Ministro ironiza críticas de general sobre cotas raciais

28

Em evento de lançamento de ações afirmativas para negros, o ministro Edson Santos (Igualdade Racial) reagiu ontem às declarações do general de exército Paulo César de Castro, que, na última segunda-feira, exaltou o golpe militar de 1964 e ironizou as políticas de cotas raciais na educação.

Ao citar a reportagem da Folha que trouxe as declarações do militar, Santos disse, em discurso de improviso: “Esse discurso grosseiro, vindo de uma figura da mais alta patente de nosso Exército, me leva a crer que ainda existe muita gente despreparada ocupando posição de alta responsabilidade com o nosso país”.

Na última segunda, o general, principal responsável pelo ensino no Exército nos últimos dois anos, disse que entrou no colégio militar sem a necessidade de cotas.

“[Foi] em concurso, sem que jamais me tivesse sido exigida a cor da pele dos meus pais, avós e demais ascendentes ou me tivessem acenado para integrar qualquer tipo de cotas fossem elas quais fossem”, afirmou o general, um dos 14 quatro estrelas (posto máximo) do Alto Comando do Exército.

Ontem o militar foi ironizado pelo ministro. “Ele [general Castro], um cidadão branco, disse que entrou no colégio militar sem precisar de cota. É evidente”, disse, interrompido por aplausos e risos dos presentes.

“Ele [o militar] é a própria cota”, gritou um integrante do movimento negro presente ao evento.

Santos anunciou ontem, entre outras ações, o plano de implementação de uma lei que obriga a inclusão no currículo escolar da cultura e da história afro-brasileira.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
cassio
cassio
14 anos atrás

Boa noite

este sistema de cotas raciais é ridículo, pois existem muitos brancos pobres que também não tem acesso a uma educação decente.
O governo deveria melhorar o ensino público como um todo, remunerando e qualificando melhor os professores, ao invés de criar estas polêmicas absurdas.

Matheus Felipe
Matheus Felipe
14 anos atrás

Se eu fosse negro (me considero pardo) teria vergonha desse sistema de cotas. Quem é negro tem menos inteligência que as pessoas de outra cor?

O governo não investe na educação e vem com mais um programa de MASSA POPULAR para tampar o, não seria nem o buraco, mas sim o rombo que existe na educação brasileira.

julio
julio
14 anos atrás

Infelizmente no Brasil, ao inves dos excluidos brigarem por igualdade de direitos e respeito, preferem ficar se beneficiando das cotas, que nada mais é do que o racismo patrocinado pelo estado. Ora, por que criar cotas para os afrodescendentes, quando na verdade deveria ser criado uma politica na qual qualquer pessoa, de qualquer raça ou origem tivesse direito desde o seu nascimento acesso a educação de qualidade e saude, esqueci, é mais facil e barato criar cotas, DA VOTOS NAS ELEIÇÕES. A pouco tempo vi um representante de uma entidade ligada ao movimento negro defendendo abertamente a segregação em beneficio… Read more »

jose adelino
jose adelino
14 anos atrás

Vão acabar criando um odio racial que não existe ainda no Brasil. É mais facil os afrodescendentes “lutarem” por cotas do que se esforçarem mais (tanto os jovens quanto os adultos, que tiram seus filhos das escolas p/ trabalharem e ajudarem a sustentar seus “n’s” irmãos). Na minha opnião, os “afro” que se esforçam realmente conseguem galgar seu espaço, porem os “desafortunados” ficam matando suas magoas nos “butecos” das favelas ou pior, jogando a culpa de seus infortunios nos demais trabalhadores que se esforçam p/ levar um pouco a mais p/ suas familias. Para mim cota é coisa de vagabundo… Read more »

Noel
Noel
14 anos atrás

“Esse discurso grosseiro, vindo de uma figura da mais alta patente de nosso Exército, me leva a crer que ainda existe muita gente despreparada ocupando posição de alta responsabilidade com o nosso país”. Atenção aos senhores participantes do blog que são contra cotas raciais, vcs são despreparados em… rsrsrs Existe uma ONG, não recordo qual, que esta cobrando a implantação de cotas para o ingresso nas Academias e Escolas militares, por isso o Gal citou esse assunto no seu discurso. Bom, caso isso seja aprovado, devemos abrir cotas para Gays, Lésbicas, Transformistas, e outros que tais; assim seriamos realmente justos,… Read more »

Patriota
Patriota
14 anos atrás

As cotas deveriam existir tendo em vista a desigualdade socioeconômica pois as escolas públicas hoje estão uma porcaria,
e isto certamente prejudica os alunos mais pobres de entrarem
em boas universidades fora isto temos o fato que é muito caro estudar no Brasil, o valor das mensalidades de boas universidades
particulares são altissimos.

Tambem acho que este sistema de cotas pode ter o efeito contrario do que se espera não acredito que seja por este caminho.

saudações

jota
jota
14 anos atrás

Racismo é igual ferida: qto mais se cutuca mais sangra. E é necessário tempo para que a ferida se cicatrize. Essa história de criar cotas é cutucar a ferida do racismo. É uma vergonha a classe politica do pais ficar incentivando esse tipo de divisão na nossa sociedade; gente como os próprios candidatos a presidencia Lula e Serra defenderam em 2002 em debate na Globo!!! Meu Deus!! Até que ponto os politicos vão para conseguirem uns votinhos…Enquanto isso os amarelos, que apesar de ser uma minoria de 3% da nossa sociedade, abocanha 15% das vagas nas universidades publicas. Se criarem… Read more »

Ten Rocha
Ten Rocha
14 anos atrás

Sistema de cotas é igual a racismo legalizado. Pelo amor de Deus! Política de reparação pelo que foi feito? Antes de sermos afro,nipo, ou qualquer outro descendente, somos BRASILEIROS

Ten Rocha
Ten Rocha
14 anos atrás

SISTEMA DE COTAS É RACISMO LEGALIZADO. Pergunta: Só existem afrodescendentes no patamar de pobreza??? NAO. Podem ser maioria, mas por que só eles têm esse tipo de subterfúgio? O princípio de igualdade não está sendo respeitado. SOMOS BRASILEIROS antes de sermos descendentes de qualquer povo.

Julio
Julio
14 anos atrás

Muitos afrodescendentes conseguiram galgar com esforço e muito estudo e trabalho postos importantes no governo e no setor privado. Estes, não ficam falando em cotas, eles sabem que podem competir em igualdade, e eu respeito porque lutaram para chegar onde chegaram. Mas, aqueles que vivem “mamando” no governo, atraves de ongs é que exigem cotas. A propósito, lembro bem que no ministerio da igualdade racial nao trabalha branco..houve até uma reportagem…isso não é racismo? o que diria esse ministro de M.? a proposito de onde o Governo tirou esse individuo? Qual a capacitaçao dele para ser ministro? e para questionar… Read more »

Marcos
Marcos
14 anos atrás

É irracional o que algumas pessoas no governo estão tentando fazer. É um absurdo a criação de cotas para raças. Está sendo trilhado um caminho estremamente perigoso, que inevitavelmente levará ao ódio racial. Concordo até com cotas para pessoas de baixa renda, mas independentemente da cor de sua pele. Espero que todos os brasileiros, qualquer que seja a cor de sua pele não se deixem levar por esse absurdo. A nação precisa de união e não o contrário. Não a esses desagregadores da sociedade. Uma sugestão; porque esses políticos não doam metade de seus ganhos em forma de bolsa de… Read more »

Vaz
Vaz
14 anos atrás

#
Felipe Cps em 14 mai, 2009 às 21:29

“Esse Ministro de M. de um partido de M. não sabe a falta que nos faz um belo e bem construído pau-de-arara, além de um belo paredão, bem feito de tijolo maciço…”
——————–
Realmente faz falta um pau de arara, má só se for para colocar você nele! seu criminoso e verme nazista de araque!

FERNANDO
FERNANDO
14 anos atrás

Me resigno a não comentar a besteirada que escreveram aqui. Sou a favor das cotas, não apenas para negros ou indios, mas para pessoas pobres. Sou afro descendente, tenho um irmão branco e loiro, o que é natural ja que meu pai tem descendencia alemã. Agora comentarem que os negros não se esforçam! Ficar puxando o saco de um general na velha guarda, a grande maioria dos generais da velha guarda vem de um circulo social mais elevado, em sintese vem de uma hierarquia social mais elevada. Se realmente existisse democracia racial no Brasil, nos veriamos mais negros, médicos, advogados,… Read more »

Everson
Everson
14 anos atrás

O sistema de cota dá votos, o fome zero dá votos….o PT criou o maior sistema de compras de votos da história….

Miguel
Miguel
14 anos atrás

Atenção senhor Felipe Cps e senhores administradores do blog:

Tortura é crime, inafiançavel, e apologia ao crime, que é o que está sendo feito aqui, também é crime.

Tanto o autor do infeliz comentário, como os responsáveis pelo blog, que admitem a publicação deste tipo de comentário, são passíveis de serem processados por apologia à tortura.

Marcelo Bahia
Marcelo Bahia
14 anos atrás

FERNANDO, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP!!! Muito boa a sua colocação! Também não sou negro de pele, por isso posso falar com isenção. A família de minha mae é de imigrantes italianos e a de meu pai é formada predominantemente por imigrantes portugueses, mas uma das minhas bisavós, mae de minha avó(por parte de pai), é negra. Filha de escravos. Nunca fiz uso de nenhum tipo de cota, até porquê, eu sou classe média alta, não preciso dessa ajuda, e acharia absurdo e anti-ético utilizá-la. Mas cada um tem a sua consciência. Seria fácil falar de favorecimento de determinados setores da… Read more »

AMX
AMX
14 anos atrás

Despreparado é o que esse imbecil desse ministro disse.
Por isso estamos à deriva, porque gente como ele fica incitando o racismo no Brasil; algo com o qual sempre lidou sem recorrer à violência.

AMX
AMX
14 anos atrás

Miguel, Se vc. quer falar sobre crime e apologia de alguma coisa, vá dizer essas palavras ao ministro antes de vir dizer isso aqui. Isso é um fórum de discussão. FERNANDO Informe-se melhor. Essa estória de que os altos generais vem de altos círculos sociais é do século XVIII e XIX. Sabe-se muito bem que muitos altos oficiais são/eram de classe média pra baixo. Seus comentários são procedentes e condizem com a verdade. Mas a resolução de todos esses problemas NÃO passa pelo sistema de cotas. É que nem querer acabar com a polícia porque 5, 10 (que sejam 100)… Read more »

Miguel
Miguel
14 anos atrás

“Se vc. quer falar sobre crime e apologia de alguma coisa, vá dizer essas palavras ao ministro antes de vir dizer isso aqui.
Isso é um fórum de discussão.”

Toda discussão tem limites, e ameaça de tortura e morte, extrapola todos eles !

FERNANDO
FERNANDO
14 anos atrás

Nem vou comentar, pois não adianta! Cada um tem a sua opinião e ninguem muda na porrada! É preciso vivenciar a problematica! Mais o problema será resolvido em breve! O congresso nacional está para votar está questão referente as cotas, me parece que as cotas etnicas vão acabar! Eles parecerem que vão reformular algumas coisas e introduzir cotas sociais. Outra coisa, favorecer o ingresso na faculdade nao garante futuro pra ninguem. É apenas uma possibilidade. Agora eu gostaria de saber como um aluno de escola pública poderá competir num vestiba da AFA, AMAN, ITA, tradicionalmente os mais dificeis do Brasil,… Read more »

Everson
Everson
14 anos atrás

ALELUIA!!!!!!!!!!!!!!!!!

“…PORTANTO SENHORES, O PROBLEMA É DE RENDA, E NÃO DE COR!!!!!!
(por mais que haja mais negros pobres do que brancos pobres, de novo:)
O PROBLEMA É DE RENDA, E NÃO DE COR!!!!!!…”

Parabéns amigo AMX!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jc
Jc
14 anos atrás

O problema nao eh de renda, nem de cor, sexo, idade…nada!
O problema, em quase todas as ocasioes, eh de forca de vontade. Tah cheio de exemplos de velhos, jovens, pobres, ferrados mesmo na vida, que conseguiram progredir.
O resto eh pacote eleitoreiro do governo e do partido mais sujo que o pais jah viu.

AMX
AMX
14 anos atrás

Miguel, com todo o respeito, mas: como vc. foi mané cara. Até tiraram o comentário do Felipe cps. Não os conheço, mas, sinceramente, vc. veio falar de apologia e crime, acabou acuando até o administrador do blog (ao menos, é o que pareceu) Eu não vi “ameaça” nenhuma. Dizer “falta um pau de arara” é bem diferente de dizer “vou botar fulano no pau de arara”. E se quer falar em limites de discussão, repito: vá falar isso pro ministro! E se por acaso vc. pertence a algum órgão da justiça ou é advogado e está preocupado com “apologia de… Read more »

AMX
AMX
14 anos atrás

Everson,
Obrigado!

Odeio ver como alguns são seduzidos por gente que quer tapar o sol com a peneira (leia-se PT & Companhia). Pregam a “cultura da miséria” e arregimentam muita gente
(aposto que vai ter alguns aí ofendidos porque falei ‘miséira’ e vão falar um monte de bobagens)

Ainda vamos nos ferrar (Brasil) por causa dessa gente. Infelizmente.

Abraços!

Meia-dúzia
Meia-dúzia
14 anos atrás

Cota = meio de arrecadação de votos em massa.

Ao invés do governo gastar dinheiro com os bolsa-qualquer-coisa, deveria investir na educação pública.

amanda moura
14 anos atrás

…eu sempre penso na posição do negro dentro da sociedade como um provocador.
Gosto de ler esses comentários que confirmam isso, pois depois das famosas Cotas, abriu-se a discussão e a provocação no pais da Alice e a PaZ rACIAL….RSSS
ESSES COMETÁRIOS, É BOM QUE COMENTEM MESMO, QUANTO MAIS OPINIÕES AO CONTRÁRIO, MAS SE VÊ A NECESSIDADE DE COTAS.
ENTÃO SE NA LEI MUDAR A PALAVRINHA DE “AFRO” PARA “POBRE ” PODE?
KKKKKKKK OS NEGROS SÃO OS POBRES, QUE OCUPAM 1% NOS BANCOS ESCOLARES MAS ELES NAO PODEM APARECER, TEM QUE FICAR MAIS 380 ANOS DEBAIXO DO TAPETE?

roriz
roriz
14 anos atrás

claro que quem está certo é o general …. mas temos que elogiar isso do militar Brasileiro e da maioria Brasileira que é mestiça ( 75% a 85 % ) que não pode ser preterida pela minoria negra de familia sem mestiços ( menos de 5 % ) que querem aumantar chamado todo mestiço de negro . Os poucos negritas racilisantes são agitadores oportunistas , carreiristas , demagogos , revanchistas e nunca podem se igualar com um general , mas poucos de nós independentes brasileiros afirmam isso … mas quase todos sabem que os ministros negritas é que são depreparados… Read more »

ney roriz rio
ney roriz rio
14 anos atrás

NDIVÍDUO x INDIVÍDUO , DIREITO PESSOAL E COLETIVO DE COTAS Um indivíduo é um indivíduo e é a coisa mais importante do universo ( uno ) … seus direitos de cidadão não podem ser submetidos a outro indivíduo sem ser por mérito pessoal relativo ao estudo e trabalho exclusivo do concorrente beneficiário que o preterirá numa vaga somente por mérito universal . Um grupo minoritário , ou mesmo maior , ou máximo , não pode , nem o estado ou todo povo pode , decretar que uma coletividade terá mais direito que outra ou que um grupo pode prejudicar outro… Read more »