Alistou-se, não jurou a bandeira e pegou o Certificado de Dispensa

59

Caio Maniero D’Auria é um enxadrista. Calculista. Paciente. Insistente. Irritante, até. Graças a essas características, tornou-se, aos 22 anos, o primeiro brasileiro dispensado do serviço militar obrigatório por “razões políticas e filosóficas”. Na prática, significa que ele foi dispensado sem nem precisar jurar à bandeira. Para muitos, a formalidade é apenas um detalhe. Para ele, uma batalha de quase cinco anos de duração em defesa da “liberdade”.

Todos os anos 1,6 milhão de jovens alistam-se e cerca de 100 mil são incorporados ao Exército, à Marinha ou à Aeronáutica (em 2008 foram 80 mil), segundo o Ministério da Defesa. Desses, 95% declararam no alistamento desejo de servir. Os que não queriam, foram convocados por ter alguma habilidade necessária à unidade militar da região. “A Estratégia Nacional de Defesa pretende alterar esse quadro, de modo a que o serviço militar seja efetivamente obrigatório, e passe a refletir o perfil social e geográfico da sociedade brasileira”, anuncia o Ministério da Defesa, sem dar detalhes de como isso será feito.

Por ora, a única exigência feita para os dispensados é uma pastosa cerimônia de Juramento à Bandeira, tão esvaziada quanto a obrigação de executar o Hino Nacional antes das partidas de futebol em São Paulo. Ninguém reclama. Caio recusou-se.

Determinado a encontrar um meio válido de não jurar à bandeira, entranhou-se nas leis militares. Telefonou para o Comando militar do Sudeste e soube que podia pedir para prestar um serviço alternativo e que, por não haver convênio firmado, isso resultava na dispensa automática. “Mas a secretária da Junta militar me falou que só Testemunhas de Jeová podiam alegar objeção de consciência. Ela me mandou jurar à bandeira, mas eu estaria mentindo se jurasse dar a vida pela nação, pois jamais faria isso”, diz, com um sorriso tímido de quem mal deixou a adolescência.

De próprio punho, Caio redigiu uma “declaração de imperativo de consciência”, e declarou-se anarquista. A Junta militar exigiu a declaração de uma associação anarquista confirmando o vínculo. Caio, então, contatou mais de vinte organizações em busca de, como diz, uma “carta de alforria”. Perdeu um ano nessa. “Os anarquistas brasileiros não tiveram a coragem de colocar em prática o que tanto pregam. A maioria está mais interessada em festinhas”, reclama. E pondera: “Acho que eles tiveram medo de ser fichados pelo Exército”.

Desiludido, encontrou na internet a organização Movimento Humanista. Enfim, sentiu que seria atendido. “Pregamos a não-violência e somos contra o serviço militar obrigatório”, diz Paulo Genovese, coordenador do grupo, que faz reuniões semanais e promove a Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência.

Diante de nova declaração de objeção de consciência, a Junta pediu dados dos integrantes e o CNPJ da organização. Três meses depois, foi preciso detalhar quais eram as incompatibilidades do movimento com o serviço militar.

Era janeiro de 2008. “Passei noites em claro redigindo. Fui pessoalmente entregar”, diz, satisfeito. Sustentou que os humanistas colocam “o ser humano como valor central”, enquanto os militares devem defender a pátria “mesmo com o sacrifício da própria vida”. E que o “repúdio à violência” é incompatível com o “amor à profissão das armas”.

Quatro anos e oito meses após se alistar, Caio pegou seu Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo. Em 2008, apenas seis jovens foram eximidos por objeção de consciência. Nos últimos cinco anos, 232. Mas Caio foi pioneiro. “Nunca motivos políticos livraram alguém, o meu processo é o número 001/08. Abri um precedente e agora tenho onde lutar por minha liberdade e pela dos demais”, comemora ele, que é analista de dados de telemarketing. Há anos quer prestar concurso público. Agora pode.

FONTE: CartaCapital

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jose Adelino
Jose Adelino
15 anos atrás

Falta de P A T R I T I S M O.

Já pensaram se fosse em Israel???? Esse Mane que não quer defender sua Patria( Diga-se de passagem a sua propria familia, etc)

Quem vai defende-los em caso de necessidade??? Meu filho ou o seu???

Ou alguem acha que ele e sua familia não vão correr atras de alguem para defende-los???

A tava esquecendo…concordo com o Lecen

Anonymous
Anonymous
Reply to  Jose Adelino
3 anos atrás

Só o fato de você alegar que ele é “mané” e tem falta de patriotismo, dá pra ver o quão influenciado pelo sistema quebrado você é, defendendo uma nação que pouco se importa com os seus direitos , lhe dão uns benefícios pra calar sua boca , e você se convence de que está tudo bem. Como você é tolo e desprovido de uma mente aberta , livre da intoxicação da porra da meritocracia de merda que vivemos onde muitos passam por sufoco e são obrigados a servir a hipocrisia de um sistema falho e redigido por suborno, e…é isso… Read more »

Lecen
Lecen
15 anos atrás

Vocês tem que entender que o rapaz não se posicionou contra o alistamento obrigatório (que também sou contra, por sinal), mas sim ao ato simbólico de jurar lutar pela pátria.

Isso é muito sério. Muito mesmo. Se ele não irá lutar pelo Brasil, por que diabos é um cidadão brasileiro? Deve adorar ter direitos como cidadão, como bem provou ao pesquisar a fundo a possibilidade de não prestar juramento. Mas na hora de realizar uma obrigação…

Toby
Toby
Reply to  Lecen
2 anos atrás

>por que diabos é um cidadão brasileiro? Realmente, Lecen! um absurdo o rapaz ter escolhido ser brasileiro e não arcar com as responsabilidades de um cidadão!! Mas espere um momento! Não é isso que acontece. As organizações sociais são impostas aos indivíduos desde o seu nascimento. Por que diabos um rapaz como este deve se conformar com a imposição de uma autoridade governamental em um mundo humano incoerente por definição? Milhares de pessoas morrem por conta de guerras todos os anos, e grande parte das vezes, as razões para este lamentável fato são injustificáveis disputas pelo poder econômico das nações.… Read more »

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

100% com você camberiu.

Sou totalmente contra serviço militar obrigatório.

Tiago Jeronimo
Tiago Jeronimo
15 anos atrás

É impressionante o tipo de comentário feitos aqui no blog, o cara passou 5 anos lutando pra impor seus ideais e você chama ele de babaca comodista? Comodista? Você sabe pelo menos o que a palavra comodista significa? É cada uma… Agora sobre o post, eu fiz os testes fisicos pro NPOR mas acabei desistindo de ficar, fui dispensado e nunca jurei a bandeira, ninguém me pediu pra ir a “cerimonia” de juramento e eu não perguntei, recebi a reservista e pronto. Então o cara da reportagem, os testumanhas de jeóva e eu não precisamos morrer pelo Brasil 😀 “Ou… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Mostrou ser um babaca comodista, isso sim.

camberiu
camberiu
15 anos atrás

Parabens para ele que defendeu seus ideais. Melhor do que muitos juramentos falsos que vemos por ai. Podem ate discordar da posicao dele, mas que ele mostrou carater, isso ele mostrou.

joao terba
joao terba
15 anos atrás

Eu acho um absurdo 1,6 milhão de jovens todo anos,95% querem servir,porque serviço obrigatório,não vejo sentido.

Marine
Marine
15 anos atrás

Lecen,

Voce esta certo, o ponto disso tudo e ele nao acreditar em lutar pelo pais ou por causa alguma como diz ele mesmo…

Na minha opiniao pessoal e um utopico, fora da realidade e covarde…Esse tipo de gente saos os primeiros a reclamar seus direitos como cidadao mas deveres que e bom nada.

Sds!

Renato P.
Renato P.
15 anos atrás

Simplesmente um absurdo e ridículo! Ainda aparecem outros imbecis para apoiar! Se não quer morrer pela pátria, tudo bem, peça outra nacionalidade qualquer (minha sugestão: vire argentino!). Mas se esforçar tanto para não jurar a bandeira, nosso símbolo pátrio maior??? Duvido que tivesse esse empenho para cobrar dos políticos, ou outra coisa realmente séria do tipo! Apesar de ser de família com tradição militar e ser ex-militar, também sou contra o alistamento obrigatório. Deveríamos dar chance a verdadeiros brasileiros fazer parte de nossas FAs! Assim teríamos gente comprometida, ao invés desses imbecis, inúteis e anti-patriotas nos representando e defendendo! BRASL… Read more »

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

Se o alistamento não fosse obrigatório fatos como esse não ocorreriam. E o fato dele não estar disposto a “morrer pela pátria”, um velho jargão que em nosso país serve mais a população pobre do que à toda população, significa sim uma questão de direitos. Triste é ver que patriotismo, pra variar, não é associado a ter opinião clara contra o que não se quer fazer. Infelizmente a reportagem não esclarece porque ele não concorda em “morrer pela pátria”, o que dá margem a qualquer tipo de especulação. Liberdade de escolha é isso aí. Primeiro a pessoa pensa se o… Read more »

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Gandhi era patriota ao extremo e nem por isso queria matar por seus ideais e por seu país. Muitos que cantam o Hino Nacional todos os dias não têm coragem de morrer pelo Brasil mas matam centenas de brasileiros com suas falcatruas e negociatas. Centenas de brasileiros que morrem de barriga vazia e nas portas de postos de saúde, sendo atendidos iguais a lixo. Se todos colocássemos nossa condição de ser humano a frente de nossa condição de cidadãos e de “profissionais” o mundo seria um lugar bem melhor. Eu morro pelo meu país mas gostaria de ver ir na… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

“Morrer pela patria” e baboseira dele…Qual foi a ultima vez que o Brasil esteve em guerra? Quantos brasileiros morrem pela patria todos os anos? Provavelmente muito menos do que morrem por queda de um raio nem por isso ele diz que nunca mais saira de casa em dia de chuva… Esse negocio de morrer pela patria no Brasil e praticamente inexistente! Desculpa pra boi dormir dele…Na verdade isso tudo tem haver com o que o Lecen ja disse, ele nao esta disposto a lutar (que e diferente de morrer) pela patria e consequentemente pela sua familia, por voces ou por… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Alias, defender a Patria e por definicao a sua familia, lar e amigos nao seriam a maior responsabilidade do cidadao? Ou sera que o Estado ha de prover beneficios e direitos sem que o cidadao tenha qualquer responsabilidade de que se necessario venha a defender o Estado ou melhor ainda o povo que lhes proveniu com tais beneficios e direitos? Essa ideia, essa desculpa usando o termo “morrer pela patria” e coisa de pacifista para racionalizar sua indisposicao com tais deveres, todos nos sabemos que servir/lutar pela Patria nao e uma sentenca de morte! Tais pacifistas sao sempre os primeiros… Read more »

Adolf Galland
Adolf Galland
15 anos atrás

O mais engraçado é que ele abriu a boca para falar dos direitos de lierdade dele, mas esses direitos que ele fez fazer valer, ele não qeur defender, como um amigo falou ae emcima, os direitos ele gosta e faz questão, mas o dever os outros que paguem.

Julio
Julio
15 anos atrás

Sou a favor do alistamento obrigatório, mas, a convocação deveria ser primeiramente sobre os que desejam servir e necessitam dessa oportunidade. Agora quanto ao Caio Maniero D’Auria respeito a posição dele, mas, se não quer prestar o juramento ou sua consciencia o impede de defender seu país, a mesma consciencia também deveria impedir de fazer concurso público e viver as custas dos trabalhadores brasileiros.

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

A noção de Estado e pátria se confundem através da história. E não é necessário ser pacifista para falar sobre o berço da sociedade ocidental e ser contra conflitos. Fazer parte dela é suficiente. Mas imagine países como a Espanha, aonde existem sérios problemas quanto a unidade nacional. O governo gerencia o Estado espanhol, mas um catalão não tem as mesmas aspirações que um basco. Mas estão todos sob o mesmo guarda-chuva e não são considerados traidores ou covardes porque sustentam suas posições. E defender uma nação não quer dizer, necessariamente, desafiar a morte. O debate tá bom, mas eu… Read more »

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

Sinceramente, a minha opnião é que essa pessoa gastou cinco anos da vida tentando provar que não merece ser brasileiro. E conseguiu, com muito esforço, mas conseguiu.

Eu me alistei em 2000 (classe 1982), não me chamaram para fazer o juramento à bandeira. Realmente uma pena, e olha que informei meu desejo de servir como voluntário. Mas o responsável pela Junta Militar que me atendeu nem deu bola.

Mas, ainda estou na parada, disposto ao menos tentar defender meu modo de vida e minha família, caso seja necessário.

abraços.

Patriota
Patriota
15 anos atrás

Para mim o alistamento obrigatório não faz muito sentido até porque
muitos jovens fazem isto mais por vontade propria são poucos que
vão mais pela questão da obrigação, senhores anti-patriotico e vergonhoso seria se ele se recusa-se a servir a patria e depois
usa-se a farda de outro país e luta-se por interesses extrangeiros, ja não faz mais sentido obrigar as pessoas a votar e servir as forças armadas em um país democratico.

saudações

LeoPaiva
LeoPaiva
15 anos atrás

Lembro de um filme no qual o soldado americano se recusou a usar armas e lutar, ele servia normalmente, cozinhava, ajudava os companheiros, mas não queria usar armas, não sei se foi um caso verídico, esqueci o nome do filme, só lembro que ele foi à Corte Marcial e o seu fim não foi muito bom ( não vou contar o final do filme). No caso em questão faltou na reportagem uma explicação desse rapaz sobre seus reais motivos para não jurar a bandeira. Eu até entendo uma objeção de consciência por motivos religiosos, para mim um dos raros motivos… Read more »

Abrivio
Abrivio
15 anos atrás

Marine,

Concordo com vc.

Pergunta: se o Brasil tivesse um conflito, ele se beneficiaria covardemente do sacrifício dos outros? Neste caso, se é tão idealista, deveria se entregar imediatamente nas mãos do inimigo.

Gostaria de saber a resposta do rapaz, vou tentar entrar em contato com ele.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Mantenho o que disse, não passa de um comodista, viver em segurança às custas do sangue e suor alheio. É fácil se pacifista em tempos de paz.

Robson Bandeira
Robson Bandeira
15 anos atrás

Comodista só, não é covarde mesmo, ele não quer servir a sua pátria mais quer fazer concurso público?, interessante.
E ainda tem quem defenda esse tipo de atitude, é uma vergonha.

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

Er… ESPN Brasil ans ESPN são muito bons

Mas segue o enterro … que coisa eim, se esta moda pega ….

Abs
MO

Hornet
Hornet
15 anos atrás

MO,

Ah! sim…nas TVs pagas temos gente boa..

mas nas TV abertas…vixi! Show de horrores!!!

segue o enterro…

abração

Abrivio
Abrivio
15 anos atrás

Isso mesmo, Robson.

Esse rapaz se diz “anarquista”.

Não entendi, se os anarquistas rejeitam a idéia de estado, como é que ele quer ser funcionário público?

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Olha, no meu entender eu acho que esse rapaz só quis arrumar uma desculpa pra nao servir, mesmo pq, nem anarquista ele era e tentou se filiar ao movimento anarquista (pra que conhece do assunto é meio estyranho alguem se “filiar ao movimento” em um pensamento contrário a organizações).

Agora, se de fato ele fosse anarquista e não acreditasse no papel do Estado eu me calaria e até faria coro em seu favor, mas nao foi esse o caso 😉

Dalton
Dalton
15 anos atrás

LeoPaiva, Voce deve estar referindo-se ao filme ” A execuçao do soldado Slovik ” com Martin Sheen no papel principal. Foi baseado em fatos reais e como o proprio nome do filme já cita o que ocorre no final, neste caso, nao dá para fazer suspense do que ocorre no final do filme, alias, um excelente filme! Slovik foi o unico soldado condenado a morte por covardia, na Segunda Guerra Mundial. Após um ataque de artilharia, Slovik e um amigo, separaram-se de sua unidade, o filme mostra isso tambem, e ficaram 6 semanas com uma unidade canadense. Quanto a esta… Read more »

AMX
AMX
15 anos atrás

Ideais? Que ideais? Se tem alguma coisa que ele não teve foram ideais. Que cara mais idiota esse tal de caio. Idiota tb. foi o autor da reportagem, ao chamar a cerimônia de Juramento à Bandeira de “esvaziada”. Esvaziado está o brasileiro, que não tem mais valores. E com a imprensa apregoando esse tipo de “coisa”, vai disseminando pro povo, o que é uma pena, e um perigo até. Robson Bandeira Falou tudo. De tanta filosofia, Caio acabou se contradizendo. Não quer servir mas quer se aproveitar da pátria. Coitado…. qdo. vier a se tornar um funcionário público (e tomara… Read more »

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

Creio o problema ser mais serio que parece quanta pessoas raciocinão igual a esta pessoa, deve ser a mesma que se recusa a atender uma pesoa em dificuldade por não atrapalhar seu “schedule” Se esta moda pegar, e o pior que tem gente que apoia, não sei não, fico aqui pensando, o que falar para meu filho ? Quanto a opinião do Calmon, Calmon, teria sido ele sincero, ou aparecido ? Espero que se um dia acontecer algo, não haja nenhum “Caio” da vida perto de mim Ex S2 SGD M. Lopes 8842010379 09 Cia de Pol da Aer BINFA… Read more »

Pedro Rocha
Pedro Rocha
15 anos atrás

Olá senhores! Senhores eu acredito que tenhamos alguns amigos que são cidadões estadunidenses. A esses senhores gostaria de fazer uma pergunta! Nos EUA as crianças juram à bandeira na escola primaria? Acho que tem um dia no ano letivo que isso ocorre (acho que é dia de Lincoln). Esse tipo de objeção de consciência já foi objeto de julgamento na suprema corte dos EUA, acredito que a decisão foi unânime: A sociedade estadunidense aglutinou-se na nação cujo um dos seus símbolos é a bandeira, portanto negando-se a ser fiel a essa nação o individuo estará abdicando de seus direitos de… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Pedro Rocha, “I pledge allegiance to the flag of the United States of America, and to the Republic for which it stands: one Nation under God, indivisible, with Liberty and Justice for all.” Ao entrar nas FAs: I, (name), do solemnly swear (or affirm) that I will support and defend the Constitution of the United States against all enemies, foreign and domestic; that I will bear true faith and allegiance to the same; and that I will obey the orders of the President of the United States and the orders of the officers appointed over me, according to regulations and… Read more »

Zero Uno
Zero Uno
15 anos atrás

Marine. Graças à Deus, não nos envolvemos faz tempo em guerras. Não somos um país acostumado a atacar outro país. Graças à Deus, procuramos resolver nossas diferenças com outras nações pelos meios diplomáticos e não retaliando enconômicamente ou simplesmente intervindo em sua política interna dando apoio a golpes. Graças à Deus desde a década de 70 não temos acordo de cooperação militar com países como estes. Vendemos sim, material bélico – de qualidade diga-se de passagem – para países que agora são inimigos más que anteriormente já foram “mui amigos” de nações que entram em guerra de 10 em 10… Read more »

Zero Uno
Zero Uno
15 anos atrás

Marine…

Você tem razão nos seus comentários… Esse sujeito, não é capaz mesmo nem de lutar pela própria família. Não tem nenhum noção do que é pátria…

É mesmo um sem noção de nada…

Quanto ao reporte que chamou de “vazio” o ato de jurar a bandeira, acho normal esse tipo de comentário MAIS VAZIO AINDA na maioria da imprensa Nacional. Ela jamais vai se interessar em assuntos ligados às FORÇAS ARMADAS. Ainda possuem um asco enorme delas devido ao período de regime militar que passamos.

Zero Uno
Zero Uno
15 anos atrás

Pessoal… Um off-topic INTERESSANTE! 17/03/2009 – 07h12 Medvedev anuncia rearmamento do Exército em grande escala a partir de 2011. Em Moscou O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou hoje que a partir de 2011 começará o rearmamento em grande escala das Forças Armadas do país, decisão que, argumentou, entre outras causas, devido à aproximação das infraestruturas militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) às fronteiras russas.MAIS INTERNACIONAL Canberra quer matar cangurus para proteger ecossistema China proíbe clonagem terapêutica com células-tronco No segundo dia de julgamento Fritzl enfrenta o depoimento da filha Venezuelano pega 4 anos de prisão nos… Read more »

Guilherme Poggio
Guilherme Poggio
15 anos atrás

Pedro,

No ensino fundamental de hoje não é mais obrigatório o ensino de EMC (Educação Moral e Cívica) e, portanto, não estamos formando mais cidadãos.

Marine,

Cansei de ouvir a primeira frase. Todas as vezes que a escola se reunia no auditório era a mesma coisa. Não há nada no Brasil semelhante. Em situações semelhantes é cantado o hino nacional.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Eu não quero entrar no mérito da escolha do rapaz, eu não o julgo, embora eu tenda a concordar com as palavras do Vassili (“essa pessoa gastou cinco anos da vida tentando provar que não merece ser brasileiro. E conseguiu, com muito esforço, mas conseguiu”). Eu acho que ser brasileiro e gostar do país vai muito, muito, muito além de jurar a bandeira (e muitos brasileiros que nunca juraram a bandeira, por um motivo ou por outro, podem ser brasileiros muito melhores que os que juraram). Do mesmo modo que penso que existem milhares de modos de servir a nação… Read more »

Dalton
Dalton
15 anos atrás

Hornet,

Quem sabe um dia…consiga escrever quase tao bem quanto voce…

abraços

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

Hornetm catso falu dificil eim o meu 🙂

” Embora eu dispense ufanismos, patriotadas e nacionalismos xenófobos. Aliás, uma coisa não tem nada que ver com a outra…diria até que são antíteses ”

Fiu no Google pesquisar isso ai que vc falou e o o google disse:

– ” Você quer dizer GALVÃO BUENO ? ”

hehehe
MO

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Caros amigos, eu tive aula de “Educação, Moral e Cívica” na escola. O que eu digo a respeito é o seguinte: a “educação” se transformava em doutrinação, a “moral” se transformava em moralismo, e o civismo era chulo, era ufanista, do tipo: temos o maior rio do mundo em volume d’água, não temos terremoto, temos a maior hidrelétrica do mundo, a maior estrada do mundo e essas besteiras. Isso aí fazia parte de uma pedagogia burra do Estado (muito usada no tempo da ditadura militar) que não servia pra muita coisa, não…só atrapalhava. Isso aí nunca formou cidadão nenhum (até… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

MO,

na mosca!!!…kkkkkkkkk

como diria o doente em questão:

Brazil, il, il, il, il!!! (e é com Z mesmo, no caso dele)

Aliás, no Brasil não existem locutores esportivos, o que existe são “Torcedores Esportivos”….hehehe

Um horror!

mas segue o enterro, fazer o quê?

abração

Guilherme Poggio
Guilherme Poggio
15 anos atrás

Hornet,

Se o professor era ruim, você não pode colocar a culpa na matéria. Eu, por exemplo aprendi os conceitos básicos e a independência dos três poderes (Legislativo, Executico e Judiciário) em aulas de EMC. Interessante que outro dia um menino com a mesma idade que eu tinha veio me perguntar se a Câmara era subordinada ao prefeito(!?!?!?).

Um pouco mais velho, mas ainda nas aulas de EMC, discutíamos o número de generais do exército. Como eu disse, não culpe a matéria se o professor era ruim.

Bandeira
15 anos atrás

Espero que o cara em questão, quando for assaltado, não procure a polícia, vá êle mesmo correr atraz do preju, pois quem renega deveres, não deve solicitar direitos.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

amigo Poggio, claro que o professor podia ser ruim (embora existisse também um tal de livro didático que norteava a aula, e pelo o que me lembro o livro era pior que o professor)…como a maioria dos meus professores na escola foram ruins (hoje eu sou professor, embora professor universitário, e tenho senso crítico em relação a isso), é provável que esse meu professor de EMC era só mais um dentre os péssimos que eu tive. Mas ainda assim penso no sentido curricular mesmo. Disciplinas como história, geografia, sociologia e filosofia, se bem ministradas, suprem com folga a antiga e… Read more »

LeoPaiva
LeoPaiva
15 anos atrás

Dalton,

Obrigado por me lembrar do filme, faz realmente muito tempo que assisti. Não é uma situação igual ao caso em questão, mas pode ter certa afinidade.

Sds.

Felipe Cps
Felipe Cps
15 anos atrás

“Joga pedra na Geni Joga pedra na Geni Ela é feita pra apanhar Ela é boa de cuspir Ela dá pra qualquer um Maldita Geni” O EB se tornou a Geni do Brasil… até o momento que precisarem dele… não tem importância, ele vai cumprir sua missão assim mesmo… MALDITO SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO! Quanto ao frutinha em questão, já vi travesti jurando a bandeira sem nenhum constrangimento, sendo zuado e aguentando o tranco numa boa, com humor até. Espero que um dia esse moleque bunda-mole, cagãozinho de meia tigela, borra-botas, fraco, covarde, perdedor e estúpido, precise do Estado Brasileiro, para… Read more »

Robson Bandeira
Robson Bandeira
15 anos atrás

Aos amigos, não é só uma questão de se jurar a Bandeira(A qual eu fiz com muito orgulho e satisfação)É uma questão de ter e sentir muito orgulho de ser Brasileiro.
Uma forma de demonstrar isso é se apresentando para jurar a bandeira, é o mínimo que um cidadão pode fazer, esse rapaz é verdadeiramente um idiota.

cosmeBR
cosmeBR
15 anos atrás

Tinham que matar esse cara e sumir com o corpo!!!

Romeu
Romeu
14 anos atrás

Não é somente portanto uma arma que você defenderá sua nação. Acredito que durante esses 5 anos o Caio ao invés de buscar um objetivo próprio e se dizer “Anarquista” somente por uma causa em comum, podia ter ocupado esse tempo em serviços para o bem de nossa nação. Será que ele sabe o que é serviço comunitário, ajudar o próximo? Há tantas pessoas que todos os dias dão o sangue pelo bem do nosso país e nunca apunhalaram uma arma. Esse mesmo cidadão logo após conseguir o Certificado de Dispensa deseja o quê? Prestar Concurso Público? Trabalhar sendo BEM… Read more »

fabio francisco da silva macedo
14 anos atrás

ola gostaria de saber eu fui dispesando mais quero servi quando me alistei estava com 18 anos hoje tenho 20 sera que ainda dá tempo de servir pois meu objetivo é fazer parte da rondas ostencivas de tobias de aguiar e se eu tiver servindo sera de mais chances para min é meu sonho cobater os marginais para horar o nome de meu pai morto por um deles em combate ele fazia parte da policia militar de santo andre morto em 22 de abril de 2006 as oito horas da noite e naquele dia jurei que não descansaria ate conseguir… Read more »

fabio francisco da silva macedo
fabio francisco da silva macedo
14 anos atrás

ola me chamo fabio tenho 20 anos quando eu tinha 18 me alistei queria muito servir e fui dispensado agora tenho duas tatuagens no braço eu não posso entrar para rota para policia militar nem pra tatica piorou pro exercito minha pergunta é porque que o exercito não pega quem quer e só pega quem não quer e que meses depois pede pra sair como teve casos que uns rapazes foram aceito aonde eu me alistei e pediram pra sair e quem vontade de servi a patria não pode sera que é porque eu moro na favela ou não tenho… Read more »