Após golpe, EUA suspendem atividades militares em Honduras

0

Forças americanas instaladas no país realizavam operações de segurança e forneciam ajuda humanitária

O Departamento de Defesa dos EUA anunciou nesta quarta-feira, 1º, que suspendeu as atividades militares do país conjuntas com as forças de segurança de Honduras por conta da situação deste país, que sofreu um golpe de Estado.

De acordo com o porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman, as atividades foram “adiadas até segunda ordem. “Nós adiamos agora todas as atividades com Honduras enquanto analisamos a situação”, disse o porta-voz. Whitman esclareceu que a decisão abrange somente as relações militares, mas não especificou por quanto tempo as medidas permanecerão aplicadas.

A Joint Task Force Bravo, forças militares americanas em Honduras, estão instaladas na base aérea de Soto Cano, a 80 quilômetros da capital Tegucigalpa. O Exército dos EUA realiza operações de segurança e antidrogas para a zona da América central a partir de sua base e fornece ajuda cívica e humanitária.

No golpe de Estado de Honduras, ocorrido no domingo, o presidente eleito Manuel Zelaya foi deposto à força do poder, mas recorreu à Organização dos Estados Americanos e disse que retornará ao país na quinta-feira, 2, para reassumir o cargo com respaldo internacional.

FONTE: Estadão / AP

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Engraçado, mas a mídia brasileira às vezes age como aquela musiquinha: “aonde a vaca vai, o boi vai atrás…” É só a Globo enfiar que foi golpe e toca todo mundo na sequência chamar de golpe… Nem param pra pensar o que realmente aconteceu, copiam uns dos outros. Rendo graças aos fados que a internet existe, porque a mídia paga no Brasil é simplesmente um lixo.

Bem, mas chega desse assunto, já deu pano pra manga demais. Os hondurenhos que se explodam, também quem mandou votar em bolivariano?

Sds.

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Sei não Felipe, mas a imprensa do mundo todo está dizendo que foi golpe, até porque foi um golpe. E o Obama não assiste o Jornal Nacional da Globo…hehehehe A única imprensa que não está falando que foi golpe é a de Honduras (lógigo, os golpistas nunca tratam um golpe de estado como sendo um golpe, eles usam eufemismos para isso. E não podemos nos esquecer que foi decretado toque de recolher e cenura a imprensa em Honduras, portanto, o que vem de lá, pela imprensa “oficial” é altamente suspeito). leia os jornais de outros países que vc entenderá que… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

ops! “cenura” = censura

Hornet
Hornet
14 anos atrás

ops! outro erro de digitação: “orãos” = órgãos

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Felipe…só pra complementar: quem deu o golpe de estado e interrompeu o processo democrático em Honduras não foi o presidente eleito (deposto pelo golpe) que vc chama de “bolivariano”.

Não inverta os fatos e as informações.

O golpe foi dado pela direita tacanha de Honduras.

abraços

angelo
angelo
14 anos atrás

Amigos, o Presidente Zelaya, foi eleito pelo Partido Liberal de Honduras, partido de direita. Durante seu governo, os EUA, de quem Honduras depende economicamente, estiveram envolvidos nas Guerras “assassinas” do Iraque e do Afegnistão, onde passaram a bombardear indiscriminadamente aqueles povos oprimidos, que tem como seu porta voz máximo os radicais da Al-qaeda e similares. Falido, Zelaya se jogou nos braços de Chavito, de quem passou a receber dinheiro e ideias tipo reeleição indefinida. Claro que agora, após ser derrubado, diz que não possuía essa intenção. O Congresso hondurenho, que também foi eleito pelo povo, assim como o Tribunal Eleitoral,… Read more »

Comandante Melk
Comandante Melk
14 anos atrás

Humm…realmente uma novidade esta atitude dos EUA…

Comandante Melk
Comandante Melk
14 anos atrás

Quem diria ein…

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Eu, particularmente, não me preocupo se o presidente eleito era de esquerda, de centro ou de direita. Aliás, nunca tinha ouvido falar nela até ontem. E eleições não existem apenas para se eleger governos de direita. Pode-se eleger quem tiver a maioria na época da eleição e ponto final. E o mandato precisa ser cunmprido até o fim, salvo alguma irregularidade prevista em lei. Mas se existir alguma irregulariudade, deve-se processar e julgar o presidente dentro das normas constitucionais, e não por meio de golpes de estado. Este é o ponto central pra mim. O que me preocupa é que… Read more »

Super Hornet
Super Hornet
14 anos atrás

Olá senhores, Depois de um tempo voando por outros ares, eu estou de volta! Voltei aqui e fico triste em saber que existe pessoas que acreditam que o uso da força é justificavel quando é a favor do seu interesse. Quer dizer que se uma pessoa nao está fazendo o que vc quer, vc manda o exército tirar ele do lugar e ai vc coloca a pessoa que vc quer e isso sim é democracia? Que saudades da democracia ateniense! Pelo menos lá somente os eupátridas é que tinham o direito ao voto! 😉 Saudações democráticas, mas por favor, nao… Read more »

Giovani
Giovani
14 anos atrás

Ué os Estados Unidos pararam de apoiar golpes, oque aconteceu com 64 Brasil, Nicaragua e outros Golpes mundo afora

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Aos defensores do golpe aqui no blog, que acham que o Congresso de Honduras é legítimo e tal, prestem atenção nessa notícia que acabei de ler no G1: “O Congresso de Honduras aprovou nesta quarta-feira (1º) um decreto que autoriza as forças de segurança do país a prender pessoas em casa, sem mandado, e mantê-las detidas por mais de 24 horas. A decisão ainda proíbe a associação livre de pessoas. A medida foi aprovada como forma de evitar mobilização da oposição ao golpe contra o presidente Miguel Zelaya, no último fim de semana. Ela entra em vigor durante o toque… Read more »

MarcosT
MarcosT
14 anos atrás

Fazendo um paralelo ao que aconteceu em Honduras, o fato é que ultimamente na América Latina e Central vem acontecendo nos ultimos tempos uma série de disturbios que de alguma forma tem desestabilizado muitos governos. A poucos dias teve o conflito com indigenas, no Peru, na Bolivia a situação ainda preucupa, a Argentina é um barril de polvora, Paraguai, Equador e por ai vai. Oque me deixa com a pulga atrás da orelha é que o “Chavito” ta sempre metido no meio disso tudo, e quem contrapõe suas idéologias “Bolivarianas”, ele logo ameaça militarmente. Oque parece é que me parece… Read more »

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
14 anos atrás

Hornet, Então o que fazer com um presidente que dá uma ordem ILEGAL ao comandante do Exército ? ( para que fizesse o plebliscito negado pelo Congresso com respaldo do Supremo na marra). Este ao se recusar é demitido. O que o comandante do Exército deveria fazer para defender a constituição de Honduras? Eu faria o mesmo, com a diferença de prendê-lo. O Governo está nas mãos de quem prevê a constituição. Destituir do cargo um presidente eleito, de fato, não é o melhor dos mundos, mas permitir que ele se torne mais um ditador na America Latina também não… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Rodrigo Marques: o problema é que, para alguns, o presidente NUNCA dá uma ordem ilegal…

É o velho personalismo das esquerdas latino-americanas…

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Rodrigo Marques e Felipe, Já falei isso acima…entra com um processo legal (dentro das leis constitucionais) e julga o presidente. Se for condenado, entra com um processo de impeachment. O que os golpistas fizeram foi sequestrar o presidente e expulá-lo do país. Isso pra mim é coisa de bandido. Sequestro é coisa de bandido, de fora da lei. Agora vcs não me responderam: como se chama na terra de vcs o que está acontecendo em Honduras? o golpe, a suspenção dos direitos civis, o toque de recolher, o proibição do direito de ir e vir, a censura aos meios de… Read more »

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
14 anos atrás

Hornet, O que está acontecendo em Honduras está previsto na constituição deles. A suspenção dos direitos civis, o toque de recolher, o proibição do direito de ir e vir, a censura aos meios de comunicação, foi aprovada pelo Congresso. ( eu nao acho isso bom, mas se for para evitar algo do tipo que aconteceu no Irã recentemente que se faça isso, temporariamente, é claro). Minha posição é: Que as eleições se cumpram em Honduras daqui a 4 meses. Isto ocorrendo, será vitória da Democracia plena e da Legalidade naquele país. O presidente do Congresso não é um ditador, isto… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Rodrigo Marques, eu não vou mais discutir com vc sobre isso. Se vc acha que golpe de estado, repressão, sequestro do presidente, censura de meios de comunicação, perseguição política, suspensão dos direitos civis, suspensão de liberdades individuais e tudo o mais que está acontecendo em Honduras está na Constituição de Honduras…das duas uma: ou vc não tem a menor idéia do que está falando, ou vc acha que isso é uma coisa legal (não no sentido da legalidade, mas no sentido de ser “joinha”). Nas duas situações não tenho como continuar a discutir, pois ou vc está ignorando o que… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Vai entender o que se passa na cabeça desses golpistas de Honduras…

deram um golpe alegando que o plebiscito (um refendo popular) era inconstitucional…

Agora, vendo que o barco do Golpe está naufragando diante das pressões internacionais, já admitem fazer um referendo popular pra saber se o presidente deposto deve ou não voltar ao país e reassumir o cargo…

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=901818&tit=Governo-provisorio-de-Honduras-propoe-referendo-sobre-volta-do-presidente

Ué, mas refendos populares não são crimes de traição em Honduras?…hehehe

Ou só são crimes quando não interessam aos golpistas?

sem mais comentários.

abraços a todos

Hornet
Hornet
14 anos atrás

ops! “refendo” = referendo

e errei duas vezes ainda por cima…hehe

Igor
Igor
14 anos atrás

Hipocrisia é imensa.

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
14 anos atrás

Hornet,

“A ONU deu, ontem, 72 horas para os golpistas voltarem atrás e restituirem o presidente deposto””

Senão ela vai fazer o que? Remover Honduras do clubinho?

O que talvez você nao veja ou nao queira ver, isso nao me interessa, é que o presidente deposto queria aplicar um golpe insistindo pelo meio da força ( o exercito) a aplicação de um referendo/plebiscito considerado ilegal pelo legislativo e judiciário, esse pra mim é o cerne da questão.

Eu também não pretendo continuar, por alguns motivos. Não leva a nada; Nós não vamos convencer um ao outro, etc…

Abraços

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Rodrigo Marques,

remover do clubinho implica em isolamento perante o mundo.

E isolamento mundial implica em bloquio econômico…não se esqueça que um país que não faça parte da OMC não tem como fazer comércio com outros países da OMC…vide Coréia do Norte.

Se vc acha isso pouco???

Ainda mais um país como Honduras…que não tem auto-suficiência nem de comida. Depende de tudo e todos para sobreviver.

abraços

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Ah! de minha parte nunca pensei em convencê-lo de nada…apenas quis chamar a atenção dos colegas do blog que o mundo todo está contra este golpe…menos vc (e o Felipe, mas o Felipe parace que desistiu de defender o golpe).

Apenas isso.

abraços novamente

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Num desisti não Hornet e ligo bem pouco pro que vocês, o molusco pinguço, o Barata Obama, a ALBA do Chavito, a OMC, a Vênus Prateada ou aquela ong gigante, a ONU, pensam. Afinal, a unanimidade é burra, como já diria Nélson Rodrigues. Apenas já falei o que tinha pra falar.

Abs.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Ou como diriam os descíclopes (rsrs): I just couldn´t care less…

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Rodrigo,

correção: Ele voltou a defender o Golpe…hehehehe

Então, voltamos ao que era antes: o mundo todo condenou o golpe de Honduras, menos vc e o Felipe…e o Felipe defende o golpe por uma razão bem democrática: só pra que não haja unanimidade de condenação mundial ao golpe…

Tá certo!

ai, ai, ai…

vamo que vamo!!!…hehehe

abraços

Adilson
Adilson
14 anos atrás

Hornet, não tem só o Rodrigo e o Felipe que discordam que seja golpe. Na verdade, todo mundo sério, e isso não inclui o site G1, sabe que o exército hondurenho apenas cumpriu uma ordem judicial. O presidente, lá, não é um militar (seria se fosse golpe). É o presidente do Congresso, conforme previsto na Constituição. Dizer que o exército fez errado em honduras é negar o próprio papel constitucional das Forças Armadas. Aliás, você deveria ler sobre o papel das FFAA na nossa própria constituição. Se o Lula resolvesse, amanhã, fazer um referendo para se perpetuar no poder, e… Read more »

Adilson
Adilson
14 anos atrás

Dizer que o mundo todo faz algo não torna este ato legal ou moralmente aceitável.

O mundo todo usa drogas. Eu não.

E agora? O errado sou eu?

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Adilson: desista. Faça como eu: I just coldn´t care less…

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Opa! Mais um que apoia o golpe… E quem falou em site de G1? Por um acaso a OEA, a ONU e a OMC pertencem às organizações Globo? Por um acaso vc tem acompanhado este caso nos jornais internacionais? Sabe dos reais motivos do golpe? pessoal, acreditem ou não, mas vcs estão defendendo um golpe de estado…uma coisa anti-democrática. Adilson, se eu fosse um cara chato com os colegas do blog diria que vc e o Felipe estão seguindo um argumento perigoso demais, que nada mais faz que explicitar o pensamento anti-democrático que vcs parecem nutrir e cultivar (é isso… Read more »

Roberto CR
Roberto CR
14 anos atrás

Hornet

Melhor não gastar mais o seu latin parceiro. Eu ia entrar nessa discussão aqui, mas depois de ler que presidente eleito é ditador e papel constitucional de forças armadas é dar golpe de Estado desisti completamente. É por isso que os Gilmar Mendes da vida tem público nesse país.
Me pergunto aqui com meus botões como é possível discutir conflitos modernos e os meios modernos utilizados neste conflitos com concepções que já haviam caducado na República Nova.
Esquenta não parceiro. O Brasil já saiu dessa estação e essa turma já perdeu o bonde.

Abraços

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Roberto CR,

que essa turma já perdeu o bonde da história faz tempo não tenho dúvida nenhuma…

Mas como estou com um tempinho sobrando pra azucrinar os caras que ainda acham que golpes de estado são coisas legais, então estou aqui me divertindo…hehehe

Esquenta, não!

abração

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Hornet, acabou de sair no Jornal da Band: “milhares de pessoas saem às ruas em Tegucigalpa para apoiar o Congresso, o Judiciário e as Forças Armadas Hondurenhas”. Acho que o povo HONDURENHO (não o venezuelano, boliviano, equatoriano e das ONGs: ONU, OEA, OMC, etc.) já decidiu seu destino soberanamente. E a menos que o Barata resolva mandar suas tropas para Honduras, já era: os bolivarianos vão ter que engolir essa. E acho pouco, rsrsrs… Mas o que me deixa surpreso é o “2 pesos e 2 medidas” de certas pessoas: quando é para defender o 3o mandato do molusco pinguço… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Felipe, Sim, tem apoiadores do golpe entre a população…desde o início. Assim como tem apoiadores do presidente deposto, que estão sendo reprimidos pelo exército (uma pessoa foi morta). E acho que a OEA não conseguirá restituir o presidente deposto. Os golpistas de Honduras rejeitaram o apelo da OEA de restituir o presidente deposto ao cargo. Mas isso não muda a questão sobre o golpe. O mundo continua condenando a quebra das regras democráticas em Honduras…essa é a questão. Aliás, Honduras será expulsa da OEA por causa disso. essa sua idéia de esquerdopata é estranha, além de ser um subterfúgio que… Read more »

mig
mig
14 anos atrás

Felipe Cps, que conversa mais CaPcioSa… É claro e incontestável que houve um golpe de estado em Honduras, más não vamos ficar discutindo, vejamos o que diz o próprio General Orellana, ex- ministro da Defesa de Honduras, cuja renúncia no sábado, juntamente com a demissão do chefe das Forças Armadas, general Romeo Vasquez, serviu como um gatilho para o golpe. O jornalista e correspondente espanhol Juan Carlos Rivera Torres relata de Honduras: “O ex- ministro da Defesa General Edmundo Orellana pediu o retorno ao poder do presidente constitucional, Manuel Zelaya.” “Orellana era apresentado pelos golpistas como um herói, por ter… Read more »

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
14 anos atrás

Mas o que queria Zelaya era o que após ter perdido no Congresso e no Supremo ao demitir o Comandante do Exército por este não ir contra a constituição de seu país? Só para exemplificar. Digamos que um presidente brasileiro resolva invadir o Uruguai com o simples propósito de anexá-lo. Ele ordena ao Comandante do Exército que organize e execute o plano de invasão. Porém, como sabemos é vedada a guerra de conquista em nossa constituição. Apesar do presidente ser o comandante-em-chefe de nossas forças armadas o Exército tem o dever primordial de respeitar as nossas Leis. O que fazer… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Rodrigo Marques, volto a dizer, caso o presidente deposto tenha cometido alguma irregularidade, deveria ser tratado dentro das leis do país. Um processo de impeachment ou algo assim. Não estou preocupado se o Zelaya agiu certo ou errado, se suas posições políticas são certas ou erradas. O fim da picada é um país latino-americano dar um golpe de estado em pleno século XXI. É contra isso que a comunidade internacional está contra e eu também…menos vc e o Felipe…o que me leva a acreditar que a democracia pra vcs dois é apenas uma palavra vazia, que não significa nada. Quem… Read more »

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
14 anos atrás

De novo Hornet, A constituição de Honduras nao foi ferida, O poder está nas mãos de um homem eleito pelo povo também. Repito, não houve golpe, as instituições estão funcionando. Eleições estão marcadas, tudo como o previsto! Você quer um processo de impeachment contra um homem que não liga para as Leis, que quis demitir o comandante do Exército por este apenas seguir a constituição de seu país… Ele foi destituído por ser uma ameaça à Democracia de Honduras! Democracia: Respeito às leis, alternância de poder. Só quero que me responda: Você é o Comandante do Exército, o presidente te… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Rodrigo Martques, nós vamos ficar aqui até o final dos tempos…hehehe Claro que a constituição de Honduras foi rasgada meu amigo!!! Não existe na constituição de país nenhum uma norma que prevê golpe de estado…não seja ingênuo! Sua definião de democracia é tacanha. Por essa sua definição (na qual não consta o princípio número 1 da democracia, que é a legitimidade do processo, entre outras coisa mujito mais fundamentais que a mera alternância do poder) os 20 anos de ditadura no Brasil foram uma “democracia”, pois os generais se “alternavam” no poder. Segundo essa sua definição tacanha, o Irã também… Read more »

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
14 anos atrás

Bom, Estamos chegando a um ponto. O Exército de um país tem que defender a constituição do mesmo. Sua subordinação é a constituição. Repetindo, todo o andamento do que ocorre em Honduras está previsto em sua constituição, aliás Zelaya deveria estar preso. Eu sou um democrata e acima de tudo observador das leis, algo que o amigo não está demonstrando ser. Quer dizer que você cumpriria uma ordem ILEGAL? Nas suas palavras: “” E quem deve analisar se uma ordem dada é ilegal ou não é o poder judiciário.” A ordem era ILEGAL! O judiciário de Honduras deu parecer desfavorável.… Read more »

Wi
Wi
14 anos atrás

“Não há desculpa para este golpe. Uma crise constitucional chegou ao ápice quando o presidente Zelaya ordenou que os militares distribuíssem materiais para um referendo sem caráter obrigatório que seria realizado no domingo passado. O referendo pediria que os cidadãos respondessem se apoiavam a inclusão de uma proposta para uma assembleia constituinte, para reescrever a Constituição, na eleição de novembro. O chefe dos militares, general Romeo Vasquez, recusou-se a executar as ordens do presidente. O presidente, como comandante-chefe dos militares, então demitiu Vasquez, depois do que o ministro da Defesa renunciou. A Suprema Corte determinou em seguida que a demissão… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Rodrigo Marques, desencana…não tem mais como argumentar contra a realidade. Honduras acabou de ser expulsa da OEA devido aos países membros não reconhecerem o golpe de estado como algo legítimo. “A Organização dos Estados Americanos (OEA) decidiu no final da noite deste sábado (4) – madrugada de domingo, 5, em Brasília- suspender, com efeito imediato, a participação de Honduras no organismo interamericano. Decisão é resposta ao golpe de Estado que aconteceu domingo (28) e que afastou do poder o presidente do país, Manuel Zelaya. A suspensão de Honduras foi aprovada por 33 dos 34 integrantes da OEA, durante Assembleia Geral… Read more »

Sergio
Sergio
14 anos atrás

Publicado no blog do brilhante Jornalista Luiz Nassif http://blogln.ning.com/forum/topics/as-clausulas-petreas-e-as Uma compilação de informações úteis para quem deseja entender a atual crise em Honduras, e não ficar limitado ao usual Fla-Flu das mentes bipolares. 1) CONSTITUIÇÕES E CLÁUSULAS PETREAS A deposição do presidente hondurenho Manoel Zelaia foi justificada pela oposição a partir do fato de que ele teria tentado alterar ilegalmente claúsulas constitucionais que não passíveis de reforma. Na realidade, diversas constituições do mundo possuem as chamadas “cláusulas petreas” ou “entrenchment clauses”, que seriam disposições por princípio “imutáveis” do texto constitucional. Elas aparecem com especial destaque na constituição alemã de 1949,… Read more »

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
14 anos atrás

Hornet, Depois de refletir, eu estou finalizando a minha participação neste tópico sem estar me sentindo equivocado com a minha interpretação do que ocorreu lá. No meu entendimento, Zelaya foi destituído por ser um elemento perigoso às instituições Hondurenhas ( Legislativo e Judiciário). Por que? Perdendo no Congresso e tendo um parecer contrário na Suprema corte, resolveu levar à força as suas intenções. No meu entendimento, você acredita, como já disse, que um processo de impeachment seria mais adequado, eu concordaria se ele fosse à TV fazer apologia de algo considerado ilegal, mas não aceito quando ele convoca o Exército… Read more »

trackback
14 anos atrás

[…] Após golpe, EUA suspendem atividades militares em Honduras […]

robertta
robertta
14 anos atrás

eu achei muito errado o brasil ñ tem nada aver com isso!!

josé servello
josé servello
14 anos atrás

Camaradas,saudações.
Muita prosa sem importãncia.
Lei é para ser cumprida.
Vocês não leram o que diz a constituição de Honduras.
Então basta.
Não houve golpe.
Honduras está cumprindo a lei.
Abraço…