O Dia da Vitória (8 de maio) foi comemorado em Curitiba, com uma solenidade em frente à Casa do Expedicionário, no Alto da XV, às 9 horas, junto à Praça do Expedicionário. E para lembrar este capítulo épico das nossas Forças Expedicionárias, nada melhor do que um mergulho no passado, através de uma “visita” ao Museu do Expedicionário.
Nele é possível ver cenas da rendição da 148a. Divisão de Infantaria alemã, armas, uniformes e equipamentos da época, tudo muito bem conservado. Inclusive o avião P-47D Thunderbolt, no qual o então 1o. tenente Alberto Martins Torres completou 100 missões bem sucedidas. O normal entre os pilotos norte-americanos era cumprir 35 missões e voltar para casa. Os pilotos brasileiros tiveram de ficar até o fim do conflito. Nem todos sobreviveram.
Relembrar estes feitos, mais do que exaltar nossa participação no conflito, é tentar impedir que tal loucura torne a acontecer.

TEXTO e FOTOS
: Juliano Oliveira / COLABOROU: João Adaime

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Democracia
Democracia
14 anos atrás

Po, galante eu sou de Curitiba e o pessoal não deixa eu fatografar…., quanto ao museu eu recomendo, e se tiverem sorte falem com os escombatentes.

Viva a República !!!

Gilberto
Gilberto
14 anos atrás

Pena que o povo brasileiro em geral não saiba valorizar sua história e seus heróis. Parabéns aos Curitibanos souberam preservar esse monumento a lembrança dos feitos dos nossos pracinhas.

Meus respeitos à esses bravos, que apesar de todas as dificuldades e improvisos no seu envio ao campo de batalha, souberam honrar a Pátria.

Don D
Don D
14 anos atrás

Mais uma vez Curitiba mostra que sabe preservar os valores da sua história, visitei este museu, e fiquei impressionado com o cuidado e organização, meus parabéns e agradecimentos à memória dos nossos combatentes brasileiros.

DORNIER
DORNIER
14 anos atrás

parabens CORPO EXPEDICIONARIO BRASILEIRO
MESMO SUPRIDO COM O ARMAMENTO INFERIO AMERICANO
FIZERAO PROEZAS CONTRAS BRAVAS FORCAS NAZISTAS

Baschera
Baschera
14 anos atrás

Parabéns aos pracinhas do EB. Foram lá e provaram quem eram. Mas,…… ocorreu hoje em Moscou um baita desfile militar, onde apareceram, entre outras coisinhas….blindados GAZ-233014 Tigre, transporte de tropas BTR-80 y BMP-3 e tanques T-90…. canhões anti-tanque SPOT, obús autopropulsado de 152 mm MSTA, misiles táctico-operativos Iskander-M, sistema de misiles Buk-M1, sistema de defesa antiaérea S-300 Favorit eos novíssimos S-400 Triumf, unidades móveis dos mísseis balísticos intercontinentais Tópol-M, helicópteros Mi-8, Mi-26,Mi-28, KA-50 e KA-52 Alligator….aviões An-124 Ruslan, o avião de espionajem e radar de longo alcance A-50, Tu-95 e Tu-160 Lébed, aviões REVO Il-86, aviões bombardeiros Tu-160 e caças… Read more »

João Curitiba
João Curitiba
14 anos atrás

Caro Democracia

Vale para você e para todos que são de Curitiba e região. Até domingo está havendo uma exposição do EB na Praça do Expedicionário.
Com direito a uma visita ao Museu, é claro.

Abraços

Democracia
Democracia
14 anos atrás

João Curitiba,

Obrigado, tenha certeza que estarei la !!!

Viva a República !!!

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Alguém sabe onde posso achar o filme “e eles não voltaram”que conta a história da FEB?Agradeço desde já.
Abraços.

Meia-dúzia
Meia-dúzia
14 anos atrás

Curitiba, bela cidade.
Toda admiração e todo o respeito aos nossos pracinhas.

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Pessoal!!!

Esse musel é SHOW vale a pena…

So uma coisa que me deixa angustiado é ver aquele P-47 na rua. Sei que ele é muito bem cuidado, mas nada melhor do que colocar ele dentro de uma hangar.

Seria um destino muito mais digno para um avião com tanta história.

Mesmo assim parabenizo Curitiba pelo seu belo musel.

lucas lasota
lucas lasota
14 anos atrás

Curitiba nos mostra como deve ser preservado nossa memoria. Ja o museu o expedicionario no rio de janeiro, na rua das marrecas, esta em estado DEPLORAVEL! AQUILO PARECE UM ARQUIVO ANTIGO DO SUS.

Infelizmente…

Barbara
Barbara
13 anos atrás

O Soldado alemãO sE rendendo e bem gato

duvido q ele não foi mandato fazer essa cena com o pedaços de pano Duvido não faria tamanha desohonra

Muito gato

c vc souper a origen dessa imagen me fale….Bye