Stryker

A Stryker é uma família de blindados de oito rodas produzidos pela General Dynamics Land Systems, em uso pelo Exército dos Estados Unidos. Baseado no canadense LAV III, que por sua vez é baseada na Suíça MOWAG Piranha, o Stryker do US Army é a primeiro veículo blindado daquela Força depois do Bradley M2/M3, da década de 1980.
O veículo é utilizado nos Stryker Brigade Combat Teams, unidades leves móveis baseadas na Doutrina brigade combat team (BCT), que emprega veículos conectados em redes C4I.
As “gaiolas” que equipam os blindados nas fotos servem para provocar a explosão prematura de foguetes RPG.

blindados
brigade combat team
LAV III
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa
Ozawa
15 anos atrás

Ora, ironicamente, podemos observar, ainda, mesmo num ambiente C4I, inventos singelos, quase “artesanais”, mas eficientes, como essa gaiola de proteção. Talvez esperasse coisas mais ficcionais, como nos filmes futuristas, para proteção dos blindados.

A solução, às vezes, está nas coisas mais simples, e me atrevo a imaginar que esse invento deve ter se originado de alguns soldados no campo de batalha, conversando entre si, num momento de descanso, e a idéia foi se espalhando…

Baschera
Baschera
15 anos atrás

Esteticamente, parece um galinheiro ambulante…
Sds.

Luiz Marcelo
Luiz Marcelo
15 anos atrás

Estas gaiolas forma inventadas na Segunda Guerra Mundial e recentemente voltaram a moda no Iraque com veículos ingleses, Challenger, é uma razoável proteção contra RPGs, ou IEDs(improvised explosive devices), mas de nada servem contra projéteis perfurantes com ratardadores de carga e modernos mísseis anti-carro. Solução simples e barata, um exemplo de adequação ao uso do projeto.

konner
konner
15 anos atrás

Sem querer desmerecer o engenho, já existe “doutrina” para dete-lo. Um destes veículos que estava patrulhando áreas da cidade de Mosul, em uma estrada, foi atacado e destruído por dois tiros de RPG-7, sendo que um perfurou a blindagem “gaiola” e outro penetrou em sua blindagem incendiando o veículo. Não houve vítimas, pois o compartimento de tropas estava vazio, visto que os soldados haviam desembarcodo momentos antes para uma patrulha a pé, estando no veículo apenas o motorista que conseguiu sair ileso. O veículo foi perda total. Este é o primeiro fato do genero com este veiculo que me dou… Read more »

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

Axei q Stryker fosse o nome dado aos LAV armados com o canhao de 105mm… nao sabia q era a todas as configuracoes do LAV..

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

Konner… lembra-se de 1942 em Stalingrado?? Os alemaes perderam grande parte das divisoes panzers dentro da cidade russa!!
O alerta para o emprego de blindados em zonas urbanas foi dado a 60 anos atras!!

konner
konner
15 anos atrás

rsrs

… não, não é da minha época mas, ouvi falar !!

Mas, realmente, vc lembrou bem.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Bem, mas como não é sempre que haverá 2 RPGs à disposição para uso imediato, simultâneo ou seqüencial, o uso da gaiola é muito eficiente na maioria das vezes.
Sem falar que estes veículos não fazem patrulhas isoladas, mas seguem o conceito de proteção mútua. Quem ataca um deles pode até obter sucesso mas com certeza sofrerá um contra ataque imediato pelos outros Strykers e pelos infantes desmontados.

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

Ficam com a impressão de sobrecarregados, com excesso de peso.

JSilva
JSilva
15 anos atrás

O soldados das fotos, por sinal já antigas, por causa da cammo 3 colors, são da 25ª DI do Hawaii, a Divisão mais fraquinha do U.S.Army. Eu digo fraquinha em termos, porque ela tem mais componentes da Reserva que as outras, mas com a Força Modular o USAr esta ativando uma quarta Brigada para todas as Divisões. Estão também deixando a Brigadas todas juntas ou muito próximas, em termos de localização. A única Divisão que deve ficar de perna aberta, com um pé em cada margem é a 2ªDI que deve ficar com uma ou duas Brigadas na Coréia e… Read more »

JSilva
JSilva
15 anos atrás

Alias Bosco, sempre que que possivel os veiculos estarao acompanhados pelos bons e velhos OH-58, e se o negocio esquendar da para chamar aquele aviãozinhum do Exercito, muito popular, conhecido pelos butecos da vida como A-10.

paulo costa
paulo costa
15 anos atrás

As gaiolas ficam a 50 centimetros da lateral do tanque,exatamente
o comprimento do jato quimico/explosivo do RPG.
Muito provavel que neste blindado tenha sido usdo a cabeça em tandem,ou em serie,sâo duas cabeças,a primeira menor perfura a gaiola,a segunda passa pela abertura da primeira,e impacta no alvo… Misseis estão sendo usados para interceptar os PRG´s
a caminho,são misseis pequenos montados na propria viatura,ou tanque,isto devido ao aumento exessivo da blindagem,e do proprio
tanque/viatura.Verdadeiro desafio tecnologico…..