Operação Atalaia

A Operação ATALAIA I / 2009 é uma Operação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, prevista no seu calendário anual de atividades, que será realizada na sua área de responsabilidade, abrangendo os Municípíos de Amambai, Ponta Porã, Bela Vista, Jardim, Nioaque e Dourados, dentro do limite da faixa de fronteira, enfocando a estratégia da Presença e com apoio legal nas Leis Complementares nº 097, de 09 de julho de 1999, e nº 117, de 02 de setembro de 2004.

A Operação, que ocorrerá na primeira semana de abril, é classificada como atividade suplementar do Exército, dentro do quadro de normalidade, exercitará a atuação dos sistemas operacionais da Brigada focando, em particular, o combate aos ilícitos transfonteiriços, crimes ambientais e descaminho, contando com o apoio dos Órgãos de Segurança Pública e de fiscalização fazendária da região. A presença de tropas do Exército na área de atuação das Unidades de Fronteira e de seus Destacamentos permitirá, também, o aumento da sensação de segurança nas diversas localidades abrangidas pelo desdobramento das tropas.

Serão estabelecidos Pontos de Bloqueio e de Controle de Estradas (PBCE) nas principais estradas que adentram o território brasileiro, estáticos ou móveis, compostos por uma guarnição de militares do Exército apoiados, quando necessário, por policiais federais, estaduais e ambientais, assim como por representantes da Receita Federal.

Paralelamente à Operação, Ações Cívicosociais (ACISO) e comunitárias estarão sendo realizadas, constituindo-se de atendimentos de saúde e de trabalhos de engenharia, como recuperação de estradas vicinais e pontilhões.

As unidades militares que participarão da Operação são as seguintes: Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Cmdo 4ª Bda C Mec), Esquadrão de Comando da Brigada de Cavalaria Mecanizada (Esqd C/ 4ª Bda C Mec), 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada (14ª Cia Com Mec) e 28º Batalhão Logístico (28º B Log) sediados na cidade de Dourados; 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB) de Campo Grande; 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec), de Amambai; 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec), de Ponta Porã; 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado (10º RC Mec), de Bela Vista; 14ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (14ª Cia Eng Cmb Mec), de Jardim e o 9º Grupo de Artilharia de Campanha (9º GAC), de Nioaque.

O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada convidou, em sinal de cordialidade e de confiança mútua com o país vizinho, oficiais do Exército do Paraguai para acompanharem as atividades de planejamento e de execução das manobras previstas, incluindo sobrevôo da área de operações em aeronaves do recém-criado Destacamento de Aviação do Exército, sediado na cidade de Campo Grande.

FONTE: AgoraMS
FOTO: Midiamax

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

É bom nossas tropas estarem bem atentas, pois os paraguaios poderão provocar algum tipo de incidente.

João Curitiba
João Curitiba
15 anos atrás

Caro DaGuerra

Este problema não vai existir, pois militares paraguaios foram convidados a atuarem como observadores, conforme o último parágrafo da nota. Exatamente para evitar o que ocorreu num exercício semelhante anterior, quando o governo paraguaio acusou o Brasil de invadir seu território.
E se o incidente for provocado por civis, terá de ser dentro do nosso território e daí estamos livres para tomar as medidas legais cabíveis.

Bem que este tipo de operação, no futuro, poderia ser em conjunto com o Exército deles.

Abraços

Adler Medrado
15 anos atrás

Que nada. Eles tem que ficar na margem mesmo.