Home Nota oficial Presidente Lula promove novos oficiais generais

Presidente Lula promove novos oficiais generais

843
34

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na última quinta-feira (19.03), em solenidade no Palácio do Planalto, os atos de promoção de oficiais generais do Exército, Marinha e da Força Aérea. Antes da assinatura, os novos oficiais foram apresentados ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, em cerimônias realizadas em seu Gabinete.
No total, 51 oficiais das três Forças foram promovidos. Os atos entram em vigor em 31 de março de 2009. Para o Exército, ascenderam ao posto de General-de-Exército os generais Rui Monarca da Silveira e Renato Joaquim Ferrarezi. O primeiro vai chefiar o Departamento de Educação e Cultura do Exército, enquanto o segundo assumirá a função de Comandante Militar do Oeste.
Já na Aeronáutica foram promovidos a Tenente-Brigadeiro-do-Ar os seguintes oficiais: Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, que passará a chefiar a Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica; Antonio Gomes Leite Filho, que passará a ser o titular do Comando Geral de Apoio (Comgap) da Aeronátuca; e, por último, Marco Aurélio Gonçalves Mendes, que será o novo Secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais (SPEAI) do Ministério da Defesa.
Não houve abertura de vagas, na Marinha, ao posto de Almirante-de-Esquadra. Para o posto de Vice-Almirante foram abertas duas vagas, que serão preenchidas pelos seguintes oficiais: Carlos Alfredo Vicente Leitão e Indalecio Castilho Villa Alvarez, que comandarão respectivamente a Força de fuzileiros da Esquadra e a Diretoria de Administração da Marinha (função que já vinha ocupando). Segue a lista dos novos Contra-Almirantes: Nelio de Almeida, Hélio Garcia, José Luiz Ribeiro, Paulo Martino Zuccaro e Sérgio Pereira.
Ao posto de General-de-Divisão do Exército foram promovidos os seguintes oficiais: Carlos Alberto dos Santos Cruz; Ilidio Gaspar Filho; Sergio Etchegoyen; Antonio Sergio Geromel; João Ricardo Evangelho; Mário Matheus de Paula Madureira; Carlos Henrique Primo e José Ricardo Kummel. Ascenderam ao posto de General-de-Brigada, os seguintes oficiais: Mário Antonio Antunes; Carmo Antonio Russo; Artur Costa Moura; José Eustáquio; José Caixeta; Sérgio José Pereira; Roberto Severo Ramos; Manoel Lopes de Lima Neto; Roberto Jungthon; Paulo Cesar Miranda; Rodrigo Ratton; e Ubiratan de Salles.
Ao posto de Major-Brigadeiro-do-Ar houve as seguintes promoções: Dirceu Tondolo Nôro; Flávio dos Santos Chaves; José Roberto; Rafael Rodrigues Filho; Gerson Nogueira Machado; e Robinson Velloso Filho. Segue a lista dos oficiais promovidos a Brigadeiro-do-Ar: Carlos Augusto Amaral; Waldeisio Ferreira; Roverson William Milker; Pauro Érico Santos; Oswaldo Machado; Luiz Cláudio Ribeiro; Maurício Ribeiro Gonçalves; José Alberto de Mattos; Jorge Luiz Alves de Barros; Jeferson Domingues; Antônio Lobato; Carlos de Almeida Baptista Júnior e Alvaro Barde Bezerra.

FONTE: MinDef

Subscribe
Notify of
guest
34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet
Hornet
11 anos atrás

Marine e Fuzileiro, grato pelos esclarecimentos. Aliás, essa mania de achar que está tudo errado e que tudo que acontece está errado e assim por diante já está virando um saco. Até porque, muitas vezes, não se trata de crítica propriamente dita, mas sim de “desabafos pessoais”…(nada contra, podem desabafar se quiserem, fazer o quê? Cada um com seus problemas pessoais e todo mundo tem seu “dia de cão”…briga com a namorada, é despedido do emprego, sei lá…e depois “desabafa”…Mas temos que saber distinguir as coisas…) Ás vezes fico pensando: como foi que as FAs conseguiram sobreviver até hoje, se… Read more »

Marine
Marine
11 anos atrás

Alguem saberia informar o numero total de oficiais generais das tres forcas?

Agradeco ja as respostas!

Francisco AMX
Francisco AMX
11 anos atrás

Marine, só te posso garantir que é muito cacique para pouco índio! rsrsrs

Abração bro!

Francisco

Hornet
Hornet
11 anos atrás

Marine,

eu também não sei ao certo, mas deve ser mais ou menos como o Francisco comentou…

abração

joao terba
joao terba
11 anos atrás

Pelo amor de Deus chega de general,nós precisamos é de equipamento moderno e soldado bem treinado,nós temos mais generais do que EUA e ISRAEL,hoje existe 1 general 1.300 soldado,chega,chega….

zocca
11 anos atrás

ísso e so pra amansar, ou fazer uma media, ou um melsinho na chupeta para com os militares, depois daquela carta de dasabafo contra o jobim e sua END.

Noel
Noel
11 anos atrás

Sem entrar nos números, o motivo de as FFAA brasileiras terem uma proporção grande de Generais é simples: cultura, ou seja, em vários níveis do setor público, e não apenas nas Forças, só se confia a decisão ao chefe mais graduado, e isso nunca vai mudar. Ex: um Tenente brasileiro, grosseiramente falando, tem atribuições semelhantes ao de um Sgt do US Army; assistentes de Oficiais Generais são Maj ou Cap, função que poderia ser executada tranquilamente por um Sub como regra, já vi alguns raros casos; Sargentos, em regra, não tem autonomia nenhuma, não podem nem autorizar um Soldado sair… Read more »

brazilwolfpack
brazilwolfpack
11 anos atrás

E isso ai mesmo,Joao. Outra das cerimonias vazias das FAAS. General ja tem demais. SO DE PENSAR QUE HA POUCO TEMPO O EXERCITO ESTAVA DEMITINDO SOLDADOS POR FALTA DE ALIMENTOS!!! Mas claro,para mais generais porta medalhas,nunca falta verba. O que precisamos e Leopard 2A5,helis de ataque de verdade como o Apache ou o Mi-35,artilharia MODERNA,porque ate agora e da Segunda Guerra mundial. E pelo amor de Deus,um FUZIL MODERNO!!!

Fernando Gonzales
Fernando Gonzales
11 anos atrás

Pessoal, as promoções nas forças armadas se da quando a vaga e tem que se cumprir o ritual, não é só pra agradar as forças, pode-se adiar uma promoção, mas ela será feita mais adiante. As coisas não são feitas a bell prazer, pra agradar, como disse algum aí,bem diferente da vida civíl, mexer nas forças armadas sempre é problema e todos os componentes humanos graduados estão de olho. Quanto a função exercida por patente, o Brasil segue a doutrina ocidental, principalmente a americana, então não existe cargo desnecessario. Talvez la pelos anos de 2020, se o Brasil continuar crescendo,… Read more »

Marine
Marine
11 anos atrás

Eu acho que o pessoal esta levando o assunto sem entender como funciona a cadeia de comando e o oficialato… 1- Esse negocio de que ha 1 General para “X” numero de soldados nao funciona dessa maneira. Quem conhece sabe que nem todos os generais estao em posicao de comando de uma unidade, alias a grande maioria sao “diretores” de algum departamento ou de projetos assim como tambem e feito nos EUA e nao vejo nada de errado com isso. 2- O pessoal esta descendo a lenha aqui porque alguns foram promovidos, mas nao vejo nada na materia que nao… Read more »

fuzileiro
fuzileiro
11 anos atrás

É isso mesmo Marine esse povo aqui fala muito e não sabe nada, o negócio é sentar o pau sem uma mínima preocupação nas abrobrinhas que estão falando. Essas promoções não tem nada de errado, estão dentro de um contexto anual de promoções de acordo com as vagas disponíveis. Tanto é que não houve vaga para Almirante de Esquadra, mas esses ditos entendedores do assunto não notaram isso ou não sabe a diferença de Almirante de Esquadra, Vice-Almirante e Contra-Almirante.
É por isso que fico só lendo as notícias do blog, porque os comentários são sofrivéis.

Marine
Marine
11 anos atrás

Fuzileiro,

Meu Xara!! Hehehe…

Eu entendo sua frustracao, embora eu sinta a mesma coisa ocasionalmente eu procuro ter a mentalidade de que e pra isso que certas pessoas estao aqui como entusiastas e procuro na medida do possivel e da paciencia educar os que procuram ter maior conhecimento no assunto.

Semper Fidelis e ADSUMUS!!

joao terba
joao terba
11 anos atrás

Se não me engano esse dado comparativo foi feito pela revista VEJA,entre soldado e comandante,não estou inventando nada.

Noel
Noel
11 anos atrás

Só prá informação de alguns: um oficial general brasileiro pode ficar no máximo 4 anos em cada posto, do generalato, totalizando 12 anos se chegar à 4 estrelas; exceto, aos 4 estrelas que são indicados para o juízes do STM.

joao terba
joao terba
11 anos atrás

Military Power Review,matéria revista VEJA, se alguem tem alguma duvída favor consultar, se esse blog for só de especialista favor informar,sendo assim não tenho condições de participar.Estou aqui apreendendo,jamais quero ser o dono da verdade.

Marine
Marine
11 anos atrás

Joao Terba, Nao fique assim amigo, pelo contrario e essa minha posicao, estamos todos aqui para aprender, inclusive eu. Cheguei a imaginar que esses numeros tinham vindo da midia – ela sim leiga e sem nocao! So quiz explicar a os que nao sabiam que nao se pode fazer esse tipo de analise, mas quem a fez foi a midia e nao voce entao nao se ofenda por favor, nossa indignacao e com tal midia que por profissao deveria saber ou procurar saber o que esta escrevendo. Voce nao tem que se preocupar com tal onus. Espero que tenha entendido… Read more »

Marine
Marine
11 anos atrás

Noel,

A unica diferenca que notei e que geralmente os 4 Estrelas brasileiros sao um pouco mais velhos que os americanos…

joao terba
joao terba
11 anos atrás

Marine,obrigado pela compreenção,fico muito grato, um abraço.

Marine
Marine
11 anos atrás

JT,

Sem problema! Fico a sua disposicao.

Semper Fi!

Hornet
Hornet
11 anos atrás

João Terba, hoje eu fiz uma coisa que não costumo fazer: “desabafei” um pouco, contra os comentários dos “urubólogos”. Mas acredite, não tinha nada a ver com seus comentários…nada mesmo. Eu estava falando em termos gerais, contra as críticas (críticas?) dos urubólogos de plantão, que no meu modo de ver não acrescentam nada…enfim… Marine, vc é um dos meus mestres aqui. Tô sempre aprendendo aqui com vc. Não foi só hoje, não. abração aos dois ps. Urubólogos = são aqueles que têm como leis sagradas as leis de Murphy, e que sofrem da síndrome da hiena Hardy (Óh vida! Óh… Read more »

Hornet
Hornet
11 anos atrás

Ah! Claro…

Urubólogos são especialistas em Urubologia, ciência que estuda e pesquisa os caminhos mais fáceis das coisas não darem certo…

símbolo: um urubu voando ao redor de uma nuvem negra (ou vice-versa)…hehehe.

abraços novamente

Francisco AMX
Francisco AMX
11 anos atrás

Hornet, as FA sobrevivem como a maioria das autarquias nacionais, com dinheiro público! nosso dinheiro! tá na hora da festa acabar, de filha de general casada “na moral” assumir, casar no civil, e parar de roubar os cofres públicos! a cada lugar que um Gen passa antes de ir para a reserva ele acumula um din din no soldo… pq não fazer uma reforma nesta palhaçada!??? um colega aí em cima falou que a proporção até não é das piores! será?? lembro que são 300mil mas que 150 são recrutas, de passagem, que serão muito mal treinados, que ficarão nos… Read more »

Hornet
Hornet
11 anos atrás

Francisco,

sem dúvida, esse tipo de “regalia”, como a que vc comentou, precisa acabar, até porque este tipo de coisa fere a constituição.

Essa história de que todos são iguais, mas uns são mais guais que os outros, de fato, não deve acontecer.

E do mesmo modo, sou contra também essa bravataria de que “somos o maiores”, “somos os melhores”, os “mais mió de bão” e coisa e tal. Isso é uma bobagem que não tem tamanho e também não ajuda em nada.

De pleno acordo.

abração

Marine
Marine
11 anos atrás

FranciscoAMX, Concordo plenamente com seu comentario sobre guerreiro de selva, e ja gastei tecla aqui batendo isso com os outros, esse ufanismo bobo que na verdade nao so nao ajuda como atrapalha o pais. Concordo tambem que beneficios como o famoso pensao para “filhas” se realmente existir ate hoje e nao ser lenda (lembre-se que desconheco disso pessoalmente pois nao sirvo ai e so o conheco por segunda mao) e ridiculo e desnecessario. O que quis dizer e que nao podemos dizer que a materia – promocao desses generais – nao seja justa, usar o tal numero citado pelo Joao… Read more »

Cinquini
Cinquini
11 anos atrás

Andaram falando da Miriam Leitão aqui? rssss

Hornet
Hornet
11 anos atrás

Cinquini,

De forma alguma…

Ela é PHD em Urubologia e a queixa aqui ficou restrita apenas aos graduados e aprendizes…hehehe

abração

Adelmo
Adelmo
11 anos atrás

Se não me engano FHC em 2002 acabou com essa história de que filha de militar recebe pensão para o resto da vida, as que já recebiam até aquele ano vão receber até o fim da vida pois é direito adiquirio e isto qualque advogado sabe,as que solicitarem após 2002 não terão mais direitos e isto também vale para os servidores civis, só que foi a partir de 1998(se não me falha a memória).
Abraços

Noel
Noel
11 anos atrás

Adelmo, se não me falha a memória também rsrsrs, acho que foi em 2000, com a reforma da Lei de Remuneração dos Militares, mas não tenho certeza.

fuzileiro
fuzileiro
11 anos atrás

Marine,

Pra vc ver, e tem cara que continua batendo nessa tecla mesmo que se desminta.

ADSUMUS!!

fuzileiro
fuzileiro
11 anos atrás

Para acabar de vez com essa história de filha solteira recebe pensão, está aqui o link https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/MPV/2215-10.htm#art27.7, desde de 2001 que isso não existe mais. Aqui a parte que interessa: Seção III Das Disposições Finais Art. 27. A Lei no 3.765, de 4 de maio de 1960, passa a vigorar com as seguintes alterações: “Art. 7o A pensão militar é deferida em processo de habilitação, tomando-se por base a declaração de beneficiários preenchida em vida pelo contribuinte, na ordem de prioridade e condições a seguir: I – primeira ordem de prioridade: a) cônjuge; b) companheiro ou companheira designada ou que… Read more »

Marine
Marine
11 anos atrás

Fuzileiro,

Pois e ne, mais uma das lendas e boatos de internet que se propagam de boca em boca sem ninguem consultar e acabam virando “verdades”…

Semper Fi e ADSUMUS!!

Moreira Brad
Moreira Brad
11 anos atrás

Estão muito preocupados com o efetivo das forças que guardam nossas fronteiras, a segurança nacional, a moralidade, et….E por aí vai.
Seria de bom alvitre que se preocupassem, também, um pouquinho com o exacerbado número de senadores, deputados federais, estaduais e uma infinidade de vereadores distribuídos, as vezes, em minúsculos municípios com emancipação duvidosa. São tantos, e com gastos exorbitantes que só as despesas pagas pelo erário a um deputado ou senador daria para formar um time de oficiais-generais.
Se não tens conhecimento, na te manifestes.

Izaias Bispo
Izaias Bispo
10 anos atrás

Gostaria de saber se o nome do Coronel de Cavalaria Pedro THEOPHILO Gaspar de Oliveira Filho ´´e cogitado para sair General.

selmo marques santos
selmo marques santos
10 anos atrás

Muitas saudades de uma pessoa que foi super importante em minha vida. A última vez que o ví ele ainda era Capitão; hoje vejo essa notícia aqui que ele atualmente é General de Brigada..
Eu fazia muita besteira na vida quando novo; esse cara foi o meu espelho de honestidade, ética e carater.

Saudades Severo!!!!(Roberto Severo Ramos)

Um forte abraço para vc o Robertinho, a Beatriz e a Dona Yara minha madrinha na brigada paraquedista..