O Auto-Propulsado 2S19 MSTA-S de 152mm foi desenvolvido para ser usado pela Artilharia Divisionária para bater alvos abrigados ou em campo aberto, incluindo lançadores de armas nucleares táticas, baterias de artilharia e morteiros, carros de combate e blindados e qualquer tipo de concentração de tropas ou material. Entrou em serviço no Exército Russo em 1989. É fabricado pela Uraltransmash de Ekaterinberg, na Rússia, que também produz uma versão rebocada, chamada MSTA-B, e desenvolveu duas novas variantes, a 2S19M com um sistema de controle informatizado e a 2S19M1 com tubo de 155 mm no padrão OTAN.

Armamento

O elemento principal do sistema 2S19 MSTA-S é o Obus 2A64 de 152 mm, que é fabricado pela famosa fábrica Barrikady State Production Association, de Volgograd, Rússia, responsável pela fabricação de uma grande variedade de peças de artilharia de grande calibre para o Exercito e a Marinha Russa. O tubo é instalado em uma torre sobre um chassi, baseado no dos Carros de Combate T-72 e T-80, e tem uma elevação que vai de + 68º a – 3º e giro de 360º.

O AP também conta com uma metralhadora antiaérea PZU-5 Utes de 12.7mm, que é controlada remotamente pelo comandante e três lançadores de granadas fumígenas, montadas nas laterais da torre. A bordo são transportados 50 projéteis de munição de 152mm e 300 para metralhadora antiaérea.

Munições

O 2A64 dispara uma variedade de munições que inclui HE-FRAG (alto explosivo-fragmentação), HE-FRAG com Base Bleed, Cluster com submunições de fragmentação e a granada guiada a laser Krasnopol. A arma também pode disparar um projétil com o interferidor 3RB30 concebido para perturbar as comunicações do inimigo. Esta última tem um alcance de 22 km e pode perturbar as comunicações nas freqüências que vão de 1,5 a 120 MHz, em um raio de 700 m.

Já a granada Krasnopol foi desenvolvida pela empresa KRP, de Tula e foi projetada para bater veículos blindados e posições de artilharia, com guiagem inercial de meio curso e a laser na fase final, podendo atingir alvos a uma distancia entre 3 e 20 km.

Operação

O municiamento, recarga, posicionamento e troca de alvos é realizado de forma totalmente automática, permitindo uma cadência máxima de 8 tpm, com os projéteis de pronto uso a bordo do AP e de 6 a 7 tpm com munição no solo, fora da viatura. Uma bateria de 8 AP MSTA-S pode colocar 3 toneladas de projéteis sobre o alvo em um minuto. O sistema de controle trabalha de forma coordenada com o sistema de direção de tiro. Toda a munição a bordo é armazenada na torre e uma bandeja móvel de remuniciamento permite que a arma seja recarregada em todos os ângulos sem a necessidade de retornar a posição de recarga. Esse mecanismo faz também a recarga da carga de projeção. Os projéteis são recarregados de forma automática e as cargas de projeção de forma semi-automática. Tudo que o atirador tem que fazer é manter a arma apontando para os objetivos com o auxilio do Comandante do AP, que também tem controle sobre o disparo e pontaria da arma.

O desenho da prateleira de munição permite que diversos tipos de projéteis fiquem juntos. O mecanismo de municiamento automático seleciona o tipo de munição, controla o carregamento e o número de tiros. Os cartuchos utilizados são ejetados automaticamente para reduzir o acumulo de gases. Na parte traseira da torre existe um carregador separado que permite o carregamento de munição de fora do AP. Antes do AP pôr-se em marcha o carregador é dobrado e fixado na torre e o carregador de cargas de projeção também é dobrado dentro da torre.

A tripulação é de cinco homens, sendo que quando opera de posições fixas, com a munição no solo, são usados sete homens. A automatização da peça não diminuiu a guarnição, mas torna possível manter uma cadência de tiro elevada, que é limitada apenas pela condições de durabilidade do tubo.

Propulsão

O 2S19 MSTA-S é movido por um motor diesel V84A com injeção direta, quatro ciclos, poli-combustível, com refrigeração líquida e potência máxima de 780 a 840 hp. Atinge uma velocidade máxima de até 63 km/h, com autonomia de 500 km.

A suspensão é do tipo barras de torção com amortecedores hidráulicos, que amortecem as oscilações do chassi tando no movimento quanto nos disparos. Entre os acessórios do AP está um snorkel que torna possível à peça fazer a travessia de rios com largura de até 1.000 metros e profundidade máxima de 5 metros. Conta com uma lâmina de terraplanagem que possibilita escavar uma trincheira para seu abrigo em menos de 40 minutos.

(1) Comandante, (2) Carregador de Munição, (3) Carregador de Carga de Projeção, (4) Bandejas móveis de armazenamento de munição, (5) Mecanismo de alimentação de munição no solo, (6) Compartimento do Motor, (7) Absorvente hidraulico de choque, (8) Motorista, (9) Mecanismo de Elevação, (10) Equipamento de Pontaria e (11) Atirador

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LeoPaiva
LeoPaiva
15 anos atrás

Alfredo_Araújo,

Interessante observação, entretanto creio que se trate do Snorkel, tanto é que na foto saindo d’água não está mais na posição, me corrijam os especialistas.

Sds.

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

Esqueceram só de citar o missil anti-aereo q ele leva ao lado do carregador…

Se nao me engano é um Igla..

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

José da Silva,

Quantos calibres tem o tubo do canhão?? Na matéria não informa, mas acho que tem + – 55.

abraços.

obs: já adicionei como proteção de tela, no lugar do PZH-2000.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Sempre que o eminente cientista russo Professorosvky Pardovsky, ganhador por 4 vezes do cobiçado Prêmio das Organizações Tabajaras de Incentivo à Ciência e Tecnologia, não toma a frente dos projetos russos, sai coisa boa.
Esse é um bom exemplo de um excelente material, com capacidade de rivalizar com o PZH 2000.
O eminente professor está fora da Rússia temporariamente à trabalho, e parece que tomou à frente do projeto do IRST do F-18E lá nos States, onde está mostrando toda a sua criatividade.
Com certeza vai levar o “Prêmio” de novo.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

PS:
esqueci de colocar alguns rs.rs.rs.rs.rs……no meu comentário acima. Rs.rs.rs.rs.rs……….

LeoPaiva
LeoPaiva
15 anos atrás

Só espero que esse renomado professor não venha trabalhar aqui no nosso subnuc. Pelo que entendi, além da função primária de peça de artilharia, ele pode também, usando munição guiada inercialmente/ laser contra blindados a 3km, ser considerado também um “super caçador de tanques”. Embora, nas CNTP, ele jamais se aproximaria 3 km de um Abrahans ou Leo 2A para fazer um disparo, inclusive acho até uma impropriedade dizer que a munição guiada a laser atinge 20km, e o designador? Acho difícil um designador laser com um alcance desses, a menos que o alvo seja designado por outro. Devaneios à… Read more »

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Leo,
mas é a 20 km mesmo. A designação é remota, feita por uma equipe avançada, UAV ou avião. Mesmo porque o alvo está fora da linha de visão.
E hoje existem designadores lasers aerotransportados com alcance de mais de 20 km, dando inclusive as coordenadas GPS.
Todos os sistemas modernos, inclusive o DONAR, podem disparar munições guiadas. As do ocidente são as Copperhead (laser), Excalibur (INS/GPS), SADARM (IIR-MMW), etc.
Um abraço meu caro.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

CNTP foi ótimo.rs.rs.rs…

LeoPaiva
LeoPaiva
15 anos atrás

Obrigado Bosco,

Sobre a designação remota eu entendi,mas o que eu quis salientar é que ele não tem, em caso de necessidade urgente, a capacidade alegada de alvejar um alvo móvel a 3km, utilizando a munição Krasnopol, sem que alguém ilumine para ele. Então esqueçam essa estória de “super caçador de tanques” que falei.

Sds.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Correção:
A SADARM é “inteligente” mas não é “guiada”.
A menos que seja combinada com a Excalibur.

JACUBÃO
15 anos atrás

É, DEPOIS DE TANTAS CRÍTICAS A ESSE VEÍCULO RUSSO, SÓ ME RESTA ACREDITAR QUE VOÇÊS PREFEREM AQUELAS SUCATAS DE TUBO CORTADO QUE O EB COMPROU DE SEGUNDA MÃO DOS EUA, AO INVÉS DE ADQUIRIR UM MODELO NOVO DE GRANDE ALCANCE , COMO OS SUL AFRICANOS, OU DESENVOLVER UM PRÓPRIO USANDO COMO BASE ATÉ MESMO O CHASSI DO FALECIDO OSÓRIO.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Meu caro JACUBÃO, não foi feita nenhuma crítica a esse armamento não.
OH! Rimou!
Mesmo porque o eminente cientista russo não participou do projeto. No máximo deu um palpitezinho no snorkel.rs.rs….

Igor
Igor
15 anos atrás

Que milagre o Bosco ter gostado de um equipamento russo. rs

Jorge
Jorge
15 anos atrás

Para os foristas com experiência na área de blindados:

Seria viável adaptar os MBT M-60 e/ou Leopard A1 do EB para essa torre ou semelhante?

Ou seria melhor desenvolver um chassi pra essa finalidade (artilharia auto-propulsada) e outro tipo de chassi para um futuro MBT brasileiro?

No aguardo.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Igor, não tenho nada contra não. Eles fazem muitas coisa tão boas quanto as ocidentais. Não acredito é na superioridade dos caças russos sobre os F-22 e F-35, não gosto do Mi-35 para a FAB e não acho que o conceito adotado pelos russos para seus mísseis anti-navios seja o mais efetivo. São grande e desajeitados, como um elefante numa loja de cristais.rs.rs.rs… Uma coisa que gostaria que o Brasil usasse dos russos é o avião anfíbio à jato (se não me engano é o A-40). Gosto muito desse conceito para a FAB para missões de busca e salvamento, apagar… Read more »

Ricardo
15 anos atrás

Recentemente vi uma versão nova do “paladino-155mm” em que ele atira uma salva de 5 a 7 tiros em ângulos diferentes mas que consegue fazer com que todos os tiros caiam no mesmo lugar ao mesmo tempo…

Sera que os russos tem esta capacidade tambem ?

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Correção:
gosto do conceito do BMD-4.

Ricardo,
provavelmente sim já que para que se consiga “impactos múltiplos simultâneos” (MRSI) é necessário um carregador automático e um sistema de controle que consiga variar o ângulo do tubo e a carga de projeção em rápida seqüência, e isso esse canhão AP russo tem.

Ivan
Ivan
15 anos atrás

Bosco e Leo, Os Russos são, tradicionalmente, excelentes artilheiros. Na Segunda Guerra Mundial o Exército Vermelho usou, e muito, artilharia auto-propulsada, tanto na função de apoio de fogo (exemplo SU-76) como na função de caça tanques (exemplo mortal SU-100). Quanto ao tiro antitanque é para defesa em situação extrema. Não esperem este belo monstrinho caçando LEOs ou ABRAMS. Na verdade, desde a SGM os soviéticos aprenderam que o combate pode (e aconteceu) desdobrar pelo terreno e baterias de obuseiros sendo atacados por carros de combate da ponta de lança inimiga. Por esta razão TODAS as armas da artilharia Soviética, consequentemente… Read more »

JACUBÃO
15 anos atrás

PODERÍAMOS PERTURBAR OS SENHORES POLÍTICOS BRASILEIROS PARA RESSUSCITAREM O NOSSO FALECIDO OSÓRIO E TAMOIO COM O QUE HÁ DE MAIS MODERNO EM SUSPENSÃO, MOTORES, CANHÕES E SISTEMAS DE ARMAS PARA EQUIPAR O NOSSO GRANDIOSO EXÉRCITO COM DOIS MODELOS DE CARROS DE COMBATE CAPAZ DE CHUTAR A BUNDA DE QUALQUER BLINDADO EM OPERAÇÃO ATUALMENTE NA AMÉRICA DO SUL E ATÉ NO MUNDO E COM ISSO O EB PARAVA DE COMPRAR ESSES LEOPARD E M-60 DOS FERROS VELHOS AMERICANOS E EUROPEUS.

O QUE OS MEUS AMIGOS DO BLOG ACHAM?

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Jacubão, tem uma teclinha “caps lock” no seu teclado? Experimente apertar a danada pra ver o que acontece.

[]s 😉

JACUBÃO
15 anos atrás

É isso que voçê quer ver, sabidinho?

Sgt. York
Sgt. York
15 anos atrás

uso muito o MSTA-S no Battlefield POE e posso dizer que, pelo menos lá ele faz um estrago daqueles. Mas é importante ter um FAC para dar as coordenadas.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Muito melhor assim. Viu como não dói?

[]s

JACUBÃO
15 anos atrás

Mas não dói em mim Rodrigo, pelo visto dói em vç, não é mesmo?

Bosco
Bosco
15 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKk Ops! kkkkkkkkkkkkkkk

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

No understanding o “Caps Lock”. Tô boiando até agora.

Bosco,

Pelo jeito, vç entendeu. Dá uma luz aí.

JACUBÃO
15 anos atrás

VASSILY, o cara tá me criticando porque eu estou escrevendo DESTA MANEIRA, acredito que tem coisas muuuuuuuuuuuuito mais importantes a serem discutidas nesse Blog, do que a tecla “Caps Lock”, mas como estamos no grande país chamado Brasil…

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

Jacubão,

Agora sim, entendi.

abraços.

JACUBÃO
15 anos atrás

Outro meu camarada e feliz 2009.

Василий Зайцев
Василий Зайцев
13 anos atrás

вводить все крышки значит сказать, что вы кричать на кого-то!
Высокая самоходные гаубицы Ев M105 (катера гаубицы на 11 км) M 109 (запускает гаубицы до 22 км). не являются автоматическими, но использовали эти ударить Израиля в Ливане в 2008 году.
спасибо!