Improved Ribbon Bridge (IRB)

Improved Ribbon Bridge (IRB)

KAISERSLAUTERN, Alemanha — A General Dynamics European Land Systems assinou um contrato com a Comissão do Exército Brasileiro para a produção e entrega de sua Improved Ribbon Bridge (IRB).

Além da IRB, a empresa entregará caminhões, paletes de adaptador de ponte, um barco de montagem de ponte, bem como Suporte de Logística Integrado (ILS). A entrega do primeiro sistema está prevista para 2019.

O Exército Brasileiro é um usuário existente da Floating Support Bridge (FSB) da empresa. Os sistemas FSB e IRB são interoperáveis ​​e oferecem recursos essenciais para forças armadas em todo o mundo.

A IRB pode ser operada como uma balsa de vários compartimentos, bem como uma ponte flutuante. Ela fornece uma ampla capacidade de cruzamento de rios para cargas até MLC 80 sobre lagartas/MCL 96 sobre rodas.

“Esta nova aquisição do IRB demonstra a alta confiança e satisfação do Exército Brasileiro no desempenho de nossos avançados sistemas de pontes”, disse Thomas Kauffmann, vice-presidente de Sistemas e Negócios Internacionais da General Dynamics.

A Improved Ribbon Bridge está em serviço em todo o mundo e apoiou as operações de teatro e de manutenção da paz, bem como missões humanitárias e ambientais. A IRB é totalmente interoperável com os sistemas legados de pontes flutuantes da General Dynamics European Land Systems, incluindo a Ponte de Suporte Flutuante, a Standard Ribbon Bridge (SRB) e a Ponte Anfíbia M3 e o Sistema de Balsas.

A General Dynamics European Land Systems, com sede em Madri, na Espanha, é uma unidade de negócios da General Dynamics e conduz seus negócios por meio de cinco instalações operacionais europeus localizados na Áustria, República Tcheca, Alemanha, Espanha e Suíça. Com cerca de 2.200 funcionários técnicos altamente qualificados, as empresas projetam, fabricam e fornecem sistemas, incluindo veículos com rodas, sobre lagartas e anfíbios, sistemas de pontes, armamentos e munições para os clientes globais.

DIVULGAÇÃO: General Dynamics European Land Systems

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Bruno w
5 anos atrás

Era para nós Brasileiros ser exportador deste tipo de equipamento ,e não comprar fora …
Mas esperar o que do país, que até cueca vem de fora…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Bruno w
5 anos atrás

“Socorro! vamos comprar uma ponte móvel de uma empresa “duzamericanú mau'”!

Para sermos exportadores deveria haver no EB demanda por pontes móveis. Ocorre que não é o que ha, tanto que estamos comprando apenas uma pelo que dá a entender da reportagem.

BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA
BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Magina !!!… rsrsrsrsss… mas esse tipo de aquisição é necessária e premente para nosotros… aquisição correta e em tempo para o EB… sem a infra necessária, não adianta termos os veículos adequados se não houver modo de desloca-los… saudações…

Doug385
Doug385
Reply to  Bruno w
5 anos atrás

Gostaria que você falasse mais sobre isso. Porque deveríamos ser ”exportador” desse tipo de equipamento?

Pedro Marçal Freitas
Pedro Marçal Freitas
Reply to  Doug385
5 anos atrás

Simples, pela quantidade de rios existentes no Brasil e pela dependência que o EB tem em ter tal equipamento para o transbordo entre margens de rios com grandes equipamentos bélicos, no mínimo deveríamos ter alguma indústria que produzisse algo do tipo! Entendeu? Abraços!

Doug385
Doug385
Reply to  Pedro Marçal Freitas
5 anos atrás

Esse tipo de ponte é para transposição de equipamento pesado (leia-se blindados). Nossas regiões com maior malha fluvial são o centro-oeste e a região norte. Que tipo de equipamento pesado o EB opera nessas regiões? No máximo os M-60 do 20º Regimento de Cavalaria Blindado em Campo Grande.
Não há demanda interna que compense o desenvolvimento.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Doug385
5 anos atrás

Deve ser porque temos muitos rios aqui no Brasil…rs!

Roberto Lobo
Roberto Lobo
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

O Brasil tem uma das mais extensas redes fluviais do mundo. Acho que você não sabia disso, você é americano né, daqueles que nasceu aqui, mas a alma e americanizada.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Roberto Lobo
5 anos atrás

A questão não é o tamanho da nossa rede hidrográfica mas sim se o orçamento do EB permite criar uma demanda que justifique a produção local das mesmas. E todos sabemos que isso não existe. Entendeu ou preciso desenhar?

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Nesse caso a gente tem uma certa necessidade não só para as FFAA como para defesa civil, claro que um modelo mais simples e leve… Já que em alguns regiões ficam inacesssives por causa de cheias de rios.

Roberto Lobo
Roberto Lobo
Reply to  Flávio Henrique
5 anos atrás

HMS TIRELESS, você não precisa desenhar, precisa compreender o que eu escrevi , em momento algum eu defendo a produção do mesmo nacionalmente.

Hélio
Hélio
Reply to  Doug385
5 anos atrás

Dada a geografia e a necessidade, o Brasil deveria ter expertise nesse tipo de equipamento.

Doug385
Doug385
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Se nem demanda tem, como ter expertise?

Camargoer
Reply to  Bruno w
5 anos atrás

Olá Bruno. Concordo parcialmente com você. Este equipamento é tecnologicamente simples e muitas empresas de equipamentos pesados brasileiras seriam capazes de produzi-la. Alguns colegas estão certos ao dizer que não há escala para produção seriada, mas é o tipo de equipamento que pode ser fabricado por demanda. Poderia ser de metal ou material compósito. O EB tem experiência e sabe definir as especificações para ser produzido nacionalmente. Estas empresas de equipamento pesado sabem produzir coisas muito mais complicadas e tecnologicamente complexas que uma ponte móvel. No atual cenário de depressão econômica, não faz sentido importar um equipamento desses. Mesmo que… Read more »

nonato
nonato
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Ainda bem que você em alguns momentos pensa igual a mim.
Já ia falar que essa ponte é de altíssima tecnologia e que não era para nosso bico.
Muita gente gosta de complicar. Diz que tudo é difícil.
Fabricar um tanque, uma ponte, um fuzil, uma torre de blindado, um míssil, um avião, um navio.
Enquanto isso, israelenses, turcos, coreanos, suecos, que não são potenciais militares, nadam de braçada…

Camargoer
Reply to  nonato
5 anos atrás

Caro Nonato. Quando começamos a concordar é porque a coisa está complicada (riso). A ideia que as forças armadas precisam adquirir equipamentos de média e baixa complexidade no exterior por causa de preço parece-me um equivoco. Ao contrário de uma empresa privada que busca a máxima lucratividade elevando o preço e reduzindo o custo, as forças armadas desempenham um papel na sociedade bastante especial. Em um país industrializado como o nosso, o esforço tem que ser na direção de estabelecer parcerias como o setor privado nacional. O setor de equipamentos/máquinas é capaz de produzir sob demanda muitos equipamentos, impactando positivamente… Read more »

Marujo
Marujo
5 anos atrás

Em que nos transformaram.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Marujo
5 anos atrás

Quem nos transformou? E nos transformou em quê?

Guilhemr sventecauscas
Guilhemr sventecauscas
5 anos atrás

NÃO tem escala seus chatos!
Façam o seguinte….abram uma empresa para fabricar o quê vocês vivem choramingando que o Brasil não faz.
Sejam empreendedores caras; saiam do sofá.

Zorann
Zorann
Reply to  Guilhemr sventecauscas
5 anos atrás

falou tudo

Thom
Thom
5 anos atrás

“Em que nos transformaram”?
Deixe de ridicularizar nosso Exército, um dos mais bem equipados da América Latina.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Thom
5 anos atrás

O EB está caminhando a passos firmes para se tornar o mais bem equipado da América do Sul, e tudo isso com grande pragmatismo. Mais um pouco terá um formidável vetor de ataque na forma do AH-1W Super Cobra.

A MB deveria aprender com o EB…

Diego K
Diego K
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

MB deve ficar na dela na defensiva fazendo muitos subs pra proteger o litoral de invasões, deixar porta aviões pra quem quer conquistar o mundo expor poder, invadir países, nós nunca vamos ser uma China. Uma marinha de submarinos e alguns navios pra dar cabo de piratas ta ótimo. Aí é só focar na FAB, EB, mísseis balísticos, e bomba nuclear. Ninguém vai querer encrenca.

Diego K
Diego K
Reply to  Diego K
5 anos atrás

Somos um grande país territorial, populacinal, mineral, florestal, boa localização geográfica no mundo, temos de estarmos de prontidão, numa guerra seremos invadidos e conquistados se formos visto como alvo fácil, se nos verem como um empecilho não vão invadir será muito mais facil bombardear e dizimar nosso povo, quem não tem a bomba já sai perdendo. Tudo que vier pra Defesa será bem vindo. Feito aqui mais ainda.

rodrigo
rodrigo
Reply to  Diego K
5 anos atrás

submarinos dao mais medos que navios! se o pais souber usar eles acabam com uma esquadra inteira.

GeneralSofá
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

HMS TIRELESS 26 de junho de 2018 at 17:19
Não acho que o EB seja exemplo para ninguém. O exército recebe a maior parte do orçamento de defesa, consegue artilharia e blindados de segunda mão em bom estado à preços baixos ou quase de graça, e quando vai desenvolver o Guarani 8×8 falta verba.

Diego K
Diego K
Reply to  GeneralSofá
5 anos atrás

Esse HMS tireless é estranho, parece lobista americano, fala que o EB ta indo bem pq ta comprando equipamentos americanos usados, e pra ficar melhor tem de ter super cobra americano, e pra marinha ser boa ela precisa ter navios americanos? Sua mascara está caindo. Esse blog ja foi mais nacionalista.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

É nisso que dá, o EB é famosissimo em encomendar sempre equipamentos usados, de segunda ou até terceira mão, do exterior. E quando compra nacional, as encomendas são sempre minúsculas, não justificando uma linha de produção. Temos o triste exemplo do Osório, um incrivel projeto de tanque a nivel mundial, que simplesmente morreu no berço, pois depois da venda não sair na Arabia Saudita, o EB não demonstrou nem o minimo interesse, preferindo continuar com os seus antiquados M-41. Simplesmente não há, e nunca houve interesse. O outro dia estive lendo uma materia, não lembro aonde, sobre a compra para… Read more »

Doug385
Doug385
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

O Osório foi uma iniciativa da própria Engesa e que não seguia requisitos do Exército.

Marcos Paulo
Marcos Paulo
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Lendo uma matéria , não sei anos…, a compra de lanchas colombianas teve o viés comercial na transação. Parece que só parte das notícias são lidas e depois repetidas à exaustão…

Johnnie
Johnnie
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

O Exército não desinteressou-se, apenas não foi possível viabilizar sua produção. O Exército não preferiu os M-41, era o que ele tinha. As lanchas colombianas não foram planejadas, provavelmente foi compensação comercial, tanto que não foram adquiridas em grande quantidade. Não existe problema algum em se produzir lanchas similares no Brasil, está se fazendo submarinos nucleares e fragatas, apenas não era um ítem da lista, pelo menos não o da vez. Pode-se fazer quase tudo aqui, porém para isso é necessária escala e vontade política, e acima de tudo disponibilidade de recursos, que estão sendo melhor empregados financiando nossos amados… Read more »

Karl Bonfim
Karl Bonfim
5 anos atrás

Realmente devíamos fabricá-las aqui.
Fazer o que né!
Mas mesmo assim vale a compra, e, é muito útil num país de muitos rios como o nosso até mesmo em tempo de paz…

Júnior P.
Júnior P.
5 anos atrás

Para que tanto pessimismo com uma notícia de compra de uma ponte flutuante? Tanta coisa mais importante para reclamar e a galera vêm reclamar disso?! Realmente não consigo entender…
Talvez mais útil seria listar os fabricantes de pontes militares e diferentes tipos que existem para saber se vale a pena investir na produção local ou comprar no exterior.

Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

Boa noite.
Também entendo que deveríamos ser um dos grandes produtores destas pontes, pois, não só não exigem alta tecnologia, como possivelmente seríamos um dos grandes usuários da produção nacional.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

Cadê a demanda? O EB vai comprar pontes suficientes para justificar a produção local? Não é o que estamos vendo…

Juvenal Santos
Juvenal Santos
5 anos atrás

Aldo Ghisolfi, se não houver demanda interna, pra começar um negócio, é muito arriscado abrir uma empresa dessa contando só com exportação, até por que vc vai encontrar uma concorrência feroz de gente que está há mais tempo nesse ramo q vc. E como o EB compra a conta-gotas, o melhor a fazer é comprar fora mesmo, foi um excelente negócio, aliás, o EB está dando show, concordo plenamente com o HMS Tireless, as últimas compras mostram isso. De resto, essa ladainha de ter que fabricar tudo aqui sempre vem a baila, até o Japão, Israel e CS importam equipamentos… Read more »

willhorv
willhorv
5 anos atrás

Simples assim…não tem demanda operacional e nem de prontidão para mais de uma/duas. Quando e onde for necessária, estas duas do EB estarão lá.
No mais….treino e treino. Se precisar de outras ou entrarmos em guerra, se estuda o que fazer.
Ou seja….mantemos o mínimo dos equipamentos e adestramento destes. Esta sendo assim com tudo nas FAAs.

Roberto Lobo
Roberto Lobo
5 anos atrás

Tem que ver se seria viável, se teria demanda.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

Não é reclamar não, nem pessimismo. Estamos aqui simplesmente trocando ideas, mas as vezes a verdade incomoda. A compra foi boa, o EB como qualquer outro exército, precisa estar muito bem equipado no ramo da engenharia para travessias de rios.
Mas como diz Aldo por exemplo, por que não fabricar no Brasil? Aço e metalúrgicas não faltam. Gerando trabalhos para brasileiros, e um pouquinho mais de auto suficiência.
Aqui está o artigo das lanchas, outro produto low tech que poderia ter sido feito no Brasil;
https://www.defesa.gov.br/index.php/noticias/4460-01-11-2013-defesa-brasil-recebe-duas-lanchas-colombianas-para-patrulhamento-de-rios-na-regiao-amazonica

Bardini
Bardini
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Essa compra foi feita pelo Celso Amorim…
Foi uma entubada. Compraram essa lanchas para que os Colombianos assinassem a lista de intenção de compra de KC-390. Foi uma tentativa furada de promover o Cargueiro.
.
Aí o que a Colômbia fez esse ano?
Pediu 3x C-130H dos estoques americanos…

Bardini
Bardini
5 anos atrás

O EB recebeu “só” 40 bilhões ano passado.
Quarentabilhõesdereais…
E comemoram mendigagem de equipamento de segunda mão via FMS e duas pontes novas.
.
Brasilsil…

GeneralSofá
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Recebe a maior parte do orçamento, não tem $ pro Guarani 8×8 … ” o EB é o mais pé no chão, exemplo para MB e FAB”

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Quem tem mais contigente? Quem está envolvido em construir estradas Brasil a dentro? Quem está em permanente GLO? O EB aproveita a oportunidade que tem e que as outras forças não têm. O EB tem boa parte do que precisa nos estoques americanos. Quando não tem, talvez tenha no estoque de alguma outra nação amiga, como o caso dos guepards e leopards. Navio não tem dando sopa, por ai, o tempo. Aviões, idem. O EB está errado de aproveitar suas oportunidades? Creio que não. Enfim…sempre o mesmo papo chato. O Brasil tem que construir ponte. O Brasil tem que construir… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

“Quem tem mais contigente?” A Construtora, Polícia e instituição de caridade Exército Brasileiro… “Quem está envolvido em construir estradas Brasil a dentro?” A Construtora Exército Brasileiro… “Quem está em permanente GLO?” A Polícia Exército Brasileiro… . “O EB aproveita a oportunidade que tem e que as outras forças não têm. O EB tem boa parte do que precisa nos estoques americanos. Quando não tem, talvez tenha no estoque de alguma outra nação amiga, como o caso dos guepards e leopards. Navio não tem dando sopa, por ai, o tempo. Aviões, idem.” . É pois é… O EB tem mais é… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Tudo bem Bardini, concordo com sua revolta. Tiro nada do que disse. Mas como bem disse, as “ilhas de excelência” precisam funcionar e, para isso, não podem esperar a construtora EB, deixar de ser construtora, nem a polícia EB, deixar de ser polícia…pq sabemos bem que isso não será solucionado nas próximas décadas. Daí, a importância das compras de oportunidade e de não tentar agarrar o mundo com as pequenas mãos, tentando obter tudo que se precisa de origem nacional. O que dá para fazer, minimamente se faz, como o mansup, o Guarani, astros etc. Agora, se para ter algo… Read more »

Maicon
Maicon
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

Quem usa o termo “player” já me dói as vistas. Sejamos menos pelegos da invasão/domesticação cultural do norte.

Vovozao
Vovozao
5 anos atrás

Senhores, tanta discussão por um problema simples, nenhuma empresa vai se estabelecer aonde não houver demanda, simples lei de mercado. Culpa são dos nossos políticos, porém, em outro sentido, eles que liberam verbas, fazem orçamento. Entretanto, podemos contar nos dedos, vejam são vinte, quantos destes políticos serviram nas forças armadas, digo exército, marinha, aeronáutica, então vai ser difícil eles pensarem em segurança nacional, o Brasil, nunca será atacado, quando precisar, só parar repor comprasse usados, navios, tanques, obuseiros, aviões, vamos levando, como podemos fabricar. Diga?

Johnnie
Johnnie
5 anos atrás

Quantas são? uma?

Flávio Henrique
Flávio Henrique
5 anos atrás

Pontes flutuantes tem uma demanda em certa regiões do país MAS seriam BEM mais simples que essa e mais leve, só o suficiente para caminhões pequenos, e as mesma seria da defesa civil.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás
Fabio de Gomes
Fabio de Gomes
5 anos atrás

O EB tem comprado pontes flutuantes ultimamente. Em qual região elas serão mais úteis?

Ramon
Ramon
5 anos atrás

Toda compra que as forças armadas fazem tem alguém para falar que tinha que ser feito aqui no Brasi por que é importante ter essas tecnologias e que um dia podemos sofrer um embargo entre outra coisa, mas mesmo que a tecnologia para produzir esses aparelhos apareçam de forma mágica, quero ver quem vão ser os malucos de abrirem uma empresa para fabricar essas coisas, por exemplo essa ponte mesmo, uma empresa não tem como sobreviver com uma ou outra encomenda do exército isso é falência na certa pois não tem demanda e também é muito arriscado pelo motivo de… Read more »

Gabriel
Gabriel
5 anos atrás

Quanto chororô pessoal!
Vocês estão com uma mentalidade comercial que não tem mais espaço nos dias de hoje em uma economia globalizada. Não há nada de errado em adquirir equipamentos no exterior, temos que fabricar aqui somente equipamento em que haja demanda em grande escala, que o nosso orçamento comporte e em que sejamos competitivos. Exemplo: Viaturas sob rodas de emprego militar/policial, munições, aparato eletrônico de amplo emprego, embarcações fluviais de patrulha, softwares militares…tem que ser coisa que as forças armadas e policias do Brasil tenham demanda que sustente uma linha de produção com o orçamento existente.

Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

Boa noite.
Penso que a demanda se cria, se houver oferta; a maturidade na defesa passa pela autosuficiência no maior grau e na maior variedade possíveis.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

Ah sim Aldo, entendi. Sua empresa, então, investiria parcela do seu capital para desenvolver um produto na esperança de quem sabe, um dia, num futuro próximo, ou não, alguém se interesse em comprar? O exemplo do Osório, citado acima, não serve pra você?

Você está invertendo as coisas.

A necessidade vem antes do ato. É assim que deve funcionar em toda Administração. Uma coisa é a oferta identificar uma provável necessidade e buscar a dianteira. Outra coisa é oferta esperar uma eventual demanda. Isso não existe.

Bille
Bille
5 anos atrás

Buenas senhores. Tem coisa que temos que produzir, tem coisa que não. Às vezes é melhor comprar pronto mesmo. No meu humilde ponto de vista, a preocupação com desenvolvimento de produtos (tecnologia nacional, produção em escala e utilização por boa parte da tropa, se não a maior parte) é de produtos que atentam às 3 forças. Viaturas, material pessoal, rádios, e sobretudo armamento. Se as empresas privadas quiserem desenvolver produtos específicos, são livres pra isso. Ou parcerias, como é o caso do KC390. A Embraer topou porque viu uma oportunidade. É comercialmente explorável. E outra: depois de desenvolvido, o país… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Bille
5 anos atrás

Bille,
O seu raciocínio é interessante para a Imbel, mas os produtos dela são defasados e/ou ruins. Padronizar o IA2 que explode com munição 223 e custa mais de R$ 6.000,00? Só o EB e as polícias que são obrigadas a comprá-lo. Comprar as pistolas 1911? Confiáveis, mas caras, pesadas e antiquadas.
No mais, o setor privado é pequeno e com o péssimo atendimento da Imbel, o povo acaba comprando Taurus, mesmo sendo problemática.
A Imbel só existe devido as compras do EB e às barreiras que monta para não haver concorrência interna.

Bille
Bille
Reply to  Bille
5 anos atrás

Rafael, Acredito que entendeu que eu quis dizer que a produção que tem que ser trazida para o país é principalmente aquela que é de uso das três forças e precisaríamos em larga escala, ou aquela sensível, que os centros de tecnologia das forçar desenvolveriam e ganhariam royalties por isso. Quem tem que produzir é o ente privado. E pra ele se manter, tem que vender além do mercado do MD. Dito isto, não defendo a produção deste ou daquele item. Temos que ter processos de qualidade pra comprar bem. E dos itens que comprarmos, deve-se exigir um offset e… Read more »

Mk48
Mk48
Reply to  Bille
5 anos atrás

Bille,

Concordo com você e acho que o seu comentário foi o mais sensato sobre o tema.

Produzir localmente equipamentos e/ou tecnologia, ou comprar de terceiros países , é uma decisão de conveniência.

Os EUA, por exemplo, exportam tecnologia e equipamentos militares para o mundo inteiro, mas quando lhes convém, compram de outros países também. E assim também o fazem França, Inglaterra, Israel, Suécia……..etc.

Rogério Fantini Rodrigues
5 anos atrás

Já que falamos em produção nacional, lá vai uma sugestão (exemplo a ser pensado): acho que deveríamos fazer como a China fez anos atrás, comprava linhas de produção “ultrapassadas” e toda seu ferramental e projetos, colocava em produção e depois melhorava e com isto possibilitava o seu parque fabril nacional a se modernizar, vejo o exemplo de veículos pesados, estes dias ví uma foto de uma caminhão chinês que nada mais é que um MB da década de 80/90 , tudo igual como o alemão, mas, tudo fabricado na China, ou seja, desenvolveram a indústria local á partir de projetos… Read more »

LucianoSR71
LucianoSR71
5 anos atrás

Amigos, no site da General Dynamics tem um vídeo interessante sobre esse sistema:
https://www.gdels.com/video_gallery.php
item: Bridge Systems – IRB

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

Senhores, bom dia Não é a primeira ponte. Essas pontes não são simples, pois CC e Art AP são transpostas em rios por ela. Não há demanda no MUNDO…. imagine no Brasil… Não sei quantas lanchas para emprego na Selva há no mundo, nem sei se houve acordo de comércio, mas uma coisa é certa, foi testada e aprovada e já foi empregada por quem a utiliza. Exemplos antigos, como Osório são de outra conjuntura política, econômica, militar e científico-tecnológica. Os Generais decisores, q estão lá, tem mais de 40 anos, já viram diversos governos e conjunturas, viram mudanças abruptas… Read more »

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Nada melhor do que a realidade vinda de quem a vive diuturnamente.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Nossa, obrigado Agnelo. Muito obrigado.

Em matéria dessa semana, um comentarista perguntava se era crime defender que as coisas fossem construídas aqui. Mas, as vezes, parece que o crime é tentar chamar essa galera pra realidade. E seu comentário é excelente nesse sentido.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Parabéns pela colocações pontuais e esclarecedoras!

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

General Dynamics European Land Systems, até onde eu sei essa empresa é européia e não dos EUA.
Gostei da aquisição. Quanto a não ser nacional eu não sei o que dizer, se não tem demanda, se não é algo lucrativo etc…isso é uma outra questão. Uma coisa é certa, ninguém vai abrir uma empresa para vender 5 ou 10 pontes…tem que ter mercado.

ScudB
ScudB
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Amigo Ivan BC!
Se trata de filial da GD americana.Somente..Oferece a mesma e velha conhecida copia “mal feita” do PMP soviético. Os europeus (alemães da Krupp, por exemplo) estavam fabricando a mesma copia com nome diferente (se a memória não falha FSB ou FFB). Desde então mudou pouca coisa e tem pouquíssima demando dos sistemas novos. Ja os russos estão renovando seu parque com um novo PP-2005.
Um grande abraço!

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Obrigado, ScudB. Pensei que essa empresa era européia.

Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

FELIPE MORAIS: Dissestes que “a necessidade vem antes do ato”, com o que concordo.
Aqui está, por tuas palavras, a demanda criada.
Dispensado ironia, minha empresa NUNCA investiria parcela de seu capital no jogo infantil de que em algum dia, num futuro ideal houvesse possibilidade de vender a produção específica.
Nenhuma empresa factível faria isso, nem mesmo teria condições de sobrevida, mesmo pq existe um componente terrível, a obsolecência…
O JOÃO MOITA Jr entendeu o que postei, e escreveu para quem não entendeu. Simples assim.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

Entendi sim, Aldo. Escrevistes muito bem. Acontece que aqui no Blog, se você não da pulos de alegria com qualquer compra que o EB faz, muitos correm imediatamente à pedreira, para começar a lançar as pedras. O pensamento military no Brasil infelizmente and na infância. Se não entendem que é necessário dominar items básicos e produzir em casa, eu não sei o que dizer. Seria chato e falarei de novo da Engesa. O fato que o então governo militar (não, não eram Petistas!!!) deixou essa empresa super estratégica para a nação nunca vai se perdoar. Para quem já esqueceu, quem… Read more »

Kadu
Kadu
5 anos atrás

João, o caso da embraer é muito mais complexo, e cuja realidade nacional nossa não permite ufanismos nacionalistas. Seu mercado esta cada vez meis acirrado, estando os concorrentes a formarem parcerias hoje visando futuras fusões. esse é o cenario comercial que a Embraer esta se preparando para enfrentar no futuro. Com relação ao que outros paises fazem com suas empresas, novamente a fusão vem a ser consequência. Produzir no Brasil é extremamente caro e de baixa competitividade. Então para poder poruzir com precos competitivos, é necessario que as fabricas estejam nos locais onde há mao de obra qualificada. E nesse… Read more »

nonato
nonato
Reply to  Kadu
5 anos atrás

Nada a ver essa argumentação, com todo respeito. Sou totalmente contra a venda da Embraer. O governo gastar fortunas para pagar por transferência de tecnologia. Isso no caso de submarinos, navios, caças, etc. Ter tecnologia nacional é importantíssimo. Aí qual o motivo de se desfazer da tecnologia e das empresas de alta tecnologia? Que papo é esse que não temos competitividade? A Embraer fabrica seus aviões no Brasil. Abriu algumas pequenas linhas no exterior não por causa do custo, mas por questão de mercado. Assim foi com a China no início do século. Assim é com a fábrica em Portugal… Read more »

Camargoer
Reply to  nonato
5 anos atrás

Olá Nonato. É a segunda vez que concordamos neste post. Riso. Eu perdi o encanto e já estou chamando a empresa de “Embraera”.

BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA
BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA
Reply to  nonato
5 anos atrás

Temos que observar o cenário global para o tipo de indústria que a EMBRAER representa… não digo em relação a parte específica de DEFESA e sim a de aeronaves… com a entrada da China no mercado global faz-se necessária novas arquiteturas de ampliação de mercados e similares… então, é uma questão de informação e visão… será que a EMBRAER sobreviveria sem a Boeing numa competição direta com os chinas ???… essa é a questão… não se trata de entreguismo mas de articulação para sobrevivência num mercado muito competitivo… é só olhar o caso da BOMBARDIER… é um caso semelhante… teve… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

O pensamento da cúpula das FA’s é Cartesiano, ponto.

“Farinha pouca, meu pirão primeiro”.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
5 anos atrás

Caraca gente! Vamos discutir a compra em si! Pela amor de Deus!! Estamos modernizando o EB e o pessoal fica discutindo se tínhamos de construir ou não, se é americano ou polonês, se temos rios ou não, caraca!! Parecem comentaristas do G1!!!

Se compra reclamam, se não compram reclamam tb! Oh complexozinho, meu Deus!!!

BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA
BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA
Reply to  Marcelo Andrade
5 anos atrás

BRAVO !!!…

Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

JOÃO MOITA Jr, boa tarde!
LASTIMO, até hoje que o capital estangeiro tenha destroçado a ENGESA seus produtos e projetos.
O MBT que ela projetou e construiu venceu todas as disputas, detonou os EEUU, França, Alemananha, Israel e Rússia.
OS gringos lutaramm e se impuseram… simples assim!
SALVO a falta do interesse governamental em encarar e confrontar em nome da indústria bélica nacional. dizer o quê?…

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

Um pequeno esclarecimento fora da matéria. O Osório perdeu, não é pq o Brasil não comprou a ideia simplesmente. Os EUA venderam muito mais CC pelo mesmo preço. O M1 tem outras plataformas, de Eng por exemplo, q dao mobilidade aos CC. Os Osórios não tinham “irmãos” de outras armas. Os EUA abriram pra AS adquirir um esquadrão de F-15, o melhor caça de superioridade do Ocidente. Inclusive, pilotos sauditas registraram abates na DS. As enormes bases q suportaram as tropas da campanha do golfo em 91 foram construirias pelos americanos, dentro do acordo de Defesa. O Brasil forneceria qual… Read more »

Bille
Bille
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Agnelo,

Realmente, o “offset” americano (a compensação comercial) foi muito grande. O Brasil não oferecia nada além do Osório.

Lucas I
Lucas I
5 anos atrás

Eu fico pasmo com os comentários aqui, nem eu que estudei em instituição particular sou tão doutrinado assim. Os cara puxam um saco duszisteite que chega a doer a vista. Como disse um amigo acima, doutrinação não é só de esquerda!

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

Aldo Ghisolfi, boa tarde meu caro; Ora, então o que o Brasil poderia ter “oferecido”, no mínimo, era equipar o EB com o Osório. E lembrando que na época o governo era militar, hein. Não dá pra culpar ex-guerrilheiros não. Mas claro que não foi assim. Ganhou o descaso, ganhou o “meu pirão primeiro”, e hoje o Brasil continua sendo o grande laboratório do recachutamento , da reforma, e do repoteciamento de equipamentos ultrapassados. Muitos ficam dizendo que a situação da Embraera (caiu como luva, Carmagoer) não tem nada a ver com a Engesa. Tem, sim. Em ambas situações o… Read more »