraria um paradoxo atemporal de magnitudes cataclismicas.

Mas vc tem senso de humor.

Hahahahahaha

Foxtrot
Foxtrot
5 anos atrás

Alguns acidentes acontecidos em Alcântara, principalmente em momentos importantes de nosso programa espacial no mínimo foram curiosos. É o caso do acidente com o VLS na rampa de lançamento, que vitimou técnicos importantes para o programa e sem motivos aparentes. Caso do Sara suborbital, que explodiu numa falha em um foguete mais que testado e operacional e por ai vai. Em outro fórum a quem defenda ferrenhamente parcerias com esse país, um país que só visa seu desenvolvimento e sabotam o dos outros. Agora conseguiram o que queriam, estão levando de bandeja a base de Alcântara e Embraer, possuem um… Read more »

Daglian
Daglian
Reply to  Foxtrot
5 anos atrás

Com todo o respeito, Foxtrot, mas se o Brasil permitiu que seu programa espacial inteiro (praticamente) fosse abaixo exclusivamente por sabotagem dos americanos, então não merecíamos mesmo um programa do gênero. Se não foi possível colocar alguns militares fazendo patrulha para a proteção do foguete (além de medidas similares), é melhor mesmo abandonar um programa dessa magnitude: o contribuinte brasileiro agradece. No mais, o que todas as pessoas que insistem em sabotagem esquecem é que o mais fácil de ocorrer num foguete é, justamente, ele falhar. Se um foguete atinge altos níveis de confiabilidade, é porque invariavelmente falhou inúmeras vezes… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Foxtrot
5 anos atrás

Me surpreenderia se lançassem tudo perfeitamente com um orçamento miserável e sendo um país fraquíssimo em tecnologia, nenhum país fez essa façanha. Até o foguete da SpaceX já explodiu, mesmo já tendo feitos lançamentos com sucesso antes, um explodiu lá no alto, outro nos preparativos antes de lançar e outro na base durante os testes, mas adivinha só? Ninguém morreu porque não são burros o suficiente de deixar todos os cientistas junto ao foguete sem segurança nenhuma.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Reply to  Foxtrot
5 anos atrás

O VLS é um míssil balístico dissimulado, porque só o uso militar justifica a utilização de combustível sólido.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

o próprio brasileiro ajuda países gringos a nos espionar, infelizmente somos um povo com baixa auto estima, condenados a sempre acharmos um culpado por nossos erros. O que tem de traíra nesse país não é brincadeira.

Dan01
Dan01
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Nao duvido. Aqui mesmo na trilogia sempre tem os amantes dos Eua vs os amantes da Russia. E só falar mal de algum dos lados que comeca a briga hahaha

MGNVS
MGNVS
Reply to  Dan01
5 anos atrás

Dan01 21 de Maio de 2018 at 22:24

Perfeito Dan01… falou tudo.
Essa briga tosca de torcida dos american-fanboys vs os made-in-russia esta estragando os comentarios.

E o pior é que eles sao tao cegos que nao conseguem ver o quanto sao ridiculos e quando nao ter argumentacao entao partem para o escarnio ao defender ideologias baratas.

Eu confesso que rio muito disso.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Dan01
5 anos atrás

Dan, não vamos generalizar para isso, comentários são comentários, é apenas a visão das pessoas sobre um determinado tema, eu mesmo já tecei comentários mais pró-EUA e nem por isso confio neles, como tbm já elogiei os russos. quando digo “traíra” é no sentido de entregar dados, fazendo o serviço para os países em questão, e até mesmo aprovar leis (no caso políticos) que ajuda a prejudicar o povo brasileiro, como vem acontecendo nas últimas décadas, onde muitas de nossas leis, estão vindas prontas lá da ONU, isso sem contar essas demarcações de terras para indígenas, que é uma grande… Read more »

Dan01
Dan01
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Eu admiro muitas coisas dos dois paises tambem, talvez bem mais dos Eua por serem mais parecidos conosco. Em outros sites envolvendo noticias relacionadas a defesa tambem vi varias pessoas cegas de amor(literalmente) pela Russia. Nao quis generalizar, só estou querendo dizer que por ai há tantas pessoas no Brasil que amam tanto os paises estrangeiros que se torna facil pra um pais estrangeiro fazer uma peneira e achar possíveis recrutas. De fato muitos daqueles que estao no governo provavelmente sao os maiores sabotadores do Brasil.

Bosco
Bosco
Reply to  Dan01
5 anos atrás

Eu aviso que sou da iniciativa privada, da área de saúde, e portanto não sirvo pra espião traíra americano infiltrado no glorioso e patriótico serviço público nacional. Não sou servidor público e nem trabalho em nenhuma estatal ou empresa pública.
Não mamo nas tetas do Estado, sou cidadão se segunda classe (branco, hétero, profissional liberal, ateu, com ojeriza a futebol, escola de samba e política partidária) e totalmente sem serventia para a CIA. Seria um péssimo espião americano!

Dan01
Dan01
Reply to  Dan01
5 anos atrás

Calma Bosco, nao sou da abin kkk. Estou apenas tentando fazer uma analise do amor de muitos brasileiros por potencias estrangeiras, na verdade eu só usei de exemplo as briguinhas que rolam na trilogia por muitas vezes serem o exemplo mais facil de se ver. Apesar das briguinhas que ocorrem na trilogia serem bem mais por fan club do que por idolatria, nesse Brasil a fora ainda tem muita gente que idolatra e faria qualquer coisa pela volta da Urss por exemplo. Logico que nem todo mundo que idolatra a urss seria um possível espiao mas a chance de achar… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Dan01
5 anos atrás

Eu particularmente não tenho esse amor todo aos EUA não. Só não fui contaminado pela retórica esquerdista em moda no Brasil desde o fim do Regime Militar quando a esquerda tomou de assalto o poder e as mentes no Brasil e com mais ênfase desde que o PT assumiu o poder há 15 anos. Retórica essa que aponta um culpado pelas mazelas do mundo e beatifica regimes como o de Cuba, da Venezuela, da Rússia, da China, da CN e do Irã. Não sou fluente em inglês e jamais estive nos EUA, mas reconheço lá uma grande nação, com erros… Read more »

ODST
ODST
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Alessandro

No EUA está cheio de traidores também, existem centenas de informantes que vendem dados para os chineses, russos e etc. Existe bastante corrupção dentro das forças armadas deles. Achar que isso é um problema do brasileiro é a mais pura inocência ou falta de conhecimento sobre eventos do tipo lá. Basta dar uma pesquisada no Google para encontrar vários casos/escândalos.

Alessandro
Alessandro
Reply to  ODST
5 anos atrás

ODST sim eu concordo com vc, da mesma forma que os países que nos espionam, os mesmos tbm sofrem do mesmo mal, mas tem um porém, independente da corrupção e espionagem que sofrem, lá eles não ficam se vitimizando e usando isso como desculpa, para dizer que foi isso que atrasou eles, esses países, cada um no seu grau de desenvolvimento, se eu tivesse que defini-los, usaria aquela expressão do Maluf, “rouba mas faz” enquanto aqui no Brasil é “rouba e não faz”. Na minha opinião temos um problema gravíssimo de falta de cultura e educação, e só mudando os… Read more »

Rui chapéu
Rui chapéu
5 anos atrás

Nossa, precisa o 007 falando inglês ou o dono da KGB vir aqui pra falar que uma empresa não vive sem vendas!!!!!!!!!!

esse é super espião, deve ter sido ele que achou e pegou pela barba o Bin Laden e depois jogou no mar.

Só um espião desse naipe pra desvendar um mistério tão misterioso que ninguém na humanidade saberia!

Era o xeroque romes da época!
Kkkkkkkkkkkkkkk

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
5 anos atrás

O Brasil, mesmo não sendo uma potencia militar, tecnológica ou econômica, ainda sim é alvo de atenções por parte de agencias de inteligência extrangeiras. Somente alguns idiotas é que acham que isso é o fim do mundo. A CIA, está no Brasil a muitos anos (graças a Deus), assim como a FSB (ex KGB) está no Brasil a décadas. O Mossad, o MI-6 , os Franceses, os alemães, os iranianos, e talvez até os chineses, atuam em território brasileiro coletando informações e exercendo influencia. Se o Brasil não espiona, ou é porque é tímido, ou tem medo das consequencias. Se… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Tadeu Mendes.
5 anos atrás

Tadeu

O Brasil não é tímido, é incompetente.

VEIGA 104
VEIGA 104
5 anos atrás

A pouco tempo tornou-se público que os americanos espionaram a primeira ministra alemão além de França e quase todos os líderes mundiais. Não disse que é correto é muito menos achei ” legal” . Só falei uma realidade ( sempre houve e sempre haverá espionagem ). Disputa entre nações não é um jogo de crianças onde se reclama que ” ISSO NÃO VALE “. Basta criar meios para se evitar o máximo possível não facilitar que outros países, seja qual for, obtenha informações sobre produtos e projetos de interesse nacional. Sem mais, BRASIL ACIMA DE TUDO.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
5 anos atrás

Alcantara era concorrente direto com a base francesa na Guiana. Então é melhor colocar os franceses na lista de suspeitos também.

Hélio
Hélio
Reply to  Tadeu Mendes.
5 anos atrás

Já são suspeitos, inclusive espiões franceses foram identificados na época do acidente. A ABIN não conseguiu provar o envolvimento do governo francês no caso, mas veja bem, não conseguir provar é diferente de descartar.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
5 anos atrás

Está faltando um comentário meu. Caixa de Spam deve ter retido.

VEIGA 104
VEIGA 104
5 anos atrás

Perfeito Tadeu Mendes

Marcelo r
Marcelo r
5 anos atrás

O Brasil sempre foi sabotado e impedido de ser um país independente. De acordo com essas “noticias”, fica bastante claro o porquê d o Brasil nunca ter tido FFAA realmente equipadas, modernas e independentes. A “justificativa” é sempre….. “desinteresse político” e/ou ” falta de verbas”. É claro que isso é mentira para encobrir a verdade. Dinheiro há e muito e quanto à “políticos”, existem políticos honrados, sérios, honestos e que pensam num grande Brasil sim; assim como existem médicos honestos, jornalistas, engenheiros, pedreiros, políciais, militares e etc e etc e etc….Aos que vociferam contra os que ousam admitir e denunciar… Read more »

Rodrigo Hemerly
5 anos atrás

Eu sou historiador formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e quem tiver interesse em aprender mais sobre história é só acessar minha página eletrônica no seguinte endereço eletrônico, a saber: https://www.historiahumana.com.br.

carcara_br
carcara_br
5 anos atrás

… rede de informantes … Cadê o SNI? Provavelmente a rede era o SNI.

Bosco
Bosco
5 anos atrás

O que eu acho engraçado é que o malvado EUA não impediu o coitadinho do Brasil em vender centenas de lançadores Astros II ao exterior enquanto tinha o MLRS M270. Também não impediu o Brasil de vender centenas de veículos Cascavel para uns 30 países enquanto podia ter emplacado o Sheridan ou alguns de seus milhares de M41 excedentes.
Ou porque o diabólico EUA não impediu o Brasil de vender centenas de Urutu pra emplacar o M-113??
Ele só foi malvado quando impediu o Brasil de vender o Osório. Aí a esquerdada cai matando!!
Durma-se com um barulho desses!!!

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Tu só pode estar de brincadeira com estas perguntas, não é não?!

Bosco
Bosco
Reply to  Wellington Góes
5 anos atrás

Não estou não. Fique à vontade pra responder! Aí aproveita e me diga por que a JBS é uma das maiores indústrias mundiais de proteína animal e não uma empresa americana? Por que a Odebretch é uma das maiores empreiteira mundiais e não foi sabotada pelos EUA? Ou seja, quando o Brasil ganha é mérito nosso mas quando perde é porque fomos sabotados. A isso eu chamo de “viralatice”! Vitimismo tinha que ser crime de lesa pátria. Vitimismo é preguiça e falta de patriotismo. Alegar que a Engesa faliu por conta de não ter ganho a concorrência da AS é… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

O nome do filme é: Os Três Dias do Condor. Com Robert Redford e dirigido por Sydney Pollack. http://www.metacafe.com/watch/7697322/robert_redford_three_days_of_the_condor_legendado/

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco
Onde assino?

Bosco
Bosco
5 anos atrás

comentário retido

Bueno
Bueno
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Boa Bosco!
O malvado dos EUA comprará o Super Tucano…. se vencer ne

Juvenal Santos
Juvenal Santos
5 anos atrás

Os EUA espionam. A Rússia espiona. A China é campeã de espionagem. Se a gente não espiona é porque somos incompetentes, ainda estamos combatendo a corrupção interna, que não acaba nunca, ainda temos seca no nordeste, ainda somos um país de impostos em cascata que acabam com a indústria e a competição. Não temos educação, não temos universidades, não temos centros de pesquisa, não temos a mínima noção de organização, mas temos 126 estatais que consomem bilhões sem nenhuma contrapartida. Enfim, culpar os outros é mole, quero ver mudar o Brasil, projetos não faltam, mas quando são implementados pessoas ficam… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Quem frequenta sites militares sabe que espionagem é algo comum, principalmente na área industrial civil, assim como na militar. Hoje com a internet o problema criou uma dimensão ainda maior…um chinês, americano ou russo perto de uma empresa estratégia brasileira ou base militar era algo sem dúvidas chamativo, agora imaginem com a internet, é possível roubar muita coisa. Quanto ao Osório, produto bom e preço competitivo, sem dúvidas iria incomodar o Abrams, assim como blindados de outros países. Importante lembrar que países centrais não compram apenas “armas”, eles esperam aproximação, esperam algo a mais…por isso árabia saudita compra de USA,… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Ivan,
Tenho um comentário retido e nele faço o questionamento do por que o malvado e desleal EUA não ter nos impedido de vender centenas de unidades de Astros II, veículos Cascavel e Urutu a dezenas de países estrangeiros e no lugar emplacado seus MLRS, o Sheridan e o M-113?
Só lembram do “natimorto” Osório que nem o Brasil comprou como prova da deslealdade dos EUA.

YuriFr
YuriFr
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco acredito que nesse caso aconteceu como foi citado na matéria, a possibilidade do Brasil “tirar” vendas da Russia em mercados que produtos 100% americanos não seriam bem aceitos ja era algo bem visto pelo lado dos EUA

Bosco
Bosco
Reply to  YuriFr
5 anos atrás

Yuri,
Então se ganhamos nesses locais por conta da complacência americana e não necessariamente pela qualidade do produto, não podemos reclamar quando perdemos pela falta dela.

Hélio
Hélio
5 anos atrás

Bosco 22 de Maio de 2018 at 0:08 Tá, mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Os critérios de uma licitação são públicos, se existir favorecimento sigiloso a qualquer uma das partes isso é fraude, é assim em todo lugar do mundo, não só no Brasil. O caso é que a Arabia Saudita tinha um acordo de desenvolvimento, o produto foi desenvolvido, atendeu todos os requisitos mas eles não escolheram, até aí tudo bem, mas como mostra o relatório, não escolheram por interferência politica dos EUA que o fez visando a quebra da industria de defesa… Read more »

Daglian
Daglian
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Os EUA o fizeram visando a quebra da indústria brasileira? O senhor não acha que sua declaração foi longe demais? Os EUA fizeram pressão política para emplacar o seu produto. Se isso iria quebrar ou não produtos de outras nações, o problema é delas. Oras, era só o Brasil comprar esses produtos já que gostaria tanto assim de proteger sua indústria de defesa! Por que isso não foi feito? Ah sim, mas a culpa é dos americanos!! É impressionante, quase doentio, a maldade e crueldade extrema que algumas pessoas conseguem ver por trás de toda e qualquer ação dos EUA,… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  Daglian
5 anos atrás

“No papel de 1984, os americanos analisavam as vulnerabilidades da indústria bélica brasileira. A principal delas, segundo a CIA, era depender de vendas externas. Qualquer corte de compras podia ser letal para ao setor. O documento secreto via risco de vazamentos de tecnologia para países hostis do Terceiro Mundo e para Moscou. O Brasil já teria despertado a atenção dos russos, mas não estaria preparado para proteger seus segredos. Também informava que os governo brasileiro vetara a vendas para Cuba e Coreia do Norte. As vendas da indústria bélica a países árabes eram apontadas pelos americanos como a causa de… Read more »

Cesar A. Ferreira
Cesar A. Ferreira
5 anos atrás

Sim… Fomos espionados, sabotados… E não só pela CIA, coloquem na lista o MOSSAD, que é suspeito de assassinar um oficial da Força Aérea Brasileira. O costume foi mantido, como revelado com o affair Snowden, que diga-se, afundou o favoritíssimo F-18E e abriu portas para a escolha do Gripen E… Não é uma surpresa, afinal, basta olhar o mapa para entender a resistência da potência do norte no tocante a um possível rival geopolítico no sul do continente… O lamentável não é a atitude irritante dos EUA e dos seus serviços de inteligência, mas a cumplicidade, complacência e compassividade dos… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Cesar A. Ferreira
5 anos atrás

E a Rússia e China são tão boazinhas não é César? Não espionam seus aliados e tampouco agem de acordo com os seus interesses nacionais. Talvez por isso devamos considerar todos aqueles países do Leste Europeu que após o fim da URSS correram para a UE e a OTAN todos uns ingratos com a “mãe Rússia” não é mesmo!?

A propósito, por que você não conta para o restante da audiência que o referido oficial da FAB, cuja morte leva a suspeitas do envolvimento do Mossad, estava passando segredos tecnológicos para o Iraque de Saddam Husseim?

Hélio
Hélio
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

O que a Rússia e a china tem a ver com isso? Na incapacidade de defender os EUA logo jogam para os supostos antagonistas? Não sei o que é pior, dizer que sabotar o Brasil é ~agir pelos próprios interesses~ ou tentar nivelar isso com o caso chinês e russo onde você mesmo trata como criminosos. Afinal, só os EUA devem agir de acordo com os próprios interesses, não é? Os outros países, com Brasil incluso, devem agir de acordo com os interesses americanos, se não são países criminosos, ~ditaduras~, ~estados mafiosos~ etc… Sobre defender o assassinato por um governo… Read more »

Raduga
Raduga
Reply to  Hélio
5 anos atrás

O governo do Tireless é outro. Por isso ele acha aceitável o assassinato de um nacional, oficial das nossas FFAA.

Valter M
Valter M
5 anos atrás

Enquanto não levarmos a sério nossos interesses basicos (saude,educação,emprego,segurança publica e moradia),nunca seremos respeitados, sempre seremos os coitadinhos, seremos espionados pelo EUA,pela Russia,França e por ai vai,ate a Bolivia deve nos espionar,enquanto tivermos essa democracia onde se elege por cotas de partido,onde o voto é obrigatorio (meu Deus o voto é obrigatorio) urna eletronica e todo esse sistema cancerigeno politico que temos, na verdade é até bom que sejamos espionados e sabotados, acho que assim fazemos um pouco menos de c*****s ,dadas as condiçoes atuais (nivel de tecnologia exitente vs nivel de capacidade de administrar) é mesma coisa que dar… Read more »

Mauricio R.
5 anos atrás

Das “falências” da BID original a que eu mais gosto é a da Órbita.
Reza a lenda que Sidewinder, Tow, Stinger, (e/ou Maverick) incomodados ante a possibilidade de concorrência dos mísseis brasileiros, teriam batido a porta da Embraer e sem mais delongas soltaram a ameaça: Saia de órbita ou não venda mais nos EUA!!!!
Se é verdade eu não sei, só sei que a Embraer continua a vender nos EUA.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
5 anos atrás

Eu diria que antes de culpar os EUA pela quebra da Engesa, deveriam colocar o Saddam Hussein no topo da lista, por causa do calote que êle deu na empresa.

A Avibrás também foi vítima do calote iraquiano.

O Brasil quase entrou na lista negra da CIA e do Mossad, por causa da suposta venda de Urânio enriquecido para o Iraque.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Tadeu Mendes.
5 anos atrás

Tadeu Mendes. 22 de Maio de 2018 at 2:52
Nesse comentario especifico eu concordo plenamente com voce. Saddam Husseim realmente foi um fator determinante para quebra da Engesa.

Samuca cobre
5 anos atrás

Imagina Tadeu Mendes!!!! O Brasil??? O Brasil é super bonzinho!!! Só tem gente boa Aqui!!!

Felipe
Felipe
5 anos atrás

Nada mais me surpreende.

Estou lendo um livro sobre a guerra civil da Rhodesia, que era uma colonia inglesa no sudeste africano. Foram literalmente sabotados pelo governo britanico no processo de descolonizacao da Africa. O pior de tudo é que os Rhodesianos foram traidos, pois, pouco tempo antes, lutaram lado a lado dos britanicos na 2a guerra mundial. Inclusive muitos rhodesianos foram parte fundamental do nascimento do Regimento SAS.

Russian Bear
Russian Bear
5 anos atrás

A sequência de documentos da CIA divulgados na mídia, só comprova que os Estados Unidos agem de forma inescrupulosa com qualquer país, independente do nível de parceria. Até hoje os países europeus sofrem com as ações unilaterais do tio Sam, vide acordo nuclear com o Irã e relações comerciais com a Rússia. Em ambos os casos não ocorreram nenhuma violação direta de acordos anteriormente assinados. O mundo não aceita mais um país agindo desta forma ditatorial. O Brasil deveria buscar acordos no âmbito de defesa com Rússia e China para dar um recado claro de que ele é o único… Read more »

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Russian Bear
5 anos atrás

Lógico!!!!
A Rússia e a China sempre trataram muito bem seus aliados… muito…
Eles nunca fizeram nada disso…

Sem lembrar da guerrilha urbana e rural financiada e treinada pela URSS e seus aliados, graças a Deus, derrotada pelas FFAA brasileiras.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Agnelo Moreira
5 anos atrás

Numa situação em que o próprio Estado viola as leis, promovendo torturas e prisões arbitrárias, o direito de resistência deveria ser considerado legítimo.

Luiz Campos
Luiz Campos
5 anos atrás

O que deveríamos esperar da CIA ou de qualquer outro serviço de inteligência do mundo? É lógico que vão tentar melar qualquer iniciativa do Brasil ou de outro país que tente ser independente. O Brasil precisa deixar de ser ingênuo. O Subnuc está indo pro mesmo destino se bobearem de novo.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
5 anos atrás

Ninguém me tira da cabeça que a base de Alcantara foi sabotada, podem me xingar, enxovalhar, chutar, Mas principalmente aquela explosão que vitimou uma grande quantidade de técnicos e que praticamente a destruiu, foi sabotada, Só não sei por quem, simplesmente porque várias potências ocidentais e orientais (FLUxfla) poderiam rer interesses em não permitir mais um país a dominar esta ciência. Fatos estranhos foram relatados na época, mas, paro por aqui. Quanto ao Osório, faltou ao governo brasileiro adquirir um lote destes, porque encomendas viriam pelo parque industrial já formado e a expertise do mesmo melhorada. Mercado na época e… Read more »

GengisDu39
GengisDu39
5 anos atrás

O coronel Nery postou um link de um texto falando sobre a política norte americana para “aliados/parceiros” como o Brasil, não me lembro o nome ,mas, que explica bem a nossa realidade explica . A facilitação com base na doação de equipamentos militares via FMS e tal está bem dentro dos planos dos EUA.
Gilson Moura 21 de Maio de 2018 at 21:44
Pra mim este foi o comentário mais prudente e realista.

DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

Mesmo? Foi a Cia que botou no Planalto a gentalha como sarney, fhc, lula e dilma, todos agentes do Tio Sam. Cada uma…

João Augusto
João Augusto
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Viaja errado não. Lula e Dilma agentes dos EUA?! Nunca li tamanha sandice.

Hélio
Hélio
Reply to  João Augusto
5 anos atrás

O Brasil nunca teve tão boas relações com os EUA quanto nos governos Bush e lula.

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Isto parece jogo do XVI de Piracicaba contra o Ituano. Há uma dividida para pegar a bola, e o atacante do Ituano bate o cotovelo na bola e marca o gol. O Juiz, que gosta de ver o jogo fluindo, marca o gol. Mas depois de muitas reclamações e comentários dos narradores do jogo, por vídeo, percebe-se que houve um irregularidade. Mas alguns diziam, que cotovelo não é mão, nem foi intencional. Então o gol foi válido. Pode chorar mas não adianta reclamar. São estas as regras do jogo. Como disse o Bosco, se você está chegado neste mundo agora,… Read more »

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Victor, nem uma letra, palavra ou vírgula, ONDE ASSINO POR FAVOR? ABRAÇÃO ST4

GengisDu39
GengisDu39
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Rapaz, digno de aplausos!!!Parabéns pela sensatez !!!

Victor Carvalho
Victor Carvalho
5 anos atrás

Os americanos fazem o jogo deles. Nós não jogamos, ou jogamos muito mal. Nunca investimos realmente em inteligência e espionagem. Isso fica evidente quando analisamos o processo de ingresso na ABIN. Está longe de ter profissionais de “campo”…

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

MGNVS, tá vendo que eu não sou tão mal. Rsrsrs.

Temos visões diametralmente opostas, mas podemos dialogar.

Eu sempre quiz o melhor para o Brasil, mas a nação se sabota a sí mesma.

Já fui segundo tenente R2 no EB, em 1977, da arma de cavalaria. Jamais traicionaria o Brasil, mas a decepção com os rumos que o país tomou, foi grande naquela época.

O Brasil já deveria ser uma potência há duas decada atrás, e so não é ainda, por culpa do brasileiro.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

É meu caro Tadeu, infelizmente nos falta o que sobra ao americano. O amor e respeito por sua pátria, estive algum tempo atrás vendo um jogo da NFL e o cantar do hino deles e todos, todos presentes cantando com amor, respeito para com sua pátria. Este é o abismo que nos separa de nos tornarmos uma potência, condições e potencial temos de sobra. abraços st4

ODST
ODST
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Saldanha da Gama

Se depender de certos comentaristas da trilogia, patriotismo/nacionalismo se tornaria crime no Brasil!

MGNVS
MGNVS
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Tadeu Mendes 22 de Maio de 2018 at 10:05 Tadeu… pela segunda vez eu concordo plenamente com vc. Tbm estou decepcionado com essa classe politica sua tanto de esquerda qnto direita ou centro. Sao todos corruptos. E isso ja destruiu nossas Forças Armadas e ainda vai destruir o resto do pais. Tadeu … nos ate podemos ter opinioes diametralmente opostas, mas eu respeito seu ponto de vista. Assim é a democracia. O que as vzs realmente me chateia aqui sao a brigas bobas por causa desse ou daquele país, pq isso polui os comentarios e atrapalha as analises tecnicas. Vc… Read more »

Manuel Souza
Manuel Souza
5 anos atrás

Espionagem é normal. Sabotagem e traição não. Nós todos sabemos como terminou todos esses programas citados no texto. Deve ser mesmo apenas coincidência. Essas pessoas que tanto defendem os EUA e o regime militar irão tomar sustos atrás de sustos agora com a liberação de documentos dessa época nefasta brasileira. Empresários e militares brasileiros sendo adidos dos EUA em seu próprio país. Que nojo meu Deus.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

Bosco,

Quando quiseres visitar Boston, te convido a hospedar na minha casa.

Bosco
Bosco
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Tadeu,
Será um prazer e uma honra!
Quem sabe um dia…
Um abraço.

Leandro Costa
Leandro Costa
5 anos atrás

Eu não sei qual é a controvérsia aqui. A CIA está simplesmente cumprindo a função para a qual foi criada. Providenciar informações relevantes para o processo decisório. É o que a ABIN deveria ter feito em relação ao caso Honduras e não fez. É o que ela deveria fazer no dia a dia de sua existência, mas é um pouco difícil pedir que uma agência de inteligência composta por concursados tenha esse tipo de coisa em mente, de estar sempre gerando relatórios acerca de diversos países cujas atividades podem interessar ou futuramente pesar contra ou à favor dos interesses brasileiros.… Read more »

Gustavo
Gustavo
5 anos atrás

e depois de tudo, há quem fique abaixando a cabeça para americanos e russos.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Gustavo
5 anos atrás

Pelo menos você é imparcial e isso eu respeito…

ODST
ODST
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

HMS TIRELESS

Tem que respeitar né, afinal, imparcialidade é algo que te falta. E muito!

jose luiz esposito
jose luiz esposito
5 anos atrás

RUI CHAPÉU , engano teu , a ENGESA já possuía o Osório , depois que o ofereceu a venda ao Oriente Médio , embora o projeto fosse dirigido a países da região , pois aqui no Brasil , nossos militares somente gostam de projetos de terceira , como o Tamoio !

Jorge Tadeu
Jorge Tadeu
5 anos atrás

Todos os países espionam ou, deviam espionar seus vizinhos; parceiros; inimigos, etc. O conhecimento adquirido por alguém, ou a existência de um determinado fato, pode ser útil em algum momento do futuro. Todas as nações minimamente desenvolvidas tem seus serviços de inteligência e contra-inteligência. Não vejo nada de excepcional nisso. Há que se considerar que em termos de países, estes não tem amigos, mas, em determinados momentos históricos, interesses coincidentes ou conflitantes. Na SGM a URSS começou como aliada do Eixo (em, especial da Alemanha) e, depois se aproximou dos Aliados. Ao final da SGM, os antigos aliados estavam em… Read more »

Jerônimo Torres
Jerônimo Torres
5 anos atrás

Típico caso de substimar a capacidade do nosso governo.

Eles deveriam saber que foguete brasileiro nenhum bancado pelo governo iria chegar no limite da atmosfera…..

E na pior das hióteses quando a gente finalmente conseguiu lançar um satélite (usando foguete russo e frânces) ningém se preucupou em escrever o softwre para decodificar as codificações em terra ,então. é o mesmo que colocar uma pedra no espaço, só que mais caro.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Jerônimo Torres
5 anos atrás

Jerônimo, diversos foguetes brasileiros chegaram nos limites da atmosfera. Geralmente com cargas de pesquisa metereológica, mas chegaram. O próprio VLS já foi lançado com sucesso em ocasiões. Mas por causa de um acidente, decidiram deixar de continuar com o projeto.

Andre
Andre
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

Mentira.
Nenhum foguete da série VLS foi lançado com sucesso.

Gabriel
Gabriel
5 anos atrás

Ainda bem que espionaram e acompanharam de perto a situação!
Não esqueçam que na época o Brasil era uma ditadura militar

GengisDu39
GengisDu39
Reply to  Gabriel
5 anos atrás

Ditadura militar camarada, por favor…..Só os vermelhos usam este termo mentiroso e difamador de nossas forças, que ,na ocasião nos livraram de ser uma Venezuela/Cuba da vida. Aqui houve regime militar!!!!

Marcelo Danton
Marcelo Danton
5 anos atrás

BOSCO!! Ele É um esquerdopata…e agora ainda temos os esquerdopatas Bolsomions…aquele que É mas diz que não é!
Ao menos os PeTralhas tem mais caráter em assumir…mas todos esses nacionalistas e socialistas dão vontade de vomitar. Verde amarelo e vermelho.
Agora pegou a modinha CIA diz isso…CIA fez aquilo. Não passa de BOMBAs de fumaça para manter sempre a escória social nacionalista no poder na América Latina.
Fora Peronismo e Getulismo…FORA! Vocês cumpriram seus deveres em 1930-1960…de lá pra cá só destruíram o Brasil com a insistência dessa oligarquia trabalhista em deter o poder no Brasil.
ACORDA povão!

GengisDu39
GengisDu39
Reply to  Marcelo Danton
5 anos atrás

Vc está usando o mesmo termo dos petralhas para rotular os que se dizem,assim como eu, eleitores futuros do Bolsonaro meu caro. Não misture as coisas e respeite a opinião diferente dos outros.

Heitor
Heitor
5 anos atrás
Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  Heitor
5 anos atrás

Eu daria uma vasculhada geral antes de liberar o uso.

Caio
Caio
5 anos atrás

Os americanos so estavam ajudando os nossos proprietarios internosa manter o “status quo” de eterna colonia de exploração.