Home Defesa Nacional Suécia distribui instruções para caso de guerra

Suécia distribui instruções para caso de guerra

2357
46

Pela primeira vez em cinco décadas, governo envia aos quase 5 milhões de lares do país panfleto que explica aos cidadãos como se comportar em caso de agressão externa. Um reflexo das tensões com a Rússia

O governo da Suécia começou a distribuir aos quase 5 milhões de lares do país um caderno de 20 páginas que explica à população como se deve reagir diante de uma eventual guerra. É a primeira vez em cinco décadas que material assim é enviado aos suecos.

O panfleto, chamado Om krisen eller kriget kommer (se a crise ou a guerra chegarem), explica por exemplo como a população pode armazenar itens básicos, se manter aquecida, quais são os sinais de alerta, onde encontrar abrigos antibomba e contribuir para o sistema de “defesa total” do país.

“A sociedade é vulnerável, temos que estar preparados como indivíduos”, disse Dan Eliasson, da agência de proteção civil do governo responsável pelo projeto. “Há um déficit de informação sobre aconselhamentos concretos, que queremos fornecer agora.”

Numa das páginas, o panfleto aconselha a população a estocar garrafas de água, roupas quentes, sacos de dormir e alimentos não perecíveis que possam ser preparados rapidamente, sem necessidade de água.

No caso de um conflito armado, afirma: “todo mundo é obrigado a contribuir e todo mundo é necessário” para o conceito de defesa total da Suécia. Qualquer habitante de entre 16 e 70 anos pode ser chamado a ajudar diante de guerra ou ameaça de guerra.

A Suécia não participa de uma guerra com outro país há mais de 200 anos. Se o país for atacado, diz o panfleto, “nunca vai se render: toda informação que aponte para a interrupção da resistência será falsa”.

“Embora a Suécia seja mais segura do que muitos outros países, ainda existem ameaças à nossa segurança e independência. Se estivermos preparados, estaremos contribuindo para melhorar a capacidade do país em lidar com uma grande pressão”, diz o panfleto.

Informações similares foram distribuídas pela primeira vez na Suécia em 1943 durante a Segunda Guerra – atualizações foram enviadas à população em 1961, em plena Guerra Fria.

A medida é um reflexo das preocupações de Estocolmo quanto à deterioração da situação de segurança na região do Mar Báltico nos últimos anos. A Rússia aumentou suas operações militares – com invasões do espaço aéreo e marítimo sueco – desde que anexou a península da Crimeia, da Ucrânia, em 2014. A Suécia está considerando aderir à Otan.

Funcionários fluentes em nove idiomas estarão disponíveis até 29 de junho para perguntas por telefone ou pela internet. O documento também estará disponível para download em sueco, inglês e em mais de dez outras línguas.

FONTE: Deutesche Welle

  • Baixe o livreto clicando aqui.

46 COMMENTS

  1. Campeão europeu de estupros por imigrantes. Os euromambis não conseguem nem defender as próprias mulheres e estão preparados pra uma guerra? Nem tudo é perfeito na terra de Odin…

    • Pelo contrario Leonardo!
      Odin nao é um deus de paz igual o deus cristao.
      Odin é um deus de guerra.
      Se houver uma guerra da Russia contra Suecia, a Dinamarca, Noruega e Finlandia entram no embate alem de envolverem tbm a Estonia, Letonia e Lituania e consequentemente a OTAN.

      Vc acredita mesmo que Putin é burro?

      A Russia nao é a URSS.
      Ela nao tem condicoes de mobilizar tropas para uma invasao tao grande assim.

      Num futuro bem proximo a Russia sera muito mais uma aliada da Europa do que uma inimiga por causa do radicalismo islamico.

      Acreditem… o perigo iminente na Europa tem nome: Erdogan e Aiatolás.

    • Seu comentário demonstra um PROFUNDO desconhecimento da situação na Suécia e de que provavelmente passa tempo demais lendo falácias e teorias da conspiração em páginas da internet duvidosas…

      Esta falácia do número de estupros recorde na Suécia já foi amplamente desmentida por diversas organizações confiáveis.

      Saia da sua bolha do Facebook e venha para a realidade.

  2. “Se o país for atacado, diz o panfleto, “nunca vai se render: toda informação que aponte para a interrupção da resistência será falsa” ”
    Esse trecho é de encher os olhos e se eu fosse Sueco estaria orgulhoso.

    No mas tomara que a sociedade Sueca se conscientize mesmo com o imperialismo russo e ajude o governo a tomar medidas, como o reaparelhamento mais rapido das forcas armadas suecas, e não o atrapalhe com conversas bobas como pacifismo que pra mim não é nada mais que entreguismo e sentimento derrotista, como diria Reagan à momentos que só existem duas opções a luta( enfrentamento) ou a rendição( a paz), a verdadeira paz só vem com a vitória.

  3. Infelizmente o primeiro país Europeu que vai se tornar uma Sharia na próxima década.

    É um país economicamente bom, mas moralmente uma calamidade.
    Estupros e Gangues. Se a Rússia quer ver a Suécia no caos social, deixe como está. Depois é só vi limpar.

    Esse ano terá eleições por lá.

  4. O Brasil deveria fazer o mesmo alertando seus cidadãos de como se portar em caso de assalto, tiroteio, enchente, deslizamento e demais problemas cotidianos.

  5. “Se o país for atacado, diz o panfleto, “nunca vai se render: toda informação que aponte para a interrupção da resistência será falsa” ”, sinceramente, não parece que isso foi escrito por um sueco. hsuahsuas

  6. O governo sueco está incentivando a população a pensar de modo “sobrevivencialista”, muito correto da parte deles, preparado sempre.

  7. O alerta ao brasileiro? Vemos todos os dias na TV
    “Não reajam “!
    Interessante na IIWW o alerta ter sido emitido em 1943.

  8. Simplesmente criando o cenário ideal para fomentar um ambiente propício para mais investimentos em armamentos made in USA. Toda esta parte da Europa está sofrendo a manipulação clássica, sofrendo a pressão de do bicho papão (Rússia) prestes a invadir seus territórios sem motivo aparente. Desde os primórdios de Hollywood a Rússia é o país mais malvado do mundo, juntamente com todos os estrangeiros do planeta terra. Orientais, Latinos, Árabes, Africanos e Sulamericanos são sempre apresentados nos filmes como sujos, criminosos, inescrupulosos, vilões, sem valores morais e com uma cultura ultrapassada. Salve se quem puder deste mundo made America.

  9. Suecos fabricam eles mesmos seus caças, seus
    Navios, seus blindados, foguetes e até fuzis.

    Não sei de onde que os caras tiram que vão comprar tudo dos Yankees.

  10. A Russia seria o inimigo nessa eventual Guerra?

    Suécia é um dos top 10 parceiros comerciais da Russia

    Parece mais histeria da mídia, igual aqui no Brasil na “suposta” invasão da Venezuela na Guiana.

  11. E se por acaso estourasse a 3ª guerra mundial, oq o nosso governo poderia nos orientar a fazer?

    Tudo bem, eu sei que forcei a barra, pedir para um governo brasileiro nos orientar em caso de guerra mundial é demais, não dão conta nem dos assassinatos e assaltos no nosso dia a dia, mas gostaria de saber dos especialistas do site, oq seria melhor a fazer num evento apocalíptico desses, sabendo que seria uma guerra nuclear ? Não fale mandar rezar rss..

    Quem é do interior do Brasil teriam chances por estar longe das grandes metrópoles ? Se sim, qual melhor lugar para se refugiar pra quem não tem um bunker privativo ? Fugir para zonas rurais e esperar ?

    seria legal uma matéria desse tipo na visão dos especialistas oq seria do Brasil, numa eventual ataque nuclear mundial, já vi alguns militares dizendo que o Brasil não seria um alvo primordial das grandes potências nucleares, e poderíamos ter alguma chance, concordam com isso, ou não ?

    • Alessandro
      Os alvos prioritários seriam as potências nucleares.
      Até porque depois da guerra, se sobrar alguém, eles vão precisar de uma área descontaminada para poderem sobreviver, plantar, enfim, recomeçar.
      América do Sul e África seriam estes territórios.

      • Se estourar uma guerra nuclear em escala global, embora América do Sul e África não sejam alvos diretos, a contaminação e inverno nuclear acabariam com todos, sem exceção. Existem estudos de que basta uma guerra nuclear entre Índia e Paquistão para o inverno nuclear decorrente acabar com o planeta.

        Então, não, uma guerra nuclear total não é bom pra absolutamente ninguém.

  12. A Suécia é um país de descendencia viking e tbm uma das sociedades mais democraticas e igualitarias do mundo, tal como a Dinamarca, Noruega e Islandia.

    A Suécia jamais se renderia numa batalha.
    Vikings lutavam ate a vitoria ou ate a morte pois alcançariam a Gloria no Valhalla.

    Qnto a Russia, bem, duvido muito que Putin atacaria a Suecia, pois a reaçao seria imediata. E isso seria loucura, a Russia nao é a URSS, nao tem força para sustentar uma guerra de longo prazo e nem capacidade ou efetivo para invadir ou manter a ocupaçao em um país.

    Mas e a Crimeia?
    A Crimeia sempre foi russa com populacao de maioria russa.

    Mas a Suecia esta certa em preparar sua populacao para uma guerra, diferente do Brasil que so sabe se preparar para a Copa ou Carnaval.

    • A Suécia quase sempre apanhava da Rússia se rendendo mais de 10 vezes (contando junto com aquelas cruzadas ridículas e patéticas contra Novgorod).
      Ultima vez foi em 1809 quando perderam a Finlândia e resto da influencia no palco desde então.
      A Crimeia foi de dezenas de povos começando pelo tauros e gregos, passando pelos citas e sármatas, romanos , mongóis , adygos, etc . A Rússia tomou a península dos otomanos so em 1783! Um pouco antes de acabar com Suécia definitivamente.
      Me desculpe , mas deveria levar uma nota F pelo conhecimento da historia..
      Um grande abraço!

      • ScudB 23 de Maio de 2018 at 13:15

        Caro ScudB
        Onde foi descrito q a Suecia venceu a Russia?
        Esta escrito que a Suecia lutaria ate a morte pq eles sao descendentes de vikings.

        É logico que a Suecia nao tem condicoes de vencer uma guerra contra a Russia, nao é possivel que vc nao sabe disso?

        A pergunta que fica: Putin é louco ou burro de jogar a Russia numa guerra contra a Europa, OTAN e EUA?

        Ou vc acha q a Russia ataca a Suecia e pronto?
        É claro que nao.

        F em historia?
        A Russia é descendente de qual povo mesmo?

        Pesquise o significado do nome RUSS e leia sobre a dinastia Rørik, de qual país ela se originou e tbm sobre quem eram os varegues.

        Depois que fizer isso ae falamos sobre Historia.

        Gloria no Valhalla.

        Abraco.

        • A Suécia jamais se renderia numa batalha? Não foi o que disse?
          Te provei que é uma fala sem sentido.
          Crimeia sempre foi da Russia.
          Te provei que é uma fala sem sentido.
          Vai agora levar para o lado que os descendentes dos Ruriks ganharam dos outros Ruriks? É isso? Não foi um general descendente da Georgia (Bagration) que laskou essa invencível e inrendavel Suécia?
          Vai estudar menino. Principalmente sobre termo RUSS (na duvida clame pela ajuda do nosso colega Rustam que tb é russo apesar que tem nada dos Ruriks).E vai procurar de se-informar melhor sobre etnologia do povo russo. Começando pelo Y-componente de DNA e marcadores mitocondriais e indo la para sul. Vem com essa balela não. Russo é em primeiro lugar “aquele quem pertence a Russia”.Literalmente!
          E sim. Putin não é louco para atacar Suécia.Diria que os suecos estão enlouquecendo nessa histeria.
          Um grande abraço e bons estudos!

          • ScudB

            O que te sobra em aulas de historia te falta em interpretacao de texto.

            Saia do passado pq vc esta parecendo aqueles idosos que vivem repetindo a mesma conversa de “como os tempos antigos eram bons” .

            Sei que vc admira a Russia igual outros aqui admiram os EUA, respeito seu ponto de vista, mas seja imparcial e nao veja o comentario de outro participante como ataque pessoal.

            ScudB… menos ironias e mais respeito com opinioes diferentes da sua.

            Nao contribua para diminuir a qualidade do debate com rixas ideologicas.

            Essas briguinhas de Meninos do Putin x Vassalos do Trump estraga os comentarios.

            Sobre estudos de historia, bom, quando precisar pesquisar alguma coisa eu te falo, mas creio eu q em relacao a materia postada todas as informacoes ja foram passadas ja que o tema da postagem fala sobre a preocupacao do Governo Sueco em informar e preparar a populacao do país em caso de guerra seja contra Russia ou qualquer outro país. A postagem nao fala nada sobre a Historia da Russia entao esse assunto nao cabe aqui e torna a conversa irrelevante.

            E sim… a Suecia jamais se renderia e lutaria ate a morte contra qualquer país, seja ele a Russia, EUA ou outro qualquer. Mesmo que vc nao concorde, isso é oq a reportagem mostra.

            Sobre a Russia.
            Admiro o povo da Russia, admiro a cultura de la, as paisagens do país, os projetos arquitetonicos, estatuas e artes e armamentos tbm. Sao um povo fantastico. O filme russo sobre Gagarin mostra como o projeto espacial sovietico se desenvolveu e as dificuldades pelas quais passou. O filme o 9° Pelotao mostrou a realidade da guerra contra o Afeganistao e diferente dos filmes americanos, o filme russo mostrou a verdade. A cena de um aviao de transporte sovietico sendo abatido pelos mujahedins foi fantastica. Esse filme russo 9° Pelotao é excelente, mostrou a dura realidade de uma guerra sem usar de cliches hollywoodianos dos supersoldados americanos. O filme russo A Guerra de Agosto tbm mostra a verdade da guerra contra Georgia enquanto que o filme americano 5 dias de Guerra mostrou os russos como viloes invasores, qndo na verdade a Russia so entrou no conflito para defender a populacao russa. O Presidente da Georgia fez uma jogada arriscada achando q a OTAN iria socorre-lo e teve uma pessima decepcao.

            Como vês… nao tenho nada contra a Russia, tbm nao tenho nada contra os EUA. Procuro ver o ponto de vista dos dois lados sem me influenciar por ideologias.

            Caro ScudB… nao veja uma opiniao contraria a sua como ataque pessoal e por favor nao julgue os conhecimentos de um colega sem antes saber mais sobre ele.

            Abraços e bom dia.

          • Amigo MGVNS!
            Tenho respeito e estou fico calando ouvido. Depois falo..
            Normal. Coisa de formação, educação e ponderação..
            Quando não procede fico revoltado (dentro de padrão) e apelo aos fatos.
            E ai..
            Suecos se rendam.Acontece.Coisa de séculos.
            Sao fortes?Obviamente.Sao tão fortes ASSSIM? Não , obviamente..
            Por tanto, fica inútil essa discussão sobre um panfleto ridículo.
            É o que acho sobre o tema.
            E chamar os russos dos “suecos” é muito : não tem DNA em toda Escandinávia para engolir DNA eslava-asiatica (que mais ou menos o que são eles).
            Putin não é meu lider preferido.E a Russia não é a minha “Terra de Nunca”. Logo podemos conversar livremente. Mas a historia da Russia sei bem (laços da família) e distorções reconheço na hora.
            Um grande abraço!

  13. As Orientações aqui seriam:
    Não reaja
    Abrace a Lagoa Rodrigo de Freitas
    Acenda velas na praia de Copacabana
    Use branco
    Denuncie aos Direitos Humanos qualquer violação por parte dos inimigos
    Siga as instruções dos sociólogos e especialistas da universidade X que irão na Fátima Bernardes antes do conflito
    Novamente, não reaja

  14. A Russia engloba dezenas de etnias que formaram a ntiga União das Republicas Sociaalistas Soviética. Até uma Republica Popular Alemã do Alto Volga existiu. Colonizadores germânicos atraidos pela doação de terras, como aqui no Sul povoaram as margens do Volga. Essa diversidade de etnias e culturas está na raiz da desagregação da URSS. Stálin percebendo essa multitude de etnias mandou fazer imigração forçada para que o idioma e a etnia russa estivesse presente em toda a URSS. A crise da Criméia espelha bem a ação desses russos introduzidos a força por Stálin. Os Cossacos da Criméia sempre foram recrutados pelos Czares por sua tradição guerreira. Agora, os russos se insurgiram contra os Ucranianos, eis que não aceitam a Ucrania como sede de seu governo, russos que são. Tiudo isso para expressar o meu ponto de vista de que a Russia não tem uma raça unica na sua população. Já se dizia durante a guerra: levante a pele de um Russo e surgirá um Mongol. (preconceituosamente, por parte dos alemães de Hitler).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here