Secretaria de Segurança apresenta o ‘caveirinha’, novo blindado da Polícia Militar do Rio

25

Foi apresentado nesta quinta-feira, no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), em Barra de Guaratiba, o protótipo da Viatura Especial de Patrulhamento (Vespa), novo blindado da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O projeto levou cerca de um ano para ficar pronto.

A tecnologia utilizada foi toda desenvolvida no CTEx e a maioria das peças são brasileiras. O veículo suporta tiros de fuzil, inclusive nos pneus. O Vespa pesa cinco toneladas e sua velocidade pode chegar até 130 km/h. Ele tem capacidade para levar até cinco policiais e transportar seis presos na parte de trás.
O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, informou que os carros irão às ruas para testes e, dentro de dois meses, será feito um levantamento com sugestões dos policiais para avaliar a possibilidade de produção em série. Beltrame aproveitou para diferenciar o novo blindado dos “caveirões” e falou em maior produtividade dos policiais.
“O caveirão é um veículo de combate usado para incursões em áreas perigosas, já o blindado compacto será usado para patrulhamento em vias e bairros com riscos de ataque aos policiais. Mesmo assim, a blindagem deste veículo suporta até tiros de fuzil, o que dá segurança aos policiais”, disse o secretário.

FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RT
RT
15 anos atrás

Feio, porque não os veículos da AVIBRAS?

konner
konner
15 anos atrás

A vantagem principal é proteger o policial que atua na segurança pública, mesmo usando “coletes” à prova de balas, as forças de segurança corriam o risco de serem alvejadas, uma vez que as outras viaturas não apresentam blindagem alguma.

Outra vantagem também, é que se trata de um carro nacional.

konner
konner
15 anos atrás

Os pneus utilízam um gel cuja composição química altera o comportamento físico do pneu de acordo com a temperatura.

Ao ser alvejado, a pressão do pneu cai, porém o gel reage internamente fazendo que seu volume se expanda.

RT
RT
15 anos atrás

Caro Konner, nada contra o blindado da enquete, principalmente se for usado para transporte de presos até as audiências com juizes, mas ainda acho que o Guara da AVIBRAS deveria ser levado em conta. http://www.avibras.com.br/P/sys/defesa/terrestre/guara/guara.asp Ou quem sabe o novo veiculo da Inbra seria uma solução patrulhamento em locais de difícil acesso como vilas e favelas. http://www.defesanet.com.br/fidae08/3_inbra_vbl.htm Nossos responsáveis pela segurança fazem estas aparições espetaculosas para imprensa como se estivessem realmente preocupados com o cidadão ou com o policial, mas nunca fazem um estudo serio da situação, vi uma reportagem que uma capital do nordeste (não lembro qual) investiu pesadamente… Read more »

Baschera
Baschera
15 anos atrás

Isto daí é um veículo leva valores.
Caveirinha deveria ser o veículo F2US do post anterior.
Brasileiro é o rei da enjambração….
Vai pra tráz Brasil, vai….
Sds.

RL
RL
15 anos atrás

E o AV-VBL da Avibrás?

Não seria um veículo mais robusto, com caracteristicas mais adequadas para este tipo de tarefa?

Raphael
Raphael
15 anos atrás

Os veículos da AVIBRAS são os mais adequados para a missão. Contudo, custam 3(três) vezes mais.

Henrique.Recife
Henrique.Recife
15 anos atrás

RL, é que aqui no Brasil gostam de reinventar a roda ao invés de melhorá-la ou adaptá-la. Pq Gastar dinheiro e tempo com um projeto novo se hj já existe vários nacionais que preenchem os requisitos podendo ser utulizados para os msm fins?!
Isso tem cara de politicagem.

Um grande abraço a todos

Carlos
Carlos
15 anos atrás

Alguém reparou no símbolo da Agrale na grade do veículo?
Esse projeto foi em parceria com a empresa?

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

Enquanto a Polícia do Estado do Rio de Janeiro está cada vez mais BLINDADA, o EB projeta jipinhos de praia (pior, junto com argies). Deve ser para seus “guerreiros” posarem de boina e óculos escuros para as fotos…

RL
RL
15 anos atrás

Se o da Avibrás custa 3 vezes mais, então nada mais digno e inteligente do que comprar deles, pq no minimo somente o projeto dessa verdadeira PORCARIA ai deve ter custado umas 10 vezes mais. Sem mencionar o que foi dito pelo amigo Henrique, a politicagem. Ta na cara que isso ai foi dinheiro repartido em muitas partes interesseiras. Outro motivo para que se pague 3 vezes mais e não 10 vezes mais. Trocaram um caveirão velho que já não atendia a todos os requisitos dos homens que subiam no morro a contento, por um que só mudou ou maquiou… Read more »

konner
konner
15 anos atrás

Senhores este, não é o NOVO CAVEIRÃO !! Este é um novo aparelho [ com blindagem mais leve em relação ao CAVEIRÃO ] ao serviço da PM. Este aqui é o NOVO CAVEIRÃO: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL748169-5606,00.html Quanto ao ” Vespa “: Se derem detita atenção as imagens disponíveis dos veículos da Avibras, notarão com facilidade porque estes não se prestaríam as necessidades da PM para o policiamento urbano. Notem as ‘diferenças’ entre os requisitos exigidos pelo comando da PM, em relação aos vículos da Avibras, isto sem falar que se não me engano, o chassi dos veículos da Avibras são do UNIMOG… Read more »

Marcelo R
Marcelo R
15 anos atrás

So falta o governo inventar um imposto para manter a segurança!!!
De quem ??? Deles né…

Joao
Joao
15 anos atrás

Nao vejo nada de novo. Esse bicho e igualzinho aos blindados que transportam depositos bancarios. Outro enorme passo em marcha re.

Canaris Jr
Canaris Jr
15 anos atrás

Olá, Bem que o CTEx poderia “imitar” os centros tecnológicos da Força Aérea e Marinha e desenvolver projetos mais interessantes e de consumo próprio do EB, pois “clonar” carro-forte de transportadora de valores não é de bom tom… é até mesmo feio esse papel. Cadê a “inteligência” dos engenheiros do IME? Será que é possível imitar ou clonar veículos blindados estrangeiros para uso da Força Terrestre, pois… quem não tem inovação para criar deve ter humildade para copiar. Realmente é uma pena para o corpo de técnicos e engenheiros do CTEx e até do Arsenal do EB no Caju/Rio, vendo… Read more »

Walderson
Walderson
15 anos atrás

Amigo Konner, não adianta, não. Deixa a galera malhar. O negócio de alguns é malhar. Não adianta falar que OS REQUISITOS SÃO DIFERENTES. Tem gente que não entende. Outros não querem enteder. A galera não sacou ainda que este carro é pra ser usado no lugar dos famosos CARROS “GOL”. É no lugar do gol azul e branco que toda hora aparece com PMs mortos fuzilados. LEMBRARAM AGORA? É isso. NÃO É PARA SER USADO NO LUGAR DO CAVEIRÃO. É NO LUGAR DO GOL. Por isso tem o estilo de camburão – vejam o lugar de levar preso -, QUE… Read more »

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

Walderson,

concordo que as especificações sejam totalmente diferentes e que o AV-VBL não seja a melhor escolha para se usar nos morros cariocas.

Agora, duvi-dei-di-deo-dó que esse blindado seja o substituto do GOL. Vão ser comprados algumas unidades para equipar BOPE/CORE e nada mais. Vai continuar tendo policial sendo fuzilado dentro de golzinho e guarita sim, pode escrever minhas palavras.

Walderson
Walderson
15 anos atrás

Vassily, claro que qdo falei substituto do gol o bom senso estava presente. Ele substituirá o veículo nos pontos em que sempre aparece PM apresuntado. Tem certos pontos no RJ que os PMs mais morrem fuzilados dentro do carro. Claro que seria impensável comprar um veículo desse para substituir TODOS os veículos Gol. Falei daquela forma porque o pessoal de vez em quando fica parecendo disco arranhado: só falando a mesma coisa, no caso, SERÁ O SUBSTITUTO DO CAVEIRÃO. Amigo, é claro que em se tratando de RJ, os PMs continuarão sendo fuzilados dentro e fora dos veículos. No caso… Read more »

Boina Preta
Boina Preta
15 anos atrás

Prezados companheiros, acho q posso esclarecer algumas questões. Primeiramente o GUARÀ concebido na AVIBRA foi criado a partir de requisistos do Exército Brasileiro e projetado pelos mesmos em convênio do CTEx com aquela empresa. Portanto se fosse o caso de atenderem aos mesmos requisitos, o próprio CTEx levaria o projeto para a SSP/RJ. Outro aspecto é que todos os carros blindados para transporte de valores ou de pessoal que se destinam ao tráfego urbano, devem atender a normas específicas para tal. Seu design fica ‘preso’ à legislação em vigor que busca além da proteção dos ocupantes a da população civil… Read more »

jovitor
15 anos atrás

isso nao é uma invençao e sim uma inovasao eles so aperfeisoaram 1 que ja essistia

jovitor
15 anos atrás

eu ate posso estar errado mas eu acho que e isso so nao afirmo com sertesa pq nao tenho nenhuma esperiencia nessa area ate pq ainda nem trabalho pois nem sou de mior

Carlos
Carlos
15 anos atrás

Senhores. Tenho um projeto que revolucionará as questão VIATURAS nas forças auxiliares, sendo empregado na segurança urbana. O objetivo seria o mesmo emprego que uma viatura de patrulhamento comum faz. Leve, ágil, com tecnologia e o mais importante, poupando vidas, esse blindado (Veículo) contará com dispositivos que traria uma maior segurança para os policiais na hora de abordar, e podendo montar um PPC, permanecer desembarcados e mesmo assim continuam protegidos pela viatura. Ele substituirá facilmente as viaturas comuns, pois terá um preço muito em conta. Se esse meu modelo já estivesse nas ruas provavelmente o garoto que foi morto por… Read more »

sgr
sgr
14 anos atrás

Srs, vou tentar auxiliar na compreensão do projeto em questão: 1 – O projeto foi financiado pela FAPERJ (na área temática de segurança pública) e contou com recursos apenas para a execução do entendimento do problema, levantamento de requisitos operacionais, mapeamento de soluções técnicas e levantamento de possíveis empresas capazes de fabricar o veículo. Portanto, não havia recursos para a construção do protótipo. O que ocorreu foi a iniciativa da empresa selecionada como possível parceira, de alavancar recursos própios e de outras empresas (Agrale) na construção de um protótipo como plataforma para demonstrar o conceito; 2 – Um problema muito… Read more »

willian
14 anos atrás

Eu acho que deveria ter esses tipo de blidado aqui em São Paulo mais pra tropa de choque da policia Militar e pro Goe da policia civi paulista e muito forte suporta tiro ate fuzil aqui em são paulo deveria ter tambem esse tipo de viaturas

aguia1
aguia1
13 anos atrás

pessoal, se ninguém nunca observou, digo que todos os veículos blindados das policias cariocas são veículos de transporte de valores modificados para o uso em combate. os “caveirões” como são conhecidos, são utilizados em operações em favelas e embora sejam resistentes a tiros até de fuzíl, não tem potência para se deslocar com velocidade até um local de confronto, por isso, compreendo o uso dos vespas, eles agiriam como um primeiro veículo blindado a chegar no local ou a perseguir meliantes com velocidade, claro que os veículos da AVIBRAS seriam de melhor utilidade e provavelmente resistiriam muito mais pois foram… Read more »