Interaja com o infográfico, clicando nas abas, nas unidades militares e nos veículos.

FONTE: El Mercúrio

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Jacubão
15 anos atrás

Lá vem de novo os defensores das concessionárias que administram as rodovias e pontes brasileiras. Tá parecendo até lobby dessas emprêsas.

Robson Bandeira
Robson Bandeira
15 anos atrás

Seja como for o Chile faz a sua parte, e dá demonstrações a quem quer que seja de que tem condições de reagir a uma agressão ao seu território e que pode enfrentar algum vizinhos mais afoito. Parabéns ao Chile pela organização que aquela nação alcançou, vejo sempre notícias de profissionalismo das FA chilenas.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Sem contar que o Chile pretende comprar 120 blindados de combate de infantaria Marder VCI de segunda mão alemães. Os blindados tem apenas 20 anos de uso e serão modernizados antes da entrega para atuarem junto com os Leopard 2.

sds!

Marine
Marine
15 anos atrás

Galante,

Muito interessante o grafico interativo, agora parece que as tais “divisoes” na verdade sao brigadas e algumas reforcadas mas seu tamanho sao mesmo no valor brigada.

Parecem estar com uma doutrina em dia e se modernizando…

Thanos
Thanos
15 anos atrás

Os chilenos foram espertos…conseguiram comprar leopards 2!!!Mesmo sendo de segunda mão, acho que são os melhores carros de combate da America do Sul…não sei porque o nosso exercito não fez a mesma opção…compraram outro lote de leopards 1…alguém poderia explicar tal decisão?

Thanos
Thanos
15 anos atrás

sem contar a aquisição dos Guepards….sem similar no EB…

Patriota
Patriota
15 anos atrás

O Chile é sem duvidas o país com as forças armadas mais bem preparadas da america do sul.

meus parabens aos chilenos

Patriota
Patriota
15 anos atrás

pressão popular? pessoal eu conheço os chilenos eles não aceitam
que seus politicos façam o que querem como aki a direita tem forte apoio dos jovens chilenos bem diferente do que ocorre aki no Brasil eles dificilmente aceitarão que a lei do cobre seja mudada assim tão facil.

saudações

Tocão
Tocão
15 anos atrás

Assisti ao video mas achei a cortina de fumaça meio fraquinha, ja vi bem moljores que essa..

Abraços

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

Thanos,

Concordo plenamente com suas palavras.

Quem sabe o Spike, já que o Javelin é caro pra chuchu. O MSS-1.2 está na área, o EB acabou de contratar um lote piloto. No caso, espero que seja apenas o primeiro, que venham outros pedidos. Porem, é uma pena que o Mectron MSS-1.2 voe em direção ao alvo na horizontal, e ataque o alvo pelo lado. O ideal seria que ele, ao ser disparado, subisse igual ao Javelin, nivelasse, e depois descesse quase na vertical, atacando o tanque/blindado por cima, onde a blindagem é mais fraca.

abraços.

Rodrigo Rauta
Rodrigo Rauta
15 anos atrás

Tb concordo com o patriota.
E essa aquisição dos Leo 2a4 foi uma excelente compra!!!!!
Pena que não veremos alguns desses por aqui!

Felipe Cps
Felipe Cps
15 anos atrás

A modernização das FFAA chilena apenas se dá porque há uma verba vinculada no orçamento, um tributo que é cobrado pela venda do cobre e que não pode ser desviado pelo tesouro, vale dizer, vai direto para o caixa das FFAA. Está na Constituição chilena.

Ou conseguimos algo do gênero no Brasil ou não teremos JAMAIS forças armadas preparadas. Os políticos não se preocuparão com isso enquanto não houver mobilização popular para tanto. E essa mobilização só acontecerá quando acontecer uma tragédia, quando, por exemplo, perdermos um pedaço de nosso território. Infelizmente é isso.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Parece que O Exército Chileno tem quase o mesmo número de divisões do EB,não sabia que eles operavam tb os Humvees.Interessante tb a nova ordem de batalha,uma força moderna.
Poderia os editores deste blog (Galante) fazer um infográfico tb do Exército Brasileiro para fazermos algumas comparações em termos de modernização.

abraço!

Thanos
Thanos
15 anos atrás

Rodrigo,
obrigado pela informação…
Mas o EB devia dar mais enfase a cobertura AAA móvel tanto quanto os chilenos…depender de uns poucos iglas e canhões fixos não dá…e complementando, adquirir uns mísseis javelins anti-carro não seria má idéia…

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Roberto

Se fizerem uma comparação vão vir dois mil comentários só para jogar pedra!

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Olha as FA Chilenas podem ser por enquanto as mais bem equipadas,mas mais bem preparadas?Tenho minhas dúvidas?Somos melhores na selva e se nossos trabalhadores são melhores do que de países desenvolvidos,o soldado porque não?Ora,o exército alemão era superior ao nosso na 2GM e demos uma lavada neles.

Thanos
Thanos
15 anos atrás

Ulisses…não foi bem assim…e os chilenos são muito bem preparados para o teatro de operações o qual pretendem lutar…o próprio território.

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Sim,Thanos,pois não existe melhor lugar para se lutar do que no próprio território.

RodrigoBR
RodrigoBR
15 anos atrás

Apesar de possuirem meios modernos, as FAs chilenas não as teriam em quantidade para um conflito com o Brasil atualmente. Notaram que há um texto falando sobre a manutenção de soldados profissionais? Parece que são 2 mil atualmente e em 2010 serão 10.000! Diz também que com a profissionalização poderão “reduzir o número de recrutas anuais”! Muito interessante isso, já que a questão de possuir FAs profissionais e menores X organização atual é um das “?” do Brasil… Aumentando o debate: E vc, o que acha sobre as FAs Brasileiras “Manterem soldados profissionais e equipamentos modernos” mas com contigente menor… Read more »

Dalton
Dalton
15 anos atrás

Ulisses…

nao esqueça, que fomos alimentados, armados, vestidos e transportados na Segunda Guerra por…????

A Italia era considerada um TO secundário,mesmo assim o soldado brasileiro comportou-se bem…mas…alguem aqui já leu o livro ” Verdades e vergonhas da FEB ” de Leonercio Soares ?

Sem querer criticar a FEB, mas, tudo que está escrito no livro aconteceu mesmo ?

sds

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Dalton

Quem sabe?contasse também que o EB torturou alguns Paraguaios na Guerra do paraguai.Quem sabe?

Dalton
Dalton
15 anos atrás

Ulisses…

o livro foi escrito por um ex pracinha…mas realmente gostaria de saber se tudo o que escreveu foi verdadeiro, pois nao podemos ser ingenuos a ponto de achar que fomos perfeitos ou super-homens…,
até porque nossas melhores tropas ficaram aqui no Brasil, e nao estavamos familiarizados com guerra moderna, pois desde a guerra do Paraguai em 1870 nao nos metiamos em problemas.

Espero que alguem ao ler meu post, manifeste-se, pois é uma curiosidade minha de longa data.

sds

RodrigoBR
RodrigoBR
15 anos atrás

Fiz umas contas aqui… O Chile comprou 140 Leopard 2 A4 por U$ 124 milhões. -1 Dóllar a 2,4 Reais (estimativa atual) [Chile] -> 140 Leopard 2 A4 => 298 milhões de Reais [Brasil] -> 260 Leopard 2 A4 => 443 milhões de Dólares = 1,07 bilhões de reais Parece que o número de unidades está relacionada a aposentadoria dos M-41 e dos M-60 A3 TTS(será?) atuais e a padronização do uso dos Leopard como MBTs Brasileiros no exército. Os Leopard 1 A5 possuem canhão de 105mm e mesmo sistema de controle de tiro do Leopard 2, pois foram atualizados… Read more »

RodrigoBR
RodrigoBR
15 anos atrás

Errata:

[Brasil] -> 260 Leopard 2 A4 => 443 milhões de Dólares = 1,07 bilhões de reais

>>entenda:

[Brasil] -> “500” Leopard 2 A4 => 443 milhões de Dólares = 1,07 bilhões de reais

RodrigoBR
RodrigoBR
15 anos atrás

Se os 260 Leopard 1 A5 comprados recentemente fossem da versão Leopard 2 A4:

260 Leopard 2 A4 => ~231 milhões de Dólares = ~555 milhões de reais

E aí? valeu a pena a compra???

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

Felipe CPS,

Pois é, os chilenos se apoiam em uma Lei Constitucional. A chamada Lei do Cobre, que destina 10% da receita obtida com as exportações do metal para as FFAA. Mas eles passam por uma grande pressão, tanto política como popular, para mudar essa Lei. Acham que o pricipal motivo dessa lei ficou no passado. Era a real possibilidade de um conflito generalizado com seus vizinhos: Argentina e Peru.

abraços.

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

E os Gepard, dão uma inveja. São o tipo ideal de AAA para o EB. O Contraves/Oerlikon 35mm (duplo/ dois canos) + o Bofors 40/L60 precisam de um ajudante.

Mas, substituto mesmo é o Bofors 57mm. Esse sim é fantástico. Se não me engano, se chama MK-3.

abraços.

Rodrigo Rauta
Rodrigo Rauta
15 anos atrás

Thanos, pelo que sei os Leo 2a4 não foram cogitados pq são MBT muito pesados( -/+ 55t) e nos não temos estrutura de pontes e transporte para veiculos desse porte ( os Leo 1a5 pesam por volta de 44t)…foi oq eu li..não sei se foi isso mesmo!
Abraço!

paulo s
paulo s
15 anos atrás

trabalhadores mais produtivos :eua
posiçao do brasil 65 (entre 124 naçoes)
posiçao prox a uganda
fonte :unicamp
data: 03 set 2007
site:www.inovaçao.unicamp.br

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

Este papo de pontes não aguentarem é meio estranho… a maioria das pontes que aguentam 40ton aguentam 60! as mal contruidas ou pequenas não aguentam nem 10tn…. sei lá, acho esta desculpa meio “estranha”….

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

Francisco AMX, Pelo que eu li, na internet, foi esse mesmo o motivo que fez o EB optar por um MBT mais leve. E, somado à isso, o fato de usar o calibre 105mm, ante o 120mm. Obs: em 2003, no Iraque, um Challenger II inglês levou um RPG-7 na lagarta. Essa partiu-se e o veículo ficou imóvel. Levou outros “rojões”, mas, mesmo assim, a blindagem segurou o tranco. o Veículo foi cercado pelas tropas iraquianas, que destruiram (sempre à RPG) os sensores externos do tanque (IR, telêmetro laser,etc), até que chegou um T-55 com um canhão de 100mm. Pelo… Read more »

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Por que meu ultimo post foi excluido???

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

” Questão: Se um Challenger conseguiu segurar disparos de 100mm, o que impede o mesmo de segurar o 105mm???????? ” Resp: Nada. Em resumo: Os melhor projétil de 105 mm é o Type 95 chinês cinético, com capacidade de penetrar até 580 mm de blindagem(proporcionais*), o Challenger 2 tem frontalmente 960 mm na torre e 660 mm no chassis(proporcionais*). O Brasil fabrica ( ou pelo menos ia fabricar ) sua própria munição de 105mm em conjunto com a Argentina, mas não tenho dados sobre o poder dela. O Leopard 2 chileno tem frontalmente 690 mm na torre e 600 mm… Read more »

Walter
Walter
14 anos atrás

eu acho que o chile melhoruo na sua defensa porque nos anos 70 ou 80 , o peru quase invadiu o chile porque tinhan uma disputa territorial. ate hoje eles estão a beira de uma guerra claro que o chile esta mais preparado mais sei que a marinha do peru faz sempre manobras com a marinha americana e os submarinos peruanos foran chamados como os melhores da america do sul.pelos uswa. ee.uu, lutar neste seculo xxi e um pensamento muito arcaico. tchao.

Pablo
Pablo
14 anos atrás

A guerra por si é algo arcaico, mas a preparação tanto profissional do soldado, quanto a qualidade do armamento a ele fornecida devem ser feitas para defesa! acredito que um governo ou nação sérios não pensam em invadir o vizinho, mas todos sabemos que pode acontecer e acontece, seja por interesse ou antigas rixas! sou chileno e lamentavelmente conheço o pensamento de muitos vizinhos (nem todos, graças a Deus) que culpam os outros ao invés de solucionar seus problemas. Gosto de armamentos, apenas pela tecnologia e inovação, mas toda arma têm seu propósito tanto na defesa quanto no ataque.

Abs.