Pela primeira vez em cinco décadas, governo envia aos quase 5 milhões de lares do país panfleto que explica aos cidadãos como se comportar em caso de agressão externa. Um reflexo das tensões com a Rússia

O governo da Suécia começou a distribuir aos quase 5 milhões de lares do país um caderno de 20 páginas que explica à população como se deve reagir diante de uma eventual guerra. É a primeira vez em cinco décadas que material assim é enviado aos suecos.

O panfleto, chamado Om krisen eller kriget kommer (se a crise ou a guerra chegarem), explica por exemplo como a população pode armazenar itens básicos, se manter aquecida, quais são os sinais de alerta, onde encontrar abrigos antibomba e contribuir para o sistema de “defesa total” do país.

“A sociedade é vulnerável, temos que estar preparados como indivíduos”, disse Dan Eliasson, da agência de proteção civil do governo responsável pelo projeto. “Há um déficit de informação sobre aconselhamentos concretos, que queremos fornecer agora.”

Numa das páginas, o panfleto aconselha a população a estocar garrafas de água, roupas quentes, sacos de dormir e alimentos não perecíveis que possam ser preparados rapidamente, sem necessidade de água.

No caso de um conflito armado, afirma: “todo mundo é obrigado a contribuir e todo mundo é necessário” para o conceito de defesa total da Suécia. Qualquer habitante de entre 16 e 70 anos pode ser chamado a ajudar diante de guerra ou ameaça de guerra.

A Suécia não participa de uma guerra com outro país há mais de 200 anos. Se o país for atacado, diz o panfleto, “nunca vai se render: toda informação que aponte para a interrupção da resistência será falsa”.

“Embora a Suécia seja mais segura do que muitos outros países, ainda existem ameaças à nossa segurança e independência. Se estivermos preparados, estaremos contribuindo para melhorar a capacidade do país em lidar com uma grande pressão”, diz o panfleto.

Informações similares foram distribuídas pela primeira vez na Suécia em 1943 durante a Segunda Guerra – atualizações foram enviadas à população em 1961, em plena Guerra Fria.

A medida é um reflexo das preocupações de Estocolmo quanto à deterioração da situação de segurança na região do Mar Báltico nos últimos anos. A Rússia aumentou suas operações militares – com invasões do espaço aéreo e marítimo sueco – desde que anexou a península da Crimeia, da Ucrânia, em 2014. A Suécia está considerando aderir à Otan.

Funcionários fluentes em nove idiomas estarão disponíveis até 29 de junho para perguntas por telefone ou pela internet. O documento também estará disponível para download em sueco, inglês e em mais de dez outras línguas.

FONTE: Deutesche Welle

  • Baixe o livreto clicando aqui.
Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
5 anos atrás

Suécia só cresce em meu conceito.
Grato por estarmos no Gripen com esses caras.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

País TOP demais! Sinto orgulho por eles, um pequeno grande país.

Gabriel
Gabriel
5 anos atrás

É um pequeno grande país!

Luiz Trindade
Luiz Trindade
5 anos atrás

E os tambores da guerra estão começando a tocar… 🙁

Leonardo
Leonardo
5 anos atrás

Campeão europeu de estupros por imigrantes. Os euromambis não conseguem nem defender as próprias mulheres e estão preparados pra uma guerra? Nem tudo é perfeito na terra de Odin…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Leonardo
5 anos atrás

Pois é…

Excesso de tolerância com vitimismo da nisto..

MGNVS
MGNVS
Reply to  Leonardo
5 anos atrás

Pelo contrario Leonardo! Odin nao é um deus de paz igual o deus cristao. Odin é um deus de guerra. Se houver uma guerra da Russia contra Suecia, a Dinamarca, Noruega e Finlandia entram no embate alem de envolverem tbm a Estonia, Letonia e Lituania e consequentemente a OTAN. Vc acredita mesmo que Putin é burro? A Russia nao é a URSS. Ela nao tem condicoes de mobilizar tropas para uma invasao tao grande assim. Num futuro bem proximo a Russia sera muito mais uma aliada da Europa do que uma inimiga por causa do radicalismo islamico. Acreditem… o perigo… Read more »

Almeida
Almeida
Reply to  Leonardo
5 anos atrás

Seu comentário demonstra um PROFUNDO desconhecimento da situação na Suécia e de que provavelmente passa tempo demais lendo falácias e teorias da conspiração em páginas da internet duvidosas…

Esta falácia do número de estupros recorde na Suécia já foi amplamente desmentida por diversas organizações confiáveis.

Saia da sua bolha do Facebook e venha para a realidade.

Leonardo
Leonardo
5 anos atrás

Eurobambis

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

“Se o país for atacado, diz o panfleto, “nunca vai se render: toda informação que aponte para a interrupção da resistência será falsa” ” Esse trecho é de encher os olhos e se eu fosse Sueco estaria orgulhoso. No mas tomara que a sociedade Sueca se conscientize mesmo com o imperialismo russo e ajude o governo a tomar medidas, como o reaparelhamento mais rapido das forcas armadas suecas, e não o atrapalhe com conversas bobas como pacifismo que pra mim não é nada mais que entreguismo e sentimento derrotista, como diria Reagan à momentos que só existem duas opções a… Read more »

GengisDu39
GengisDu39
5 anos atrás

Cabuloso hein, isso bem agora, após 50 anos ???
The end of the world is coming !!!

Thom
Thom
5 anos atrás

Infelizmente o primeiro país Europeu que vai se tornar uma Sharia na próxima década.

É um país economicamente bom, mas moralmente uma calamidade.
Estupros e Gangues. Se a Rússia quer ver a Suécia no caos social, deixe como está. Depois é só vi limpar.

Esse ano terá eleições por lá.

Almeida
Almeida
Reply to  Thom
5 anos atrás

Outro perdido na bolha conspiratória do Facebook repetindo falácias por aqui. Tá difícil.

Luiz Campos
Luiz Campos
5 anos atrás

O Brasil deveria fazer o mesmo alertando seus cidadãos de como se portar em caso de assalto, tiroteio, enchente, deslizamento e demais problemas cotidianos.

Almeida
Almeida
Reply to  Luiz Campos
5 anos atrás

Concordo plenamente!

Vinícius Almeida
5 anos atrás

“Se o país for atacado, diz o panfleto, “nunca vai se render: toda informação que aponte para a interrupção da resistência será falsa” ”, sinceramente, não parece que isso foi escrito por um sueco. hsuahsuas

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

O governo sueco está incentivando a população a pensar de modo “sobrevivencialista”, muito correto da parte deles, preparado sempre.

DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

O alerta ao brasileiro? Vemos todos os dias na TV
“Não reajam “!
Interessante na IIWW o alerta ter sido emitido em 1943.

Russian Bear
Russian Bear
5 anos atrás

Simplesmente criando o cenário ideal para fomentar um ambiente propício para mais investimentos em armamentos made in USA. Toda esta parte da Europa está sofrendo a manipulação clássica, sofrendo a pressão de do bicho papão (Rússia) prestes a invadir seus territórios sem motivo aparente. Desde os primórdios de Hollywood a Rússia é o país mais malvado do mundo, juntamente com todos os estrangeiros do planeta terra. Orientais, Latinos, Árabes, Africanos e Sulamericanos são sempre apresentados nos filmes como sujos, criminosos, inescrupulosos, vilões, sem valores morais e com uma cultura ultrapassada. Salve se quem puder deste mundo made America.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Russian Bear
5 anos atrás

Exatamente o que pensei.

Requena
Requena
5 anos atrás

Suecos fabricam eles mesmos seus caças, seus
Navios, seus blindados, foguetes e até fuzis.

Não sei de onde que os caras tiram que vão comprar tudo dos Yankees.

Almeida
Almeida
Reply to  Requena
5 anos atrás

Né? Deve ser das páginas do Facebook que ele curte rs

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
5 anos atrás

A Russia seria o inimigo nessa eventual Guerra?

Suécia é um dos top 10 parceiros comerciais da Russia

Parece mais histeria da mídia, igual aqui no Brasil na “suposta” invasão da Venezuela na Guiana.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Rodrigo Tavares
5 anos atrás

Comércio não dita quem é amigo de quem.9

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

“Comércio não dita quem é amigo de quem.9”

O que dita então?

Leônidas Pereira
Leônidas Pereira
Reply to  Rodrigo Tavares
5 anos atrás

China e EUA também são os principais parceiros comerciais um do outro. Duvido que um afague a cabeça do outro se ele mostrar muito os dentes.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

E se por acaso estourasse a 3ª guerra mundial, oq o nosso governo poderia nos orientar a fazer? Tudo bem, eu sei que forcei a barra, pedir para um governo brasileiro nos orientar em caso de guerra mundial é demais, não dão conta nem dos assassinatos e assaltos no nosso dia a dia, mas gostaria de saber dos especialistas do site, oq seria melhor a fazer num evento apocalíptico desses, sabendo que seria uma guerra nuclear ? Não fale mandar rezar rss.. Quem é do interior do Brasil teriam chances por estar longe das grandes metrópoles ? Se sim, qual… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Alessandro…
Excelente sugestao!

João Adaime
João Adaime
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Alessandro
Os alvos prioritários seriam as potências nucleares.
Até porque depois da guerra, se sobrar alguém, eles vão precisar de uma área descontaminada para poderem sobreviver, plantar, enfim, recomeçar.
América do Sul e África seriam estes territórios.

Almeida
Almeida
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

Se estourar uma guerra nuclear em escala global, embora América do Sul e África não sejam alvos diretos, a contaminação e inverno nuclear acabariam com todos, sem exceção. Existem estudos de que basta uma guerra nuclear entre Índia e Paquistão para o inverno nuclear decorrente acabar com o planeta.

Então, não, uma guerra nuclear total não é bom pra absolutamente ninguém.

MGNVS
MGNVS
5 anos atrás

A Suécia é um país de descendencia viking e tbm uma das sociedades mais democraticas e igualitarias do mundo, tal como a Dinamarca, Noruega e Islandia. A Suécia jamais se renderia numa batalha. Vikings lutavam ate a vitoria ou ate a morte pois alcançariam a Gloria no Valhalla. Qnto a Russia, bem, duvido muito que Putin atacaria a Suecia, pois a reaçao seria imediata. E isso seria loucura, a Russia nao é a URSS, nao tem força para sustentar uma guerra de longo prazo e nem capacidade ou efetivo para invadir ou manter a ocupaçao em um país. Mas e… Read more »

ScudB
ScudB
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

A Suécia quase sempre apanhava da Rússia se rendendo mais de 10 vezes (contando junto com aquelas cruzadas ridículas e patéticas contra Novgorod).
Ultima vez foi em 1809 quando perderam a Finlândia e resto da influencia no palco desde então.
A Crimeia foi de dezenas de povos começando pelo tauros e gregos, passando pelos citas e sármatas, romanos , mongóis , adygos, etc . A Rússia tomou a península dos otomanos so em 1783! Um pouco antes de acabar com Suécia definitivamente.
Me desculpe , mas deveria levar uma nota F pelo conhecimento da historia..
Um grande abraço!

MGNVS
MGNVS
Reply to  ScudB
5 anos atrás

ScudB 23 de Maio de 2018 at 13:15 Caro ScudB Onde foi descrito q a Suecia venceu a Russia? Esta escrito que a Suecia lutaria ate a morte pq eles sao descendentes de vikings. É logico que a Suecia nao tem condicoes de vencer uma guerra contra a Russia, nao é possivel que vc nao sabe disso? A pergunta que fica: Putin é louco ou burro de jogar a Russia numa guerra contra a Europa, OTAN e EUA? Ou vc acha q a Russia ataca a Suecia e pronto? É claro que nao. F em historia? A Russia é descendente… Read more »

ScudB
ScudB
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

A Suécia jamais se renderia numa batalha? Não foi o que disse? Te provei que é uma fala sem sentido. Crimeia sempre foi da Russia. Te provei que é uma fala sem sentido. Vai agora levar para o lado que os descendentes dos Ruriks ganharam dos outros Ruriks? É isso? Não foi um general descendente da Georgia (Bagration) que laskou essa invencível e inrendavel Suécia? Vai estudar menino. Principalmente sobre termo RUSS (na duvida clame pela ajuda do nosso colega Rustam que tb é russo apesar que tem nada dos Ruriks).E vai procurar de se-informar melhor sobre etnologia do povo… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  ScudB
5 anos atrás

ScudB O que te sobra em aulas de historia te falta em interpretacao de texto. Saia do passado pq vc esta parecendo aqueles idosos que vivem repetindo a mesma conversa de “como os tempos antigos eram bons” . Sei que vc admira a Russia igual outros aqui admiram os EUA, respeito seu ponto de vista, mas seja imparcial e nao veja o comentario de outro participante como ataque pessoal. ScudB… menos ironias e mais respeito com opinioes diferentes da sua. Nao contribua para diminuir a qualidade do debate com rixas ideologicas. Essas briguinhas de Meninos do Putin x Vassalos do… Read more »

ScudB
ScudB
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Amigo MGVNS! Tenho respeito e estou fico calando ouvido. Depois falo.. Normal. Coisa de formação, educação e ponderação.. Quando não procede fico revoltado (dentro de padrão) e apelo aos fatos. E ai.. Suecos se rendam.Acontece.Coisa de séculos. Sao fortes?Obviamente.Sao tão fortes ASSSIM? Não , obviamente.. Por tanto, fica inútil essa discussão sobre um panfleto ridículo. É o que acho sobre o tema. E chamar os russos dos “suecos” é muito : não tem DNA em toda Escandinávia para engolir DNA eslava-asiatica (que mais ou menos o que são eles). Putin não é meu lider preferido.E a Russia não é a… Read more »

MGNVS
MGNVS
5 anos atrás

Alessandro…
Excelente sugestao!

Almeida
Almeida
5 anos atrás

Esse é um país sério de verdade.

Nunão
Nunão
5 anos atrás

Para ajudar o debate a ficar mais distante das fake news, uma das várias notícias que explicam os números suecos relacionados a estupros e porque eles divergem dos números de outros países:

https://www.thelocal.se/20170221/why-sweden-is-not-the-rape-capital-of-the-world

Nunão
Nunão
5 anos atrás

Mais alguns dados oficiais (ainda que vídeos e outras notícias por aí contestem, porém em geral sem dados ou explorando um ou outro caso mais bombástico):

https://www.government.se/articles/2017/02/facts-about-migration-and-crime-in-sweden/

Hermes
Hermes
5 anos atrás

As Orientações aqui seriam:
Não reaja
Abrace a Lagoa Rodrigo de Freitas
Acenda velas na praia de Copacabana
Use branco
Denuncie aos Direitos Humanos qualquer violação por parte dos inimigos
Siga as instruções dos sociólogos e especialistas da universidade X que irão na Fátima Bernardes antes do conflito
Novamente, não reaja

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Hermes
5 anos atrás

Hahaha eu ri, mas pior que é isso mesmo….

MGNVS
MGNVS
Reply to  Hermes
5 anos atrás

Hermes…
Melhor comentario!
hahahahahahaha

MadMax
MadMax
5 anos atrás

A quem interessa esse discurso?
Sendo rápido e rasteiro a OTAN.

Luiz Floriano Alves
5 anos atrás

A Russia engloba dezenas de etnias que formaram a ntiga União das Republicas Sociaalistas Soviética. Até uma Republica Popular Alemã do Alto Volga existiu. Colonizadores germânicos atraidos pela doação de terras, como aqui no Sul povoaram as margens do Volga. Essa diversidade de etnias e culturas está na raiz da desagregação da URSS. Stálin percebendo essa multitude de etnias mandou fazer imigração forçada para que o idioma e a etnia russa estivesse presente em toda a URSS. A crise da Criméia espelha bem a ação desses russos introduzidos a força por Stálin. Os Cossacos da Criméia sempre foram recrutados pelos… Read more »