O ministro Nelson Jobim (Defesa) andou com um pé fora do governo. O presidente Lula teve que ter uma longa conversa com seu ministro. Jobim não se conforma com os cortes no orçamento de sua pasta e a forma como eles foram feitos.

FONTE: Coluna Panorama Político – Ilimar Franco / O Globo – 29/04/2009

NOTA do BLOG: Segundo uma fonte, é forte a pressão para a saída do Ministro Jobim, devido aos profundos cortes no orçamento da Defesa de 2009. Muito se prometeu, mas com a crise financeira, pouco poderá ser feito de concreto neste ano.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet
Hornet
14 anos atrás

Bosco,

vc sabe que o respeito e admiração são mutuos.

Mas quem disse que está tudo uma maravilha? Eu não disse isso.

Só disse que as reclamações eram infundadas, pois tudo o que eu escrevi acima saiu aqui mesmo, no blog. Ou melhor, nos 3 blogs. Isso não é sinônimo de dizer que tudo está uma maravilha.

Mas não podemos brigar com a realidade, pois não adianta. os projetos estão aí e estão sendo colocados pra andar. E é isso e apenas isso o que eu disse.

abração meu caro amigo

MHenrique
MHenrique
14 anos atrás

Hornet pra Ministro da Defesa!!!

Falou bem, como sempre.

Forte abraço,
MHenrique

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

General Heleno para ministro da defesa, ai sim eu acredito!

jota
jota
14 anos atrás

Essa é a tônica desse governo: muita conversa e pouco resultado. Teve até ministro prometendo construir “50 usinas nucleares até 2060” kkkkk imagina…tamo quase trinta anos pra construir Angra 3 e o cara querendo fazer a gente acreditar que o governo vai construir uma usina por ano???? Eita Zé Povinho acorda!!!!!

Bosco
Bosco
14 anos atrás

Uai, cadê o submarino nuclear, as 50 NaPas, os 120 caças, as escoltas de 6000 t, etc? Fizeram a gente brigar aqui no blog por nada? O submarino era dado como certo agora ninguém mais fala no bichão? Os poucos recursos que vão sobrar com a desculpa da “CRISE” vai ser desviado para fazer o Opalão funcionar (se é que tem jeito) e pra fazer aquelas velharias voarem. Tenha dó. Eu duvido do F-X2. Não sai! Vai ficar pro próximo governo. Eu já acho que não vai ter nem caça tampão. Vamos ficar mesmo é com a dupla F-5/Mirage atual.… Read more »

Helião
Helião
14 anos atrás

Governo Lula visto de forma realista é isso aí, o Planejamento é excelente, mas na hora do “vamo vê”, do dim-dim faz de conta que não é com ele

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Foi o Ilimar Franco escreveu isso? E no Blog dele ainda por cima?!!! Então deixa eu traduzir: o Jobim fica no ministério até o fim do mandato do Lula e o tudo o mais sai de acordo com o planejado. Dentro do planejado…não se constrói um submarino em dois meses, né? E nem em duas semanas… O Ilimar Franco não comenta, ele torce contra…é mais um dos urubólogos do PIG. Anda de mãos dadas com a Mirian Leitão (Noblat etc.), que já previu a quebra econômica do Brasil umas 20 vezes nesses últimos 5 meses. Pro azar dela o Brasil… Read more »

Halisson
Halisson
14 anos atrás

É só colocar um Post do tipo “qual caça o brasil deve produzir, ou arma”…. E eu sempre falo pois eu era militar e sei, faz 30 anos que tá essa putaria de programa fx dos caça, essa putaria de produção de blindado, MAS NADA, NADA acontece porque a verdade é que o exercito não teve COMPETÊNCIA de matar na época da ditadura esse povo que tá sacaneando em brasilia!!!!

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Urubólogos do mundo…digo, do blog, uni-vos!!!…kkkkk Ou vcs não acompanham as notícias do próprio blog, ou não as entendem, ou fizeram o curso de Urubologia com a Miriam Leitão? E foram aprovados com 10 com louvor! Basta dar uma pesquisadinha rápida no próprio blog (nos 3 blogs) e saberão que: – o financiamento dos Submarinos já saiu (e a construção dos mesmos está em curso. O problema é que Submarinos, ao contrário do macarrão miojo, não ficam prontos em 3 minutos. Uma pena, é uma falha da engenharia submarinística…um dia isso precisava ser melhorado! Alguém precisava inventar o “submarino miojo”:… Read more »

Adolf Galland
Adolf Galland
14 anos atrás

É isso ae Hornet, sempre sensato e conciso.

Abraços.

jota
jota
14 anos atrás

O Hornet pelo jeito é comentarista profissional kkkkk a gente não pode falar mal do governo que ele já fica todo “mordido” kkkkkk vou pedir emprego pro tio Lula para defender ele nos blogs da vida hehehehe pra quem tem 114 acessores direto um a mais não vai fazer diferença…

Hornet
Hornet
14 anos atrás

jota…kkkkkk Não se trata de defender o governo ou coisa do tipo. Se trata de colocar os pingos nos iiii. Existe uma diferença enorme entre crítica e não compreensão das coisas. E só se pode criticar alguma coisa que se conheça, senão não é crítica…é lamúria, é difamação, é falta de compreensão, é preconceito, qualquer outra coisa, menos crítica. Um exemplo que certamente ficará claro a todos: se uma crítica de arte chegar diante de um quadro e falar assim: “existe muito azul e tem um negocinho amarelo ali no canto. Não gostei do quadro”. Isso não é crítica e… Read more »

Jose Adelino
Jose Adelino
14 anos atrás

Concordo com o Hornet. chega de choradeira. Sejamos praticos, pode mos até discordar do ritmo das aquisições ou mesmo do projeto politico-militar, mas esta sendo feito algo que a muito tempo não se via. Politicos ditos Neoliberais venderam o País a estrangeiro, quebraram nosso industria de defesa, deixaram um baita rombo nos cofres publicos e quando sairam foram p/ os EUA “descansar”. Aos poucos estão sendo feitas as coisas por aqui, muito embora muitos rezem pra dar alguma coisa errada pra poderem criticar “Tá vendo são uns incompetentes”. Não sou nenhum velhos mas tambem deixei de ser considerado jovem, vi… Read more »

Jorge
Jorge
14 anos atrás

Engraçado. Porque será que os defensores do FHC, Lula e cia ltda. (vulgo esquerda festiva) não explicam ou evitam falar sobre o descaso com o Programa Espacial Brasileiro? Será que é por causa dos quilombolas? É bom não tocar em assuntos perigosos! Bolsas de mestrado podem ser cortadas … Da legislação que coloca em risco a soberania territorial do Brasil, aprovada e patrocinada pela esquerda e esquerdistas. Disfarça … Pobre promotor do RS que mexeu com as escolas doutrinarias do MST. Mas é melhor não tocar no assunto. Cadê os pedagogos marxistas … Cadê o E.C.A.? Vamos falar de verbas… Read more »

Lecen
Lecen
14 anos atrás

Vão sonhando…

Nunca vi tamanha ingenuidade e tanta paixão pelo Lulismo.

Mal conseguimos nos livrar do Varguismo, e até hoje os argentinos sofrem com o Peronismo e agora teremos o Lulismo.

Os brasileiros adoram corrupção, ineficiência e bravatas.

Cantarelli
Cantarelli
14 anos atrás

Adeus rafale 🙁

Bosco
Bosco
14 anos atrás

Hornet, eu tenho grande respeito por sua pessoa mas não posso dizer o mesmo dos senhores de Brasília. A República dos Compadres nunca esteve tão atuante e tem cortina de fumaça em todos os setores. Tomara que todas essas promessas, financiamentos e investimentos se concretizem. No Brasil para que tudo pare, basta uma “canetada”. Também não me acho “Zé Povinho” já que conseguimos levar a vida com dignidade e ainda sustentar uma corja de aproveitadores instalados nos gabinetes do poder. Vemos absurdos em todos os níveis da admnistração pública. Todos! Federal, estadual e municipal. As raposas que administram o galinheiro… Read more »

João Curitiba
João Curitiba
14 anos atrás

Cavalheiros O governo atual tem corruptos? Tem. Tem (ex)terrotistas? Tem. Tem (ex)assaltantes de bancos? Tem. Tem (ex)sequestradoires? Tem. Idem Legislativo. Idem Judiciário. Quem quiser malhar este estado de coisa, fique a vontade nos blogs específicos. Só gostaria de lembrar que os ministros Jobim e Mangabeira podem ser tudo, menos esquerdistas. E são eles que estão mudando a mentalidade de Defesa do País. Defesa com absorção/desenvolvimento de tecnologia. E são dois civis falando de defesa. Coisa que nunca antes acontecera. Pergunto a qualquer um aqui: qual programa foi oficialmente cancelado? Na verdade estão todos em andamento. Ora mais rápido, ora mais… Read more »

João Curitiba
João Curitiba
14 anos atrás

Desculpem

Onde está “elebavor” entendam elevador.

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Hornet

Tem meu apoio!

Bosco

O que estamos falando aqui não é politicagem e sim defesa,nas áreas de defesa está sendo cumprido,esse reporter da matéria e um FANFARRÃO,já li algumas vezes suas matérias e lhes garanto,SÃO UM LIXO!

Quer dizer,se um reporter DESPREPARADO fala mal sobre defesa,todos acreditam,agora quando falaram uma vez a mentira de que o EB receberia R$22 bilhões(que foi mentira também)ai ninguém acreditou.

Quando o MSS1.2 não tinha saido,falaram”ahh não vai sair não”.E o que aconteceu 1 semana depois?isso mesmo,saiu!Também não foi diferente com o MAR-1.

Tenho uma frase melhor:Passarinho que come pedra,sabe o fiofó que tem.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Hornet: Queria tanto ter sua visãozinha de “tudo azul, sol de norte a sul”… Quando eu tomo umas cajebrina a mais até fico otimista como você. Mas depois vem a ressaca… Sei que você é um cara inteligente e bem informado, mas certas horas você defende o indefensável. Mas tudo bem, o futuro dirá, ou, como diria alguém, “a história fará justiça” ao lulo-petralhismo… É assim que funciona mesmo neh, caro historiador? Infelizmente o que vejo no dia a dia é mais preto que breu meu caro… Se vier o tal FX2 eu já me dou por contente pacas. Se… Read more »

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

O melhor jeito de se concordar é analizando os fatos

Felipe

Mas o que o Hornet e eu dissemos tem alguma mentira?(não que vc queira dizer isso).

Então,quando se tem razão,e que isto é digno de ser considerado verdade.

Quem mentiu foi esse reporter incopetente.

Não há razão para a mentira,assim como a mentira não tem razão.

Abraços.

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Agora,ma dêem seus argumentos provando o contrário,falo de provas.

Tem vezes que a mídia mais erra do que acerta,aqui no Rio isto está cheio.

Outro numa rádio aqui do Rio,veio um comentarista babaca dizendo que não existe obras do PAC aqui no Rio,olha o absurdo!existe sim e algumas delas se encontram em Jacarépagua.

Paulo Renato
Paulo Renato
14 anos atrás

Parabéns Hornet pelo comentário de grande visão, Não se pode tirar todo o dinheiro do Governo para a pasta da Defesa, mas se pode fazer as coisas aos poucos “sim” e olha o que está sendo feito até agora não se foi feito durante pelo menos uns 10 anos ou seja durante o Governo do Sr. Fernando Henrique que nada fez na area de Defesa. Os projetos estão andando, agora somente o tempo pode resolver mesmo, como o Hornet falou os Sub não podem ser construídos de uma hora para outra leva tempo, os helis tb e por aí vai…..… Read more »

RL
RL
14 anos atrás

Rodrigão, concordo com você.

General Augusto Heleno na cabeça.

Com ele a frente do ministério da DEFESA, eu encostaria minha cabeça no travesseiro e durmiria tranquilho, tranquilho.!!!

O Jobim atualmente esta fazendo muita coisa boa, é inegavel que a dupla Jobim / Mangabeira estão fazendo realmente bastante coisa e todos sabemos disso.
Más com o Heleno complementando esse trio, sem dúvida teriamos muito mais a ganhar.

joao terba
14 anos atrás

Porque eles não cortam verbas do congresso,não reduz pagamento dos juros da dívida interna aos bancos, parem de financiar algumas ONG,dinheiro existe.

Samuel
Samuel
14 anos atrás

Acho que muitos se utilizam do troll para debater. Pregam a discórdia e tentam irritar os demsi participantes do debate. Pois não tem argumentos fortes.
No Brasil a defesa de nossas terras nuca foi prioridade. Isso não é novidade. Porem este foi o primeiro gover que trouxe este tema para a socidade. Isso é verdade!

Dalton
Dalton
14 anos atrás

O atual governo pode se dar ao luxo de investir um pouco mais na defesa, justamente porque o governo anterior do Sr FHC saneou a economia.

FHC fez mais pela defesa do que Sarney e Color juntos…e muito provavelmente o proximo governo, seja Dilma ou Serra, também fará mais pela defesa aproveitando coisas boas do atual governo.

Criticar governantes anteriores porque nao investiram mais na defesa nao me parece justo já que viviam outra situaçao, outra realidade.

Acreditar que Lula é um messias e que antes dele nao havia vida inteligente aqui no Brasil, aí nao…

keep walking

Marine
Marine
14 anos atrás

Don’t tell me problems! Tell me solutions!

GustavoB
GustavoB
14 anos atrás

Onde há preconceito
Escreva a bobagem que quiser
Não importa o eleito
Acredita quem quer.

Roberto CR
Roberto CR
14 anos atrás

A catarse não para. Incrível. Hornet Valeu!!! Me poupou a digitação dos argumentos. Rodrigo Sem querer ofender mas, General Heleno pra turma do pijama. Já. O mundo andou e ele ainda está na década de 1970. Existem quadros melhores dentro das próprias FA para, se for o caso, assumirem o Min. da Defesa. Eu prefiro um civil porque já está mais que na hora da sociedade civil assumir seu papel de fato na administração do país. O Bosco fez um comentário em outro post afirmando, muito corretamente, que nós criticamos a roubalheira, os absurdos dos salários de funcionários públicos mas,… Read more »

Roberto CR
Roberto CR
14 anos atrás

Marine

É isso mesmo!

Abraços

julio
julio
14 anos atrás

Tenho opinião que a defesa não deveria ser questão de um ou outro governo, mas, questão de estado. A politica de defesa deve ser realizado para implementação a médio e longo prazo e não por conveniencia de partidos. O atual governo é o mais corrupto desde a redemocraticação do Brasil, mas, por incrível que pareça é o que esta investimento mais na defesa, ainda é pouco, muito pouco, entre o discurso a promessa e a efetiva implentação há o contigenciamento muito bem praticado pelo PT, ou seja, enrrola para liberar as verbas, mas, aos pouco os projetos estão andando, em… Read more »

Roberto CR
Roberto CR
14 anos atrás

“nós daqui do blog também podemos dar nossa contribuição efetiva, todos aqui somos eleitores”

Começa por aí mesmo julio.

ABraços

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Felipe Cps,

“visãozinha”…eu vou desconsiderar, ok?

Até porque, não se trata de visão, de ponto de vista, de opinião, de discurso vazio, se trata de observar os fatos.

O bom da realidade é que ela independe de opiniões e visões estreitas para continuar a existir.

O frio, não é psicológico…e se um dia vc estiver se afogando, não adianta achar que o afogamento é apenas uma “idéia que querem nos vender”…se vc não nadar ou alguém não vier te socorrer, vc morre afogado. Capice?!

abraços

MHenrique
MHenrique
14 anos atrás

Atualmente o grande problema de nossa sociedade são os indivíduos que, desprovidos de massa encefálica, se intitulam Anti-“alguma coisa”, tem os anti-PT, os anti-PSDB, os anti-MST, os anti-fazendeiros, os anti-governo… e por aí vai.

Tudo tem dois lados, ninguém nunca detém 100% da razão,

Essas pessoas são de difícil diálogo, pois à elas não interessam fatos, são “anti” e pronto!

Sds
MHenrique

Hornet
Hornet
14 anos atrás

amigos João Curitiba e Ulisses,

Résistance!!!

Combate serrado aos Ububólogos, que estão sempre torcendo contra e brigando com a realidade das coisas…

Morte ao líder dos Urubólogos: a hiena Hard (ó dia, ó azar! Isso não vai dar certo!)!…hehehe

abração aos dois

Bandeira
14 anos atrás

Felipe, breu “in natura” é amarelo

Francisco AMX
Francisco AMX
14 anos atrás

Bosco que papo é esse de que “pau que bate em Chcio bate em Francisco”??? pq só em mim!? huahuahuahu

Hornet! sabes que sou pessimista, o Bosco que me doutrinou! 🙂 brincaderinha! mas suas palavras, se não são um potente “antibiótico” contra esta doença chamada “Brasil Inoperante”, servem como um potente analgésico…pelo menos…

Tomara que estas notícias sejam, realmente, infundadas, o caso da Mirian “urubuzão” sobre profecias econômicas é de fundo abstrato, pois ninguém sabia ou sabe o que realmente acontecerá… mas o titi do ministro…sei não… onde há fumaça há fogo!

Abraços queridos amigos!

Francisco AMX
Francisco AMX
14 anos atrás

MHenrique, discordo, aqui em cas a patroa sempre (100%) tem razão! e… fala sério… e aí na tua casa???
Depois desta tu vais ver que tem muita “gente”, de sais claro, que tem 100% de razão!
ou tô mentindo? rsrsrs

abraço amigo!

Francisco AMX
Francisco AMX
14 anos atrás

“saia” fica melhor

Francisco AMX
Francisco AMX
14 anos atrás

E vou Jogar COD4! vamo Marine? rsrsrs

MHenrique
MHenrique
14 anos atrás

Francisco,

de fato, pra toda a regra existe uma exceção…com elas ninguém pode…kkkk

Abraço

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Francisco

Eu tenho este jogo no Xbox 360,mas infelizmente ainda não tenho o acesso a net com ele,mas quando eu tiver nós jogamos rsrsrsr

sds.

Francisco AMX
Francisco AMX
14 anos atrás

Voletei… num tem jogo bão agora…Ulisses, melhor não… isso é uma cachaça… se tu não conectou, NÃO FAÇA rsrsrsrs ..

Hardy Har Har
Hardy Har Har
14 anos atrás

O Brasil tem uma tradição de não se ajoelhar perante crises econômicas internacionais. Ele segue confiante e incauto até ser abatido pela realidade e cair com a fuça no chão. Crises internacionais sempre abrem brechas para oportunistas e armadilhas para tolos. Ao perceber como são fracas as nações ditas desenvolvidas, o brasileiro enche o peito e se atira na aventura de viver perigosamente. Durante dois anos aquelas tolas nações acompanham Hardy Har Har em sua dieta de risadas histéricas, carcaça ensopada e ajustes econômicos, enquanto isso o brasileiro vive no melhor dos mundos, o da ilusão ufanista. E então o… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Caro Francisco, a questão de otimismo e pessimismo, muitas vezes, é apenas uma maneira de como nos colocamos diante das dificuldades. Eu teria vários motivos de ordem pessoal para desacreditar de tudo, até porque sou professor. E ser professor neste país não é uma das tarefas mais fáceis que existem. Tudo conspira contra. E foi essa minha profissão que me ensinou a perceber e a entender as dificuldades de uma maneira mais concreta. Neste sentido, não me considero nem otimista e nem pessimista, muito pelo contrário (hehehe). Na verdade, tanto o pessimista quanto o otimista se afastam do real concreto.… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Francisco, só pra concluir…uma questão que me escapou. Não podemos transformar o Jobim numa espécie de “líder messiânico” do MD. Eu não creio que ele vá sair do MD, ao menos não pela justificativa dada pelo Ilimar Franco. O Ministro que desiste do Ministério, por falta de verba, só mostra que é um fracote-político (coisa que o Jobim, ao que tudo indica, não é), que não sabe encontrar meios para negociar politicamente as verbas necessárias para seu ministério diante da equipe econômica do Governo (que está lá, para não dar dinheiro pra nada mesmo, os caras são os maiores mão-de-vaca… Read more »

Marine
Marine
14 anos atrás

Caro Hornet,

Desconheco da situacao interna do Brasil a fundo para dar opiniao concreta e por isso tenho evitado a animada discussao aqui mas como ja afirmei antes….

“Don’t tell problems! Tell me solutions!”

Agora para a grande maioria das pessoas isso e muito mais facil de falar do que fazer…

FranciscoAMX,

Call of Duty 4 realmente e “intense”! hehehe

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Marine, que eu saiba, a situação aqui no Brasil, no que diz respeito a Defesa, está como estava na semana passada, no mês passado, no começo deste ano, no fim do ano passado etc. Ou seja, temos alguns projetos encaminhados (em diferentes níveis de realização, uns mais adiantados, outros menos) e outros elaborados, mas ainda não encaminhados. E temos também um norte a seguir, coisa que não tínhamos antes. O que aconteceu, foi que uma nota de um jornalista (esta nota acima, postada no blog) criou esta discussão toda. Criou-se toda uma desconfiança em torno de tudo, até mesmo em… Read more »